Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 14 de outubro de 2023

Ursinho Pooh: Sangue e Mel / Winnie-the-Pooh: Blood and Honey (2023)

 


E chegamos ao escárnio do ano, simplesmente a obra mais grotesca e herege inspirada na icônica figura que fez a infância de muita gente, o Urso Pooh (ou Puff para os marmanjos como eu).

Como a criação mais expressiva de Alan Alexander Milne caiu em domínio público (que é quando a morte do criador original de uma obra passa de meio século então ela pode ser usada livremente sem a preocupação do copyright), Rhys Frake-Waterfield, produtor independente, não perdeu tempo e já foi abocanhando o personagem mais conhecido do bosque dos cem acres para transforma-lo num predador psicopata cheio de ódio pela humanidade.

Frake-Waterfield além de produzir também dirigiu, editou e roteirizou essa bomba que segue anos após o menino Christopher Robin (que na minha infância eu conhecia como Menino Cristóvão) deixar Pooh e os outros animais antropomórficos do Bosque dos cem acre para poder estudar fora e assim fazer uma boa faculdade de medicina.

Christopher retorna já adulto com sua esposa para reencontrar seus amigos sem saber que tudo no bosque mudou com seu abandono como o fato de que Pooh e os outros tiveram que comer o burrinho Bisonho (Ió no original) para sobreviver a um inverno intenso e por conta disso, ele e os sobreviventes desenvolveram um ódio pela humanidade passando a perseguir qualquer ser humano que cruze o seu caminho e mata-lo da forma mais brutal possível.

Essa premissa é narrada no início do filme no formato de um livro com gravuras simplistas até cortar para o momento presente quando Christopher agora adulto retorna ao bosque com Mary para apresentar a ela Pooh e seus amigos, dos quais ela desdém de sua existência já que eles não passam de memórias de uma infância agradável.

O casal adentra a casinha na árvore de Pooh e procuram juntos pelo ursinho boboca até eles sentirem alguém se aproximar de forma suspeita.

Na casada da noite, o casal tenta deixar a casa sem serem notados, porém Leitão aparece e esgana Mary com uma corrente sem dar chance para ela se defender e/ou sobreviver.

Pooh aparece em seguida cercando Christopher com a ajuda de Leitão e o rapaz tenta apelar para o lado sentimental do ursinho, porém ele acaba sendo abduzido.

Depois da introdução somos apresentados á Maria em uma sessão com sua terapeuta que tenta curá-la de um trauma que envolve um stalker.

A cena corta e temos Maria chegando ao Bosque dos cem acres onde tudo segue no maior silêncio onde a garota procura em uma oficina informações sobre onde ela pode conseguir gasolina.

Do lado de fora somos apresentadas ás amigas de Maria: Zoe, Lara, Jess e Alice que se juntam a Maria um tempo depois chegando a um chalé da família da líder onde elas se alojam para poder se desligar por um tempo do mundo lá fora e entrar em contato com a natureza.

Perto de lá, Tina, a quinta amiga de Maria que se perdeu das outras tenta conseguir sinal de celular para pedir ajuda e conseguir alguma localização, até que Pooh a flagra e a persegue até um depósito onde a perdidinha bem que tenta se esconder, porém ela é encontrada pelo urso amarelo que bate sua cabeça várias vezes contra a parede e por fim é jogada no moedor de lenha.

No chalé, Maria conta eu trauma ás amigas que parte de um dia em que um stalker misterioso adentrou em seu quarto e tentou abusá-la.

Enquanto isso, Pooh mantém Christopher Robin como refém e este segue tentando alcançar o coração do ursinho que apesar de carregar muita mágoa ainda tem boas lembranças do passado com seu amigo.

A mágoa fala mais alto que a nostalgia e Pooh usa o rabo do Bisonho para flagelar Chistopher Robin nas costas e como se não bastasse ainda usa o sangue e as vísceras de Marry (da qual sobraram apenas os ossos) para torturar o velho amigo.

De volta ao chalé, Lara aproveita a noite para tirar selfies no ofurô e uma das fotos revela o vulto de Pooh e ele e o Leitão aparecem sorrateiramente por traz e o suíno não perde tempo e afoga a garota a abduzindo logo depois com a ajuda do ursinho.

Lara acorda amarrada sobre a estrada de frente para um carro pilotado por ninguém menos que Pooh e enquanto o Leitão a imobiliza, o amigo passa por cima da cabeça dela até estourá-la.

Maria e Jess ouvem o grito da amiga e assim que saem para verificar encontram o corpo de Lara e um aviso no vidro da porta escrito com sangue, o que faz geral se reunir para ponderar a possibilidade de contactarem a polícia.

As meninas encontram Pooh as espreitando e nisso, a luz é cortada fazendo Maria ter um ataque por conta de seu trauma, acreditando estar sendo stalkeada pelo mesmo cara.

Maria se lembra que há uma arma em um dos quartos e a obtém rapidamente pondo-se em alerta.

As meninas se dividem em duplas: Maria e Jess vão para um cômodo da casa enquanto Zoe e Alice são encontradas pelo Leitão.

Alice é nocauteada enquanto Zoe cai na piscina e Leitão a encurrala munido de uma marreta levando a garota para o inferno com um só golpe, aos olhos da amiga que a essa altura já voltou a si.

Maria e Jess são sondadas por Pooh, mas conseguem despistá-lo e ao chegar á piscina encontram o corpo de Zoe ao mesmo tempo que observam Alice ser levada ao longe.

As meninas seguem pelo exterior da casa, enquanto que no depósito, Pooh se alimenta de mel.

Alice acorda amarrada mas volta a fazer naninha com uns bons tapas desferidos por Pooh e só acorda um tempo depois com a chegada de Maria e Jess que a desamarram imediatamente.

Tentando encontrar uma saída, as meninas encontram Christopher Robin que clama por socorro.

Depois de soltarem o prisioneiro, as meninas o deixam e vão atrás de uma mulher em outro cômodo que também é mantida refém ao ouvirem seus gritos. As meninas encontram a mulher com o rosto todo deformado e esta acusa o leitão de te-la espancado.

Liberta, a mulher surta ao ver seu reflexo desfigurado e jura vingança contra o Leitão armando-se com um revólver e pondo-se a procura-lo.

Poh e Leitão a surpreendem numa emboscada onde o urso a suja completamente de mel enquanto o amigo a devora viva.

As meninas dão bandeira e são flagradas pondo-se a correr e Alice fica para trás e pega o Leitão na base da marretada enquanto Pooh persegue Maria e Jess.

Alice consegue acorrentar o Leitão e começa a espanca-lo para se vingar pela desfigurada e pelas outras amigas mortas.

Tendo perdido as meninas de vista, Pooh volta para o depósito e mata Alice empalada com uma faca enterrada em sua boca.

Maria e Jess que estão por perto veem tudo e dão bandeira novamente iniciando uma fuga frenética até encontrarem uma caminhonete na estrada com quatro caipiras mal encarados que desdém da história da perseguição.

Pooh aparece frente a todos e as meninas se escondem na caminhonete enquanto os rapazes resolvem peitar o ursinho boboca atacando-o com tudo que eles tem em mãos dando uma certa vantagem a princípio, mas o urso dá a volta por cima matando um por um.

Em pânico, as meninas dão a partida no veículo e tentam atropelar Pooh que esquiva e sobe na caçamba tentando alcançar o painel. Pooh bate várias vezes no vidro na frente na tentativa de quebra-lo e nisso, a motorista freia bruscamente jogando o ursinho longe, mas no processo elas colidem.

Pooh se levanta e tira Jess da caminhonete, a mata e caminha até Maria lentamente. O ursinho pega Maria pelos cabelos e antes que pudesse dar um fim nela, Christopher Robin aparece em outro carro e atropela o comedor de mel.

Christopher Robin socorre Maria mas o perde para Pooh que a faz refém com uma faca mirada em seu pescoço. Pela milionésima vez, Christopher apela para o emocional do ursinho barganhando sua vida em troca da de Maria jurando ficar com o amigo para sempre.

Pooh fala pela primeira vez em anos cheio de ódio e degola Maria que agoniza até morrer nos braços de Christopher que em seguida foge enquanto o ursinho boboca desfere várias outras acadas no corpo sem vida da garota.

É obvio que esse filme não tem praticamente nenhum ponto positivo além da violência extrema e as mortes manjadas, porém sangrentas.

A figuração dos antagonistas é de doer a barriga e não me venham justificar levando em conta o baixo orçamento e o fato do filme ter sido produzido de forma independente, poucos recursos (aqui no caso foram aplicados cem mil dólares) nunca foram impedimento para a realização de uma obra cheia de qualidade e de identidade própria.

A premissa é bacana, mas o desenvolvimento é genérico, não trás nenhuma inovação e as personagens vão para a vala muito rápido sem se quer terem tempo de serem aprofundadas, fora que todas são muito iguais e igualmente sem profundidade, o que nos impede de criar qualquer laço de empatia por elas.

A subtrama do trauma de Maria é vago, rapidamente explicado e rapidamente esquecido, fora que não há uma evolução ao longo do enredo levando a personagem a usar seu medo para supera-lo, a produção simplesmente escolheu o caminho mais fácil que foi jogar meia duzia de garotas no meio da história em andamento só para morrerem enquanto o protagonista busca uma redenção.

O pior de tudo é que já existe uma sequencia prevista para fevereiro de 2024, aliás já existem algumas imagens vazadas da produção do longa que vai dar um rápido destaque a infância de Pooh e ainda vai trazer de volta o interprete de Christopher Robin, além de um design melhorado do ursinho boboca (ou pelo menos assim está prometido) e um número muito maior de mortes, segundo disse Rhys Frake-Waterfield.

E ao que parece teremos a aparição do Tigrão em sua forma bestial que muito provavelmente vai ficar com o lugar deixado por Leitão (ou não, vai que os dois acabam formando um trio com Pooh, eu não sei e nem quero saber).

E tudo isso por que o filme alcançou mais de 5 milhões de bilheteria. Enfim, chega por hoje, eu desisto de tentar entender o submundo do cinema...


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário