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segunda-feira, 22 de abril de 2024

Tarde da noite com o Diabo / Late Night with the Devil (2024)

 


Uma colaboração entre a Austrália e os Emirados Árabes Unidos, Tarde da noite com o diabo é a mais nova produção a entrar em evidência no mundo do terror mesclando found footage com um pingo de comédia bem dosada, mostrando um episódio de um talk show em declínio que sai do controle quando o apresentador tenta apelar para forças demoníacas para alavancar a audiência e assim salvar a sua carreira ou acabar com ela de uma vez.

O filme chegou a pouco na plataforma de streaming Shudder, depois de ter passado pelo cinema lá fora tendo chamado a atenção da crítica e que por aqui de forma oficial, o longa metragem tem previsão de lançamento nos cinemas no dia 22 de agosto apesar de outras fontes jurarem de pé junto que o longa vai chegar em setembro, então acreditem em quem vocês acharem mais  conveniente.

Tarde da noite com o diabo trás a história de Jack Delroy, um apresentador de um talk show tipicamente norte americano dos anos 1970 que após voltar aos palcos depois de um período fora do ar devido a morte de sua esposa, tenta uma última cartada para alavancar seu programa que outrora era um sucesso e que durante a atual temporada naufragou na audiência.

O longa escracha a luta entre a crença e o ceticismo de maneira bem humorada como uma espécie de crítica social, somado a crítica pela busca irresponsável pela audiência que os programas de televisão sempre fizeram apelando para o sensacionalismo e a manipulação, o que torna a trama atual, atrativa e realista aos olhos do espectador (não levando em conta a atração principal que nós vamos ver a seguir).

A coisa toda começa com a narração do atual episódio do talk show Night owls que retrata um cenário de caos e violência entre a população norte americana da época decorrente dos conflitos econômicos e políticos que o pais enfrenta.

O programa é apresentado por Jack Delroy cuja vida pessoal e profissional nos é apresentada em forma de breves lembranças narradas e nos mostra uma carreira promissora no programa Night owls que se tornou obrigatório nos lares norte americanos durante anos, até a quinta temporada, onde a esposa de Jack, Madeleine meses após lutar contra um câncer acaba morrendo, o que obriga o apresentador a passar por um período de hiato.

Finalmente em 1977, Jack volta aos palcos para a sexta temporada do programa, porém a qualidade do mesmo acabou caindo o que causou um declínio na audiência, forçando o apresentador a jogar a sua última cartada que ele chama de ''uma noite com o diabo''.

Chegando o dia prometido, o programa especial de Halloween, depois de uma entrada triunfal e um breve stand up, Jack abre as entrevistas com seu primeiro convidado, um notório médium fajuto chamado Christou que alega se comunicar com os mortos.

O médium dá uma amostra de seus poderes tentando convencer o público de que espíritos de entes queridos das pessoas presentes na platéia estão tentando entrar em contato com ele, mas só o que acontece é que ele é ridicularizado tamanho o seu amadorismo e a sua péssima atuação.

Na sequencia, Christou tem um ataque forte de alegando ter recebido um espírito de alguém cujo apelido é Minnie que mais uma vez não corresponde a nenhum conhecido da platéia. Após uma breve queda de luz, o programa entra no seu primeiro intervalo.

No bloco seguinte, Jack convida o Carmichael Haig, um ilusionista famoso de Las Vegas que atua como uma espécie de Padre Quevedo desmascarando falsos médiuns até o momento em que apareça alguém que comprovadamente tenha ligação com o sobrenatural, garantindo uma recompensa de cinco milhões de dólares a pessoa em questão.

A vinda de Haig tem como propósito confrontar e desmascarar Christou que tenta deixar o programa constrangido com o ceticismo do ilusionista, porém Jack o faz ficar revelando que a tal Minnie que ele mencionou antes de deixar o palco era o apelido de Madeline, sua finada esposa.

Haig confronta o teatrinho de Christou que do nada se contorce e expele uma gosma preta da boca passando muito mal o que acaba forçando um intervalo comercial.

Enquanto Christou é levado para a enfermaria dando sinais de possessão, Haig insiste que o médium não é médium coisa alguma e que apenas usou um truque de regurgitação controlada para ludibriar o público e ao próprio Jack.

No bloco seguinte, Jack segue com Haig e anuncia um livro sobre comunicação com o diabo escrito pela para psicóloga a doutora June Ross-Mitchel relatando um episódio real de uma ceita de adoradores de uma entidade chamada Abraxas comandado por um cardeal chamado Szandor D'Abo.

Os ataques da ceita chamaram a atenção das autoridades que programaram uma ação para preder D'Abo e seus fiéis, porém consciente da invasão que se aproximava, o cardeal do capeta ordenou aos seus fiéis que tocassem fogo no templo e que depois todos tirassem suas próprias vidas.

Com exceção de Lilly, filha de D'Abo, que na época era só uma criança e que vivia sendo vítima de experiências demoníacas comandadas pelo pai, todo o resto da ceita morreu, porém a menina tem uma entidade maligna presa em seu corpo do qual a doutora June que a ajudou a controlar passando a cria-la como sua protegida.

June e Lilly são agora as convidadas principais do Night owls e a menina se comporta de um jeito bobo toda perdida e afável, o que desconserta Jack que no intervalo a seguir chama a atenção da tutora.

No bloco seguinte, inicia-se a entrevista com as convidadas ao lado de Haig que dá pouca oportunidade para conhecer as duas e já as taxa de farsantes iniciando um embate que dura pouco tempo.

Seguindo, Jack pede á Lilly que fale sobre a entidade que vive em seu corpo e neste exato momento, uma interferência elétrica faz os instrumentos musicais da banda do programa entrar em curto circuíto e os copos na mesa do palco se quebrarem.

Haig desliga as caixas de som e diz que esta demonstração foi um truque de som de certa frequência usada por sopranos para estourar taças.

Jack tenta como trunfo convencer June a conduzir uma sessão de invocação para trazer a tona a entidade que vive em Lilly e mesmo relutante a parapsicóloga aceita.

Durante o intervalo, Jack tem uma discussão com seu assistente de palco Gus McConnell que alega que uma sessão para invocar o diabo passa de todos os limites do tolerável.

No bloco a seguir, June inicia a hipnose e Lilly que está amarrada na cadeira entra em transe em segundos dando lugar a entidade que se descontrola insinuando que Jack e a doutora são pombinhos apaixonados querendo foder embaixo de uma árvore, o que faz June lhe desferir um tapa na cara.

Ao dominara corrente elétrica da iluminação do cenário, a entidade faz a cadeira onde Lilly está presa levitar brevemente até a menina recuperar a consciência.

No intervalo, a menina é levada até os bastidores onde Jack convencido do que viu resolve trazer Lilly e a doutora novamente no programa outro dia, pois ele viu algo especial na filha de D'Abo.

Paralelo, Haig tem uma discussão com Gus a respeito de Christou e o assistente alega que o falso médium morreu a caminho do hospital.

Prestes a voltar ao ar, Jack descobre através de seu produtor Leo Fiske que o programa desta noite trouxe o Night owls de volta dos mortos tamanha a audiência alcançada.

De volta ao ar, Haig volta a atacar June dizendo que ela manipulou Lilly e toda a plateia com hipnose coletiva e resolve provar seu argumento usando Gus como voluntário em sua própria demonstração de hipnose.

Com o auxilio de um relógio de bolso que aciona um espiral em movimento, Haig consegue colocar Gus em transe rapidamente e o interroga alegando saber de sua fobia de vermes. Logo depois, Haig tenta persuadir Gus de que ele está tendo uma crise de coceira e no mesmo instante o convence de que tem um verme em seu pescoço.

Gus começa a sentir que tem vermes dentro de sua barriga e do nada o produtor a abre com suas próprias mãos deixando escorrer vísceras e muitos vermes de forma crua e explícita, o que deixa o ilusionista confuso.

Para brindar, um verme gigante trinca a cabeça de Gus e sai dela, porém isso era apenas uma ilusão que descobrimos no momento em que Haig ordena ao seu voluntário que desperte completamente ileso.

Jack diz ter visto os vermes saindo da barriga de Gus e Haig diz te-lo hipnotizado também além de boa parte da platéia e dos telespectadores. 

Ainda incrédulo, Jack pede a produção que transmita a gravação da hipnose que prova ao vivo que tudo foi apenas uma ilusão causada pelo poder da sugestão.

Lilly dobra a aposta e convence Jack a repetir a gravação de sua própria hipnose para provar que a sua possessão é real e durante uma captura de frames do ocorrido, vemos o fantasma de Minnie / Madeline, porém Haig segue cético, o que faz Lilly encorporar a entidade mais uma vez e esta atrai toda a eletricidade do palco para o seu corpo.

A platéia entra em pânico e começa a correr, enquanto Gus tenta exorcizar a menina com o uso de um crucifixo escrachando a referência óbvia ao filme O exorcista, porém o produtor tem seu pescoço torcido e June que tenta coloca-la de volta em seu controle é repelida, suspensa e degolada.

Em pânico, Haig se convence que a entidade é real tenta comprar o diabo com o cheque de cinco milhões que é desintegrado na mão no ilusionista e este entra em combustão derretendo enquanto Jack e os outros evadem do estúdio.

A câmera principal do programa entra em stand by por alguns segundos e na sequencia, temos uma tomada aleatória de outro episódio do Night owls como se nada tivesse acontecido, o que deixa Jack extremamente confuso.

Jack então, começa a ser teleportado por vários momentos de sua carreira porém numa versão macabra até o momento em que ele se encontra cara a cara com Minnie frente ao palco durante sua batalha contra o câncer. 

Nisso, o programa entra em stand by novamente e na volta, os lapsos de memória de Jack começam a ficar mais constantes o que faz Jack entrar em um breve surto.

Do nada, Jack é levado de volta até o programa especial de Halloween onde se encontra cara a cara com Szandor D'Abo que o conduz até um quarto onde o apresentador se encontra com Minnie à beira da morte.

Minnie convence Jack a dar a ela um último beijo e por fim ele a apunha-la, e do nada, o apresentador volta a realidade com Lilly apunhalada em seus braços no estúdio do Night owls onde ele percebe que geral está morto. Do nada, ouvimos a vos de Haig ordenando que Jack acorde da hipnose, porém ele está preso no transe. Para sempre? Talvez. Quem mandou ele mexer com forças ocultas.

A interpretação da cena final é ambígua, vai da crença e cada um se Jack está preso numa ilusão proporcionada pela entidade ou se ele não conseguiu acordar nunca mais do transe imposto por Haig. E cá entre nós, isso é o que menos importa, visto toda a qualidade que o filme transmite.

A cinematografia de Michael Temple é muito competente emulando com muito capricho um cenário setentista cheio de detalhes muito bem pensados. O figurino, os penteados, o formato de talk show, tudo casa perfeitamente com a atmosfera dos anos 1970.

A escolha de cenas em preto e branco durante os momentos em que o programa entra nos intervalos são geniais e também provoca uma imersão bacana, mesmo com a lentidão do roteiro nestes instantes (pelo menos para mim pareceu lento).

Os efeitos especiais estão bem de boa, não são a maior inovação tecnológica mesmo levando em conta o orçamento de 10,2 milhões cuja receita mundial chega aos mesmos 10 milhões até o presente e há de aumentar com o passar dos dias e sobretudo quando o filme chegar por aqui como já mencionado no final d agosto deste ano.

A atriz Ingrid Torelli que dá a vida a Lilly não anda mal na interpretação, mas dá uma certa irritada pelo menos para mim com o seu tom de vos abobalhado, mas isso obviamente é coisa da personagem, só que cá entre nós é deveras forçado, dava para ter melhorado neste quesito, agora quando ela encarna o coisa ruim, aí a historia é outra pois sua interpretação é impecável e assustadora.

No mais, o filme é sim uma surpresa muito grata sendo um dos melhores filmes de terror do ano até o momento, então vamos esperar por que o ano de 2024 ainda tem muito a oferecer.


Trailer:


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