Finalmente chegou (ainda que não oficialmente) uma das maiores promessas do ano, a tão aguardada sequencia de Terrifer 2 mais uma vez sobre a batuta suprema de Damien Leone, o que quer dizer muito mais sangue e vísceras do que nunca.
Prometido anteriormente para estrear no natal deste ano, Terrifier 3 foi antecipado para a véspera de Halloween para todo o mundo, porém em terra de pirataria vazamento não para e o filme já vazou em plataformas não oficiais daquele jeitinho e como eu não me aguentava de ansiedade vos trago a resenha de mais um capítulo sangrento na vida do palhaço mímico psicopata.
Nesta sequencia, após dar a luz à cabeça de Art, Vicky enlouquece completamente de amores pelo palhaço e assim que o corpo do mesmo reaparece, a dupla foge do sanatório de Miles County e iniciam uma nova safra de matança às vésperas do natal.
Paralelo a isso, Sienna Shaw que sobreviveu a Art no filme anterior, recebe alta do hospital psiquiátrico onde estava internada para passar as festas de fim de ano com seus tios e sua priminha adotiva, porém o trauma ainda perdura em sua mente fazendo-a ter visões.
Mas chega de enrolação, e vamos ao que interessa.
Tudo começa cinco anos antes dos eventos mais recentes às vésperas do natal, onde a filha menor do casal Jules e Jen acorda os pais alegando ter visto alguém no telhado de casa que ela acredita ser o Papai Noel.
Jen carrega a menina até a cama tentando-a convencer que o bom velhinho só virá na noite de natal e a conforta prometendo deixar um prato com biscoitos e um copo de leite junto a árvore de natal caso o Papai Noel apareça.
Ao passar pela sala de estar, Jen percebe que a porta da frente está aberta, ela a tranca e logo sobe de volta para o quarto.
A caçula se levanta novamente e vai até as escadas onde vê alguém entrando e nisso, vai correndo até o quarto de seu irmão mais velho Timmy dizer que viu o Papai Noel, mas sonolento, o menino nem dá bola. A menina então, volta e vê o misterioso Papai Noel tirar um machado de seu saco e este sobe até um dos quartos onde se ouve golpes mortais.
De dentro do quarto, Jen que havia embalado acaba acordando e presencia o marido sendo esquartejado pelo Papai Noel que é nada menos que Art!
Jen corre e tenta tirar Timmy da cama, mas o menino já havia sido trucidado fazendo-a dar meia volta atrás da caçula que desapareceu e nisso, Art aparece e a ataca. Ela tenta fugir pela porta da frente, porém o palhaço a acerta com o machado em suas costas, depois arranca um de seus braços até por fim acertar sua cabeça mortalmente.
Na sequencia, Art come os biscoitos, toma o leite e lava a louça ao som de um coro natalino.
Ao abrir o armário da bancada, Art encontra a caçula de Jen escondida e acena para ela.
Depois da introdução, se passam cinco anos e somos levados ao parque onde Art foi morto pela última vez onde um policial encontra o corpo sem cabeça do palhaço. Logo depois, o jovem faz uma rápida vistoria na cena do crime atrás de algum vestígio, até que do nada, o corpo descabeçado o ataca.
Na cena seguinte, vemos o corpo de Art com a cabeça do policial entrar em um metrô.
Paralelamente, no sanatório de Miles County, Burke, o segurança do estabelecimento ouve os gritos de Vicky Reyes vindo de sua ala e ao chegar no local para verificar, vê a cabeça viva de Art se alimentando do corpo de uma enfermeira.
Vicky rapidamente mete a mão dentro da boca de Burke até sua garganta a espremendo. No mesmo momento, chega o corpo de Art que se une com a cabeça e foge com a louca deformada em outro metrô onde encontra um rapaz fantasiado de Art, que tem suas roupas roubadas em off screem dando a entender que ele foi morto.
A dupla desce e se esconde dentro de um casarão em ruínas, onde Art descansa em uma cadeira de balanço enquanto Vicky tem um surto e depois se deita em uma banheira onde tenta tirar a própria vida rasgando seu braço com um caco de vidro aguardando o tempo passar.
Longe de Miles County, somos levados a um hospital psiquiátrico onde Sienna Shaw está internada desde o massacre de Art o palhaço até que seu tio Michael a busca para passar as festas de final de ano com sua família.
De volta a Miles County, Sienna se hospeda na casa do tio onde se reencontra com sua tia Jess e sua priminha adotiva Gabi que é nada menos que a caçula de Jen e Jules que sabe-se lá como conseguiu sobreviver ao Art, mas obviamente não se lembra de nada.
Do lado de fora do casarão onde Art e Vicky estão escondidos, uma dupla de uma companhia de demolição chamados Maurice e Dennis e ao adentrar, Maurice diz ao amigo que aquela casa velha serviu de lugar de desova para mais de uma dezena de corpos de crianças anos atrás pelas mãos de maníaco homicida (que só pode ser Art).
Sienna relembra sua infância com seu pai lhe mostrando o desenho da guerreira com a armadura que anos depois ela iria montar, além da espada mágica. Além disso, a jovem encontra seu diário nas mãos de Gabi.
No casarão, Dennis sobe até o sótão onde encontra Art sentado imóvel de frente para a janela enquanto Maurice encontra o corpo de Vicky apodrecendo na banheira, porém ela está mais viva do que nunca e Art desperta de seu sono pregando a mão de Dennis arrancando um dos dedos dele com os dentes. Depois, o palhaço rasga a cabeça do operário ao meio com um estilete até abri-la completamente e nisso, aparece Vicky vendo tudo e se excitando.
Horas depois, Sienna almoça com a família e começa a alucinar com o fantasma apodrecido de sua amiga Brooke que a tortura psicologicamente.
Longe dali, Jonathan vive num campus e ao chegar em seu dormitório, encontra seu amigo Cole se amassando com sua namorada Mia que se diz fã do garoto e de sua irmã devido a fama deles de terem sobrevivido ao Art e ainda o convida para uma entrevista em seu podcast de casos criminais.
Jonathan consegue fugir do assédio da fã com a ligação oportuna de Sienna que lhe diz sentir saudades.
No casarão, Art modifica o extintor para que o gás exalado saia com mais intensidade e o testa num rato o congelando completamente.
Enquanto isso, num bar local, um cliente e um ator vestido de Papai Noel desfrutam de duas jovens gostosas que vão embora depois de terminarem seu "trabalho" e na saída esbarram em Art que invade o local e começa a fazer graça com sua buzina.
Sienna tem uma conversa agradável com Jess relembrando o passado e a juventude de sua mãe já que as duas eram amigas desde os tempos do colégio religioso.
De volta ao bar, Art urina no Papai Noel e é escorraçado do local enquanto o bom velhinho surta tendo que ser contido pelo bar tender. Art saca um revólver do nada e executa o bar tender e o cliente aleatório enquanto o Papai Noel implora pela sua vida.
Art tira a fantasia do bom velhinho e se veste com ela após amarar o velho numa cadeira. O palhaço saca o extintor modificado e congela os braços e as pernas do velhinho e depois os quebra com um martelo.
Não bastando, Art congela a cabeça do Papai Noel e a estoura com o martelo finalizando com a retirada da barba dele com pele e tudo e ainda pega um nariz falso de cenoura de um boneco de neve decorativo e coloca na fuça do velho que ainda vive e agoniza.
Sienna volta a escrever em seu diário e encontra um bilhete com a assinatura de Jonathan.
Na manhã seguinte, o shopping recebe crianças para tirarem fotos com o Papai Noel enquanto Sienna leva Gabi para fazer compras na loja de perfumes.
Do nada, começa a tocar a música do Café Art nos auto falantes o que faz Sienna alucinar e nisso, ela vê Art passar por ela com a fantasia e uma máscara de Papai Noel acenando para ela.
No refeitório do campus, Jonathan vê um podcast de Mia pelo celular até que ele recebe uma ligação que ele ignora seguido da visita de Sienna que o convida para passar o natal com a família, o que ele nega até que chegam Cole e Mia que se empolga com sua ídola falando um monte de baboseira sem parar, o que faz Sienna jogar toda a merda no ventilador sobre seus traumas e alucinações.
Sienna tem uma discussão a sós com Jonathan por que ele está evasivo com ela e com o passado e ainda o garoto se nega a acreditar que Art possa ter voltado a vida.
No shopping, Art troca de lugar com o Papai Noel e começa a distribuir presentes para as crianças até que o segurança o tira do local e o palhaço começa a fazer graça, até que um menino abre seu presente que é uma bomba que explode tudo matando muita gente incluindo o próprio pequeno.
A sós no campus, Jonathan surta e toma seus remédios deixando claro que ele também não superou o trauma de Art e que só está se fazendo de forte tentando fugir do passado, de tudo e de todos.
Mais tarde, Sienna chega em casa e tenta esconder um embrulho enorme atrás da árvore de natal, mas Gabi a flagra e acredita que aquele é o seu presente.
Paralelamente, Art chega no campus com a van da companhia de demolição e como o local está em clima de festa o palhaço consegue entrar sem problemas.
De volta com Sienna, ela descobre que Gabi leu seu diário e acabou tomando ciência sobre os traumas, as visões e o passado da prima com Art, o que a mesma confirma e faz a pequena prometer que não vai contar nada do que sabe para ninguém.
No campus, Mia e Cole falam sobre o caso Art, que neste momento está por perto e eles começam as preliminares muito do nada sendo observados pelo palhaço.
Sienna acaba descobrindo pelo noticiário que houve um massacre no shopping e começa a ter um ataque dizendo o que viu no dia do massacre de Art e subsequente, ela pede á Michael que vá ao campus pegar Jonathan pois ele corre perigo.
Michael telefona para o garoto e Sienna toma o telefone o colocando a par do ocorrido no shopping.
Enquanto Michael toma seu carro para ir ao campus, Cole e Mia transam no chuveiro ao mesmo tempo que Art usa o mictório tranquilamente. Depois de mijar, Art tira uma moto serra de dentro de seu saco e invade o box arrancando os membros de Cole que tenta lutar contra o palhaço, mas acaba caindo e se arrasta enquanto Mia é trucidada.
Art arranca uma perna de Cole na sequencia e depois o serra verticalmente começando pelo cu e logo depois serra sua virilha de baixo para cima até por fim esquarteja-lo totalmente. Ao final, Art se deita na enorme poça de sangue e faz um "anjo de neve".
Enquanto que de um lado Gabi se levanta da cama no meio da noite, Michael liga de seu carro para Jonathan, porém ele é levado para uma armadilha já que o sobrinho tem sua vos emulada como no filme passado.
Sienna sonha com sua versão criança recebendo de seu pai o desenho da guerreira cuja armadura ela viria a montar anos depois além da espada. Depois, ela tem um flashback da câmara de água onde ela ficou momentaneamente presa no filme anterior e por fim, ela é levada a uma espécie de altar onde um estranho mascarado forja a armadura da guerreira junto a uma imagem de nossa senhora.
Ao acordar, Sienna desce as escadas e ouve vozes que a leva até a cozinha onde ela encontra um corpo desnudo sem cabeça pregado na parede como se estivesse crucificado, junto a Vick que usa uma coroa de espinhos e Art que usa um gorro de Papai Noel.
Art persegue Sienna e a joga com força sobre uma mesinha de centro e depois a nocauteia. Ao acordar, a jovem se vê presa e amordaçada e sua tia Jess na mesma condição enquanto Vicky tira várias fotos dela e Art tira as tripas do corpo pelado para usar como enfeite na árvore de natal e nisso, vemos a cabeça de Michael no topo como sendo a estrela dando a entender que o corpo pelado é dele.
A dupla de psicopata tira uma cabeça decapitada e apodrecida de um embrulho e tentam convencer Sienna de que aquela é Gabi.
Na sequencia, Art enfia um tubo na boca de Jess e a prende com marteladas rompendo o maxilar da mulher e na sequencia, Vicky pega um rato e faz a tia de Sienna o engolir vivo. Logo depois, quando o bicho alcança o interior da garganta, Vicky degola Jess fazendo o rato sair de dentro do corte enquanto Sienna chora.
Vicky coloca a coroa de espinhos em Sienna enquanto Art trás Gabi viva e esta presencia a mãe morta.
Art pega um par de óculos e os coloca na cabeça apodrecida fazendo Sienna acreditar agora que aquele é Jonathan fazendo-a surtar. Vicky agarra o pescoço de Sienna e nisso, os olhos da jovem começam a brilhar diabolicamente e um breve vendaval paira sobre a casa.
Subsequente, Art mira uma faca no pescoço de Gabi e ela pede para a dupla dar a oportunidade de Sienna abrir seu presente. A dupla acata e Art esmaga as mãos da jovem com o martelo soltando-a logo depois obrigando-a a abrir o embrulho.
O presente é nada menos que a espada mágica que Sienna usa para degolar Art e a finca no peito de Vicky que enfraquecem com os ferimentos. Sienna enfia a espada na boca de Vicky e a decapita. Depois, ela abraça Gabi, porém Art se ergue a atacando com a moto serra.
Gabi tenta acertar o palhaço pelas costas com um pedaço de pau mas é empurrada dando brecha para Sienna desferir vários cortes pelo corpo de Art que morde a barriga da jovem e tenta serrar seu rosto, porém Sienna o acerta antes mas é arremessada perdendo a espada.
Ao tentar pegar a arma de volta embaixo de uma mesa, Sienna é interceptada pelo palhaço que prende a lâmina da moto serra no meio do caminho. Art agarra Sienna e esfrega a cara dela na barriga aberta de Michael e tenta enforca-la com as tripas, mas ela arrebenta no dente, recupera a espada e a finca no peito do palhaço.
Ao mesmo tempo, o chão cede e Gabi que estava junto acaba ficando pendurada pelo assoalho. Sienna tenta usar o cabo da espada para alcançar a menina, porém ela escorrega e é tragada pelo buraco desaparecendo juntamente com Art.
Sozinha e cansada, Sienna tira a coroa de espinhos e vê as cicatrizes das palmas de suas mãos curarem misteriosamente no maior estilo Wolverine.
Longe dali, Art espera pelo ônibus num ponto, esgotado até que o veículo passa por ele com uma única passageira que lê um livro. Art embarca todo ensanguentado chamando a atenção do motorista, até que o palhaço arregala seus olhos, esboça um sorriso demoníaco e alopra com sua buzina entrando por fim os créditos.
Realmente, a cada sequencia a franquia só cresce no quesito gore e desta vez não foi diferente. A violência gráfica está mais escancarada do que nunca, mais forte e mais sangrenta através de cenas de mortes muito bem produzidas e bem dirigidas.
Claro que a tosqueira continua a todo vapor com as maquiagens absurdas e os efeitos práticos insanos.
David Howard Thornton segue fazendo um trabalho primoroso como Art, contudo ele precisa o quanto antes se desvincular da figura para não ficar estigmatizado depois que a franquia decair e terminar, o que não parece ser o caso, pois os mistérios mais aumentam do que são desvendados e a sequencia final do filme só deixa claro que vai rolar um Terrifer 4, não estou confirmando nada, só estou constatando o óbvio antes que alguém venha me processar por fake news.
O filme segue com as participações dos protagonistas anteriores além de manter Samantha Sacffidi no papel de Vicky que aqui está completamente louca sem explicação alguma. Fora isso, segue a participação do lutador de luta livre Chris Jericho rapidamente no papel do segurança Burke do sanatório. Também temos a inusitada aparição do veterano Clint Howard, irmão do ator e diretor Ron Howard fazendo o cliente do bar. Clint ficou muito conhecido entre os anos 1980 e 1990 e é lembrado pelo seu papel de protagonista Gregory Tudor no filme de comédia de Terror O sorveteiro de 1995 que eu pretendo trazer muito em breve.
No mais, o filme segue fazendo aquilo que sabe fazer de melhor que é o gore como eu já deixei claro, porém apesar de todos os acertos, a franquia está começando a se desgastar com a falta de uma trama mais substancial e pela falta de interesse do roteiro de responder questões que perduram desde os dois primeiros filmes, invés disso só trazem mais mistérios.
Aliás, eu senti muita falta da menininha pálida do segundo filme, ela tinha tudo para ser o par vitalício de Art, porém sabe-se lá por que descartaram sua participação e sua personagem segue sendo um mistério apesar do seu plot principal ter sido revelado. Uma pena realmente.
Falando em personagens mal aproveitados, Jonathan acabou se tornando um figurante sem futuro e deveras cuzão nesta sequencia e apesar de Art ter deixado parecer que ele foi morto e decapitado, eu levanto a teoria de que ele na verdade está vivo e que assim como o palhaço e Vicky mentiram sobre a cabeça ser de Gabi, eles também mentiram sobre o irmão de Sienna. E falando em Gabi, tá mais do que óbvio que ela tem alguma serventia para o Art num futuro próximo, senão ela não teria sido poupada cinco anos antes e muito menos agora. Mas fica a dúvida: para onde ela foi? Que venha a continuação, mas por favor, sanem nossas dúvidas mais antigas...
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário