Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Acampamento Sinistro / Sleepaway Camp (1983)

 


Se tem um filme que conseguiu provar que até um slasher tranqueira cheio de falhas e de clichês, com um roteiro previsível e nada inivador, somado a um elenco fraco cheio de desconhecidos pode se tornar um clássico cult, esse sem dúvidas é Acampamento sinistro.

O filme começa anos antes do enredo principal se desenrolar. John é um homem divorciado e pai dos gêmeos Peter e Angela, com quem aproveita as calorosas férias de verão em um lago adjacente ao famigerado acampamento Arawak.

Perto dalí estão três jovens a bordo de uma lancha, que por pura irresponsabilidade do condutor, perde o controle causando um acidente fatal para dois dos três membros da família de John.

Oito anos depois, Angela, a única sobrevivente do acidente, se tornou uma pessoa super introvertida e calada devido o trauma. Ela vive desde o acidente com sua tia, a avoada Martha e seu primo Ricky.

Como as férias chegaram, Martha que e médica consegue vaga num acampamento para jovens junto de um par de atestados médicos para seu filho e sobrinha. O acampamento ironicamente é o Arawak.

Lá, Angela tem uma péssima recepção se tornando o motivo de ranço da patricinha vadia, Judy por quem Ricky tem uma queda, mas por outro lado é bem tratada por Ronnie, o líder dos monitores que trata de faze-la se sentir em casa.

Por não ter se adaptado ainda ao cardápio do local, Angela é direcionada por Ronnie até o chefe da cozinha, Artie para que ela escolha o que quiser comer.

Artie é notoriamente um abusador de menores e não perde tempo em tentar se aproveitar de Angela por acreditar que ela é uma presa frágil, porém antes que pudesse terminar de tirar a cinta, ele é surpriendido por Ricky e antes que o garoto pudesse sofrer uma represália, ele é salvo pela intervenção de Mel, o diretor sessentão do acampamento que fazia uma inspeção.

Não muito mais tarde, Artie é pego de surpresa por alguém misterioso que o agarra por trás a força fazendo-o colidir com um caldeirão quente que o deforma quase que totalmente.

Depois que Artie é levado pelos paramédicos, Mel suborna a Ben e os outros cozinheiros para que não deixem que o acontecido vaze sob hipótese alguma e muito menos entre os acampantes.

Depois de jogarem baseball a tarde toda, os garotos se preparam para um baile a noite que mal começa e Angela já é alvo dos valentões comandado pelo sarrista Kenny, que caçam briga com Ricky e desta vez também com seu amigo Paul, que sente uma empatia muito grande com a prima introvertida do garoto.

Na mesma noite, antes de dormir Kenny e os outros saem para dar uma volta e o garoto convida sua ficante Leslie para andar de canoa, porém a embarcação vira e a garota deixa o piadista sozinho tirando sarro debaixo da canoa onde é abatido pela pessoa misteriosa.

No dia seguinte, o monitor que cuida do lago, encontra a canoa de Kenny virada e o garoto morto, chamando rapidamente Ben que mais uma vez passa pano pelo bem da reputação do local.

Angela continua passando por provocações desta vez vindas de Meg, amiga de Judy e amante de Mel, que também tem antipatia pela prima de Ricky. Outro que também provoca quem está quieto é Billy, que encontra seu fim quando está soltando um barro na casinha. A pessoa misteriosa rasga a tela do banheiro e solta uma colnéia cheia de abelhas depois de trancar a porta.

Farto com mais uma morte, Mel resolve fechar o acampamento, mas antes ele quer pegar o assassino com suas próprias mãos e este ele julga ser Ricky por ter uma forte implicancia dele.

Ao cair da noite, Angela resolve corresponder aos encantos de Paul, porém antes que conseguisse avançar o sinal, a garota tem uma lembrança de quando ela e Peter viram as escondidas o pai tendo relações homo afetivas e na hora se afasta do crush.

Em outro momento, já sabendo dos pombinhos, Judy resolve afrontar Angela se insinuando para Paul e não bastando isso, ainda se aproveita do fato de Angela não querer nadar de forma nenhuma para junto de Meg jogá-la no lago.

Ricky vê tudo e é impedido por Mel de interceder, porém a chegada de um dos monitores faz com que Mel solte o garoto, que tira a prima da água.

Depois que tudo se normaliza, o tempo passa e Meg que havia marcado um encontro com Mel, vai para a canaba vizinha tomar banho. Lá, ela é esfaqueada por trás sem chance de sobreviver.

Em contrapartida, Paul consegue se desculpar com Angela pelas investidas de Judy e ainda consegue descolar um encontro para mais tarde com a garota.

Sem aguentar mais esperar, Mel procura por Meg e ao descobrir que ela está em uma das cabanas se banhando ele vai para lá e encontra o cadáver da amante. Inconsolável e revoltado, Mel resolve fazer justiça com as prórpias mãos e procura por Ricky sozinho.

Neste instante, Eddie, um dos monitores está afastado acampando ao ar livre com as crianças menores até que uma dela reclama que não consegue dormir e que quer voltar pro acampamento. Sem paciencia ele vai até um telefone próximo e aviza ao acampamento que ele e os meninos irão voltar.

Em sua cabana, Judy está sozinha alisando seus cabelos, quando a pessoa misteriosa a ataca com sua própria chapinha e a mata asfixiada com o travesseiro.

Do outro lado, Mel encontra Ricky e o confronta deixando-o inconsciente. Na mesma hora, o diretor do acampamento avista alguém que o atinge com uma flecha no pescoço matando-o.

Ao retornar para os garotos, Eddie encontra apenas os corpos brutamente assassinados e alerta os amigos para que chamem a polícia pois tem um psicopata a solta.

Juntos, os monitores perambulam por todos os lados a procura de pistas, até que se deparam com Angela, sem roupa acariciando a cabeça decaptada de Paul revelando a garota como a assassina do Arawak e não só isso, ela é na verdade um garoto! Ela é Peter!

Num rápido flashback é revelado que a tia Martha queria muito uma menina e não outro menino então ela rebatizou Peter com o nome de sua irmã e o fez se passar por menina esse tempo todo, não bastasse o trauma de infância Peter ainda teve que passar por uma crise de identidade de gênero, o que fez dele um psicopata trans, o primeiro de todo subgênero slasher.

Essa reviravolta totalmente inesperada foi o que fez o filme ser cultuado por uma legião de fãs e gerar mais duas sequências, sem Felissa Rose no papel de Angela, além de uma quarta parte que nada mais era do que um recapitulando da trilogia. 

Apenas em 2008 depois dos fãs baterem muita panela, uma sequência direta do primerio filme, desta vez com Felissa devolta ao seu único papel de destaque na carreira além do retorno dos interpretes originais de Ricky e Ronnie que foi razoávelmente bem.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário