Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 19 de outubro de 2024

O incrível Homem que derreteu / The Incredible melting Man (1977)

 


Quando se trata de trash, os fãs do subgênero se lembram rapidamente de um clássico cult dos anos 1970 que ainda nos dias de hoje surpreende por conta de sua qualidade de produção e sua competência em trazer suspense e sobretudo o mais puro terror.

Eu estou falando de O incrível homem que derreteu que mescla terror e ficção científica de forma excelente, tal qual um livreto típico da época, trazendo uma história surpreendente e atrativa além de imprevisível.

A trama principal gira em torno de um astronauta que em missão pela órbita dos anéis de Saturno acaba sendo atingido por uma rajada radioativa que o fez voltar para a Terra portando uma doença que faz com que sua pele toda derreta em ritmo acelerando o obrigando a se alimentar de pele humana para se manter vivo, já que isso retarda sua condição.

E isso significa fugir do hospital e vagar pela floresta em busca de vítimas enquanto foge da lei e de seu médico que é um dos poucos que tem ciência do que está de fato acontecendo, já que por se tratar de um militar, tanto a missão no espaço quando suas consequências são estritamente confidenciais.

Tudo começa com uma pequena equipe de astronautas a bordo de um foguete próximo a órbita dos anéis de Saturno, quando uma forte onda de radiação afeta tanto o veículo quanto seus tripulantes que sofrem efeitos colaterais adversos.

O filme corta para a Terra poucos dias depois, para um hospital, onde Steve West, um dos tripulantes do foguete e o único que sobreviveu se encontra inerte e coberto de bandagem por todo corpo oriundo do efeito da radiação que o deixou deformado, ficando aos cuidados do doutor Loring e uma enfermeira.

Depois que ambos deixam o leito por um instante, Steve desperta e tira suas ataduras revelando que seu corpo não só está deformado como também está derretendo.

Descontrolado, Steve foge de seu quarto dando de cara com a enfermeira em um corredor e esta foge em pânico ao presenciar a monstruosidade em pessoa que a persegue implacavelmente após ser atacada.

Em outra ala do hospital, os doutores Loring e Ted Nelson se dão conta da fuga de Steve e notificam ao general Michael Perry, que é superior do paciente para alerta-lo sobre o ocorrido e este ordena que o astronauta seja localizado rapidamente, pois seu caso é estritamente sigiloso.

Enquanto isso, Steve perambula por uma área pantanosa na floresta, onde um homem tenta a sorte pescando até pressentir que alguém o espreita e ao perguntar quem o está vigiando, este alguém que é o astronauta derretido o agarra.

Na saída do hospital, Ted diz á Loring que devido a exposição à radiação, a mente de Steve está se decompondo junto com seu corpo e que por isso, muito raramente conseguirá raciocinar com clareza, passando a atacar mortalmente quem estiver por perto, o que explica o ataque à enfermeira que terminou com sua morte fora de tela e agora mais recentemente a morte do pescador que é decapitado.

Enquanto aguarda informações em sua casa, Ted confidencia à sua mulher Judy sobre o estado de Steve e sua fuga.

Paralelo a isso, perto da floresta, uma dupla de meninos arrisca dar uns tragos em um cigarro escondido e ainda convidam uma amiguinha para participar, o que obviamente não termina bem, já que ela não aguenta uma puxada e já tem uma crise de tosse.

Na sequencia, o triozinho larga o cigarro e vai brincar na floresta de pique-esconde enquanto Steve perambula desapercebido, ainda que tenha deixado um rastro de fluido de corpo derretido na casca de uma árvore, a mesma que a menina usa para bater cara. A coitada acaba dando de cara com Steve cujo rosto está ainda mais deteriorado do que antes que assusta a pequena que corre em pânico pedindo socorro para a mãe alegando ter visto o Frankenstein.

O que salvou a menina de uma desgraça, é que Steve no meio do ataque, teve uma confusão mental ouvindo vozes em seu subconsciente remendo ao momento do acidente com o foguete.

Neste mesmo momento, munido de um leitor de radiação, Ted procura por Steve e ele chama pelo paciente rogando que ele volte para o hospital, pois ele precisa ser estudado. Ao receber uma forte leitura de radiação, Ted encontra uma das orelhas derretidas de Steve jogada no chão.

Perto de lá, um fotografo espertalhão tenta abusar de uma modelo depois de tirar algumas fotos, e ao tentar fugir do abusador, a jovem encontra o corpo sem cabeça do pescador escondido.

Horas depois, a polícia comandada pelo xerife Neil Blake faz a remoção do corpo do pescador que é examinado por Ted que ao reconhecer a forma como a vítima foi brutalizada omite a verdade dizendo que o infeliz deve ter sido atacado por um animal selvagem, coisa que o oficial nega alegando que naquela área não há nenhum animal selvagem.

Steve segue vagando e ouvindo vozes desta vez do controlador de voo do foguete relembrando da decolagem que o levou a desgraça além de ter um flashback da cena do acidente.

Com o cair do dia, Ted recebe um telefonema de Judy avisando-o que é hora do jantar e este convida Loring e o general Perry para acompanhar a ele e sua mulher.

Na estrada, um casal de idosos chamado Harold e Helen se dirigem à casa da filha que está grávida e depois de discutir o que levar de presente, os dois resolvem parar numa plantação de limões para roubar um pomar para fazer torta.

Steve que está por perto e ainda mais deteriorado segue tendo confusões mentais. Harold e Helen ouvem um ruído vindo do breu por entre os pomares além dos latidos incessantes de um cachorro e temendo ser o dono da plantação os dois dão o pinote até chegarem ao seu carro a salvos. O que eles não contavam, é que Steve está no banco de trás os aguardando.

Na casa de Ted, Perry tem uma discussão com Ted ao descobrir que ele revelou informações sigilosas sobre Steve para Judy mesmo ele tendo o proibido. Nada disposta a levar desaforo, Judy põe marido e militar para fora de casa para que esfriem os ânimos e eles resolvem procurar mais um pouco pelo foragido que neste momento chega a um cemitério onde segue ouvindo o controlador de voo do foguete. Depois de vagar mais alguns minutos, Steve acaba chegando até a varanda da casa de Ted.

Judy ouve ruídos vindo do exterior da casa e faz uma ronda pela cozinha onde encontra sua gatinha de estimação bebendo leite de uma garrafa quebrada no chão. Ao se abaixar para recolher os cacos, Judy leva um susto com Ted que chega por de trás dela como uma sombra subitamente.

O casal tem uma discussão e no meio, Judy revela ter pressentido que sua mãe morreu e isso se confirma quando a viatura de Neil encontra o carro de Harold parado na frente do pomar de limões. Nisso, Ted é notificado das mortes dos velhos que descobrimos que eram a mãe e o padrasto de Judy.

Ted dá um calmante para Judy e a deixa aos cuidados de Perry além de deixa-lo se servir com o que tiver na geladeira enquanto ele vai até o xerife para falar com ele.

Com a partida de Ted, Steve volta a stalkear a casa do médico enquanto o general Perry se serve com uma boa coxa de peru. Neste meio tempo, Ted chega ao local dos assassinatos e Neil exige que ele conte o que está escondendo dele, pois suspeita que o médico está acobertando o maníaco agressor.

Na casa de Ted, Steve invade do nada e ataca Perry ferozmente. Neste momento, Ted e Neil chegam ao local do ataque e encontram o general jogado na frente da varanda.

Perto de lá, um casal jovem vizinhos dos Nelson chegam em sua residência e encontram fluído de corpo derretido na maçaneta, fazendo o marido entrar para averiguar.

Depois de examinar Judy que ainda descansa, Ted é chamado por Neil para voltar para a varanda.

De volta a casa dos vizinhos, a mulher que se chama Mel entra dentro da casa e ronda a cozinha encontrando a geladeira revirada. Ao verificar um cômodo adjacente, encontra algo que a faz gritar de pânico (que certamente deve ter sido o corpo do marido, apesar de sua morte ser off screen). Mel da meia volta e arrasta a geladeira até a porta de acesso para bloqueá-la e pede socorro para a polícia pelo telefone.

Ao se aproximar da janela para observar a área externa, ela é agarrada por Steve, porém, muito viva, a mulher o ataca com um cutelo arrancando seu braço inteiro e depois, ela se encolhe no canto em pânico.

De volta com Ted, Neil mostra para ele um pedaço de carne derretida encontrada com o corpo de Perry, porém o médico reconhece aquilo como sendo uma coxa de peru.

A delegacia avisa á Neil pelo comunicador cobre o chamado na casa dos vizinhos de Ted e os dois correm até lá, enquanto Steve vaga em um reduto de mendigos próximo a uma base militar. Um tempo depois, Ted e Neil chegam ao mesmo local interrogando os indigentes que não sabem responder sobre Steve.

Pouco tempo depois, Neil flagra Steve adentrando à base militar e tenta abrir fogo nele sendo impedido por Ted. Se inicia então uma perseguição nas dependências da base militar, onde o fugitivo é visto pelo médico e o xerife, mas os despistam. Ted se dá conta de que Steve está ficando mais forte conforme se deteriora e exige saber o por que iniciando uma busca onde os rapazes se dividem.

Steve é cercado no alto de uma plataforma e Neil dispara várias vezes contra ele até ser agarrado e arremessado contra fios de alta tensão morrendo carbonizado pela corrente elétrica.

Ted tenta ganhar Steve emocionalmente, mas é atirado da plataforma e só não cai por que se agarra como pode. O médico finalmente consegue fazer Steve reconhece-lo por um breve instante e este o puxa de volta para cima a salvo.

Do nada, dois seguranças da base aparecem e sem dar um aviso atiram em Ted enquanto Steve avança sobre eles como represália. Depois de matar a ambos, Steve caminha até duas latas de lixo onde sua cabeça começa a se desfazer e as vozes de sua mente começarem a ficar turvas e indistinguíveis. Nisso, a cabeça de Steve derrete até cair e ele morre.

Ao amanhecer, o noticiário matinal informa que uma nova exploração à órbita de Saturno está para acontecer. O faxineiro da base arruma a bagunça deixada na noite anterior sem notar os restos de Steve e ao mesmo tempo, ouvimos em segundo plano a contagem regressiva para a decolagem do foguete rumo a área radioativa dos anéis de Saturno, rumo a mais uma desgraça...

Infelizmente, o filme não tem quase nenhuma informação técnica para que eu possa repassar, a única coisa que eu encontrei na página escassa da Wikipédia foi o nome do produtor e diretor William Sachs.

Na falta de dados sobre orçamento e bilheteria vamos para as considerações finais: o filme é incontestavelmente um clássico, ele tem um ótimo trabalho por parte da equipe de maquiagem que caprichou no visual de Steve deixando cada vez mais nojento, fora o efeito dos fluídos de corpo derretido que compõe todo o conjunto da obra de forma fenomenal.

Infelizmente a violência gráfica é muito limitada, basicamente todas as cenas de morte com exceção da de Neil são off screen e quase nunca vemos os corpos logo depois. Os poucos que ainda podemos ver estão muito bem caracterizados pela maquiagem, o pouco sangue que o filme mostra também é bem produzido então meio que uma coisa compensa a outra.

E falando em compensação, a falta de cenas brutais dão lugar as cenas de suspense dos constantes momentos em que Steve vaga pela cidade, algumas das vezes visto em primeira pessoa somado aos ataques de esquizofrenia do personagem que fazem dele completamente surtado de forma positiva.

No mais, o filme trás uma experiência bacana, não é cansativa e não ficou tão assim datada mesmo se tratando de uma produção dos anos 1977, muito pelo contrário, mesmo hoje quase cinquenta anos depois de sua produção ele continua sendo um filmaço que surpreende e assusta, além de ter um protagonista emblemático e muito bem caracterizado me lembrando vagamente o visual do doutor Freudstein de A casa do cemitério, um giallo oitentista de Lucio Fulci.


 Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário