E eis que chegamos a um lançamento que já não é tão recente assim, e que de antemão eu peço mil desculpas pelo atraso em traze-lo, mas é que mês de Halloween é assim mesmo. O caso é que esta nova produção original da Paramount nos trás aos primórdios do corrido no celebre O bebê de Rosemary de 1968, obra do aclamado Roman Polansky.
Muito antes da jovem Rosemary Woodhoouse ser a escolhida como receptáculo para o filho do demônio, uma outra jovem gananciosa e igualmente inocente caiu nas garras do casal afável Castevet sendo ela o plano original.
A personagem chega a ter uma breve aparição e uma morte precoce na obra de 1968 sem que muito se saiba sobre o seu passado e este filme chega com a missão de desvendar quem foi ela e como ela chegou ao ponto de terminar literalmente na sarjeta, só que morta.
A coisa toda acontece em 1965 em Nova Iorque em uma companhia de teatro conceituada onde a jovem Terry Gionoffrio se prepara para uma grande apresentação que poderá definir o futuro de sua carreira.
A apresentação corre normalmente tendo tudo para ser um grande sucesso, porém um salto faz com que Terry tenha uma brusca queda que faz com que seu pé se quebre, a levando imediatamente para a mesa de cirurgia complicada que a faz ser afastada da companhia definitivamente.
Com as coisas indo de mal a pior, Terry se vicia em analgésicos para poder suportar a dor enquanto busca por uma nova oportunidade em outras companhias de menor prestígio, chegando inclusive a ser humilhada para conseguir uma vaga, coisa que ela rechaça por ter seus valores.
Insistindo em seguir mesmo com todos os percalços, Terry recebe da amiga Annie Leung o endereço do apartamento de um empresário teatral chamado Alan Marchand , mas ao chegar lá, ela sente uma forte tontura e cai na sarjeta sendo amparada por um casal de velhos que a levam desmaiada para sua casa.
Ao voltar a si, Terry percebe que está no quarto dos idosos e os encontram na sala de estar. Eles se identificam como Minnie e Roman Castevet e eles mencionam como ela veio parar até eles. Sabendo das dificuldades que a jovem vem enfrentando, os Castevet oferecem para ela um apartamento adjacente ao deles para que se hospede sem qualquer custo, já que os velhos estão bem de dinheiro.
Depois de discutir a situação com Annie, Terry faz as malas e se muda sem pensar duas vezes. Ao chegar em seu novo quarto no apartamento 7A, encontra uma carteira na cômoda pertencente a uma tal de Joan Celuski, que Minnie diz ter sido uma antiga inquilina que foi embora do apartamento do nada.
Na cena seguinte, por intermédio de Roman, Terry consegue uma nova audição com Alan em seu apartamento, porém o que o rapaz faz é seduzi-la com bebida e a faz se abrir sobre sua infância difícil em um sítio onde sua família tem um abatedouro de porcos.
Depois de um brinde, uma única golada faz com que Terry comece a se sentir tonta iniciando uma alucinação onde a jovem dança num musical com Alan, até que ela é deitada sobre uma plataforma e amarrada pelos pulsos. Nisso, chega uma entidade demoníaca coberta de purpurina que avança sobre ela fazendo-a acordar na manhã seguinte.
Terry não se lembra de nada que aconteceu depois que ela desmaiou e nisso, Alan a parabeniza dizendo que ela conseguiu uma vaga em sua companhia, onde ela começa sem perda de tempo e mal chega e já consegue nutrir a inimizade de Vera Clarke que é uma invejosa e desconfia que a nova colega se deitou com o empresário para conseguir um lugar em sua peça.
Além disso, Terry percebe que seu corpo está repleto de hematomas e arranhões e ao chegar em casa se encontra com Minnie que lhe apresenta a sua amiga perita em ervas medicinais Lilly Gardênia que aplica nas feridas da jovem uma pomada natural.
A noite, enquanto dorme, Terry pressente ter seu sono zelado por uma figura demoníaca até que ela acorda e percebe que seu pé sequelado está completamente bem, o que lhe garante um desempenho muito melhor que o primeiro no ensaio da companhia na manhã que se segue.
Dias depois, Minnie dá uma festa à fantasia em seu apartamento para apresentar Terry aos seus amigos e entre eles o obstetra doutor Sapirstein.
Depois de presenciar uma rápida briga entre Minnie e Gardênia, Terry é presenteada com um casaco de pele e um medalhão com um pingente chamado de amuleto de Tanis para protege-la.
Na manhã seguinte, Terry acorda com enjoo e depois de se consultar com um ginecologista descobre estar grávida. Ao contar para Annie sobre seu estado, ela revela que quer abortar para seguir com seu sonho de ser uma estrela.
Na cena seguinte, Terry está na lavanderia centrada dos produtor de limpeza de roupa pensando em ingeri-los para provocar um aborto espontâneo, mas uma força sobrenatural a impede e nisso, vemos passar de relance por ela nada menos que sua vizinha Rosemary Woodhouse.
Horas depois na companhia, Terry passa por uma brincadeira sem graça referente a sua gravidez pelas mãos de Vera e é defendida por Alan que anima sua estrela a seguir com os ensaios sem deixar que ninguém tire seu foco.
Ao voltar para o 7A, Terry encontra o casal Castevet enfiado em seus aposentos e os velhos se mostram muito interessados na gravidez da jovem chegando inclusive a pedir a criança em adoção caso ela não tenha como criar, mostrando inclusive um velho berço que eles guardam para um herdeiro. Em troca, os velhos oferecem o que Terry quiser, como por exemplo, o estrelato em uma grande peça na Broadway.
À noite, o sono de Terry é interrompido com aparição repentina de Gardênia que desfere vários ataques com uma tesoura fazendo a jovem se esconder e só ter tempo de ouvir a velha ter um ataque e colapsar tendo que ser levada as pressas para o hospital.
Ao se encontrar com os Castevet, Terry descobre que Gardênia entrou em coma e que se a jovem não tivesse agido a tempo chamando uma ambulância algo pior poderia ter acontecido com a velha.
Na sequencia, Terry invade o apartamento de Gardênia e encontra um pequeno livro sobre satanismo mas antes que pudesse conseguir ler algo, a jovem sente a aproximação de alguém e evade do local.
No dia seguinte, durante um ensaio, Vera repentinamente tem estranhos espasmos musculares se contorcendo toda o que faz com que seu papel de protagonista da peça de Alan seja passado para Terry pelo próprio.
Horas depois, Minnie corta o cabelo de Terry enquanto tenta convence-la energicamente a ficar com o papel que era de Vera na peça e acaba cortando superficialmente um pedaço da orelha da jovem.
Dias depois, Terry se apresenta na peça de Alan recebendo aplausos e depois do show ela se isola em seu camarim onde vê sua barriga crescida refletida em um dos espelhos fazendo-a se assustar.
Nisso, Terry resolve ligar para o doutor Sapirstein dizendo estar preocupada com ela e com o bebê e o médico a aconselha a pedir á Minnie para fazer a mala da criança dando a entender que o parto irá se adiantar, porém a jovem suplica sigilo sobre o assunto á velha intrometida o que é negado.
Na sequencia, Terry resolve ler o livro de Gardênia e encontra gravuras do amuleto de Tanis e a figura de uma mulher grávida muito estranha. Terry é interrompida pela chegada de Minnie que resolve ver se a jovem está precisando de algo, mas a velha acaba sendo despachada.
Terry sai do prédio sem ser vista com alguns pertences da misteriosa Joan Celuski como uma pequena bíblia que estranhamente arranha a sua mão. Ao se aproximar do altar, Terry passa mal, mas segue até encontrar uma freira para quem ela mostra uma foto de Joan e o livro satanista de Gardênia.
A religiosa diz haver um rumor de uma misteriosa seita satanista na cidade ministrada pelo filho do líder fundados, cujo propósito é trazer ao mundo o anti-Cristo e que a jovem Terry foi a escolhida da vez como receptáculo para o bebê demônio.
Sem pensar duas vezes, Terry vai com Annie até uma clínica clandestina de aborto e ao passar pelo procedimento, ela sente uma forte dor e acaba dando um chute na cirurgiã que tem um ataque frente aos olhos das duas que se vão sem sucesso.
Terry revela para a amiga o que aconteceu com Gardênia e com a tal Joan e se despede de Annie dizendo que irá resolver as coisas sozinha.
Ao voltar ao apartamento, Terry tem visões com Alan e se dirige a um salão escuro onde encontra uma enorme mesa com um crânio de um animal com chifre e outros objetos próprios de um culto satânico. Lá, ela encontra o próprio Alan que diz que a jovem sempre pertenceu a escuridão. Ao recuperar suas memórias reprimidas e descobrir que os Castevet e o empresário estavam mancomunados desde o início, a jovem desfere uma punhalada no peito do rapaz matando-o.
Terry tenta fugir do prédio ás pressas, mas ao ser proibida, ela se tranca em seu apartamento onde encontra os Castevet metidos lá. A jovem revela saber que eles são satanistas e ameaça apunhalar o bebê do demônio que a impede.
Roman revela ser o filho do fundador do culto e que seu pai sofreu desde jovem perseguições e agressões pelos cristãos que temiam sua fé no pata rachada e que desde que ele tomou conhecimento da missão do pai, passou a liderar uma caça ao receptáculo do filho das trevas que é Terry.
A jovem é levada por Roman até os seguidores do diabo trajados para a festa de iniciação de Terry e estes enaltecem o coisa ruim dando como certo o início de uma nova era de escuridão. Terry toma uma taça de vinho, enaltece o demônio dando início a uma performance musical muito desnecessária.
Logo na sequencia, Terry abraça Minnie a agradecendo pelo papel de sua vida e depois ela se aproxima de costas da janela onde ela se joga para a morte sendo cercada por curiosos.
Um instante após os créditos, vemos os Castevet chegando até o térreo onde o corpo de Terry está jogada e passam próximos à Guy e Rosemary, suas futuras vítimas...
Não vou enrolar muito e serei direto. Realmente o filme é tudo o que dizem sobre ele: é fraco, zero violência gráfica, a obra aposta mais no suspense do que no terror ocultista propriamente dito e não trás nada realmente novo no roteiro, sendo um ctrl+c e crtl+v do clássico de 1968, com algumas alterações.
Uma das que mais pegou os fãs da obra de Polanski foi a cena na lavanderia que acontece em O bebê de Rosemary onde a protagonista tem uma interação com Terry, aliás, as duas chegam a se conhecer e a estabelecer uma amizade e neste prólogo o roteiro simplesmente quebrou o cânone.
Aliás, a Terry do filme de 1968 é mais viva, sorridente, soa ser até mesmo um tanto vulgar, nutrindo o hábito de fumar e um visual exuberante tal qual uma jovem vedete, enquanto a Terry de 2024 é uma coitada, inocente, simples e que está sempre com um semblante de tristeza... beleza, eu até entendo que ela está passando por um turbilhão de coisas, mas um sorriso com vontade não mata ninguém.
O filme erra e muito quando introduz em momentos nada propícios um musical totalmente aleatório como na cena em que Terry é dopada por Alan para ser inseminada pelo coisa ruim que aliás, tem um visual muito ridículo com todo aquele brilho. Outro momento é a cena final, quando Terry dança no meio da festa dos satanistas ao som de Be my baby do grupo The Ronettes. Ao menos na trilha sonora o filme acertou, por que no resto, só por Deus.
Em se tratando de atuação, quem rouba a cena desta vez é a veterana ganhadora do Oscar Dianne Wiest no papel de Minnie, conseguindo passar um pouco da essência da eterna Ruth Gordon, a Minnie original em todos os seus trejeitos e até mesmo o tom de vos. Dianne é conhecida por clássicos como Edward mãos de tesoura, Da magia à sedução, Footloose - Ritmo louco, A gaiola das loucas, Os garotos perdidos entre muitos outros.
E para finalizar, ainda falando de fan service, temos a aparição final de Rosemary e Guy na cena final sem qualquer diálogo ou interação com Minnie e Roman. Eu até entendo que o foco tem que ser todo na Terry, mas não ia cair a mão de ninguém se o filme se encerrasse com os Woodhouse e os Castevet tendo uma conversa sugestiva para dar o gancho para o capítulo seguinte e deixar o público com um gostinho de vontade de rever o clássico. Enfim, o filme foi todo mal conduzido pela direção precária de Natalie Erika James e o resto da produção e merece o limbo.
Trailer:
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