Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 29 de outubro de 2024

A casa das Almas perdidas / The Haunted (1991)

 


E ai está um filme baseado numa história real que divide opiniões desde sempre. O famoso caso da família Smurl que entre os anos de 1975 e 1989 alegaram terem sido vítimas de eventos paranormais em sua até então nova residência numa comunidade conservadora da Pensilvânia.

O desespero os forçou a pedir ajuda para a igreja e até mesmo a mídia, mas eles só obtiveram notoriedade graças a ajuda de um casal de paranormais que os assistiram até constatar que a residência estava impregnada de espíritos opressores que não pouparam nem as crianças da família.

O grande problema, é que a falta de provas sólidas e o ceticismo dos populares com certos fatos que contradiziam as alegações dos Smurl acabaram dividindo a cidade e até os dias de hoje o caso coleciona fãs e descrentes que acreditam que a família acumulou uma penca de maus entendidos subvertendo-os em atos paranormais.

Mas vamos ao filme para que ao final eu explique tido às claras...

Tudo começa com um breve documental sobre o real ocorrido com a família Smurl entre meados dos anos 1970 e o final dos nos 1980. Se trata de estranhos eventos paranormais que tiraram a paz dos Smurl.

Na sequência, começa a parte ficcional do filme narrado por Janet Smurl, a matriarca da família que relata sobre a mudança de casa para um duplex na cidade de West Pittston na Pensilvânia após terem perdido quase tudo o que tinham na antiga casa durante uma inundação proveniente do furacão Agnes. Conhecemos o chefe da família Jack, seus pais John e Mary e as filhas de Janet com Jack: Collen e Kate.

A família mal chega à nova residência e geral põe a mão na massa fazendo pequenas reformas. Do nada, o martelo de Jack desaparece enquanto Janet e as meninas cobrem uma marca de infiltração na parede, que volta a aparecer mesmo com uma mão grossa de tinta. Jack procura pelo martelo e pergunta ao pai e á Janet se ela ou as filhas pegaram, mas ninguém confirma. Ao virar-se para o lado, Jack percebe que a ferramenta voltou a aparecer.

Depois de um tempo, a família participa do culto do padre Larson onde são apresentados á comunidade.

Em outro momento, durante o café da manhã, os Smurl passam por um estranho evento quando a torradeira pega fogo inesperadamente e o pior é que a mesma não estava plugada na tomada e ninguém a havia usado.

Os anos se passam e a família tem mais duas meninas: Erin e Shawn e a casa segue tendo estranhos eventos como a fiação elétrica dando problemas constantes, portas batendo sozinhas entre outros.

Depois de atender ao chamado da sogra que mora nos fundos do duplex, Janet tem uma conversa fria com Mary que anda preocupada com o filho alegando ter ouvido palavras de baixo calão sendo proferidas por ele e pela mulher, coisa que ela contesta.

Na hora de dormir, Janet diz para Jack estar sentindo cócegas por debaixo do lençol e ao perguntar ao marido se é ele quem as está provocando ele nega.

O abalo de Janet é visível á família, mas ela tenta esfriar os ânimos no boliche com as amigas que ao saberem que coisas estranhas estão acontecendo na casa dos Smurl, a aconselham Janet a procurar ajuda psiquiátrica.

Em outra ocasião, pouco tempo depois de Kate ir a um encontro com seu namorado Joe, Janet ouve um ruído de chuveiro ligado e pensa que a filha cegou mais cedo do encontro.

Ao subir para averiguar, Janet não encontra ninguém e com muito medo começa a rezar.

Janet espera Jack chegar da rua a noite toda acordada e assim que ele aparece os dois começam uma discussão. Angustiada, Janet diz estar ouvindo vozes quando ela está sozinha e implora para eles se mudarem por que segundo ela, há algo de errado com a casa, mas o homem se nega alegando que a mãe está doente e eles não tem dinheiro para arcar com as despesas de uma mudança.

Na manhã seguinte, Janet conversa com sua vizinha Cora Miller sobre os estranhos eventos ocorridos em sua casa Cora menciona sua crença no espiritismo e seu conhecimento na existência de um casal de paranormais que visitam casas assim como as de Janet.

Mais tarde, enquanto vê televisão, Janet vê um vulto preto pairando pela sala e vai até a casa da sogra pedir ajuda e a velha menciona ter visto o vulto negro também.

As duas Smurl se juntam aos maridos numa lanchonete para discutir o caso, porém eles não acreditam em uma só palavra restando a Janet ir a biblioteca local buscar informações. Janet leva alguns livros para tentar convencer Jack e inclusive um deles fala sobre o desabamento de uma velha mina nos anos 1930, onde o sinal do satanás foi encontrado dentre um hectograma junto a ossos de porcos o que viabiliza a tese de aparições paranormais, mas mesmo assim Jack não acredita que sua casa esteja nas mesmas condições.

Enquanto o casal tenta pegar no sono, Janet ouve vozes vindas do travesseiro e quando Jack coloca seu ouvido sobre o mesmo, consegue ouvir sussurros ficando com a pulga atrás da orelha.

Quando o casal finalmente pega no sono, uma presença fantasmagórica toca a perna de Janet e Jack que presencia o ocorrido começa a acreditar que tem coisa errada na casa.

No domingo, depois da missa, Janet convida o padre Larson para um almoço como desculpa para falar sobre os fantasmas na casa. O sacerdote é cético acreditando que o casamento dos Smurl não anda bem e que eles precisam de terapia matrimonial, mas mesmo assim aceita fazer orações pela casa  até sentir uma atmosfera incomum conforme avança pelos cômodos.

Depois de tentar abençoar a casa, o padre pede para ser chamado novamente caso sua presença seja necessária e se vai visivelmente abatido.

Os eventos param por alguns meses, até que em uma noite durante os preparativos para a primeira comunhão de Coleen, o lustre da cozinha estoura ferindo Shawn. Janet e Jack temem que os espíritos tenham voltado, mas continuam mantendo segredo para não alarmar as meninas.

Depois da cerimônia da primeira comunhão, Janet vai até o padre Larson pedir ajuda á ele, porém o sacerdote diz que a igreja não permite que ele faça uma intervenção mais aprofundada em uma casa com suspeitas de assombração.

Janet pede ajuda a vários profissionais na área e depois de ser negligenciada por todos, se lembra do casal de paranormais que Cora mencionou tempos atrás e que coincidentemente, os dois estão dando uma palestra na cidade e são nada mais nada menos que Ed e Lorraine Warren, ao qual a mulher de Jack vai procurar numa destas apresentações.

Aos prantos, Janet pede ajuda aos Warren e da detalhes sobre os eventos. Lorraine deixa seu contato com Janet e fica com o endereço dos Smurl prometendo dar uma passada na casa antes dela e Ed irem embora da cidade.

Um tempo depois, enquanto vê televisão, Jack e agraciado com a presença de uma mulher misteriosa que o agride e tenta ao mesmo tempo fornicar com ele enquanto o mesmo delira vendo-a mudar de face se tornando uma jovem gostosa que desaparece.

No dia seguinte, os Warren e os Smurl se reúnem e enquanto Lorraine examina a casa, Ed interroga Jack e Janet para tentar chegar até a fonte dos espíritos.

Lorraine vê objetos se movendo sozinhos e encontra os espíritos de duas mulheres com vestes do século passado. Ao final do exame, Lorraine diz ter encontrado quatro espíritos: os de duas mulheres, um homem confuso e outro homem com ligação demoníaca, o único que realmente é perigoso.

Logo depois, ambos os casais fazem uma oração até que os móveis começam a se mover. Ed filma tudo e na sequencia tenta iniciar um exorcismo fazendo com que tudo se acalme. Os Warren se vão após abençoar a casa, mas os eventos seguem da mesma forma desta vez afetando as crianças, em especial Coleen que diz ter sentido algo toca-la.

Janet tenta replicar as orações de Ed para acalmar os espíritos, o que acaba dando certo.

As meninas acabam exigindo a verdade e finalmente descobrem que a casa é mal assombrada.

Na manhã seguinte, a família toda resolve acampar fora de casa por um tempo, mas antes, recebem um telefonema de Ed que diz que está havendo uma guerra na casa dos Smurl.

Enquanto a família tem um pouco de paz, Cora e seu marido veem eventos acontecerem com muita intensidade na casa dos vizinhos. Naquele momento, um vulto que seguia a família se faz presente frente a todos forçando-os a voltar para dentro da casa. Mary diz á Jack que eles devem tentar conseguir ajuda com a igreja novamente.

Chegando pela manhã, a família descobre por Cora o que aconteceu dentro da casa na noite anterior, o que a forçou a chamar a polícia que não encontrou nada.

Janet volta a pedir para Jack que eles se mudam, mas o marido diz que os fantasmas os seguirão, porém para a proteção das meninas, eles as deixam na casa de amigos temporariamente.

A tranquilidade reina por um tempo, até que certo dia Janet recebe um telefonema de Kate descobrindo que as filhas foram seguidas pelos espíritos.

Em um encontro com os Warren, Janet e Jack aceitam ser visitados por um padre exorcista dispostos a correr o risco.

Rapidamente, o padre Larson acompanha os Warren para começar o ritual pela casa com toda a família.

Mais uma vez, os espíritos movem e quebram objetos e gritam enquanto todos rezam acalmando as coisas aso poucos. Depois da sessão, o padre diz á Jack que os espíritos querem a matar ele e família dele, pois eles foram escolhidos por sua fé que é o que eles querem destruir. Larson aconselha Jack a manter sua fé firme e forte.

Certo dia, Janet sofre outro evento sendo empurrada das escadas da lavanderia e ao se levantar, pega a água benta e se põe a rezar, mas se dá conta que ela apenas tropeçou.

Em paralelo, Mary vê o vulto negro em sua casa e chama por Janet. O espírito se aproxima da velha que implora por sua vida fazendo o vulto ir embora.

Janet procura pelo bispo para conseguir ajuda, porém a secretária apenas pede o telefone dela.

A noite enquanto dorme, Jack sente ser tocado no rosto e depois, o vulto faz Janet levitar. Jack acorda quando a mulher cai na cama. Logo depois, os espíritos tentam puxar Janet mas Jack a agarra.

No dia seguinte, o casal Smurl e os pais se reúnem e decidem que é hora de contar a verdade para a imprensa. O caso se espalha e a família se torna alvo de chacota na vizinhança.

A imprensa começa a dominar a residência dos Smurl entrevistando os próprios e os vizinhos. Depois de ganharem notoriedade, a família consegue a atenção da igreja que manda o padre Kent para estudar a casa o dia todo enquanto repórteres acampam do lado de fora.

Depois de muito analisar e não encontrar nada fora do normal, o sacerdote vai embora e com o tempo a imprensa deixa a casa e perde o interesse no caso. Os populares se põe furiosos com a família Smurl taxando-os de fraude iniciando ataques à residencia.

Jack e John se armam para evitar um linchamento, até que um grupo de religiosos aparecem cantando hinos de louvor distribuindo velas para os populares.

O representante do grupo que pertence a um movimento chamado Sagrado coração se oferece para uma oração com os Smurl e os demais.

Finalmente em 1987, os Smurl se mudam da casa para poder ter um pouco de paz por que os vizinhos e populares menos racionais seguiram com as represálias.

Na nova casa, Janet ouve a voz de Mary a chamando, porém não era ela e sim um dos espíritos emulando sua voz. Eles seguiram os Smurl para atormenta-los por mais tempo...

Pois bem, vamos aos fatos ocultados pelo filme...

Primeiramente, o longa metragem que foi produzido diretamente para a televisão se absteve de envolver muito abertamente as filhas de Janet e Jack, talvez para não estender demais o tempo de duração do filme ou para não exigir demais na atuação das crianças, mas o que é verdade é que desde a chegada dos Smurl à casa, as filhas mais velhas já vinham sofrendo com os supostos eventos, enquanto que ficcionalmente elas sofrem por cima sem saber de nada e só veem a descobrir a verdade no tempo presente da obra.

Outra coisa, é que a família tinha um pastor alemão que também sofreu com os eventos fisicamente. Talvez ele tenha tido sua participação no filme por que o orçamento não cobriria o cachê para um treinador e um cachorro adestrado, enfim.

Também ficou de fora que o casal Warren impediu a ação de outros paranormais e suas entradas na casa, somado ao fato que Jack discutiu com o futuramente autor do livro The Haunted, que narrava as desventuras dos Smurl o que faria parte do conteúdo do conto impresso, deixando de fora fatos que seus vizinhos usaram como argumento para contra atacar os supostos eventos paranormais. Um destes, se refere aos odores constantemente presentes na residência, que foi relatada a mídia que se tratava de uma tubulação de esgoto que vira e mexe sempre dava problemas na rua.

Outra contra argumentação, é que em uma determinada época, Jack havia passado por uma neuro cirurgia o que lhe proporcionou alucinações com o passar do tempo que ele poderia ter confundido com assombrações e que o fato do resto da família ter alegado presencia as mesmas atividades paranormais é que a família passou por um período de histeria coletiva.

No final, até hoje nunca ficou provado se de fato a antiga casa dos Smurl era possuída por espíritos ou se geral fumava banana.

Como curiosidade adicional, proximamente em 2025 será lançado o quarto filme da franquia Invocação do mal onde o foco da vez será uma nova dramatização do caso da família Smurl, então A casa das almas perdidas serve como um preparatório e veremos o quão as duas produções serão distintas historicamente falando.

Agora falando do filme num geral, o filme apesar de datado tem efeitos especiais bacanas como os dos vultos negros, muito bem produzido para um made for tv. A atmosfera de tensão é muito boa, o filme faz muito bem dentro do seu nicho de produções de casas assombradas e a atuação do elenco apesar não ser das melhores, não estava tão mau e deu para convencer.

O filme flerta com o paranormal o tempo todo e te joga uma cena tensa atrás da outra tornando o filme gostoso de consumir, você não se cansa e nada dentro dele é repetitivo. Para mim, só ficou faltando mesmo uma fidelidade um pouco maior com a realidade, como a adição do cachorro da família e os eventos direcionados ás meninas, além de uma participação maior delas, mas ok...


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário