Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 18 de março de 2023

A casa do horror / Ghosthouse / La Casa 3 - Ghosthouse (1988)

 


A cada dia que passa eu descubro mais e mais podreiras que estavam escondidas debaixo dos tapetes de Hollywood. Algumas delas merecem uma segunda chance de serem degustadas, pois apesar destas produções serem um suco de maconha batido com Pitú, elas são dignas de nota devido sua produção caprichada apesar dos baixos recursos.

Esta produção em questão misturou um pouco de tudo que estava em alta na época para tentar trazer algo palpável e se sobressair diante de outras peças que estavam sendo lançadas naquele ano como slasher, paranormal e um pouco de trash com tudo que tinha direito: maquiagens bisonhas, efeitos práticos calhordas e muita gosma para deixar claro que Ghosthouse é uma genuína obra oitentista.

A ideia do enredo é interessante, a premissa é criativa, porém o desenrolar agrega tanta coisa que fica difícil de digerir e faz a gente pensar que o roteiro foi escrito por um macaco ou que jogaram um monte de ideias aleatórias dentro de um globo de bingo, sortearam algumas e simplesmente juntaram tudo para formar uma massaroca em forma de longa metragem.

Vai vendo... a coisa toda começa anos antes do evento principal e nos apresenta a Sam Baker, um homem conservador altamente rígido que encontra sua filha pequena e única Henrietta com uma faca ensanguentada na mão e o corpo de um gato degolado no chão.

Com todas as evidências apontando para a filha, Sam a repreende dizendo que os gatos são criaturas de Deus e que por tirar uma vida ela terá que ser castigada obrigando-a a rezar para Deus perdoa-la enquanto fica presa no porão escuro.

O único consolo que a menina tem é um boneco em forma de palhaço que ela abraça com todas as forças sem o menor sinal de remorso pelo que fez a pouco.

Enquanto isso, Sam dialoga com sua mulher dizendo a ela acreditar que Henrietta foi amaldiçoada ou que está sobre algum tipo de feitiço, mas sua teoria é minimizada.

Uma força misteriosa invade a casa sob o som de uma música de ninar e assassina o casal Baker á facadas.

Vinte anos depois, somos levados a Paul Rogers, um radialista amador que através de seu equipamento capta um sinal estranho vindo e um lugar indefinido onde se ouve um pedido desesperado de socorro seguido de um grito.

Encucado com o ocorrido, Paul convence sua namorada Martha a ir com ele investigar as imediações do local onde o sinal foi rastreado e no caminho, acabam dando carona para um andarilho babaca que prega uma peça com um braço falso mumificado e logo depois pergunta ao casal se eles acreditam em fantasmas.

Ao chegar ao local onde o sinal de rádio foi captado, Paul e Martha descartam o carona que sem eles saberem, roubou alguma grana dos dois. O local é um casarão imenso e antigo onde um tipo estranho que atende pelo nome de Valkos os aborda dizendo que o terreno e a residência estão abandonados e depois de uma boa olhada pela faxada, se consta que de fato o lugar está completamente arruinado.

Aproveitando que Valkos se foi e que a porta de entrada do casarão está aberta, Paul e Martha resolvem investigar o interior até chegarem ao porão onde encontram o equipamento de rádio de onde o sinal do pedido de socorro saiu.

Antes de averiguar a aparelhagem, o casal é surpreendido por Jim Dalen que também está investigando o local junto de seus irmãos Tina e Mark e sua cunhada Susan alegando que sua equipe também captou o pedido de socorro e movidos pela curiosidade resolveram investigar.

Os três finalmente escutam o conteúdo do gravador do local que contém uma fita K-7 com a gravação de uma vos masculina pedindo socorro. Geral entra em divergência sobre o possível momento em que a gravação foi realizada.

O trio se separa para procurar pistas (já começaram as más ideias). Martha vai até a lavanderia onde presencia um evento estranho: vidros de produtos de limpeza explodem do nada e para piorar tem uma cabeça decapitada centrifugando na lavadora de roupas.

Do lado de fora, Tina e os outros ouvem gritos e Paul e Jim correm em direção á Martha que está em pânico. Depois que os ânimos se acalmam, a turma segue analisando o equipamento de rádio até anoitecer.

Na cozinha, Tina faz café na cozinha do trailer de Jim e do nada a tevê portátil se liga sozinha e se auto sintoniza gerando a imagem da menina Henrietta vertendo sangue pelos olhos abraçada ao seu palhaço.

Na sequencia, o veículo balança sozinho e Tina evade sem perda de tempo.

Do outro lado, Jim acaba encontrado o fantasma de Henrietta e grita por socorro com a mesma entonação de voz da gravação captada pelo equipamento de Paul. Repentinamente, a hélice do ventilador atinge o pescoço de Jim matando-o na hora.

Tina ouve os gritos e encontra Jim sem vida e também vê Henrietta e nisso, Valkos aparece e a persegue com uma faca.

Correndo por sua vida, Tina grita por Mark que a encontra e desce a lenha em Valkos que consegue fugir momentaneamente se reencontrando com Mark em um depósito onde a briga recomeça. Paul aparece e salva Mark da morte dando um mata-leão em Valkos que apaga na hora.

Paul volta a se separar e vai até o porão onde encontra o corpo de Jim. Logo depois, ele retorna ao grupo e diz que eles precisam voltar para a cidade imediatamente conseguir alguma ajuda e Mark vai com ele enquanto as garotas se trancam no trailer a sete chaves.

A sós, Tina diz a Martha ter visto o fantasma de uma menina com um boneco e uma canção de ninar que tocava naquele momento.

Martha ouve os latidos de um cachorro que mais cedo intimidou Mark e segue em disparada até o casarão se escondendo no quarto que pertenceu a Henrietta onde encontra uma foto da menina abraçada ao palhacinho e mais uma vez a tenebrosa canção de ninar toca sozinha.

Depois, os brinquedos começam a levitar e os travesseiros soltam uma nuvem de penas e do nada o palhaço a ataca porém ela consegue se livrar.

De manhã, a polícia toma conta da investigação sob a responsabilidade do tenente Ferguson que conta aos garotos sobre a misteriosa morte do casal Baker em 1967 e a ainda mais misteriosa morte de Henrietta. Ferguson diz ainda que o casarão dos Baker agora pertence ao município e que Valkos é o vigia do local, pago pela prefeitura para afastar os invasores e para finalizar, pede a Paul e os outros que se afastem do casarão e para não mais bancarem os detetives.

Paul e Martha se separam dos amigos e voltam para sua casa e enquanto o rapaz está sem a menor vontade de abandonar o caso, a namorada quer deixar aquele inferno para lá e os dois se desentendem.

Sozinho, Paul analisa minuciosamente a gravação do casarão até o momento em que toca a canção de ninar. Curioso, ele liga para Ferguson e pergunta sobre Sam Baker descobrindo que o pai de Henrietta trabalhava numa funerária.

Paralelo a isso, Tina volta ao casarão dos Baker onde leva um susto do caroneiro babaca do início que atende pelo nome de Pepe e este diz que irá passar a noite por lá.

Mark e Susan pegam Tina e eles voltam para a estrada onde o trailer atola.

Pepe por outro lado, explora a casa tentando levar alguma coisa de valor e a filar uma boia que ele encontra na cozinha, obviamente estragada até ouvir um barulho que era apenas a porta batendo.

Paul consegue fazer as pazes com Martha e juntos vão a tal funerária onde Sam trabalhava e interrogam o gerente Gaffey que diz ter trabalhado para Sam substituindo-o depois que ele morreu. Ainda diz que seu patrão tinha um costume sujo de furtar objetos dos falecidos.

De ida para o cemitério, Paul é visto por Valkos que confronta Gaffey dizendo que o grupo de jovens liderados por Paul são transgressores de Deus e logo acerta o agente funerário na cabeça trancando-o ainda consciente num caixão.

Na delegacia, Ferguson e o legista discutem sobre a causa da morte de Jim que não faz sentido algum e o assunto faz com que eles debatam sobre o caso Sam Baker que também permanece sem respostas.

Paralelamente, Tina se desentende com Mark por conta da assombração de Henrietta na tevê e ele por sua vez discute com Susan que não sabe de que lado ficar.

Enquanto Tina vai a casa dos Baker para provar suas palavras, Paul e Martha chegam ao cemitério.

Mark por sua vez volta de moto para a cidade deixando Susan sozinha no trailer.

Tina chega até o porão onde encontra vários ratos mortos pendurados de cabeça para baixo em carne viva. Logo, uma chapa de metal desce do teto cortando Tina em dois perante o fantasma da menina Henrietta.

Tensa, Susan entra na casa e ao lavar seu rosto numa pia, percebe que a água virou sangue se desesperando. Logo, Susan vê Tina chegar e a abraça aliviada, mas percebe que era na verdade o palhaço que estava em seus braços e este por sua vez desaparece.

Chegando ao quartinho do zelador Harvey, Paul tenta acordar o senhorzinho que está sonolento e não diz coisa com coisa virando para o lado. Martha por sua vez, contacta Mark pedindo que ele pegue as garotas saiam da casa dos Baker imediatamente pois eles correm perigo.

Antes de dar mais informações, Martha é surpreendida por Valkos que a persegue pelo cemitério.

Enquanto isso, Harvey, agora acordado dá um breve testemunho sobre um menino que desapareceu anos atrás e confirma que Sam Baker tinha um péssimo caráter, pois um de seus furtos foi um boneco em forma de palhaço que pertencia a uma criança que morreu precocemente.

Anoitecendo, Mark volta a casa dos Baker e não encontra sinal algum das garotas assim como Paul que perde Martha de vista. Martha por sua vez, se esconde na cripta dos Baker onde encontra o caixão de ninguém menos que Henrietta cujo cadáver ganha vida e a ataca.

Seguindo os gritos de Martha, Paul encontra Valkos morto enforcado numa árvore. Logo depois, e encontra a cripta e Martha lá dentro.

Paralelamente, Mark encontra o corpo de Tina e o fantasma de Henrietta velando-a. Logo, o piso cede e ele cai no andar de baixo onde uma fenda se abre no chão revelando uma piscina de gosma branca e grudenta cheio de crânios boiando.

Susan corre pela casa procurando uma saída e encontra o corpo de Pepe.

Enquanto Mark tenta sair do poço todo lambuzado, Susan se arma com uma tesoura de jardineiro preparando uma emboscada e sem perceber que o ser gosmento é seu namorado acaba matando-o.

De volta ao carro de Paul, Martha ouve pelo rádio os gritos de Susan que também coincidem com os gritos captados no início junto ao pedido de socorro (gravações premonitórias?). Susan neste momento, é interceptada pelo cachorro que é de Valkos. Rapidamente, ela se tranca num quarto e vê o fantasma de Henrietta, tentando sair do esconderijo a todo custo até dar de cara com uma personificação bizarra da morte que a bloqueia.

Paul volta á cripta dos Baker com um galão de gasolina e despeja o combustível sobre o corpo de Henrietta que estava intacto junto ao seu palhacinho que parece novo. Ao atear fogo sobre o corpo da menina, a Morte desaparece da frente de Susan que se alivia.

De manhã, os homens do tenente Ferguson levam os corpos de Mark e Tina enquanto Paul conforta Susan aconselhando-a a ir para longe e tentar seguir a vida normalmente.

Mais tarde, na cidade, Martha observa em uma vitrine um palhacinho idêntico ao de Henrietta exposto e ao longe, Paul a chama. Martha compreende que aquele é o mesmo boneco de Henrietta, o que significa que a Morte voltou a persegui-la. Quando Paul atravessa a rua acreditando que o sinal abriu é atropelado por um ônibus morrendo na hora enquanto Martha assiste a tudo em pânico.

Bizarro é um adjetivo modesto para esta obra que apesar de um orçamento notoriamente limitado conseguiu fazer um trabalho legal com os efeitos práticos que estão ok e a maquiagem que apesar de estar defasada hoje representou bem a proposta de um filme verdadeiramente trash.

A trilha sonora conseguiu contrastar bem com o filme e o enredo apesar de tentar constantemente manter a atmosfera de mistério só deixou tudo mais e mais confuso e o final se optou por simplificar tudo com uma figura memorável da Morte que na época deve ter dado um show de cagaço, mas que hoje só parece um cosplay de fundo de quintal.

A minha curiosidade sobre o filme foi a presença de um boneco e uma criança que foi o principal chamariz já que são elementos que eu simplesmente adoro em um filme de terror, porém no final das contas a criança não tem uma fala se quer e ainda força de maneira escrota o tipo de criança bizarra e psicopata, o que é uma pena. E o palhacinho então, nem se fala, era apenas um objeto sem muita relevância. Mas ainda sim o filme vale pela curiosidade já que ele provém de uma safra de filmes bacanas e consegue ser amarrador, não é uma perda de tempo total como parece.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário