Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 29 de janeiro de 2022

O bebê de Rosemary / Rosemary's baby (1968)

 


O bruxismo nunca esteve tão bem representado no cinema como nesta que é uma das maiores e mais memoráveis obras da carreira de Roman Polanski que trabalhou tanto na roteirização quanto na direção do longa de 1968.

Tudo começa com a chegada do casal Guy (que é ator) e Rosemary Woodhouse a um condomínio de luxo em Bramford, Nova York onde mal chegam e já começam a ouvir boatos de assassinatos acerca de sua nova moradia.

Guy e Rosemary atualmente desejam muito ter filhos, mas parece que a natureza não está querendo ajudar e olha que tentativas para a fertilização não faltam, porém há algo impedindo que o bebê Woodhouse seja concebido.

Rosemary rapidamente faz amizade com Terry Gionoffrio que vive de favor com o gentil casal de idosos Roman e Minnie Castevet que a tiraram do fundo do poço quando a viram pela primeira vez como um farrapo humano.

Na noite seguinte, Terry é encontrada morta e a suspeita preliminar da polícia é de que ela tenha tirado a própria vida ao saltar da janela. O casal Castevet reconhecem Terry e sem o menor sinal de um impacto com o ocorrido, os velhinhos contestam a hipótese do suicídio friamente.

Mesmo não querendo intimidades com os Castevet, Guy e Rosemary correspondem a um convite para jantar com os vizinhos que se mostram estranhamente cordiais.

Querendo a todo custo bancar a vizinha autruista praticamente da família, Minnie apresenta aos Woodhouse sua amiga Laura Louise e ainda presenteia Rosemary com uma corrente prateada com um pingente esférico chamado de amuleto de Tanis.

Naquela mesma semana, Guy recebe a notícia de que ele ficou com um papel em uma obra que ele estava tentando entrar, porém o custo foi que o ator anteriormente confirmado para o papel, Donald Baumgard misteriosamente acordara cego naquele dia impedindo-o de atuar.

Incomodado com o custo do papel, Guy resolve dar prioridade para a família, continuando a tentar engravidar Rosemary.

Depois de um jantar romântico regado a muita bebida, Rosemary vai para seu quarto descansar e começa a ter estranhas alucinações com uma viagem de barco para uma espécie de retiro onde ocorre um culto sinistro liderado pelos Castevet, seguidos de outros idosos e Guy completamente do jeito que vieram ao mundo.

Rosemary acorda em casa ao lado de Guy muito confusa pois aquelas visões lhe eram muito reais duvidando de sua sanidade.

Coinscidentemente, um tempo depois dessa viagem alucinógena, Rosemary finalmente fica grávida e Minnie se intromete novamente apresentando aos futuros papais, seu amigo e ginecologista obstetra, o doutor Abe Saperstein para que cuide da gestação da vizinha, contrariando as recomendações do doutor Hill, o ginecologista particular de Rosemary.

A gestação tem feito Rosemary passar noites em claro, cheia de dores e como consequencia, perdera muito peso em pouco tempo.

Certo dia, aparece Edward Hutch, um amigo do casal Woodhouse que debate com Roman sobre a gravidez de Rosemary onde um discorda categoricamente da opinião médica do outro. Hutch tem sua atenção redirecionada para o amuleto de Tanis e no fim da noite telefona para Rosemary pedindo que vá vê-lo para que eles possam conversar, mas sem especificar o motivo.

No dia seguinte, depois de muito esperar, Rosemary resolve telefonar para Hutch e descobre por intermédio de Grace Cardiff, uma amiga de Hutch que ele adoeceu e misteriosamente entrara em coma.

Tempos depois, Rosemary resolve dar uma festa para alguns amigos porém exclui os Castevet e seus amigos intrometidos. Não só isso, por conta própria, a futura mamãe resolve parar de tomar as vitaminas de ervas que Minnie lhe receitara.

Aconselhada pelas amigas de verdade, Rosemary resolve voltar a se consultar com o doutor Hill por não confiar mais nos métodos do doutor Saperstein e pelo fato de suas dores e noites mal dormidas se tornarem um constante, mas Guy é totalmente contra. No calor de uma discução as dores de Rosemary passam na hora.

Há três semanas do parto, Rosemary recebe a noticia que Hutch morreu e no velório encontra-se com Grace que envia a ela um livro sobre bruxismo que Hutch queria mostrar a Rosemary antes de partir.

Numa das páginas do livro, está grifado a caneta uma página que fala sobre um amuleto feito com o fungo de pimenta do diabo cujo odor coinscide com o do amuleto de Tanis. Lá também estão destacadas algumas frases que são anagramas e ao desembaralhar, descobre que o nome Steven Marcato (que foi filho de um ex-residente de Bramford acusado de satanismo anos atrás) é um anagrama para Roman Castevet. Rosemary crê que ambos são a mesma pessoa. O livro ainda mostra uma passagem sobre um ritual envolvendo o sangue de um recém nascido.

Guy é confrontado sobre o assunto, porém desconversa achando que tudo não passa de frutos da imaginação fértil de Rosemary que se deixou levar pelo conteúdo supostamente ficcional de um livro de procedência duvidosa.

Tomando conhecimento do livro, o doutor Saperstein também desclassifica o conteúdo tomando-o como charlatanismo e anti-científico, mas o médico transmite um ar de quem sabe o que de fato está acontecendo e por isso receita calmantes fortes para Rosemary que os rejeita.

Minnie viaja para fora com Roman para cuidar da saúde do marido, que segundo o doutor Saperstein, tem pouco tempo de vida.

Sem tempo a perder, Rosemary marca uma consulta com o doutor Hill onde fala tudo o que suspeita sobre os Castevet e que Guy é conivente. Diz ainda que suspeita que a cegueira repentina de Donald Baumgard e a morte de Hutch foram encomendados e executados através de bruxaria.

O médico aparenta não acreditar em Rosemary, diz que irá ajudá-la, mas no mesmo instante chegam Guy e o doutor Saperstein que a levam para casa e o médico de Minnie ameaça internar a mulher de Guy em um hospício se ela continuar contando histórias.

No caminho de casa, Rosemary consegue se desvensilhar de seus algoses e se tranca dentro do apartamento. No entanto, Guy, o doutor e todos os supostos bruxos a cercam e aplicam um sedativo fazendo a jovem grávida capotar na hora.

Rosemary acorda a tempo para descobrir ter entrado em trabalho de parto mesmo desacordada e que o bebê, um menino acabou morrendo, porém ela contesta a versão.

Guy tenta convencer a mulher que nem ele e nem os vizinhos são bruxos e anuncia que os dois irão para Beverly Hills em breve.

Cuidada por uma das vizinhas, Rosemary se livra dos comprimidos que lhes foram dados e quando se fortalece, foge do quarto com uma faca na mão.

Perambulando pela casa, Rosemary chega até a sala onde descobre os Castevet e os outros idosos que se revelam finalmente como bruxos e que seu propósito era o de inseminar Rosemary para que trouxesse ao mundo o filho de satã.

Roman revela que a criança está viva e oferta a Rosemary que tome conta do bebê como mãe, já que Minnie e Laura Louise estão velhas demais para a função.

Exaurida e sem saída, Rosemary sucumbe a vontade do demônio e condena o futuro da humanidade.

Sem duvidas um filme perturbador, simples com uma velocidade muito boa de se acompanhar. O que não se pode dizer o mesmo é da sequência que veio anos depois, diretamente para a tevê e com quase nenhum ator do elenco original, com uma história fraca, arrastada e forçada.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário