Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 23 de abril de 2024

Abigail (2024)

 


E vamos com mais um lançamento desta vez deveras recente e que já vem chamando a atenção da crítica por ser uma produção toda caprichada, por manter a atenção e o interesse do público acesas do início ao fim.

Dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett e roteiro de Stephen Escudos e Guy Busick, Abigail estreou inicialmente no dia 7 de abril deste ano no Festival de cinema Overlook há doze dias de ser lançado nos melhores cinemas da terra do Tio Sam garantindo uma critica preliminar muito positiva.

A trama nos leva a um esquema forte de sequestro de uma menina de doze anos, filha de um milionário praticante de balé que segue dentro de uma mansão isolada durante uma noite que tem tudo para dar errado quando se descobre que a protagonista é na verdade uma vampira.

Tudo começa durante o ensaio de balé da personagem título no palco de um enorme e solitário teatro ao som de O lago dos cines enquanto que do lado de fora, uma equipe virada na Swat organiza todo um esquema minucioso para sequestrar a pequena bailarina.

A equipe é formada por Joey, Dean, Frank, Sammy, Peter e Rickles divididos entre um furgão e a tela de um computador, onde a hacker comanda toda a parte estratégica de infiltração.

Saindo do teatro, Abigail é escoltada pelo seu chofer enquanto Sammy rastreia a limusine através do computador fornecendo o GPS á equipe que rapidamente chegam a mansão da menina e se dividem para procura-la.

Frank é quem encontra Abigail desprevenida em seu quarto e com a ajuda de Joey consegue dopar a menina que não oferece resistência sendo levada rapidamente após a equipe passar pelo sistema de segurança do local.

Depois da fuga, a equipe chega a um mausoléu isolado sendo aguardados pelo seu contratante Lambert que não dá informações maiores sobre a operação e nem mesmo revela a identidade da refém, sendo que a equipe se quer conhece uns aos outros e o chefe ordena que todos se tratem por codinomes e ainda que todos abaram mão de seus celulares durante aquela noite.

Lambert dispensa a equipe para descansarem em um salão de jogos, onde geral se conhece melhor.

Joey fica incumbida de vigiar Abigail que está em um quarto a parte algemada com correntes na cama e vendada. Como sendo a única com um pouco de coração, Joey tira a venda e as algemas e explica a situação prometendo a menina que ela não será ferida.

Abigail conta sobre sua vida solitária sem a presença do pai e nisso descobrimos que Joey tem um filho.

De volta ao salão, Joey tenta descobrir através de Frank que é o líder da equipe se ele sabe quem é o pai de Abigail, mas assim como os outros ele não sabe e não se importa.

Frank vai até o cativeiro sem máscara e ao perceber que Abigail não está vendada a ameaça com uma arma além de exigir o nome do pai dela e aos prantos a menina revela que ele e chama Kristof Lazaar, o que faz o líder dos sequestradores voltar ao salão anunciando sua renúncia, pois o pai da menina é um famoso criminoso casca grossa.

Depois de ponderar a possibilidade de matar Abigail para evitar serem denunciados ou simplesmente fugir e abrir mão dos cinco milhões oferecidos por Lambert depois da vigia, geral concorda com Peter que o melhor é permanecer vigiando o mausoléu por dentro e por fora com todo armamento disponível para evitar uma possível invasão de Lazaar e seus capangas.

Joey faz uma ronda no interior da mansão até topar com Rickles que deixa claro não confiar nem na própria sombra.

Do outro lado, Sammy se distrai assistindo ao Pica Pau até levar um susto com Dean que é escorraçado aos gritos. Logo depois, o engraçadinho resolve pregar uma peça em Peter desenhando em seu rosto com um marcador permanente enquanto este dorme.

Na sequencia, Dean encontra uma sala escura onde encontra um quadro antigo retratando uma menina de séculos atrás muito parecida com Abigail.

Dean ouve uma movimentação suspeita vindo da dispensa onde só encontra um rato, porém de repente ele é derrubado e arrastado pelos pés.

Sammy ouve os gritos de Dean, mas quando chega a dispensa o engraçadinho já havia desaparecido, mas ao se voltar para a cozinha o encontra sentado à mesa. Ao se aproximar, a hacker percebe que a cabeça de Dean que fora previamente decapitada cai fazendo-a entrar em pânico.

Peter acorda com os gritos de Sammy que enojada vai ao banheiro vomitar. Ao encontrar Sammy, Peter é incumbido de buscar ajuda.

A equipe se reúne para digerir o acontecido e no meio da discussão, Rickles acaba mencionando um tal Valdez que é um capanga muito perigoso de Lazaar e que pode estar escondido na mansão incumbido de resgatar Abigail.

Geral sobe até o quarto de Abigail para se certificar que a menina ainda está por lá, o que se confirma.

Do nada, a mansão tem suas saídas fechadas automaticamente impedindo uma fuga e nisso, Joey vai até o quarto de Abigail perguntar sobre o tal Valdez que ela confirma trabalhar para o pai.

Rickles alerta Joey para o sumiço de seu rifle e ela por sua vez diz suspeitar que Frank e Valdez são a mesma pessoa e que ele está mancomunado com Lambert. Rickles por sua vez a tranquiliza dizendo que eles darão um jeito de desmascarar o possível impostor.

Segundos depois de se separar de Rickles, Joey o encontra imóvel e ao se aproximar, percebe que ele teve seu pescoço brutalmente mordido até que ele finalmente cai morto.

Rapidamente, Joey vai até Sammy e Peter perguntando por Frank que aparece logo depois. Joey aponta sua arma para Frank e o acusa se ser Valdez e de ter matado Dean e Rickles.

Frank pondera que a companheira de equipe está paranoica pelo tempo isolada e incumbe Peter de matar Abigail, mas ao chegar no quarto da menina, ele é interceptado por Joey. Os outros chegam logo em seguida iniciando um bate boca.

Sammy percebe que Abigail conseguiu tirar as algemas sem problema nenhum e alerta os demais, até que a menina se levanta e se coloca em posição de ataque escancarando dentes afiados e um olhar raro e brilhante.

Abigail dá um salto e ataca Peter que é salvo por Frank que atira na cabeça da menina que rapidamente se levanta e solta um rugido.

Joey descarrega sua arma na menina endiabrada, mas só o que resta é tranca-la em seu quarto.

Depois de conter a menina, geral realiza que ela é uma vampira iniciando um leque de possibilidades de neutraliza-la. Preparados com estacas, a equipe segue até uma sala onde toca O lago dos cisnes e Abigail dança com o corpo sem cabeça de Dean.

Sammy tenta tomar a frente, mas Abigail a derruba e depois peita Peter o furando com seu crucifixo diversas vezes. Frank tenta ataca-la com uma barra, mas a menina o desarma e perfura sua perna o que o obriga a recuar como resto da equipe.

Joey tem a ideia de dopar a vampira como fizeram antes e geral se divide para procura-la.

Sammy procura numa espécie de catacumba escura e acaba caindo numa piscina cheia de cadáveres humanos em avançado estado de decomposição e os gritos da hacker chamam a atenção de Joey.

Enquanto isso, Peter fura seu dedo com uma farpa e seu sangue atrai Abigail que o persegue. Na fuga, Peter passa por uma porta a qual Frank abre fazendo-o cair da sacada. Abigail encurrala Peter fazendo-o rolar as escadas.

Joey aparece e tenta dopar a vampira, mas a seringa fica fora de alcance e enquanto ela tenta recupera-la, Sammy ataca Abigail que a morde no braço.

Abigail começa a levitar e leva Frank junto, mas Peter pula sobre ela e a segura até que Joey finalmente saca a seringa. A menina pragueja até finalmente capotar.

Sammy entra em pânico por acreditar que ela irá se tornar uma vampira por conta da mordida.

Abigail acorda presa numa jaula e se finge de menina frágil, porém ninguém cai na lábia dela. A menina muda de estratégia e começa a revelar as verdadeiras identidades de cada um expondo seus podres, como os de Joey: ela era uma médica que se viciou em drogas pesadas, o que a fez abandonar seu filho Caleb com o pai que também era um pilantra.

A vampira ainda revela que foi ela quem organizou seu próprio sequestro com o intuito de reunir certas pessoas que tem algum tipo de inimizade com seu pai, ou seja era tudo um esquema de vingança o tempo todo. Abigail ainda joga a equipe uns contra os outros barganhando sua liberdade em troca da vida deles.

Frank vacila e tenta abrir a jaula, porém Joey atira nele antes que ele tentasse. 

Um tempo depois, Frank fica a sós com Abigail que faz um trato com o sequestrador para que ele a deixe sair da jaula e em troco ela conta sobre um livro na prateleira da biblioteca que aciona uma passagem secreta de onde ele poderá fugir sozinho.

Assim que a jaula é aberta, Abigail gargalha e ataca Frank, o que chama a atenção de Joey que arrebenta algumas taboas pregadas nas janelas, o que faz entrar a luz do sol dentro da mansão que faz uma das mãos da vampira explodir.

Enquanto Abigail tenta regenerar sua mão, Joey foge com Frank e se junta á Sammy e Peter no salão principal, onde a hacker toca a luz do sol garantindo que ela não se tornou uma vampira.

Frank tenta acionar o livro mencionado por Abigail, mas se dá conta de que a passagem secreta era uma grossa mentira, esbravejando contra Agatha Christie.

 Sem tempo a perder com lamentação, a equipe se divide em duplas para procurar por Abigail.

Sammy percebe que a mordida em seu braço se auto regenerou e começa a ouvir a vos de Abigail até por fim se transformar numa vampira e a sua primeira vítima é Peter que tem um naco do pescoço arrancado.

Ouvindo os gritos, Frank e Joey se reagrupam e correm.

Sincronizadas, Sammy e Abigail dançam balé ao som de rock até que Joey e Frank encontram a hacker que os persegue.

Manipulando Sammy, Abigail diz através da escrava que há anos o pai dela a converteu em vampira na biblioteca daquela mansão.

Nisso, Joey pega uma bandeja de prata e reflete a luz do sol sobre Sammy fazendo-a explodir.

Na sequencia, Joey e Frank encontram uma passagem secreta que os leva a sala de monitoração de câmeras onde Lambert aparece se revelando como vampiro agarrando Joey pelo pescoço.

Lambert revela ter sido transformado por Abigail há dois anos e desde então ele vem conseguindo alimento para a vampira, porém ele já está farto disso e precisa matá-la tentando fazer um pacto com os únicos sobreviventes.

Frank barganha com Lambert colocando como condição que ele o transforme em um vampiro e o contratante da equipe morde o líder e o faz beber sangue para acelerar o processo de conversão. Frank vomita litros de sangue até finalmente se transformar por completo.

Lambert ordena à Frank que converta Joey, mas ele é traído pelo escravo que o empala explodindo-o.

Frank ameaça Joey e nisso Abigail aparece e o ataca, mas é mordida no pescoço tendo sua energia drenada o que a nocauteia.

Joey aproveita para tentar fugir e acaba encontrando um celular que ela usa para tentar ligar para seu filho deixando uma mensagem na secretária eletrônica para ele.

Frank consegue surpreender Joey a jogando contra a parede iniciando um embate. Depois de ameaçar matar o filho de Joey, Frank a joga do alto da escadaria, mas Abigail aparece e a salva da queda. A menina diz estar fraca e que sem Joey não conseguirá destruir Frank e barganha a liberdade da sequestradora em troca de sua ajuda.

Começa uma nova luta entre vampiros no qual Abigail leva a pior caindo de fraqueza e Joey tenta atacar com uma lança, porém é perfurada com a mesma.

Abigail se contorce e fica em pé voltando a luta, porém mais uma vez ela tem sua energia drenada.

Frank tira a lança de Joey e a morde no pescoço fazendo ela ter um breve desmaio. Logo, o vampiro ordena a sua escrava que perfure Abigail, mas é traído.

Joey é derrubada e Abigail usa suas últimas forças para lutar contra Frank. Joey aproveita para pegar a lança mas a perde. Abigail pega uma estaca caída e tenta finca-la em Frank que a segura, mas Joey ajuda a menina fazendo o vampiro explodir.

Exausta, Abigail diz à Joey que ela está livre de se tornar vampira já que Frank morreu e e se despede da amiga desejando que ela encontre seu filho e seja feliz com ele.

Nisso, repentinamente aparece Lazaar, o pai de Abigail que tenta atacar Joey, mas a menina diz que a amiga a salvou e ainda o confronta sobre o abandono que ele a fez sofrer.

Lazaar compreende e liberta Joey enquanto Abigail agradece a ela por tudo. Abigail finalmente se vai da mansão chegando ao furgão onde come um docinho, que desta vez não é uma droga, mostrando que ela está disposta a largar o vício e recomeçar uma nova vida.

Os créditos rolam e ainda no início, o ator Angus Cloud (interprete de Dean) que morreu aos 25 anos, poucos meses após o término do filme é homenageado. Angus que já era famoso pela série Euphoria faleceu exatamente no dia 31 de julho de 2023 por overdose acidental.

Voltando ao filme, ele é visualmente atraente com seus efeitos visuais que são de encher os olhos e sua violência gráfica que surpreende visto que o filme é uma comédia de terror, o que salvou de certa forma já que a trama começa um tanto quanto devagar, tem muito diálogo para contextualizar situações específicas e a ação mesmo só começa na segunda metade do longa.

A atuação primorosa da jovem Alisha Weir (a Matilda do musical homônimo da Netflix) que deu vida á vampirinha Abigail faz dela uma forte candidata a uma carreira promissora seja no meio do mercado de filmes de terror ou no geral mesmo, pois versatilidade não é problema nenhum para ela e isso já foi provado.

A ambientação também ajuda muito na imersão e consegue montar perfeitamente bem uma atmosfera claustrofóbica com os corredores apertados e escuros da mansão e a sua piscina sinistra cheia de corpos muito bem produzidos.

A coisa chata do filme são os jumpscare forçados que não assustam ninguém, mas felizmente eles são bem poucos, o que salva o longa de ser comparado a alguma produção atual da Blumhouse.

No mais, o filme é uma grata surpresa, agradou e fez valer as quase uma hora e cinquenta de duração já que apesar do início arrastado, a segunda metade como eu disse é bem mais rápida e fluída. Entre erros e acertos pode-se dizer que Abigail é um filme equilibrado e que se sustenta muito bem, pode confiar.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário