Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 20 de maio de 2023

Stitches: O retorno do Palhaço Assassino / Stitches (2012)

 


Talvez uma das maiores bagaceiras da segunda metade dos anos 2010 seja Stitches, um filme de terror Irlandês com altos toques de humor ácido, produzido com o orçamento de uma coxinha e uma tubaína de 250 ml.

O baixo custo no entanto não impediu que o filme saísse na medida do aceitável, com um enredo legal, apesar dos clichês, uma trilha sonora muito boa e talvez o maior atrativo, os efeitos práticos que beiram ao hilário além do uso desmedido do sangue e uma violência gráfica carregada.

O plot é bem simples, porém interessante e gira em torno da vingança de um palhaço que volta do além túmulo anos depois de morrer acidentalmente depois de tentar sem sucesso animar uma festa de aniversário de um menino que futuramente se torna retraído e cheio de traumas.

A coisa começa depois que o decadente palhaço Stitches, nome de trabalho de Richard Grindle, dá uma rapidinha com sua peguete bem em cima da hora de comparecer em uma festa de aniversário de um menino chamado Tom ao qual ele foi contratado para fazer a animação.

Em seu palhaço móvel, Stitches chega ao local do trabalho quase atropelando as crianças e ainda exige da mãe de Tom o pagamento antecipado além de destratá-la.

Stitches é um palhaço relaxado, mal caracterizado, antipático, boca suja e faz seus números na maior má vontade, o que faz as crianças o ridicularizarem de todas as formas possíveis.

Um dos meninos amarra os cadarços do sapato de Stitches enquanto ele faz malabarismo e outro garoto acerta-lhe uma bolada fazendo com que o palhaço perca o equilíbrio e caia de olho numa faca.

Ainda vivo, Stitches tira a faca do olho dando um banho de sangue em Tom e volta a cair novamente de olho na faca que o empala matando-o.

No dia seguinte, o caso Stitches ganha as páginas dos jornais e Tom observa toda a cerimônia de sepultamento através de seu telescópio uma vez que o cemitério fica há uma quadra de sua casa.

Inquieto, Tom vai sozinho ao cemitério visitar o túmulo de Stitches e logo depois vê um grupo de palhaços entrarem em uma cripta carregando um ovo em uma urna de vidro, o mesmo que o saudoso palhaço guardava consigo e logo, os colegas começam a recitar algumas palavras ritualísticas numa língua desconhecida.

Um dos palhaços vê Tom, o agarra e diz que um palhaço que não termina seu número não pode descansar em paz.

Seis anos depois, Tom ainda tem sequelas deixadas pelo trauma de Stitches se tornando dependente de remédios e nutrindo um medo patológico de ficar sozinho em casa.

A caminho da escola, Tom ainda mantém alguns amigos de infância: Bulger, o gordinho que não esconde seu lado gay, Vinny o melhor amigo e que tem uma queda pela ex obesa Mary comilona que entrou no shape depois de voltar de um spá e por fim, Richie, o segundo melhor amigo (aliás, os únicos amigos que Tom tem). 

Tom ainda mantém uma paixão desde a infância por Kate que se tornou membro de uma banda de rock gótico e ainda tem um rolo com Dan, que também é da banda.

Fora isso, Tom ainda sofre bullying nas mãos de Sarah que o obriga a fazer a lição de casa e seu namorado Paul que só é um babaca mesmo.

A próximo aniversário de Tom se aproxima e os amigos estão ansiosos para saber se vai rolar aquela festa, porém o garoto não está muito hypado com a ideia.

Durante uma aula, Tom alucina que seu professor é um palhaço e que ele do nada simplesmente arranca o testículo de Vinny e ainda faz ele de bobinho com o órgão.

De volta a real, Vinny tenta convencer geral a fazer uma festa surpresa para Tom, ao mesmo tempo que ele tenta bancar o cupido para o amigo convencendo-o a chegar mais em Kate alegando que ela terminou o rolo com Dan.

A noite, Tom observa Kate que é sua vizinha pelo telescópio.

No dia seguinte, Tom reconsidera a proposta da festa aproveitando que a mãe não estará em casa no fim de semana, e aproveita para enviar pessoalmente á Kate um convite depois dela receber um passe para a detenção por violação do código de vestimenta da escola.

Sarah e Paul tiram satisfação com Tom por não terem recebido um par de convites e dizem que irão á festa nem que seja na marra e que ainda irão convidar toda a galera.

A noite, Vinny fuça uma rede social da Mary comilona a homenageando com uma punheta enquanto o vento leva seu convite da festa de Tom até o túmulo de Stitches.

No dia seguinte, os garotos chegam a casa de Tom com os comes e bebes e a decoração até depois de algum tempo começa a chegar uma cacetada de gente na festa que vira uma zona.

Paralelo a isso, Stitches emerge de seu túmulo disposto a ir á festa terminar o que começou anos atrás.

A festa vai ficando cada vez mais cheia e enquanto Tom está inquieto, Stitches está cada vez mais próximo da residência.

Kate chega á festa e Tom fica sem reação e apenas a fita de longe e para o seu infortúnio, Dan reatou com a garota e veio junto com ela.

Paul chega com Sarah vestido de palhaço e provoca uma crise de pânico em Tom.

Bulger veste o tamanco de purpurina e defende o amigo insultando Sarah de todas as formas até que ela evade sem respostas para dar.

Tom se isola em sua casa da árvore para tomar seu remédio até que Kate chega e paralelo a isso, Bulger assalta a dispensa se trancando nela.

Kate percebe que o telescópio de Tom está fixado no cemitério e o garoto menciona o ritual dos palhaços que ele presenciou na noite que Stitches foi sepultado.

Enquanto isso, Paul vai correndo até o banheiro onde acaba mijando todo o chão por conta do zíper da fantasia que emperrou e sem se dar conta, Stitches o espreita.

De volta a Tom, ele explica a Kate ter estudado exaustivamente sobre as origens dos palhaços e menciona uma tradição que quando um homem se torna palhaço ele pinta seu rosto em um ovo o que representa a singularidade da alma, ou seja, sua alma passa a se alojar no ovo após sua morte e a origem desse ritual é desconhecida.

Depois de usar o banheiro, Paul dá de cara com o zumbi Stitches que simplesmente arranca a orelha e o braço do garoto, já que ele é um dos pirralhos que o mandou para a vala.

Por seguinte, o palhaço tira um coelho da garganta de Paul e finalmente chuta sua cabeça para longe.

Um tempo depois, Kate cruza com Sarah com quem troca farpas por conta de sua reputação de mulher fácil, o que a fez ganhar o apelido de Kate boquete.

Stitches tira seu nariz de palhaço e o faz procurar a próxima vítima e ele acaba encontrando Bulger ainda na dispensa completamente entupido de feijão em lata.

Enquanto rola a festa ao som de I just died in your arms do Cutting Crew (pelo menos, bom gosto musical esses retardados tem), Stitches mata Bulger abrindo a tampa de seu crânio. Na sequencia, ele arranca pedaços de cérebro com uma colher como se fossem bolas de sorvete.

Sarah aparece na dispensa e encontra Bulger sendo feito de marionete por Stitches e sem perceber o que aconteceu, ela volta para a festa a procura de Paul.

Paralelo a isso, Vinny segue investindo na Mary comilona conseguindo leva-la para a cama de Tom que os observa pelo telescópio e no mesmo instante flagra Stitches em uma janela.

Sarah encontra o palhaço confundindo-o com Paul e é atacada, porém revida com um chute fincando a ponta de seu salto no pescoço do morto-vivo, no entanto, ele se levanta e antes que ela pudesse fugir ele lança um guarda chuva que perfura a cabeça da vadia abrindo-se em seguida e fazendo ela engolir o próprio olho que pula da órbita.

Enquanto o nariz de Stitches segue procurando outra vítima, Tom tenta alertar os convidados da presença do palhaço, porém é ridicularizado. Logo depois, o garoto vai até seu quarto tentar alertar Vinny que está ocupado demais trepando com Mary e simplesmente não quer parar.

Stitches que encontrou o gato de Tom, o mata arremessando-o várias vezes contra a parede.

Tom volta para a festa e tenta alertar Kate e os mais chegados sobre Stitches, mas segue desacreditado. O garoto pega então uma faca e procura pelo palhaço sozinho.

Agora, o nariz de Stitches encontra Richie e o palhaço o esfaqueia arrancando suas tripas e faz escultura de balão com elas.

Tom volta ao seu quarto e interrompe o coito de Vinny tentando convence-lo a ir com ele.

Enquanto isso, Stitches enche a cabeça de Richie com uma bomba de ar até ela explodir.

Enquanto Vinny termina de se vestir para seguir o amigo, ele acaba sendo acertado por Stitches, porém Tom lhe dá uma facada por trás e depois pisoteia o palhaço com o amigo pondo-se a correr depois.

Novamente de pé, Stitches persegue os garotos que resolvem se misturar aos outros convidados e na saída, Tom aproveita para dar um murro na cara de Dan.

Jenny, a crush de Richie encontra o corpo do rapaz e geral finalmente se dá conta da presença de Stitches iniciando uma fuga em massa.

Tom tenta tirar Kate da confusão, mas Stitches a nocauteia e depois agarra o aniversariante tentando afoga-lo na pia. Tom por sua vez, o faz engolir detergente e Kate que acordou mete uma faca no olho do do palhaço morto-vivo.

O casal corre e sai de casa em suas bicicletas a caminho do cemitério sendo perseguidos por Stitches em sua mini bicicletinha que só o atrasa.

Chegando ao cemitério, Tom e Kate pulam o muro e Stitches invade o local andando na corda bamba enquanto o casal se esconde.

Tom começa a soluçar de nervoso e Kate o beija para evitar que o palhaço os localize e logo depois, o garoto diz que ele precisa ir á cripta dos palhaços para destruir o ovo de Stitches e assim libertar sua alma.

Chegando lá. Tom encontra várias urnas, entre elas a de Stitches e ao tentar pega-la acaba derrubando todas as outras. Por fim, Tom tira o ovo da urna, mas Stitches toma o objeto dele. Vendo que Vinny seguiu os amigos e está atrás do palhaço para aplicar sua pegadinha dos cadarços amarrados, Tom barganha sua vida e a de Kate no cara e coroa para ganhar tempo.

Assim como há seis anos, Stitches cai na armadilha de Vinny e acerta seu ovo com seu nariz de palhaço quebrando-o depois de lançar a moeda para o alto.

O palhaço diz a Tom que ele conseguiu encerrar o número que ele começou há seis anos e explode exalando um líquido amarelado e pegajoso como se fosse gema e sua carne racha como se fosse a casca do ovo.

Seis meses depois, Tom coloca sua casa a venda e de quebra ganha uma nova lente para seu telescópio de presente de Kate para que ele consiga vê-la mais de perto e os dois se beijam iniciando um coito na casa da árvore.

Enquanto isso, na cripta, um dos palhaços colega de Stitches cola os pedaços de seu ovo que se auto regeneram magicamente.

Stitches pode ser uma grande galhofada, mas é um filme interessante que consegue cumprir seu papel como uma comédia de terror que é não se deixar levar a sério em momento algum e também de divertir por algum tempo.

Como eu já mencionei anteriormente, os efeitos práticos são um dos grandes atrativos da obra já que eles representam bem o antagonista com suas cenas de mortes improváveis, como por exemplo a morte de Richie tendo sua cabeça inflada com uma bomba. Aquilo foi hilário

O filme acerta muito ao fazer uma apresentação bem detalhada dos personagens principais na entrada do segundo ato deixando bem claro quem cada um representa entre aquelas crianças insuportáveis da festinha do Tom. Isso é algo que todo slasher deveria prezar.

A violência como eu também já disse está de parabéns, apesar de em algumas vezes precisar apelar para um CGI de leve, mas nada que incomode ou fique muito evidente, afinal o orçamento não permitia nada muito elaborado mesmo, o que eu acabei gostando na verdade, pois assim a produção não precisou apelar para a computação gráfica a cada frame de cenas de mortes.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário