Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 8 de outubro de 2023

O Exorcista: O Devoto / Exorcist: The Believer (2023)

 


Depois de algumas boas décadas com duas tentativas frustradas de revitalizar a franquia O exorcista, Hollywood resolveu mexer com o diabo novamente para trazer uma continuação direta do primeiro filme ignorando todas as outras bombas cinematográficas que surgiram depois do clássico avassalador de 1973.

Neste novo longa temos Victor um pai viúvo imigrante do Haiti que vai á América tentar uma vida melhor como fotógrafo após um trauma ocorrido em sua terra natal. 

Tudo parecia caminhar bem, até a filha de Victor, Angela e sua melhor amiga desaparecerem misteriosamente na floresta por vários dias e quando são encontradas, ambas demonstram-se confusas e apresentam um comportamento estranho que começa a ficar perigoso levando todos a sua volta acreditar que as meninas estão sendo vítimas de uma possessão demoníaca após ambas brincarem com forças do outro mundo.

Começa mais uma vez uma corrida entre a crença e a ciência e uma presença ilustre dá inicio ao que pode ser a salvação das meninas...

Tudo começa em Porto Príncipe no Haiti onde presenciamos um dia na vida de Victor Fielding que é fotógrafo e sua mulher que está bem perto de dar a luz.

Num dado momento, a comunidade onde o casal vive é assolada por um terremoto que destroça casas e trás muitas mortes diante de um corre-corre desesperador.

Treze anos depois, Victor, agora viúvo vive na América com sua filha Angela tendo conseguido se estabelecer muito bem durante esse tempo.

Do outro lado, a caminho da escola somos apresentados á Katherine, vizinha, melhor amiga e colega de classe de Angela, completamente inseparáveis.

Victor seguiu carreira na fotografia trabalhando em seu próprio estúdio, fruto de seu esforço.

Na saída da escola, Angela e Katherine voltam sozinhas e a pé cortando caminho pela floresta, onde resolvem brincar em seu esconderijo secreto exibindo cada uma um par de medalhões com pingentes perolados.

Anoitece e nem Victor e nem os pais de Katherine tem notícias das meninas iniciando uma busca em grupo se embrenhando na floresta no breu quase total.

A equipe encontra as mochilas e os medalhões jogados pela mata, o que faz com que geral tome a sábia decisão de contactar a polícia para que seja feita uma busca mais efetiva com direito a cães farejadores que se estende por dias sem alcançar resultado algum.

As buscas se intensificam com o passar dos dias e o caso ganha a mídia destacando o desaparecimento como manchete principal.

Felizmente, depois de dias de agonia as meninas aparecem repentinamente numa humilde fazenda aparentando confusão mental. Ambas são levadas para a delegacia onde alegam não se lembrarem de nada durante o período em que desapareceram.

Ambas passam por exames clínicos onde acabam reagindo mal entrando em colapso, mas nada digno de suspeitas, o que garante a alta imediata ás meninas.

Na hora de ir para a cama, Angela conta ao pai o pouco que ela se lembra antes de apagar que foi o momento em que ela e a amiga brincavam em seu esconderijo exibindo seus medalhões.

Na manhã seguinte, Victor tenta levar uma vida normal preparando um café da manhã reforçado para a filha que ainda está estranha.

Enquanto arruma a cama para Angela que está no banho, Victor ouve um barulho vindo do banheiro e ao checar percebe que a banheira está completamente coberta por um líquido preto viscoso.

Do nada, Angela dá o bote atacando o pai até cair no chão entrando em convulsão que não cessa e ainda provoca um ataque obrigando o pai a leva-la para o hospital onde ela é sedada.

Ao examinar a menina, os médicos descobrem marca de auto mutilação pelo corpo dela registrando tudo em fotografias.

Enquanto isso, a família de Khaterine está no meio de uma missa onde a menina parece vaga e de total desinteresse, chamando a atenção das outras crianças.

Após a distribuição do vinho, Katherine caminha até o altar e começa a praguejar violentamente.

A noite, Angela desperta da sedação e começa a proferir palavras blasfemas na presença de Paula, a enfermeira enquanto o ventre da menina verte sangue crescentemente.

A mesma enfermeira procura Victor em sua casa pela manhã para contar o que presenciou e diz a ele que o problema de sua filha vai além da ciência e da medicina, que ela está possuída por espíritos malignos. Na sequencia, ela entrega ao fotógrafo um livro que narra a história da atriz aposentada Chris MacNeil e a possessão de sua filha Regan ocorrido há meio século atrás.

Enquanto Victor pesquisa tudo o que se sabe sobre Chris e o caso de Regan, Paula procura a ajuda do jovem padre Maddox.

Depois de conseguir o endereço de Chris, Victor pega estrada e encontra rapidamente sua casa que agora fica junto ao mar e lá, a mãe de Regan compartilha sua experiência enfrentando o demônio em sua juventude.

Convencida com o caso de Angela, Chris procura o padre Maddox e juntos vão ao hospital onde fazem uma analise preliminar na menina que definitivamente está possuída.

Enquanto isso, Katherine segue em sua casa uma vez que seus pais resolveram acreditar que tudo que a menina precisa é de Deus e do carinho da família ao invés de ser internada e exorcizada.

Chris visita Katherine que demonstra sua personalidade demoníaca obrigando a ex-atriz a acalmá-la com água benta e uma prece. Tudo se acalma momentaneamente até que a menina ataca Chris furando seus olhos com um crucifixo.

Ambas as duas são hospitalizadas e nisso, as autoridades da igreja católica, incluindo o padre Maddox discutem a possibilidade de executar um duplo exorcismo.

Nesse meio tempo entre decisões e reflexões conhecemos uma velha conhecida de Victor do Haiti que é pregadora da religião do país e ambas as crenças se unem para realizar junto um despacho, a última arma para salvar ou não a vida de Angela e Katherine.

O padre Maddox nomeia Paula como sua assistente por esta ser a maior devota de sua paroquia dando ela ela uma cruz e uma bíblia.

Todos se reúnem na casa de Victor mantendo as garotas sentadas e amarradas de costas uma para a outra e a cerimônia começa com uma sessão d praguejamento e blasfêmias proferidas por ambas as possuídas que tentam desconcentrar Paula.

Ambas reagem se agitando ao ouvir as preces da devota fazendo a casa se mexer por dentro até tudo se acalmar por um breve intervalo de tempo. Depois, ambas são banhadas com água benta fazendo com que as duas convulsionem exalando uma fumaça clara pela boca.

A fumaça se estende por um bom tempo reagindo com o fogo da lareira.

O espírito que está em Angela tenta torturar Victor com seus traumas do passado mas ele se mantém firme pois sabe que o diabo é mentiroso e manipulador.

Na sequencia, o padre Maddox inicia o exorcismo com força, porém uma das entidades o mata torcendo seu pescoço até quebrar matando-o.

Victor tenta apelar para o emocional de Angela que o alcança e nisso as luzes começam a oscilar enquanto seguem as orações.

Angela se livra das amarras e começa a levitar. Por seguinte, ela expele muito líquido preto viscoso no teto até cair no chão feito jaca podre.

Katherine por sua vez tem uma parada cardíaca e luta inconscientemente contra seus demônios.

Aos poucos, Angela volta a si enquanto a amiga passa pelo processo de ressuscitação cardiopulmonar que infelizmente não consegue traze-la de volta para os vivos. Victor assiste a tudo sem ação.

Dias depois, Victor volta a vida normal com Angela que agora está livre do domínio do mal. Apesar de tudo, a experiência ficará marcado no coração de todos que estiveram frente a frente com o demônio.

Na cena final Chris recebe a visita de Regan que abraça a mãe emocionada e abatida pelo fato da ex atriz ter perdido a visão na luta contra o mal.

Todo o hype depositado em cima da nova sequencia do clássico atemporal iniciado em 1973 parece não ter correspondido aos anseios da critica especializada que previamente classificou o longa metragem com notas muito baixas.

Eu mesmo achei a produção mediana, nem fede nem cheira. Assim como o primeiro filme da franquia, o novo longa tem toda uma preparação da narrativa para apresentar as protagonistas e estabelecer que ambas estão possuídas, mas ao contrário, aqui tem todo um passado do pai de Angela que tem seus traumas de um passado difícil. Então é obvio que o "vamos ver" é guardado para o final, mas neste caso todo o processo é mais solene, tem o momento de reflexão e a convergência de crenças.

O processo do exorcismo poderia ter sido ampliado e mais dificultado, por que pelo menos ao meu ver tudo se resolveu muito fácil e rápido com uma simples (porém efetiva e digerível) gorfada. As cenas que determinam a possessão foram bem dirigidas e deixaram bem escrachada a situação em que se encontram as protagonistas, então ponto para o roteiro.

Os jump scare são poucos e os que tem são fracos, então não espere pular da cadeira.

A maquiagem está bacana como já foi visto nos trailers, mas os efeitos de CGI apesar de poucos são incômodos e facilmente contornados com efeitos práticos, duvido que tenha sido falta de orçamento, com certeza foi preguiça ou mão de vaquisse da produção.

O tempo de cena de Ellen Burstyn em seu papel eternizado como Chris MacNeil decepcionou deveras e o seu fim foi um tanto quanto desmerecido. A participação de Linda Blair de volta como Regan então nem se fala, nos 45 do segundo tempo com pouco menos de duas ou três falas e fim. Desgosto bateu.

Com a crítica desfavorável eu duvido muito que as sequencias programadas que são duas a principio, venham a ganhar a luz do dia e menos ainda que contemos com uma participação mais efetiva e expressiva de Linda Blair. Uma pena de verdade.

As atuações dos personagens centrais divergem na minha opinião: enquanto Leslie Odom Jr. tem um semblante em muitas vezes inexpressivos não conseguindo me ganhar afetivamente em seu papel de pai sofrido, as atrizes Lydia Jewett e Olivia O'Neill respectivamente Angela e Khaterine demonstraram uma capacidade de atuação muito boa, elas são convincentes em cada uma de suas camadas. Ambas tem um futuro promissor e precisam ser bem exploradas, no bom sentido é claro.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário