Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 26 de outubro de 2024

O Sorveteiro / Ice Cream Man (1995)

 


E hoje vamos de um clássico bastante divertido que cativou toda uma geração fã de humor negro e do terror raiz.

O filme é o puro suco da bagaceira com uma história maluca, um elenco mais ou menos, exceto pelo antagonista que rouba toda a cena para si próprio com seu talento único, nos presenteando com um show de interpretação e competência.

Na trama, temos um jovem sequelado pela morte de um sorveteiro que passa o resto de sua infância e parte de sua juventude internado num hospício passando por um processo de lobotomia, tornando-o completamente louco, tendo lapsos de seu período de internação.

Ao receber alta, se torna o novo sorveteiro local e passa a refrescar as pessoas com sorvetes artesanais feitos com insetos e pedaços de corpos humanos, até que um grupo de crianças resolve investigar o desaparecimento de um amiguinho que tem relação com a atuação do novo sorveteiro da cidade.

Tudo começa numa cena em flashback na década de 1960 na periferia onde o pequeno Gregory Tudor se encontra na linha de fogo entre um grupo de bandidos anônimos e o sorveteiro do bairro conhecido como O rei do sorvete que corre na tentativa de se salvar, mas acaba morto.

Gregory se senta na calçada completamente anestesiado até que os vizinhos e sua mãe chegam e o garoto ao ser perguntado se ele está bem, apenas diz se preocupar com quem trará o sorvete a partir de agora.

Anos depois, Gregory, agora um adulto visivelmente perturbado se tornou o novo sorveteiro se auto declarando o príncipe do sorvete trabalhando com a van e a fábrica do saudoso rei. O estranho, é que Gregory vende sorvetes nada convencionais com insetos e pedaços de carne humana sem despertar suspeitas.

Depois de comprarem os sorvetes, as crianças se reúnem no parque, o grupo conhecido como Rockets formado por: Johnny Spodack, Heather Langley e Tuna Cassera além do amigo caçula, small Paul (o pequeno Paul) e eles debatem sobre o conto de Pied Piper, ou o flautista de Hamelin que conta a história de um flautista contratado para acabar com o surto de ratos de seu vilarejo e quando consegue por meio de hipnotismo ao tocar sua flauta, não recebe o pagamento combinado e então para se vingar, ele encanta todas as crianças as sequestrando e as afogando.

O final do conto é divergido por um tiozinho estranho que limpa o local.

Anoitecendo, Paul se separa dos amigos que vão para suas casas e em paralelo, Gregory mata secretamente o cachorro da enfermeira Wharton que é sua senhoria e tutora. Logo depois, Gregory mói os restos do cachorro e junta sua carne a mistura do sorvete.

Durante o jantar na casa da família Spodack, o pai de Johnny menciona que uma das crianças do bairro desapareceu e exigem que o caçula não fique a toa na rua durante a noite.

Gregory amanhece dormindo na varanda da enfermeira Wharton que é cercada por margaridas de plástico que servem de cata-vento, depois de ter sonhado com um fragmento de seu passado onde ele esteve desde o dia fatídico do assassinato do rei do sorvete internado num hospício passando por uma experiência maluca tendo uma substância injetada diretamente em seu crânio por um médico que gosta de fazer as pessoas felizes, um palhaço gordo e a mesmíssima enfermeira Wharton.

Depois de conseguir um trocado com o pai para o sorvete, Tuna sai com os amigos e em paralelo, a polícia pergunta á Gregory se ele não sabe nada sobre a criança desaparecida, enquanto ele serve seus sorvetes nojentos e nisso, do interior da van, a gente vê o corpo do tiozinho do parque no meio dos potes de sorvete.

Mais um flashback sobre o passado de Gregory nos é apresentado e logo depois, Gregory se nega a entregar a domicílio para uma loira fogosa que é amante do pai de Tuna.

Perto do anoitecer, as crianças se recolhem exceto o pequeno Paul que se encontra com Gregory que oferece a ele seu sorvete preferido e ao se simpatizar com o menino, o sorveteiro maluco o convida para conhecer sua van. Depois de preparar uma casquinha sem a menor noção de higiene, Gregory deixa cair a estaca de recolher lixo do velho do parque ensanguentada que logo é reconhecida por Paul. 

Gregory abduz Paul e é flagrado por Tuna que consegue fugir e se esconder. Depois de correr por um tempo, Tuna encontra Roger Smith, a criança desaparecida escondida no matagal e este diz que o sorveteiro matou o velho do parque. Tuna diz que ele pode ter feito o mesmo com o pequeno Paul e que irá contar para o seu pai, mas ao chegar lá, o homem não o ouve pois está ocupado demais tendo outra discussão com sua mulher.

O menino vai para seu quarto desconsolado enquanto Gregory ronda sua casa.

De manhã, ao sair de sua casa, Tuna encontra seus tênis sujos com bolas de sorvete e minhocas, o que significa uma ameaça direta de Gregory.

Mais tarde, Tuna acompanha sua mãe até o supermercado e ao se separar dela para fazer sua parte da compra, acaba encontrando Gregory comprando leite dando início a uma fuga pelos corredores. Tuna consegue driblar o sorveteiro se enfiando debaixo de um expositor de frutas e em seguida se enfia em um carrinho de carga até por fim se esconder no frigorífico. O esconderijo logo é descoberto pelo açougueiro que o entrega para sua mãe na gerência.

Horas depois, a polícia entrega á Gregory um mandato de busca em sua fábrica de sorvete iniciando um pente fino num ambiente nojento e mal cuidado que já não bastasse a insalubridade ainda tem a destruição de todo o produto e a revirada da mercadoria para terminar de deixar tudo um total desastre.

Gregory hostiliza os policiais e tem mais um flashback de sua experiência traumática. Depois de recolher um pouco do que sobrou, Gregory abre um passagem secreta nos fundos que dá em um depósito onde Paul é feito prisioneiro e tira o menino de lá apenas para mostrar seu prejuízo e ainda oferece a ele uma casquina semi derretida.

Enquanto isso, as crianças se reúnem no culto do pastor Langley, pai de Heather e planejam investigar Gregory para poder reunir provas de seus crimes, acreditando ainda que Paul está morto.

Chegando a noite, os Rockets se equipam com walk talks, um foguete caseiro e suas bicicletas dando início a uma ronda pelas redondezas até avistarem a van de Gregory e as crianças o seguem até o cemitério onde ele descarrega um saco preto enorme que as crianças acreditam ser o corpo de Paul, mas era apenas uma caixa com casquinhas que ele deposita sobre a lápide como forma de prestar uma homenagem ao rei do sorvete por mais um aniversário de sua morte.

Depois que o maluco se vai, as crianças constatam que o túmulo pertence ao rei do sorvete que se chamava Burt Brick.

Na sequencia, Tuna se separa dos demais e Heather vai até a van do sorveteiro que está parada e começa a fotografar os potes de sorvete insalubres como prova do delito. Ao mesmo tempo, Johnny e Tuna distraem os detetives da polícia Maldwyn e Gifford ganhando tempo, porém Heather é pega no ato por Gregory que a abduz momentaneamente.

Heather consegue se safar com sua esperteza e nesse meio tempo, os detetives batem à porta dos Langley dizendo ao reverendo que sua filha desapareceu, mas ele contesta dizendo que ela está em sua cama sonhando com os anjinhos. Os detetives pedem ao reverendo para checar por descargo de consciência e felizmente deu tempo exatamente para Heather chegar na surdina e se enfiar em sua cama se fingindo de dormida. Langley então confirma aos detetives que a menina está bem e eles se vão.

Na manhã seguinte, Heather leva o filme da câmera para ser revelado em um estúdio e vai logo depois à casa de Johnny onde argumenta com ele e Tuna que Gregory é como o violinista de Hamelin.

Mais tarde, Martin, o pai de Tuna tenta sair de sua casa com o carro, porém a van do sorveteiro bloqueia o caminho. Martin vai até o veículo para tirar satisfação chamando o trabalho de Gregory de lixo e eis que este surge dos fundos do veículo queimando a face do homem com uma chapa de waffle.

Pouco tempo depois, Gregory vai até a casa da amante fogosa de Martin com uma casquinha enorme em mãos, não com uma bola de sorvete, mas com a cabeça decapitada do amante da loura no topo.

Quando a amante descobre a casquinha da morte, Gregory a ataca com golpes de faca.

Horas depois, Gregory ensina Paul a fazer sorvete contando todos os seus segredos e ingredientes mágicos deixando o menino inclusive participar da mão de obra.

Anoitece e as crianças se reúnem no parque para discutir como proceder com as investigações uma vez que Jacob, o irmão de Johnny descobriu que o grupinho usou sua máquina fotográfica e seu filme além dele ter ficado com a nota pelas fotos reveladas que em uma cena anterior, ele e sua namorada Janet acabaram vendo saindo do quarto vermelho descobrindo as provas chocantes dos crimes de Gregory.

No Wishing Well Sanatorium, o hospício onde Gregory passou anos internado, os detetives Maldwyn e Gifford interrogam o diretor do local que é tão louco quanto os pacientes e obcecado por faze-los felizes, como Gregory que ele menciona ter se tornado inquilino e protegido da enfermeira Wharton. os detetives investigam os corredores picados com a temática de Halloween do local e encontram um paciente lobotomizado preso a uma maca.

Logo, os detetives são cercados pelos pacientes mais perigosos que são liberados dando início a uma perseguição até o lado de fora, onde Maldwyn solicita reforços pelo rádio.

Em paralelo, as crianças acabam sendo pegas por Gregory que consegue abduzir Tuna até sua van o trancando no freezer.

Johnny consegue chegar em sua casa e pede á Jacob e Janet que chamem a polícia por Gregory pegou Tuna, e este sengue dando instruções á Paul sobre o preparo do sorvete. Sabendo quem Gregory é de verdade, Jacob resolve agir por conta própria se armando com um revólver e vai até a fábrica de sorvete onde entra sozinho.

Ouvindo ruídos vindo de fora. Gregory prende Paul no depósito e apaga as luzes da fábrica. O sorveteiro consegue driblar Jacob e vai até o carro do rapaz matando Janet enquanto Paul vê tudo por uma janela rindo de satisfação.

Johnny e Heather correm e tentam se esconder, mas acabam sendo interceptados por Grefory que usa as cabeças decapitadas de Martin e Jacob como marionetes e persegue as crianças em seguida. Gregory vai até a casa da enfermeira Wharton para contar o que ele fez com as crianças e ela é totalmente condescendente. Logo depois, as crianças batem a porta da enfermeira pedindo ajuda enquanto Tuna consegue sair do freezer, porém Gregory o agarra e neste momento, os detetives chegam porém são nocauteados.

Tuna aproveita para se esconder enquanto Gregory com a ajuda da enfermeira, recaptura Heather e Johnny, porém os solta quando vê Paul, usando um quadro do rei do sorvete se passando por ele atraindo o sorveteiro louco. vemos um flashback onde Gregory tem um líquido verde abacate sendo introduzido em seu crânio através de uma seringa pelo médico louco assessorado pela enfermeira Wharton.

Paul liga a máquina de misturar sorvete que agarra Gregory jogando-o para dentro do tonel o eletrocutando enquanto ele é fatiado pelas lâminas.

Na manhã seguinte, as crianças são resgatadas enquanto a enfermeira Wharton procura por Gregory não obtendo respostas.

Mais tarde, as crianças recebem Roger Smith como um novo membro dos Rockets com direito a boina personalizada. Logo, o menino pergunta pelo pequeno Paul e lhe é respondido que ele está fazendo terapia. Nisso, somos levados ao Wishing Well, onde Paul está em uma ala misturando sorvete com um semblante insano, indicando que ele será o próximo sorveteiro...

Com um mero orçamento de dois milhões de dólares, o filme tem todos os elementos de uma verdadeira trasheira usando e abusando do grotesco, dos efeitos práticos bem produzidos para a época e uma cinematografia bastante interessante e um enredo que é o puro suco dos anos 1980, mas que funcionou muito bem na década seguinte.

O filme tem momentos específicos em que as cenas perdem parcial e as vezes até completamente a saturação e as cores e eu não sei com certeza qual é o contexto por trás disso. Como eu não tive conhecimento da existência deste longa metragem maluco na época em que passava no SBT na era áurea do Cinema em casa eu não sei dizer se o artifício faz parte do corte final original ou se foi uma edição criada para o lançamento em DVD em 2004.

A produção acabou ganhando uma fanbase bacana a ponto de que na época em que o filme estava perto de completar seus 20 anos, em 2014, os fãs organizaram uma campanha de financiamento coletivo para uma continuação que teria o título de Ice cream man 2: Sundae bloody sundae, mas por ter conseguido apenas quatro mil dólares de um total de setenta apoiadores, a campanha foi encerrada por falta de verba e estrutura, porém os planos para um financiamento alternativo ainda existem, mas até o atual momento não há atualizações do projeto.

O ator Clint Howard que deu vida ao antagonista Gregory é irmão do também ator e diretor Ron Howard e coleciona um currículo vasto com diversos filmes e séries além de ter contribuído também para a dublagem. Alguns de seus trabalhos mais notáveis são: Natal sangrento 4: A iniciação, Natal sangrento 5: Horror na loja de brinquedos, Carnossauro, O Duende 2, Little Nicky - Um diabo diferente e consta como nome a confirmado no elenco de Terrifier 3 e muitos outros.   

No mais, a violência gráfica do filme é bem ok, para um filme de terror com humor negro, porém ele é bem tranquilo para se assistir no Halloween com a criançada (pelo menos as crianças que não são frescas) garantindo boa diversão, uma história bem acelerada e facilmente digerível, além de ter um antagonista que não precisa de maquiagem para ser bizarro, já que Clint já tinha na época uma faceta bizarra, combinada com seus trejeitos insanos e sua atuação perfeita emergindo muito bem no personagem.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário