Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 7 de outubro de 2023

Cemitério Maldito: A Origem / Pet Sematary: Bloodlines (2023)

 


Mais uma grande promessa vinda de uma franquia de renome oriunda de um clássico literário do mestre do terror Stephen King, agora nós temos uma dimensão melhor de um capítulo explorado rapidamente no primeiro filme da franquia que é a história dos Batterman, onde o pai de um jovem que morreu em batalha na guerra do Vietnã, desconsolado com o ocorrido usa dos poderes místicos de um cemitério indígena para trazer seu filho de volta a vida sem se preocupar com as consequências.

O jovem em questão retorna dos mortos como dizia a lenda, porém já não era mais o mesmo e em pouco tempo, toda a cidade de Ludlow toma dimensão da coisa toda e para evitar mais loucuras similares, uma revolta se instalou com o fim mandar o morto-vivo de volta para o além túmulo.

E é nesta situação que temos o jovem Jud Crandall (que no futuro se tornaria vizinho dos Creed), as voltas com sua mudança para outra cidade com sua namorada. Porém o retorno de seu amigo Timmy que estava combatendo na guerra do Vietnã acaba acarretando numa série de situações que o obrigam a ficar e desbravar segredos do passado que podem explicar o que está acontecendo.

O filme começa com uma narração em off de Jud Crandall falando sobre o cemitério indígena da tribo Mi'kmaq do qual se tem notícias registradas desde a colonização de Ludlow.

Abrindo o longa, somos levados á 1969, onde Bill Batterman, morador local arrasta um corpo no breu da noite até o território Mi'kmaq onde ele o enterra e em questão de segundos o cadáver se mexe.

A cena corta para a manhã seguinte, onde Jud Crandall se prepara para deixar a cidade com sua namorada Norma em busca de novos horizontes, deixando para trás deus pais Dan e Katty que estão orgulhosos e surpresos, já que o rapaz é o primeiro Crandall a deixar a cidade desde a colonização.

Durante o empacotamento de suas coisas, Jud encontra uma foto dele com seus amigos Timmy e o nativo americano Manny, mergulhando em nostalgia.

Depois, Jud convida o filho para verem juntos uma última partida de hóquei. Na saída do ginásio, Jud encontra o prefeito e sua amiga Marjorie o felicitando pela sua partida que vai ocorrer pela manhã.

Chegando o dia seguinte, Jud pega estrada com Norma até que do nada, uma ave de rapina se choca contra o vidro frontal do carro e quando os namorados saem para verificar, a ave já bateu voo e em sua frente aparece o cachorro dos Batterman completamente na força do ódio e com um aspecto de doente.

A cena corta e nós somos apresentados á Manny e sua irmã Donna que depois de curtir algumas peças de artesanato de sua tribo, vão para a plantação de girassóis fumar um beck, até perceberem que uma das flores verte sangue de suas pétalas.

Ao entrar em contato com a flor, Manny se fere e cai no chão semi paralisado.

Depois de decidir dar meia volta para devolver o cachorro aos Batterman, Jud e Norma encontram seu dono Timmy que voltou recentemente da guerra e está muito mudado, tendo se tornado retraído. O rapaz acusa o pai de Jud de ter pago um médico para alterar sua avaliação médica para livrá-lo do alistamento, já que Dan acreditava que seu menino não aguentaria passar pelas trincheiras ileso.

Do nada, o cachorro ataca Norma no braço e Timmy dispersa o animal disparando para o alto enquanto a namorada de Jud é obrigada a ficar alguns dias internada no hospital por que o ferimento foi feio.

Jud volta para casa para informar os pais sobre a mudança de planos e ao sair para espairecer acaba encontrando Manny pelo caminho e este deixa claro sua chateação por que o amigo não se despediu dele antes de pegar estrada.

Depois de se entender com Jud, Manny diz a ele que sentiu uma mudança drástica no gênio de Timmy o que deixa o rapaz curioso a ponto de ir até a casa dos Batterman onde depois de encontrar um animal todo estourado no chão, é recebido por Bill que diz que o filho não está recebendo visitas por que ele está se readaptando a sua antiga vida.

Jud volta para casa e interroga o pai sobre a dispensa forjada da guerra e Dan alega que ele só fez o que fez para proteger seu único filho.

Na casa dos Batterman, Timmy faz uma lista com os sobrenomes dos amigos de quem ele pretende se vingar. Um tempo depois, Timmy encontra Marjorie na rua e manda um podre sobre o pai dela que tem a fama de ter tirado a própria vida se enforcando, o que a deixa sem ação.

Na sequencia, temos uma festa na casa de Donna e Manny cheia de dança e no corte seguinte temos Marjorie ligando para o prefeito para falar sobre Timmy e depois de marcar uma reunião com o político, a senhorinha é atacada pelo cachorro dos Batterman.

A festa de Donna segue até que Timmy aparece pedindo uma dança a ela e no processo, o rapaz manda um podre que ele sabe sobre ela e nisso, Manny o ataca jogando-o no chão e depois se desculpa pelo seu trauma pós guerra e o faz ir embora.

A reunião dos adultos da cidade começa com o prefeito, o xerife e Dan até que Marjorie aparece e diz ter matado o cachorro dos Batterman e pressiona a todos para que deem um jeito em Timmy uma vez que eles sabem o que está ocorrendo.

Enquanto dorme, Jud sonha com o cachorro de Timmy, o acidente em sua partida de Ludlow e ao acordar, sente uma presença ali perto forçando-o a ser armar com um rifle dando início a uma ronda do lado de fora onde encontra uma foto jogada no chão.

Ao voltar para dentro, Jud pega Manny entrando pela janela de seu quarto e mostra a ele a foto que ele encontrou e sugestiona investigar o que está acontecendo com Timmy.

Na casa de Donna, ela sente estar sendo espreitada por Timmy até que o próprio surge da escuridão e a esfaqueia, mas mesmo assim ela se livra e corre pela plantação. Timmy a alcança e desfere outra facada.

Amanhecendo, Jud e Manny vão até a igreja e o padre conta a eles a história da colonização ocorrida em 1674 quando a tripulação de Ludlow, (posteriormente o fundador) encontrou na terra até então desbravada o território da tribo Mi'kmaq onde o cacique explica a um padre sobre um círculo místico que funciona como uma espécie de cemitério, com a exceção de que quem é sepultado lá volta a vida, porém diferentemente daquilo que a pessoa já foi um dia.

A partir dai, as famílias dos fundadores se tornaram guardiões do segredo Mi'kmaq para evitar que as propriedades mágicas do cemitério traga pessoas de volta a vida.

Ao revisar as escrituras antigas dos colonizadores, Jud descobre que um dos guardiões da tripulação de Ludlow é seu antepassado, um Grandall, portanto sua família tem uma parcela de responsabilidade com os segredos do cemitério e a partir daí já fica claro Timmy e seu cachorro foram revividos, ou seja, o rapaz morreu na guerra e Bill desconsolado o enterrou em território Mi'kmaq, como visto no início do filme.

Neste instante, o corpo de Donna é arrastado pelo cemitério Mi'kmaq onde ela é enterrada.

Voltando para casa, Jud mostra ao pai a página das crônicas de Lodlow onde consta que sua família fez parte e faz parte dos colonos que se tornaram detentores dos segredos do cemitério e Dan o leva até lá confirmando que seu antepassados e o resto dos fundadores fizeram um pacto para proteger o cemitério.

Enquanto isso, Manny volta para casa onde encontra tudo revirado e a presença do xerife.

Donna aparece no hospital (depois de ter sido revivida) e encontra Norma que cuida dela por esta estar toda suja, desgrenhada e em choque.

Ao começar a limpar os pés da amiga, Norma percebe a pele dela cair facilmente e no susto, ela foge do hospital pedindo socorro que não é ouvido. Norma encontra o corpo de um médico e no mesmo instante é atacada por Donna com um bisturi, mas esta volta a correr até ficar encurralada.

Norma dá meia volta e entra na enfermaria onde Donna reaparece dando início a um embate, mas a morta-viva é mais forte.

Dan vai até a casa dos Batterman confrontar Bill pela quebra do pacto dos ancestrais já sabendo o que ele fez com Timmy.

Jud por sua vez, vai ao hospital mas não encontra Norma que foi raptada e em questão de um corte, o jovem chega a sua casa onde encontra além do pai, o prefeito, o xerife, Marjorie e Manny.

A equipe já a par da situação pegam suas melhores armas e o plano é pegar Timmy desprevenido em casa para queimá-lo lá dentro, mas antes eles devem resgatar Norma e Donna que eles acreditam ser reféns do jovem morto-vivo.

O prefeito se divide dos demais e ao procurar pelo celeiro acaba sendo abduzido.

Marjorie procura pelo estábulo e Timmy a pega de surpresa.

Enquanto o resto da equipe procura dentro de casa, Timmy junta os corpos e se prepara para queima-los.

Dan se separa dos rapazes e na sequencia, Donna aparece atacando Jud e Manny tenta impedir o amigo de dar um fim nela, tomado pela compaixão, afinal ela é sua irmã.

Dan reaparece e tenta convencer Manny de que aquela já não é mais Donna e a morta-viva o ataca por trás perfurando-o pelo tórax mortalmente.

Bill reaparece e leva os garotos para o porão assim que uma nuvem de fumaça começa a subir.

Os rapazes seguem por um túnel, enquanto Norma está presa e amordaçada em outro túnel não muito longe de lá.

Timmy rasteja pelo túnel onde Bill o encontra e paralelamente, o túnel onde Norma está começa a ficar alagado fazendo tudo virar barro, o que a faz lutar para se desamarrar antes de ser enterrada viva.

Jud e Manny conseguem alcançar Bill, mas este infelizmente já foi abatido por Timmy que evadiu.

Saindo do túnel, os rapazes são surpreendidos por um ataque de Timmy que quase abduz Manny mas o fere no processo, obrigando-o a pedir que o amigo siga sem ele. Jud corre até o lago onde Timmy se esconde até dar o bote.

Os dois entram num corpo a corpo, onde o morto-vivo tenta afogar o ex-amigo, porém ele é frustrado quando Manny dispara um sinalizador certeiramente no rosto de Timmy que afunda no lago sem vida.

Norma, que conseguiu fugir do túnel a tempo, encontra Jud e o abraça aos prantos.

Dias depois, as vítimas de Timmy repousam em seus caixões enquanto Jud e Norma agora cientes de sua obrigação como guardiões do cemitério ficam em Ludlow definitivamente.

Manny por outro lado deixa a cidade mandando um dedo do meio para a placa de bem-vindos enquanto Jud relembra com um ar de nostalgia os bons momentos com seus eternos amigos.

O filme termina com Jud narrando sua aceitação como guardião do segredo dos Mi'kmaq alertando aos forasteiros para ficarem longe de Ludlow. O motivo nós sabemos bem...

Apesar do final um tanto quanto diferente daquilo que nós vimos no clássico Cemitério maldito de 1989 onde Jud narra que os populares de Ludlow lincharam Bill e Timmy queimando a ambos dentro de sua casa, o filme conseguiu surpreender e não ficou previsível. Ponto para a liberdade criativa.

Já era dito pela produção desde os primeiros vazamentos da obra que o filme ia ter uma pegada mais misteriosa e menos violenta e de fato, apesar do filme não ter gore e muitas mortes excessivamente impactantes, ainda sim tivemos uma narrativa muito bem dirigida e amarradora que se desenrola de forma acelerada e bem detalhada fechando qualquer ponta que a obra oitentista tivesse deixado solta sobre o assunto.

No entanto, não ouve um aprofundamento sobre a entidade conhecida como Wendigo, original do livro e que é a força que concede a vida após a morte a quem é enterrado no cemitério; apenas sabemos que o cemitério tem poderes místicos e ressuscita os mortos... por que sim e já era. Mas quem sabe no futuro não tenhamos outra ramificação da franquia para explicar tudo o que ainda precisa ser explicado seja no formato de película ou em série mesmo, o que seria a grande chance da Paramount continuar lucrando com a franquia a longo prazo.

A cenografia d território Ni'kmaq está muito bem feita e a ambientação da época da colonização de Ludlow ficou um show, os figurinos, sobretudo o do pajé ficaram aceitáveis e emersivos. A produção trabalhou muito bem com a montagem histórica trazendo um elemento narrativo bastante atraente.

No mais não há muito o que falar, a produção caprichou nos efeitos práticos e na maquiagem, o filme ficou mesmo com cara de produção de plataforma de streaming, o que me leva a crer que a escolha do formato de lançamento foi prudente, já que no cinema a obra ia acabar saindo com um gosto amargo além de provocar uma certa decepção entre os telespectadores que esperavam mais.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário