Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Presentes / Offerings (1989)


Aí está um slasher competente bastante esquecido nos dias de hoje.

Trazendo um enredo repetitivo, porém envolvente e cheio de identidade própria, a obra de 1989 chega a ser bem interessante como passatempo e percebe-se pela montagem que este filme bebeu muito da fonte dos principais slasher que estavam inundando os cinemas e locadoras blockbusters da época.

Ainda sim consegue ser diferente e atrativo com um enredo que conta tudo mastigadinho como surgiu o antagonista e suas motivações sempre bem detalhado já no primeiro ato, coisa que muito raramente se via neste nicho e quando tinha era em alguma sequencia tardia.

Presentes conta a história de infância sofrida do menino John Radley, que foi abandonado muito cedo pelo pai e acabou sendo criado pela mãe megera que o trata com a maior frieza e descaso. Não bastasse isso ainda sofre bullying nas mãos de colegas de escola e vizinhos, conquistando a empatia apenas de sua vizinha, a pequena Gretchen, com quem sempre brinca.

Como desgraça pouca é bobagem, John ficou com uma sequela pelo trauma do abandono: ele não fala uma palavra desde então e ainda por cima tem a estranha mania de torturar e matar animais pequenos.

Certo dia, durante uma jogatina de damas com Gretchen, John é perseguido por seus haters até um parque campal onde as provocações continuam frente a um poço artesiano seco. Os garotos então, desafiam John a andar sobre as beiradas do poço. Intimidado ele cede e acaba caindo de um altura considerável. Assustados, todos menos Gretchen fogem e fingem que não sabem de nada.

Dez anos depois, John agora adulto, internado numa clínica psiquiátrica passa por um tratamento de sedação. Por todo esse tempo ele se manteve catatônico e horrivelmente deformado pelas feridas que a queda proporcionou.

O médico responsável, deixa uma enfermeira tomando conta de John para cuidar de outro paciente. O médico acaba demorando muito e o efeito do sedativo passa fazendo John despertar furioso, fazendo da enfermeira sua primeira vítima fatal antes de escapulir do estabelecimento.

Gretchen agora uma mulher, se despede dos pais que resolveram viajar por duas semanas, assim como os de sua melhor amiga Kacy.

Aproveitando que a casa é toda dela, convida Kacy e seus respectivos namorados para passar a noite com elas vendo um filme de terror e comendo pizzas.

Mais cedo, um dos vizinhos de Gretchen e coincidentemente um dos garotos que provocaram o acidente de John na infância, resolve botar o lixo para fora, porém o saco se rasga, fazendo-o ir até o porão procurar um rastelo e outro saco plástico. Lá, na penumbra, Jhon, escondido acerta o rapaz e o amarra numa plataforma. Ao acordar ele é amordaçado e assassinado friamente.

Naquela mesma tarde, antes da noitada, Gretchen chega do colégio e é recebida pelo seu cão de estimação Bud, que sem ela perceber foge com um pedaço de dedo humano decepado. Gretchen porém, encontra um pequeno rastro de sangue e acredita que Bud matou (mais uma vez) algum animalzinho pequeno.

Durante a noitada, depois de um certo atraso, as pizzas chegam com um gosto diferente do usual.
Gretchen, mais tarde encontra o dedo decepado e desconfia que o recheio da pizza seja proveniente de carne humana, contactando no ato o roliço xerife Chism, que dadas as circunstâncias afirma que Gretchen e a amiga podem estar sendo vítimas de algum trote, porém manterá as duas sobre vigia enquanto investiga mais a fundo.

John por sua vez continua fazendo mais vítimas pela vizinhança, os mesmos jovens que quando crianças abusaram de sua fragilidade.

Ao abrir o jornal matutino para ler as manchetes, Gretchen encontra embrulhado, um pedaço de nariz decepado nadando em sangue. Chocada, ela telefona para o xerife que ordena que ela e a amiga permaneçam em casa a sete chaves numa tentativa de não preocupá-las, pois no fundo ele sabe que o responsável pela chacina é John Radley a resolve fechar o cerco sobre ele, mandando o investigador fazer uma ronda no cemitério local, junto de seu desajeitado assistente que encontram o túmulo da mãe de John destruído e a sepultura profanada recentemente.

O investigador, tem um encontro cara a cara com John e numa tentativa de ganha-lo através do apelo emocional acaba sendo brutalmente assassinado.

John continua perambulando pela cidade noite a fora, enquanto os pais de Gretchen tentam dar um telefonema direto do aeroporto, porém a filha desliga na cara deles, e liga diretamente para a telefonista aflita, pois sentiu alguém se aproximando. Infelizmente as linhas estão todas ocupadas e quando uma fica vaga, o telefone é cortado por fora.

Gretchen resolve fugir de casa após encontra Kacy morta. Ao invadir a casa de uma vizinha para pedir ajuda, a proprietária do local também é encontrada degolada para o desespero da garota. Ela então corre para a rua com uma arma que encontrou e se encontra finalmente com John, alvejando-o. Porém, as sequelas deixadas pelo acidente o fizeram imune a dor.

John se levanta e continua perseguindo-a, até que Gretchen encontra o xerife Chism, que armado com um rifle atira várias outras vezes conseguindo que finalmente John tombe proferindo a primeira palavra desde o trauma: amor. Gretchen então respira aliviada sobre o amparo do xerife, pois sabe que John agora descansa em paz finalmente.

Presentes é um filme cheio de clichês (e de surpresas) pois tem uma vaga semelhança á versão original de Halloween, tanto pelo formato que trouxe um antagonista que persegue a mocinha de forma furtiva, tanto pelo fato que o assassino segue buscando sua vingança de forma pitoresca e ainda por cima enviando secretamente oferendas de amor para a crush de infância. 

A trilha sonora com ótimos temas instrumentais de gelar a espinha e o tema principal por sua vez lembra muito o tema principal do primeiro Halloween, fora que o próprio antagonista tem uma aparência que lembra Michael Myers por seu semblante pálido e inexpressivo, além de sua aparente indestrutibilidade. 

A trama é lenta em alguns momentos e exageradamente escuro na reta final, o que incomoda um pouco apesar da ideia de emersividade, mas nada que prejudique a experiência. É um slasher oitentista que fez bem seu papel e merece ser bem assistido apesar de não ter entrado para o hall dos memoráveis.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário