Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 28 de outubro de 2023

Inverno de Sangue em Veneza / Don't Look Now (1973)

 


Um clássico suspense que merece ser rememorado nos dias de hoje pelo seu enredo encharcado de mistérios é sem dúvida nenhuma o ítalo-britânico Don't look now de 1973 com a direção primorosa de Nicolas Roeg seguindo o roteiro de Allan Scott e Chris Bryant baseado no conto original e homônimo de Daphne du Maurier.

A obra flerta com o paranormal e com o investigativo o tempo todo trazendo uma certa e densa carga de imprevisibilidade que prende o telespectador até o final icônico e um tanto quanto estranho, mas que se analisado do ponto de vista metafórico, tudo se simplifica sem deixar qualquer pendencia no roteiro.

A trama gira em torno de um restaurador de obras antigas vivido por Donald Sutherland, com sua vida conturbada após um acidente que levou fatalmente sua filha caçula. Enquanto passa por Veneza para tratar da restauração de uma igreja, o protagonista e sua mulher vivem um drama cheio de descrenças e incertezas a partir do momento que uma dupla de irmãs idosas vindas da Escócia atravessam o caminho do casal e uma delas, que é uma vidente cega (relevem a ironia) diz ter visto o espírito da filha morta.

Paralelamente, uma série de assassinatos paira por entre os becos dos canais de Veneza dando brecha para a possibilidade da existência de um serial killer.

Começando do começo, o filme se inicia com a pequena Christine Baxter brincando junto a um lago no meio de um inverno rigoroso enquanto seu pai, John revisa alguns slides de uma igreja em período de restauração da qual ele fora chamado para reformar.

Neste instante, temos o vislumbre de uma mancha de sangue imaginária pairando pelos slides e este é o estopim para John ter um mau pressentimento e dar início a uma corrida desenfreada até a varanda da casa cujo lago que é adjacente guarda o corpo de Christine que misteriosamente se afogou e acabou morrendo apesar da tentativa do pai de fazer uma respiração boca a boca.

John entra em colapso chamando a atenção de sua mulher Laura que ao descobrir o ocorrido cai em lágrimas com o marido fechando a introdução.

A cena corta tempos depois, em Veneza onde John tenta levar sua vida adiante com a restauração da capela de uma igreja cujos slides ele revisava no início.

Na sequencia, John faz uma pausa para almoçar com Laura e compartilha  com ela sua empolgação com o novo projeto até que a mulher ajuda duas senhoras, sendo uma delas deficiente visual a chegar ao banheiro do restaurante.

Lá, Heather que é a deficiente diz ter entrado algo em seu olho e na sequencia a mesma diz ter tido uma visão com o espírito de Christine dando a descrição exata da menina enfatizando a capa de chuva vermelha que ela usava no momento do acidente..

Laura volta á sua mesa em choque e acaba desmaiando tendo que ser levada de lancha pelo canal para um hospital local e ao voltar a si, a mulher conta á John que a velhinha que é vidente teve contato com o espírito da caçula dos Baxter, mas o marido é cético e refuta o argumento.

Já de alta, Laura pede ao marido para parar na capela para ela poder rezar. Enquanto Laura leva o dinheiro do dízimo, Heather e sua irmã Wendy estão na fileira atrás de John.

Na saída, o casal se encontra com o bispo que atualiza John sobre o andamento da restauração da igreja. Nas sequencia, o casal volta ao hotel e tentam levar suas vidas normalmente com um bom banho e posteriormente um coito mesclado com fragmentos de cenas em que ambos estão se vestindo e tornando a sair do hotel.

Um tempo andando pelo vilarejo, o casal se perde em um beco até encontrarem o caminho de volta após levarem um susto.

Mais tarde, enquanto ajuda alguns operários a elevar uma peça até o alto da capela, John acaba vendo Heather e Wendy e Laura também as avista iniciando uma conversa com as velhinhas que dão detalhes sobre a morte de Christine e a cega revela que John tem o dom da premonição pois sabe que ele teve o pressentimento do perigo iminente poucos segundos antes do pior acontecer.

Na sequencia, Laura tenta convencer John de que o espírito de Laura pode estar tentado entrar em contato com ele, mas o restaurador permanece cético.

Disposta a conseguir respostas, Laura vai até o hotel onde as irmãs estão hospedadas e Heather entra em transe soltando gemidos enquanto que paralelamente John entra na casa de alguns nativos sem ter consciência do que fizera.

De volta ao seu quarto, Laura tenta mais uma vez convencer John dizendo que Heather previu que a vida dele estará em perigo se ele não deixar Veneza e que isso tem ligação com Christine, mas John insiste em não acreditar naquilo que ele classifica como loucura.

No meio da madrugada, John recebe um telefonema de um internato na Inglaterra onde Jhony seu filho mais velho estuda recebendo do diretor Anthony Babbage que o menino sofreu um acidente, porém nada de grave já que seu estado é estável.

Laura pega um barco para o aeroporto deixando John sozinho em Veneza seguindo seu trabalho.

De manhã, John segue restaurando um mosaico sob um andaime que arrebenta do nada deixando-o pendurado em uma corda por um breve tempo até ser finalmente resgatado.

Na saída da obra, John fala com o bispo sobre o alerta da vidente e acabam presenciando uma ação policial de remoção de um corpo encontrado no canal e o pai de Christine relembra apreensivo a morte da menina tamanho o choque. 

Em outro momento, enquanto John toma um coletivo no canal, ele vê Laura e as irmãs Heather e Wendy passando pela direção oposta em outro veículo.

Encucado, John volta ao hotel mas não encontra sinal algum da esposa. Não muito mais tarde, John passeia pelo vilarejo e encontra uma boneca boiando no canal. Mais tarde, John vai até a delegacia dar queixa do desaparecimento de Laura levando um retrato falado das irmãs idosas para que o inspetor Longhi as analise e o mesmo menciona sobre a existência de um possível serial killer em Veneza.

No caminho de volta, John vê uma figura de baixa estatura usando uma capa de chuva vermelha igual a de Christine se escondendo em um beco. Depois disso, John vai até o hotel onde se hospedaram as irmãs idosas e pergunta ás responsáveis se elas sabem para onde foram as velhas e Laura e além disso, acaba encontrando o inspetor Sabbione da divisão de homicídios que seguindo os passos do restaurador acaba requisitando sua presença em seu gabinete para atender uma ligação da Inglaterra do diretor do internato informando que Jhony já está bem de saúde e Laura que está entre eles toma o telefone.

John acaba descobrindo por lá mesmo que Heather e Wendy foram localizadas e detidas em celas separadas. Depois de falar com Heather brevemente, John a conduz de volta para sua nova habitação enquanto Laura volta para Veneza.

Chegando ao hotel, John e a ceguinha encontram Wendy que já havia sido liberada anteriormente. Wendy dispensa a ajuda de John e o manda ir embora ao mesmo tempo em que a vidente entra em transe e aos gritos pede a irmã que traga o pai de Chrsitine de volta mas por casualidade é Laura quem aparece na sequencia.

Fora do transe, Heather diz mais uma vez que John está em perigo e pede que ele volte imediatamente.

Enquanto isso, John avista novamente a pessoa minuscula de capa de chuva vermelha no beco e a segue enquanto Laura procura pelo marido perto de lá.

John consegue finalmente encurralar a pessoinha em uma construção antiga e lá mesmo descobre que ela é uma anã com a fisionomia envelhecida e feia. A anã sem perda de tempo degola John fazendo-o rodopiar enquanto vemos uma série de flash backs e a serial killer de Veneza faz gesto de negativo com a cabeça sorrindo sadicamente.

O sangue jorra pela jugular de John enquanto os sinos da igreja badalam.

Na cena seguinte, Laura e as irmãs idosas seguem o cortejo pelo canal levando o caixão com o corpo de John até a igreja onde seguirá o funeral enquanto descem os créditos finais.

É um final meio estranho eu sei, porém necessário pois provou o que nós já sabíamos que era o fato de John ter uma parcela de mediunidade com o poder da visão e isso é rapidamente visto no início do filme quando o restaurador enxerga um borrão de sangue junto aos seus slides, isso é claramente seu poder visionário entrando em ação.

O caso aqui é que John era cético e por conta disso sua mediunidade não era desenvolvida. Agora o por que do assassino de Veneza ser uma anã horrenda e o por que ela usava justamente a mesma capa de chuva de Christine aí fica difícil de digerir; Talvez seja o espírito da menina corrompido pelo fato do pai não ter acreditado em seu chamado do outro mundo? Eu realmente não sei.

A fotografia de Veneza caiu como uma luva e é belíssima agregando muito visualmente ao longa e a direção de Roeg é certeira e instigadora mantendo o mistério bem amarrado até o final.

A atuação da lenda vida Donald Sutherland em uma de suas obras mais emblemáticas é estupenda e o fato dele ter praticamente 98% de tempo de tela tendo que fazer basicamente tudo não prejudica em nada na narrativa, muito pelo contrário; ele constrói um terreno sólido e imersivo á história sem desgastar o enredo em momento algum.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário