Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 11 de março de 2023

Faces da Morte / Faces of Death (1978)

 


Vendido para o mundo como o filme mais chocante de todos os tempos, Faces da morte conseguiu o seu intento com maestria e conseguiu guardar por muitos anos um grande segredo de seus fãs: muito daquilo que era narrado através de imagens de doer o estômago era falso! Puro efeito prático de qualidade e maquiagens dignas de um filme do Clive Barker.

Hoje com equipamentos de tevê de alta resolução e uma boa olhada com atenção já fica mais fácil de se desmascarar as atrocidades contidas neste shockumentary que foi banido em dezenas de países por motivos óbvios e que ainda impressiona mesmo nos dias de hoje.

Faces da morte é um dossiê da morte vista por vários pontos de vista, seja por catástrofes naturais, execuções, acidentes, suicídios, entre outros com o intuito de investigar o que leva o ser humano ao seu ponto mais alto e irreversível narrados pelo doutor Francis B. Gross, que de médico não tem nada e isso fica bastante evidente visto a falta de cuidados higiênicos grotescos que ele comete já de início quando ele se apresenta ao telespectador.

O longa segue vários segmentos mostrando várias situações que levaram seres humanos e até mesmo animais á morte, por isso não esperem um roteiro cronológico, pois a obra como já foi dita se trata de um shockumentary, um documentário falso com imagens super realistas e absurdamente extremas com o intuito de chocar.

A coisa já começa com uma cirurgia a peito aberto com um coração batendo plenamente.

Depois, temos um vislumbre de vários corpos em um necrotério onde um deles passa por uma autópsia tendo seu crânio aberto com uma cerra e o cérebro exposto, enquanto outro cadáver tem seu torso aberto para que seus órgãos internos sejam examinados.

É a partir daí que somos apresentados ao doutor Gross que diz ter documentado várias imagens chocantes ao redor do mundo que serve para ele como um estudo da morte, assunto este que ele é obcecado e busca um entendimento para suas causas e finalidade.

O primeiro segmento deste documentário nos leva a um povoado miserável no qual as pessoas se quer tem condições de sepultar seus entes queridos como Deus manda, levando-os a enterrá-los diretamente no solo o que acabou ocasionando uma preservação digna de uma mumificação por conta dos ricos minerais que o solo daquela região possui.

Depois, temos imagens de uma rinha de cachorros da raça Pitbull onde um deles obviamente perde a vida depois de uma luta covarde programada pelos seus donos.

Em seguida, somos levados a floresta amazônica onde vislumbramos exemplos da cadeia alimentar entre os animais em que o mais forte destroça e se alimenta do mais fraco. Ainda na floresta, o doutor Gross nos apresenta uma tribo que nos mostra seus costumes e crenças relativas a morte.

Transportados agora á África, conhecemos uma tribo aborígene que destroça uma vaca que agoniza enquanto sua carne é separada em peças até ela finalmente morrer.

Na sequencia, somos levados a uma fazenda onde um galo é levado até um cepo onde é decapitado e mesmo sem cabeça o corpo se agita por alguns segundos, porém isso é apenas reflexo, pois o animal já está morto e pronto para virar recheio de coxinha.

Agora em um matadouro, somos presenteados a um processo completo e angustiante de abate de um gado e também de um cordeiro.

Passando para um restaurante no oriente médio nos deleitamos com um banquete de... cérebro de macaco. Mas é claro que isso não basta, pois o diferencial deste estabelecimento é que o cliente pode escolher o macaco que em seguida é preso pelo pescoço em um buraco na mesa onde é surrado até a morte com várias porretadas.

O garçom então, abre a cabeça do símio e serve a iguaria fresca que é degustada lá mesmo na hora.

Em seguida, somos levados a uma caça predatória de mamíferos marinhos. Depois de abatidas em terra firme, as focas terão sua pele retirada para a venda além de tudo que der para aproveitar.

A próxima pesca é a de jacarés, realizada de forma ilegal e que terão seu couro usado também para o comércio.

Ainda falando em jacarés, somos levados até uma equipe de reportagem em uma cidade que entrevista alguns moradores locais que relatam sofrer ataques dos répteis e ironicamente um destes ataques acontece naquele momento, quando um tratador de jacarés é retaliado aos olhos do público sem chance de escapar com vida.

Seguindo, temos uma personalidade discursando em francês em um palanque até ser atingido de repente por um tiro fatal.

Em uma outra entrevista, somos apresentados a Fransois Jordan que se apresenta como matador de aluguel e sem nenhum pudor nos conta seu modus operandi.

Captado pela tevê em 1973, temos um vislumbre de um caso nada inédito, onde um civil chamado de Mike Lawrence surtou e iniciou uma matança a tiros dentro de sua própria casa o que iniciou uma caçada policial ao vivo.

Depois de horas de tensão, Lawrence sai de sua casa onde toda sua família jaz em sangue e sem tempo para negociações, a polícia o executa com vários disparos.

Agora em um hospital de Los Angeles, somos levados ao IML, onde um cadáver de um envolvido em uma briga de gangues é examinado.

Em seguida, vemos vários outros corpos encontrados de forma irreconhecível em situações deploráveis passando por autópsia, embalsamamento e refrigeração.

A seguir, vemos algumas fotos de presos condenados a pena de morte. Levado pelo corredor da morte, um condenado por homicídio é isolado numa câmara de gás onde ganha um ingresso só de ida para o colo do capeta.

Aproveitando a temática, somos levados novamente ao corredor da morte onde um condenado por estupro e assassinato tem como sentença a cadeira elétrica. A sequencia mostra todo o processo onde o condenado é vendado, preso pelos pulsos e por fim recebe uma forte descarga que faz suas órbitas sangrarem e sua boca espumar até ele ir de vez para o inferno.

Mais uma vez no oriente médio, somos levados a uma execução em campo aberto por decapitação por um crime não especificado.

Somos levados na sequencia a uma espécie de culto á vida eterna onde o líder abre o peito de um cadáver fresco e dá aos seus fiéis, partes para eles comerem e o ponto alto é uma orgia.

No Tenessee, somos levados a um culto repleto de danças e auto flagelamento com fogo, cobras venenosas entre outros, tudo com a finalidade de auto purificação.

Em uma cidade movimentada, somos apresentados ao suicídio de uma mulher que se joga de dentro de um prédio muito alto até colidir com o estacionamento.

Por seguinte, temos um paciente de um hospital super tecnológico que passa por um processo de criogenização para que o corpo se preserve até um futuro onde sua doença terá uma cura.

No litoral, temos um vislumbre de vários corpos espalhados na beira do mar e a narração relata que estas pessoas perderam suas vidas de formas banais, porém sem especificação.

Nas montanhas, um jovem alpinista cai ao escalar o alto de uma caverna e um grupo de profissionais de resgate adentra o local em sua busca. O alpinista no entanto não resistiu aos ferimentos e é encontrado já sem vida.

Ainda nas montanhas, temos o vislumbre de um casal de namorados que faz um piquenique muito próximos a um urso. O namorado é atacado fatalmente pelo animal.

Na sequencia, temos imagens de catástrofes naturais como erupções vulcânicas, enchentes, tornados e incêndios que destroem lares e vidas.

Depois disso, temos imagens de uma praia imunda, seguido de vias públicas sujas, aterros, usinas nucleares com chaminés explodindo em fumaça preta e como consequência por tanta irresponsabilidade acontece protestos de ativistas. Um desses, mais extremistas, ateia fogo no próprio corpo e não resiste.

Fragmentos de bombardeios da segunda guerra mundial são exibidos mostrando todo o horror oriundo do fanatismo nazista e a contra ofensiva norte americana que nos trouxe a vitória.

Seguimos com imagens do holocausto, os campos de concentração e o extermínio de milhões de judeus.

O próximo segmento nos mostra doenças causadas por ratos, morcegos e a pobreza extrema que se alojou em países tomados pela corrupção o que ocasionou a morte de várias pessoas por problemas de falta de saneamento básico como a cólera.

Em um centro de pesquisas, um cirurgião veterinário opera um cachorro com câncer terminal visando encontrar no futuro uma forma de curar seres humanos afetados pelo mesmo mal.

Seguindo, temos um show de skydive, que termina num acidente no qual o para-quedas não abre corretamente  e a vítima não tem chance de sobreviver.

As filmagens de um filme de ação dão muito errado quando um dublê morre numa tomada onde ele deveria saltar com um carro em um rio.

Depois, somos levados a uma tragédia ferroviária, onde um homem perde a vida ao ser atropelado por um trem. Na sequencia, uma ciclista também é vitima de um trem morrendo esmagada.

Um piloto de avião recém graduado e seus amigos morrem em um voo para testar as habilidades do condutor. Uma das asas da aeronave foi rompida e o impacto acabou ocasionando o esquartejamento do grupo todo.

Em uma cidade pequena e tranquila acontece um acidente entre dois aviões, um deles comercial, que colidem entre si resultando em dezenas de mortos.

Na sequencia, conhecemos Binder, um engenheiro que relata as mortes precoces de sua mulher e filha. Binder relata ter entrado em contato com o fantasma de sua mulher. O doutor Gross leva á casa do homem especialistas que captam sons e imagens fotografadas.

Ao fim do documentário, o doutor Gross diz que a morte é só o começo e deixa ao público uma indagação sobre a crença da vida após a morte e o filme segue com a imagem de uma mulher dando a vida a um bebê.

Os créditos finais mostram as belezas da vida e da natureza em diversos aspectos regado a uma música bonita, otimista e cheia de vida e esperança.

O filme fez uma legião de fãs que tiveram a sorte de encontrar o longa nas locadoras (eu não fui um destes e se tivesse sido com certeza eu teria traumas sérios até hoje) e a surpresa é que existe uma série de pouco mais de cinco longas. Claro que estes não fizeram o mesmo sucesso já que eram mais do mesmo e visto o que já foi apresentado no primeiro filme, nada mais surpreendeu e acabou saturando.

Eu mesmo só vi até o terceiro longa e parei por canseira, mas aí é com vocês, vejam os próximos capítulos por conta, não tem absolutamente nada a agregar.


Trailer: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário