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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 22 de janeiro de 2022

Mama (2013)

 


Mama foi um filme que conseguiu sobreviver de se tornar um fracasso numa época onde as produções found footage já estavam se tornando um forrmato saturado e repetitivo. Muito disso se deve ao roteiro criativo e simples, um elenco que mal chega a dez membros, mas que carregam um carisma primordial, além de efeitos especiais satisfatórios para a época mas que cá entre nós já está começando a ficar mal envelhecido.

A trama começa cinco anos antes do evento principal, onde o corretor Jeffrey Desange, movido pelo desespero e pela depressão oriunda de uma crise financeira, tira a vida de seus sócios, sua mulher e se põe a fugir com suas filhas Victória de 3 anos que tem problema de vista desde muito cedo, forçando-a a usar óculos de grau e a pequena Lilly de poucos meses.

Depois de derraparar na pista congelada a caminho de uma montanha longinqua, Jeffrey chega até uma cabana com a clara intenção de matar suas filhas e depois se suicidar, porém ao preparar sua arma e apontar para Victória, depois de tirar-lhe os óculos para não ver seu algós definitivo, logo é surpreendido por uma força sobrenatural que o arrasta, o suspende no ar e o estrangula até morrer.

Se passaram cinco anos desde o desaparecimento das meninas e Lucas, o irmão gêmeo de Jeffrey e tio de ambas, tem gasto tudo o que podia e não podia com grupos de busca que finalmente conseguiram acabar com a angústia de um tio que não sabia a anos o paradeiro de suas únicas familiares. Quem não parece muito interessada em bancar a nova mãe é Annabel, namorada de Lucas, roqueira e totalmente sem vontade de ser mãe, fato constatato em sua primeira aparição onde ela fica feliz e agradecida por seu teste de gravidez ter dado como resultado negativo.

De companhia do grupo de buscas, Lucas chega junto deles a floresta na montanha onde Jeffrey deixou as meninas e as encontra num estado lastimável: completamente sujas, revertidas a seu estado selvagem por conta de seu isolamento social forçado.

As duas são levadas para um abrigo de menores ficando aos cuidados do Dr. Dreyfuss, psiquiátra que resolve isolar as duas para dar início aos seus estudos e formar uma opinião sobre como proceder no tratamento de resocialização das meninas.

Victória, por ter tido mais contato com a civilização e alguns poucos anos de conhecimento social ainda consegue falar e reconhecer objetos e pessoas, e é o que acontece ao ver Lucas, por ser idêntico a Jeffrey ela acredita ser seu pai, mas o tio das meninas explica a elas o que sucede no momento.

Uma audiência de custódia determina que Lucas e Annabel poderão ter a guarda provisória das meninas desde que elas sejam monitoradas por câmeras escondidas, fora um monte de regras e as vizitas constantes da assistente social Jean Podolski.

Quem consegue se readaptar a vida civilizada é Victória que recebe novos óculos, porém Lilly continua agindo feito uma menininha das cavernas, andando de quatro, comendo borboletas, dormindo debaixo da cama e proferindo um vocabulário muito curto porém fluente além de um apego incondicional a irmã, rejeitando qualquer outro contato humano.

Conforme as pequenas fixam moradia no casarão de Lucas, coisas estranhas vão acontecendo e a presença de uma força sobrenatural, a mesma que as salvou da morte precóce as segue com o intuito de continuar tomando conta das duas. Uma entidade misteriosa e possessiva que não permite que ninguém mais se aproxime de Victória e Lilly, Ela já chega demonstrando isso empurrando Lucas das escadas deixando-o em coma.

O dr. Dreyfuss nesse momento investiga alguns vídeos de sessão de hipnose de Victória realizada por ele mesmo disposto a se aprofundar neste caso que a cada passo dado se mostra mais e mais estranho. O psiquiátra acaba sendo reportado por Annabel, agora única responsável pelas meninas, ter ouvido uma vós feminina cantando uma canção de ninar vinda do quarto das pequenas.

Paralelo a isso, Dreyfuss investiga um caso de uma mulher chamada Edith Brennan que há vários anos fugiu de um hospício.

No hospital, Lucas tem um sonho com uma mulher misteriosa em uma floresta apontando o dedo  insistentemente para a direita e entra em choque. O ataque faz com que ele desperte para o alívio da família que o visita quando ele está mais disposto.

Annabel tenta dar uma chance para seus instintos maternos adormecidos ao se aproximar de Victória, mas aos prantos a menina diz que não pode ceder por que seria muito perigoso para a mulher do tio.

Jean faz uma vizita de rotina muito inconveniente, e Annabel suspeita que a profissional só está esperando um pretesto para tomar a guarda das meninas e deixa Lucas ainda internado no hospital avizado.

Durante uma nova sessão de hipnose, Dreyfuss ordena a Victória que fale sobre a misteriosa entidade (da qual ele preliminarmente já tinha conhecimento) a quem elas batizaram com o nome de Mama. Histérica, Victória se nega a falar até que a própria Mama aparece bem em frente aos seus olhos intimidando-o em fúria. Dreyfuss dá a sessão como encerrada e resolve ir até a cabana nas montanhas onde Victória e Lilly foram encontradas para investigar a fonte de tudo.

Annabel, tem um sonho estranho: nele, uma mulher misteriosa foge de um hospital psiquiátrico de freiras com um recém nascido nos braços que se pré supõe que seja seu filho, logo depois de ter assassinado uma religiosa. Por seguinte a mulher é perseguida pela polícia e termina por se jogar com o bebê num penhasco para a morte.

Ainda investigando a cabana, Dreyfuss invoca Mama que aparece mais uma vez matando-o lá mesmo.

Annabel acorda e acaba encontrando Lilly dormindo no quintal. Atenta, a menina acorda e é arisca com Annabel, que está começando a desenvolver um sentimento de ternura, mas Lilly faz o possível para fugir de seu abraço. Quando se sente acalentada nos braços de Annabel, Lilly se acalma e protagoniza um momento fofo.

Depois de receber um relatório sobre as sessões de terapia de Victória e uma foto desfocada de uma misteriosa mulher, Annabel resolve se infiltrar nos arquivos do dr. Dreyfuss para furtar todo o material que ele coletou das meninas até o presente momento.

Lucas, já de alta resolve se dirigir até Clifton Forge, local que tem conexão com a mulher do sonho que é nada menos que Edith Brennan a mulher que se jogou no penhasco no passado.

A aproximação de Annabel com as menina faz Mama ter um surto, atacando as três com sua ira. Ela não está disposta a permitir que as meninas tenham outra referência materna que não seja ela, já que foi ela que as salvou da morte e tomou conta de ambas quando ficaram órfãs.

Jean, que lá estava infiltrada, acaba sendo atacada e possuída pela Mama que no primeiro instante rapta as meninas. Annabel ao descobrir o que aconteceu suspeita que a entidade malígna levou as meninas para Clifton Forge.

No caminho, Lucas e Annabel se reencontram e ao chegar na cabana onde supõe que as meninas estejam, só encontram o corpo apodrecido de Jean.

Cientes de que lá perto tem um penhasco, eles juntam todas as peças do quebra-cabeças: Mama é a alma penada vingativa de Edith Brennan, que viu em Victória e Lilly o filho que o mundo tentou lhe tirar e se as suspeitas do casal se confirmarem, Mama pretende repetir o último feito de sua vida levando as meninas para o além consigo.

O casal corre a toda velocidade até chegar ao penhasco onde se encontram com Mama e as meninas. Esse tempo que se passou, Lucas que já havia matado a charada, encontrou e desenterrou os restos mortais do bebê de Edith e agora barganha pela vida das meninas.

Lilly porém, quer ir com a Mama por ter nela sua única e verdadeira mãe, já que ela fora abandonada com Victória ainda nas fraldas e por isso não tem nenhuma lembrança do pai ou de sua verdadeira mãe e que ela teve que aprender tudo do zero sem um contato materno ao contrário de Victória.

Mama ataca Lucas e Annabel, tirando Lilly de seus braços e com ela corre até o penhasco.

Victória resolve por conta própria ir junto com Mama e Lilly para acabar de uma vez com esse inferno, porém Annabel desperta seu coração materno declarando seu amor para ambas. A menina agora entende e acredita que Annabel será não só uma boa tia, mas uma ótima mãe que ela tanto precisa. A menina se despede de Mama aos prantos e esta envolve Lilly numa especie de manto metaforando seu ventre e salta com a menina para a eternidade. Ao saltar, as duas se convertem em dezenas de morcegos que pairam pelos céus de Clifton Forge.

Aos prantos e de corações destroçados, tios e sobrinha choram a partida da pequena Lily que agora encontrou a paz nos braços de sua mãe, e pelo espírito de Edith que agora pode descansar pela eternidade, pois ninguém poderá separá-la de sua cria. Nunca mais.

Mama conseguiu uma crítica favorável, mas não ao ponto de se tornar um filme cult memorável. Eu pessoalmente considero uma obra muito boa e recomendável, e olha que eu não sou fã de found footage, porém como esse elemento é quase vago dentro da narrativa dá para levar em conta. 

Trailer:



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