Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Criaturas / A hora das criaturas / Critters (1986)


A segunda metade dos anos oitenta acabou trazendo uma nova forma de se fazer rir em um filme de terror com a criação dos Gremlins, um grupo de criaturas escamosas geradas a partir de uma outra criatura de aparência fofa quando esta se molha e é alimentada a noite. 

É claro que o sucesso dos monstrinhos de Steven Spielberg aguçou a ganância de Liam Buck e Stephen Herek para trazer o quanto antes outro grupo de monstrinhos peludos para rivalizar com os Gremlins e assim garantir sua fatia do bolo.

Assim, em 1986 estreou A hora das criaturas (ou somente Criaturas) um filme mesclando comédia com terror e uma boa pitada de ficção científica dando aquela chupinhada bonita (para não dizer inspiração) na obra mais influente do gênero, Star Wars trazendo o elemento dos alienígenas super avançados tecnologicamente falando, naves espaciais cheias de luzes e botões coloridos e armas que disparam laser para todos os lados.

Ainda usaram o elemento da comunidade rural como alvo da invasão referenciando grandes clássicos do terror sci fi dos anos 1950 - 1960, palco de pérolas como a versão pioneira de O enigma do outro mundo, O ataque das aranhas gigantes, A bolha, entre outros.

Tudo começa no espaço quando pequenas criaturas alienígenas peludas, cheios de dentes afiados e olhos enormes e avermelhados com um apetite voraz conhecidas como Critters fogem de uma prisão intergaláctica situada num asteroide durante sua transferência.

Uma dupla de caçadores de recompensas é notificada sobre a fuga dos Critters. Rumo ao nosso planeta, a dupla estuda nossos costumes, tecnologia e procuram por duas pessoas das quais eles possam copiar seu rosto e assim se misturar com os terráqueos enquanto investigam o paradeiro dos monstrinhos.

Enquanto isso, num pequeno município rural do Kansas, a família Brown composta por Jay, sua mulher Helen e seus filhos, a adolescente April e o mais novo e problemático Brad, vivem uma vida comum em meio as travessuras do caçula sempre na companhia de seu amigo Charlie MacFadden, mecânico local e ex-jogador de beisebol aposentado precocemente devido ao seu problema com o álcool.

A dupla de caçadores capta através de sinal via satélite imagens de teve da Terra e um deles resolve assumir o rosto de um cantor de rock a la Bon Jovi, enquanto o outro permanece sem face por não ter se decidido em quem se disfarçar.

A noite, Brad revoltado pelo castigo que ele ganhou por assumir uma travessura no lugar de Charlie, resolve pular a janela para caminhar pelo mato e acaba avistando um OVNI aterrissar na fazenda e quando ia investigar, dá de cara com seu pai que ia fazer o mesmo ao sentir um tremor de terra. Os dois encontram uma das vacas de sua fazenda morta incinerada e resolvem buscar uma arma para investigar mais a fundo o que está acontecendo.

Charlie, que também viu a espaçonave enquanto bicava uma garrafa de bebida corre até a delegacia, enquanto os Critters fazem um  banquete com um policial que passara por lá naquele instante.

Chegando na delegacia, Charlie pede desesperado que a recepcionista Sally contate o xerife e o exército para fazer frente a invasão alienígena, porém a servidora pública que já conhece bem a reputação de louco e bêbado de Charlie e acaba deduzindo que ele está alucinando por conta do álcool.

Neste mesmo instante, a dupla de caçadores causam o maior tumulto na igreja e no salão de boliche enquanto procuram os Critters. Um dos caçadores, aquele que estava sem uma face humana definida, copia as feições de Charlie que estava por lá bebendo como de costume depois de assumir a face de outras duas pessoas, entre elas o padre local.

Charlie corre em direção a dupla numa tentativa de avisar que ele sim viu os Critters mas é ignorado.

De volta a fazenda, enquanto April e o namorado Steve fazem sexo as escondidas no celeiro, os Critters que estavam no local atacam o rapaz e o matam enquanto April grita desesperadamente.

Jay e Brad percorrem o porão tentando restabelecer a energia elétrica, que assim como o telefone, fora cortado pelos Critters e na busca, Jay acaba sendo atacado e envenenado pelas criaturas ficando semi imobilizado. Brad então resolve montar em sua bicicleta buscar ajuda, enquanto sua mãe cuida de Jay e April, ainda abalada com tudo que aconteceu.

No caminho, Brad cruza justamente com a dupla de caçadores de recompensa e acaba desconfiando que eles não são do nosso mundo mas mesmo assim pede ajuda a eles. Brad então faz um trato de ajudá-los a chegar até os Critters em troca da dupla ajudá-lo a salvar sua família.

Chegando a fazenda, o trio descobre que April foi raptada pelos Critters e todos se mobilizam para fora da fazenda a procura dela.

Charlie também chega no local se prontificando a ajudar seu amigo e familiares. Depois de conseguir resgatar Abril e afugentar os Critters para longe com a ajuda dos caçadores, Charlie resolve usar sua velha garrafa, ainda com uísque e um pedaço de trapo como coquetel molotov, lançando o explosivo improvisado direto na espaçonave que veio levar os Critters de lá. Durante a fuga, a nave lança um raio laser na casa dos Brown que vira escombros.

O explosivo de Charlie aciona o pavio de uma bombinha que Brad anteriormente havia deixado cair na nave e esta explode evitando a fuga dos Critters.

No fim de toda confusão, gratos pela ajuda de Brad, a dupla de caçadores dá ao menino um dispositivo com o qual ele pode chamá-los se precisar de ajuda futuramente.

O dispositivo por sua vez começa a apitar sozinho e quando Brad apertar o botão central, este faz com que os escombros da fazenda se juntem até que a casa se conserta instantaneamente para a alegria dos Brown. Porém, nos fundos da fazenda, repousam uma porção de ovos de Critters.

A hora das criaturas é um filme bem produzido para a época, com ótimos efeitos visuais, maquiagem e a ótima confecção dos Critters, que saíram com uma aparência não só assustadora, mas também um bocado realista ajudado pela sua ótima movimentação e efeitos mecatrônicos.

O único defeito do filme é que ele está levemente datado, mas não é nada que atrapalhe a experiência, muito pelo contrário, este é título extremamente necessário que apesar de não ser criativo diverte bem já que o filme apesar de ter antagonistas esteticamente assustadores eles fazem mais é gerar risos do que sustos visto sua inspiração mais do que óbvia aos Gremlins.

No aspecto artístico não tivemos muitas caras conhecidas, tirando o jovem Billy Zane no papel de Steve o namorado de April. E apesar de não ter feito nada muito relevante nos anos seguintes, Don Keith Opper, o intérprete de Charlie (que também fez parte da roteirização do longa metragem) permaneceu nas sequencias clássicas ficando de fora apenas de Criaturas ao ataque, o quinto e mais recente capítulo da franquia Critters.



Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário