Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 24 de dezembro de 2022

Natal Sangrento / Silent Night, Deadly Night (1984)

 


Ah, o natal... nada melhor nesta época do que se vestir de Papai Noel e provocar aquela chacina tradicional, destruir infâncias e perpetuar o ódio ao longo dos anos.

É basicamente este o gatilho deste clássico natalino dos anos 80 que gerou burburinhos por conta da crítica dos espectadores da época que tentaram fazer de tudo para vetar o filme alegando que a figura do bom velhinho estava sendo denegrida e que poderia estragar a magia provocada nas crianças. 

Para a nossa felicidade, a justiça colocou a patrulha da chatice para chupar o dedo e permitiu que o natal do ano de 1984 fosse brindado com este longa onde um maníaco vestido de Papai Noel causa um verdadeiro massacre e traumatiza para o resto da vida uma criança inocente.

A coisa toda começa quando o casal Jimmy e Ellie Chapman levam os filhos Billy e o bebê Ricky na noite de natal para visitar o avô catatônico no asilo.

A catatonia do velho no entanto é uma grande farsa, visto que ele se revela para Billy quando este está sozinho com o avô, que diz ao neto coisas muito erradas sobre o Papai Noel e ainda completa alertando ao menino para que ele corra se vir o bom velhinho.

No caminho de volta para casa, Billy faz aos pais várias perguntas sobre o Papai Noel e no mesmo instante lá perto, um bandido fantasiado como o bom velhinho assalta uma loja de conveniência no posto de gasolina matando o caixa em seguida.

Depois da fuga, o falso Noel bloqueia a passagem dos Chapman anunciando um assalto. Billy consegue soltar Ricky da cadeirinha e foge com ele para longe do carro apenas com tempo de ver o pai ser brutalmente assassinado.

Na sequencia, o bandido tira Ellie do veículo e inicia uma tentativa de estupro. A mãe dos meninos tenta impedir o ato desferindo tapas no agressor que acaba por matá-la degolada.

Alguns anos se passam e os irmãos Chapman foram acolhidos pelo orfanato Saint Marry, uma instituição gerenciada por freiras e comandado a punho de ferro pela terrível e autoritária madre superiora.

Billy, mesmo depois de anos não conseguiu superar seu trauma e demonstra isso através de um desenho de natal onde o Papai Noel decapita uma rena.

A madre superiora e a bondosa irmã Margaret se divergem entre ajudar Billy psicologicamente e corrigi-lo através de uma dura disciplina, afinal aquilo que é expressado numa folha de papel reflete o interior de uma pessoa e define aquilo que ela é ou que poderá vir a se tornar um dia. 

Mais tarde, Billy anda pelos corredores da Saint Marry e acaba vendo pela fechadura de um dormitório um casal de adolescentes transando, fazendo o menino se lembrar imediatamente de quando a mãe foi violada pelo ''Papai Noel".

A madre superiora surpreende geral, enquanto Billy corre para longe, o casal cheio de hormônios é punido com cintadas e logo depois encontra Billy assustado no patio levando-o para seu quarto também castigando-o com cintadas no sentador.

Na hora de dormir, Billy fica inquieto tendo um pesadelo com a noite que seus pais foram mortos acordando assustado. Billy se põe a correr sem rumo até esbarrar com a madre superiora que o leva de volta ao seu dormitório amarrando-o na cama.

Dias depois, com a chegada do natal, Billy é obrigado pela madre a se sentar no colo de um ator vestido de Papai Noel numa tentativa de fazer o menino lutar contra o seu trauma mas só o que consegue é que ele dê um soco com toda sua força no bom velhinho.

Billy corre em choque e se festa em seu quarto atordoado.

Passam-se dez anos, e agora Billy é um homem grande e corpulento que ainda está sob a tutela das freiras e graças a influência da irmã Margaret, o rapaz consegue um trabalho na loja do senhor Sims carregando caixas durante a época de natal.

Mesmo depois de todos estes anos, Billy ainda tem sequelas pelo trauma de sua infância e deixa isso claro ao ver um homem fantasiado de Papai Noel.

Com a chegada da véspera do natal, Billy é requisitado pelo patrão para atender as crianças da loja vestido de Papai Noel, mas é claro que ele não tem o menor saco para aguentar uma remelenta sentada em seu colo (e quem teria?).

Depois do expediente, Billy bisbilhota seus colegas Andy e Pamela aos beijos ascendendo sua fagulha.

Logo mais, o casal dá uma escapadinha até um depósito onde eles iniciam uma transa e Billy novamente os observa se lembrando da mãe.

Transtornado, Billy sai da moita e estrangula Andy com um pisca-pisca matando-o. Billy se justifica dizendo a Pamela que ele a estava salvando, porém a moça se mostra descontente com o ocorrido e é morta na sequencia.

O senhor Sims ouve barulhos vindos do depósito e mesmo bêbado de champanhe vai até o local investigar e é morto por Billy com uma marretada plantada na cabeça.

Outra funcionária da loja, a senhora Randell encontra os corpos jogados e Billy a persegue até matá-la com uma flechada certeira evadindo quase no mesmo instante que a irmã Margaret aparece encontrando a cena do crime.

Perto de lá, o casal de adolescentes Tommy e Denise tentam iniciar uma transa sobre uma mesa de bilhar, mas são interrompidos duas vezes: primeiro, Cindy, a irmã caçula de Denise que pede a ela para deixa-la ficar acordada até tarde para ver o Papai Noel chegar.

A segunda, é uma distração criada por Billy que estava a espreita. O rapaz aproveita que o gato de Denise mia pedindo para entrar dentro de casa e é nesta hora que Billy aproveita para invadir a residência da garota e a agarra matando-a empalada entre os chifres de um cervo de troféu de caça na parede.

Tommy se cansa de esperar pela namorada e ao descer, dá de cara com Billy e o corpo da amada, entrando em luta corporal com o invasor que leva a melhor arremessando o namorado de Denise pela janela para a morte.

Logo depois, Cindy aparece pedindo a Billy que está vestido de Papai Noel o seu presente. Billy pergunta se ela se comportou bem durante o ano e quando a menina responde que sim, ele dá seu estilete ensanguentado para ela, saindo em seguida. 

Graças a denuncia da irmã Margaret, a polícia finalmente entra no caso e o capitão Richards alerta seus homens para ficarem espertos com suspeitos vestidos de Papai Noel.

Dois policiais veem um suspeito vestido de Papai Noel entrar em uma casa através da janela de um quarto e ao abordá-lo, descobrem que o homem é o pai da menina que estava na cama e que ele só ia manter a magia da inocência da menina viva deixando um presente enquanto ela dormia.

Na floresta, dois valentões roubam um trenó de dois moleques menores e saem para se divertir no brinquedo novo.

Billy que estava a espreita, decapita um dos garotos e o corpo deslisa até o outro que grita em pânico e logo atrás aparece a cabeça rolando em sangue.

Amanhece, e a irmã Margaret reforça suas suspeitas em Billy e junto do capitão Richards tenta em vão contactar o orfanato. O que resta é ir pessoalmente ao local colocar a madre superiora e as crianças em alerta caso Billy volte.

Enquanto isso, o oficial Barnes, que foi designado pelo capitão Richards executa um suspeito vestido de Papai Noel próximo ao orfanato.

Barnes notifica seu superior e descobre q a descrição do suspeito não bate com a de Billy e nisso a irmã Margaret diz que o suspeito abatido era o idoso padre O'Brien que foi escolhido para visitar o orfanato vestido de Papai Noel naquele ano e que ele não acatou a ordem de Barnes para parar por que o sacerdote era surdo.

Logo depois, Barnes ordena a agora cadeirante madre superiora que recolha as crianças e as outras irmãs e não permita que ninguém entre ou saia de Saint Marry para evitar uma desgraça.

Barnes começa a revistar uma espécie de adega subterrânea onde é surpreendido por Billy que o golpeia mortalmente com um machado.

Por descuido da madre superiora, uma das crianças deixa Billy entrar e a religiosa confronta o rapaz dizendo que Papai Noel não existe. Billy ergue seu machado para matar a madre, mas neste instante chegam a irmã Margaret e o capitão Richards que atira no rapaz pelas costas.

Agonizando, Billy diz as crianças que agora elas estão a salvo por que o Papai Noel se foi, morrendo em seguida aos olhos de seu irmão Ricky que olha a madre superiora com repúdio e a chama de má.

O filme é bem básico e previsível, além de muito rápido. 

O enredo introduz muitos personagens sem qualquer importância ou ligação com a trama principal apenas para morrer depois de meio minuto de tela, o que foi um total desperdício. Dá-se a impressão de que o roteirista ou roteiristas simplesmente não tinham mais o que escrever depois que o plot principal estava iniciado e só saíram socando vítimas até o longa passar de uma hora e vinte e tantos minutos de duração.

Aliás, esta introdução até o momento da trama principal foi um pouco demorado e genérico, porém eficaz já que estabelece com riqueza de detalhes o por que das coisas.

Tirando a polêmica com os críticos de cabeceira, o filme em si não surpreendeu tanto, mas gerou sequencias e a primeira delas só ganhou certo destaque por conta de um meme, mas esta é outra história que quem sabe na próxima véspera de natal eu conte com todo o prazer.

No mais, fica o meu desejo de um feliz natal a todos... tudo de bom e que o bom velhinho presenteie a todos que merecem e aos que não, que Krampus puna devidamente.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário