Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

O mestre dos Brinquedos / Bonecos da Morte / Puppet Master (1989)


Brinquedo assassino parece ter lançado uma bomba relógio que fez com que os grandes estúdios de cinema (e os pequenos também) se virassem nos trinta para produzir algo parecido com o febril longa metragem de Don Mancini afim de abocanhar sua fatia do bolo de dinheiro.

Foi ai que Charles Band produziu o roteiro de uma nova promessa para o fim dos anos 1990 com a parceria de Kenneth J. Hall e se juntou a Hope Perello na produção que recebeu a direção de David Schmoeller e com o aval da Full Moon Productions nasceu uma das franquias de filmes de terror mais duradoura e com mais capítulos já vista: Puppet Master.

O filme narra a noite de horror vivida por um grupo de paranormais que recebem a notícia da morte de um amigo em um hotel a beira mar onde um século antes um famoso marionetista tirou a própria vida para evitar que um grande segredo milenar caísse nas mãos do exército nazista.

Sem saber que ambos os fatos estão ligados, o grupo é perseguido por bonecos vivos animados graças a um elixir egípcio, o tal segredo milenar que sabe-se lá como foi redescoberto.

Tudo começa em 1939, no já mencionado hotel onde Andre Toulon, um velho marionetista termina de dar os últimos toques em seu último boneco a quem ele dá o nome de Jester que é um bobo da corte com duas fendas articuladas no rosto que giram para faze-lo mudar de fisionomia.

No mesmo quarto, outra das obras de Toulon, um boneco vivo observa pela janela a movimentação de fora. Finalizado, Jester ganha vida através de um encantamento ao mesmo tempo que uma dupla de homens de preto muito suspeitos chegam á entrada do hotel, coisa que Toulon já previa.

Subsequente, temos um vislumbre de visão em primeira pessoa de estatura minúscula que anda pelo saguão do hotel vigiando o passo dos homens de preto que tomam o elevador. Era um dos bonecos de Toulon: o Espadachim (ou Blade no original), uma espécie de mini Jack o estripador com um gancho e uma faca no lugar das mãos.

Toulon começa a colocar seus bonecos em uma arca preta junto de um pergaminho ao mesmo tempo que Blade chega ofegante deixando seu criador a par da aproximação da dupla suspeita. O boneco é colocado na arca junto aos outros e a mesma é escondida no fundo falso de uma parede.

Depois, Toulon prepara um revólver e se senta em sua poltrona e ao mesmo tempo que a dupla invade o quarto o marionetista puxa o gatilho estourando sua boca e morrendo instantaneamente.

Uma transição nos leva aos dias atuais na universidade de Yale onde o professor de antropologia Alex Whitaker tem uma visão com uma mulher sob a mira do revólver de seu amigo Neil Gallagher e na sequencia sonha com alguma sangue-sugas se arrastando pelo seu peito.

Paralelo a isso, Dana Hadley, uma cartomante excêntrica tem uma visão enquanto joga as cartas para um casal.

De volta a universidade, Allex telefona para seu amigo Frank Forrester que assim como ele tem poderes paranormais e também teve uma visão com Neil juntamente com sua mulher Clarissa Stamford. Nisso, os amigos resolvem se juntar com Dana e ir para o hotel onde Neil vive com a mulher para tirar a limpo a visão que eles tiveram.

Chegando lá, o grupo é recebido por Megan, mulher de Neil e sua criada Theresa e lá mesmo no saguão é confirmado que o amigo morreu e seu corpo está resguardado no hotel onde o morto deixou em um bilhete de suicídio seu pedido final de ser sepultado lá mesmo.

Enquanto os outros verificam a veracidade da morte de Neil, Alex e Megan conversam em particular sobre o falecido que era fascinado pela carreira acadêmica do amigo antropólogo.

Com todos instalados, geral encontra o caixão com o corpo de Neil em uma ante sala.

Depois, em seu quarto, Alex tem uma visão com Megan dançando com Neil em um salão espaçoso todo branco além de ouvir o falecido dizer ''você não pode salvá-la, Alex''

Paralelo a isso, Clarissa tem uma visão onde Neil força um estupro em uma mulher misteriosa e Theresa que está presente pede discrição aos paranormais em relação a Megan.

Enquanto isso, no quarto de Neil, Pinhead, um dos bonecos de Toulon que tem um corpo marombado e uma cabecinha minúscula sai do caixão onde está o morto.

Horas depois, o grupo se reúne na sala de jantar e Megan fala sobre os planos que Neil tinha de reformar o hotel o que o estava deixando completamente focado na maior parte do tempo.

Sem papas na língua, Dana pergunta á Megan se ela não desconfia que Neil tenha se casado com ela pelo dinheiro e ainda revela que o falecido era um caloteiro e que a extorquia.

Megan não aguenta a verdade e deixa a mesa fazendo Alex ir atrás e juntos trocam ideia sobre os poderes paranormais dele e dos amigos.

Longe de lá, Theresa cuida da limpeza de um cômodo quando do nada ouve o piano tocar sozinho. Ao constatar que não há nada de anormal com o instrumento, a criada é acertada por Pinhead com um espeto de espalhar brasa.

Geral acorda com os gritos de Megan que desmaia ao encontrar o corpo de Neil sentado em uma poltrona sem qualquer explicação plausível.

Quando volta a si, Megan pergunta sobre o corpo e Alex diz desconfiar de Theresa pois a criada está desaparecida e aproveita para revelar que sua presença naquele hotel é para evitar que uma de suas visões aconteça.

Mais tarde, com Neil de volta ao caixão, Megan cuida do corpo sem se dar conta de que Jester a está vigiando de uma janela.

Em seu quarto, Frank e Clarissa conversam sobre Neil e logo iniciam uma preliminar.

Alex por sua vez, encontra Dana fazendo uma mandinga na porta do quarto de Neil para afastar o mal.

De volta a Frank e Clarissa, o casal engata um coito sadomasoquista enquanto Alex que está no quarto ao lado segue sem conseguir dormir e este é vigiado na penumbra por Blade que na sequencia vai até o quarto de Dana vigia-la e por fim vai ao quarto do casal transante onde Tunneler, outro boneco de Toulon, trajando farda militar e uma broca na cabeça já estava os vigiando.

Clarissa percebe que a porta se abriu sozinha e suspende o coito deixando Frank amarrado e vendado na cama. A mulher dá de cara com Tunneler debaixo da cama e este a mata com sua broca.

Sem ver o que aconteceu, Frank chama por Clarissa até que Sangue-suga (no original Leech Woman), outra boneca de Toulon sobe no peito do foguento e começa a beijá-lo até que do nada ela expele uma sangue-suga pela boca e o inseto começa a sugar o peito do paranormal com força.

Frank consegue ver com um dos olhos fora da venda a boneca espalhar mais sangue-suga e Alex de seu quarto ouve os gritos acreditando que os amigos estão tendo uma tórrida noite de sexo.

Farto, Alex resolve caminhar e encontra Dana bebendo e dando uma volta com seu cachorrinho de estimação empalhado iniciando um breve papo.

Ao voltar para o seu quarto, Dana encontra o corpo de Neil sentado na poltrona e a louca joga alguns feitiços para cima do morto.

Repentinamente, Pinhead aparece de surpresa e quebra a perna de Dana e logo depois a esgana, mas é arremessado para longe. Dana se arrasta para fora do quarto e Pinhead a persegue desferindo dois murros. A cartomante joga o boneco que despenca da sacada, porém ela está longe da segurança pois Blade a pega de tocaia na cabine do elevador.

Assim que a cabine desce, a porta se abre e Pinhead  acerta Dana novamente mas é neutralizado. Blade entre pelos cabos da cabine e se joga degolando Dana sob o olhar de Jester.

Do outro lado, Megan bate no quarto de Alex e pede a ele para segui-la por que ela quer lhe mostrar algo. A viúva de Neil o leva até um quartinho bagunçado que dá acesso a um salão amplo cheio de pilastras brancas e lá Megan diz que era onde Neil passava a maior parte do tempo.

Megan também fala sobre um famoso marionetista que se suicidou naquele hotel e desconfia que o fato tenha alguma ligação com Neil.

Lá, a visão de Alex acontece: Megan começa a dançar com Neil que usa uma máscara branca. Depois, o morto saca sua arma e diz á Alex que ele não poderá salvar Megan.

Alex acorda se dando conta que aquele foi um sonho e na sequencia encontra as cabeças decapitadas de seus amigos sobre a cama e aquilo também era um sonho e ele finalmente acorda.

Nisso, chega Megan que diz querer mostrar algo ao paranormal e o sonho começa a se materializar, mas diferente, a viúva mostra á Alex o diário de Andre Toulon e lê uma passagem que fala sobre dar vida aos bonecos do marionetista.

Alex então, tem outra visão com Neil e tira Megan do quartinho. No caminho, Alex tem uma visão com a sala de jantar e ao chegar lá encontra os corpos de Frank, Clarissa e Dana sobre a mesa e pasmem: Neil vivo!

Neil confirma ter estourado seus miolos e que ele voltou a visa usando o segredo de Andre Toulon: um antigo elixir egípcio que dá vida a seres inanimados, como foi feito com os bonecos. O grande objetivo segundo Neil, é a imortalidade.

Ele ainda revela ter matado seus amigos paranormais para evitar que seu laço psíquico o denunciasse e ainda por cima joga na cara dos presentes que ele se casou com Megan por puro interesse para poder encontrar arca de Toulon, com o pergaminho contendo a fórmula do elixir e os bonecos para testar o segredo da reanimação e isso explica o quarto bagunçado e seu foco no trabalho, além do fato dos bonecos estarem vivos depois de tanto tempo.

No maior mau caratismo, Neil diz que agora que ele provou que a fórmula funciona ele já não precisa mais dos bonecos o que os deixa emputecidos pela traição.

Farto, Alex tenta agredir Neil, mas é acertado diversas vezes enquanto Jester e os outros bonecos os observam.

Megan ataca Neil e aproveita para tentar evadir do hotel com Alex, mas o marido morto-vivo aparece e se reinicia a pancadaria entre os rapazes.

Pinhead toma as rédeas prendendo Neil na cabine do elevador e tenta agredi-lo mas é decapitado e sobra para Tunneler salvar o amigo, mas ele também é tirado de ação.

O decapitado Pinhead pega e recoloca sua cabeça e junto de Tunneler tenta pegar Neil que escala os cabos do elevador. Lá, Blade aparece e decepa os dedos de seu antigo mestre que faz jorrar um líquido verde que é a fórmula.

Os bonecos se unem para segurar Neil e nisso chega Sangue-suga que expele um sangue-suga direto na boca do crápula morto-vivo. Alex tenta impedi-los mas é tarde, Neil virou um corpo sem vida aos olhos de Megan que chora.

No dia seguinte, Alex se despede de Megan cuja única companhia é o cachorro empalhado de Dana que estranhamente ganha vida. Terá ele sido submetido á fórmula? 

A empreitada deu certo, o longa metragem alcançou um nicho bacana e conseguiu se salvar de ser comparado com o Chucky devido a sua criatividade de roteiro e a qualidade da produção que caprichou no quesito efeitos práticos, movimentação e estética dos bonecos além de suas personalidades únicas.

Filme obrigatório para quem viveu a época do eterno Cine trash da Band, pois marcou uma geração como sendo um dos filmes mais memoráveis quando o assunto trash é abordado.

O sucesso do filme de 1989 foi tanto que a franquia perdura até hoje com um número absurdo de filmes que não param de sair incluindo um inusitado crossover com os Brinquedos diabólicos, uma versão mais pobre dos bonecos de Andre Toulon, mas que também tem muita personalidade, vale a pena rir um pouco dessa obra.

Para fechar temos a excelente ambientação na primeira parte do longa e a trilha sonora inconfundível que caiu como uma luva, sobretudo o tema principal que é engraçado e ao mesmo tempo assustador.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário