Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 1 de outubro de 2023

Jogos Mortais X / Saw X (2023)

 


Entrando finalmente no mês do Halloween chegamos a uma das grandes promessas do ano, uma tentativa de reparação do fiasco que foi Espiral: O legado de jogos mortais de 2021 e uma possível revitalização da franquia, visto que as primeiras críticas que o décimo Jogos mortais já recebeu foram favoráveis e eu como fã de Saw de longa data que não poderia deixar de acompanhar a este lançamento (ainda que eu tenha demorado para ver Espiral, mas este por motivos óbvios) também tenho elogios para com este capítulo que se desenrola entre os Jogos 1 e 2 trazendo uma narrativa pela perspectiva do Jigsaw original John Kramer a partir de seu diagnóstico de câncer terminal.

O menino dos olhos da franquia Tobin Bell retorna ao seu personagem eternizado mostrando que ele ainda tem muita munição para gastar e que seu dom de atuação continua pontual e incrível como sempre, mantendo Jigsaw frio, calculista e genial. Aliás, o tempo parece ter parado para Bell que segue convencendo visualmente falando mesmo já tendo se passado quase duas décadas do primeiro Saw fazendo parecer que ele é o mesmo fisicamente; bendita genética e efeitos de rejuvenescimento.

A trama aqui não é só mais um amontoado de infelizes que são raptados e forçados a se reabilitar na marra por serem verdadeiros paus no cu ou perecerem de formas extremas e exageradas, não. Aqui nós temos um entendimento melhor de como o câncer de John Kramer foi diagnosticado, como ele recebeu a notícia e que caminho ele buscou na esperança de se curar e ainda ser útil a sociedade.

O pulo do gato acontece quando Kramer iludido por um conhecido do grupo de apoio que ele frequenta acaba depositando suas últimas esperanças (e economias) num experimento que promete uma cura definitiva através de uma cirurgia seguida de um coquetel de remédios naturais em uma clínica situada no México. O caso, é que a equipe médica acaba se revelando um grupo de golpistas que prometem o céu e acabam trazendo o inferno aos pacientes. Decepcionado com a descoberta, Kramer usa seus dotes em engenharia civil e seus contatinhos para abduzir um por um para submete-los a uma espécie de jogo que vai definir quem paga o pato e quem se redime de seus crimes.

Mas vamos pelo começo, que se passa ainda nos Estados Unidos, numa clínica durante um exame de tomografia pelo qual John Kramer passa e que o diagnostica com câncer terminal na cabeça.

O corte seguinte nos leva a um grupo de apoio onde Kramer ouve e compartilha experiências com outras vítimas de câncer.

Na sequencia, temos um rápido papo entre John Kramer e o médico que cuida de seu estado e garante a ele que seu câncer é inoperável, portanto terá que se conformar em fazer quimioterapia e o que mais for possível para garantir uma qualidade de vida melhor, apenas para se estender um pouco mais.

Na saída, Kramer flagra um faxineiro do hospital furtando pertences dos pacientes. Num corte, vemos o funcionário do hospital preso a um aparato de Jigsaw que conecta tubos em seus olhos e prende uma das mãos enquanto ele está imobilizado numa cadeira de tortura.

O objetivo do jogo é que a vítima deve descobrir a combinação de um cofre acoplado ao aparato para se livrar antes do tempo estimado e se ele falhar cada um dos dedos da mão que está presa serão quebrados enquanto o tubo ligado aos olhos os sugam de suas órbitas. O resultado é que o ladrãozinho perde o jogo, seus dedos e seus olhos são arrancados.

Depois, voltamos ao presente quando Kramer sai do hospital e se distrai redigindo seu testamento até que ele encontra Henry Kessler, um conhecido do grupo de apoio que tem câncer no pâncreas que diz a ele que existe um tratamento inovador no México que garante uma cura para a sua enfermidade. 

Kessler passa á Kramer o endereço de um vídeo na internet referente ao suposto tratamento e não perde tempo mandando um e-mail para a doutora Cecilia Pederson no México mostrando interesse em passar pelo tratamento e rapidamente a mensagem retorna em forma de telefonema e a médica garante uma vaga para seu futuro paciente que viaja o mais rápido que pode.

Em pouco tempo, Kramer chega ao México guiado pelo taxista Diego que apresenta ao recém chegado alguns pontos turísticos até deixar o cliente na porta da clínica onde dois estranhos encapuzados levam o enfermo até as dependências da clínica junto ao seu alojamento.

Lá, Kramer encontra-se pessoalmente com a doutora Pederson que o leva por um tour pela clínica para apresenta-lo a equipe que conduzirá sua operação: a recepcionista Gabriela, uma jovem afável, Mateo o anestesista, Valentina a enfermeira e Parker Sears, um paciente recém operado com sucesso de um linfoma na garganta.

Um tempo depois, temos uma exploração rápida do lado humanitário de Kramer entre uma breve entrevista com a doutora onde ele fala de sua carreira como engenheiro civil do qual ele se nega a se aposentar e no instante seguinte, vemos o mesmo Kramer ajudando um menino chamado Carlos a consertar o aro de sua bicicleta e mesmo os dois não se compreendendo eles engatam um laço de amizade terno e puro.

O tempo passa e Kramer finalmente passa pela cirurgia inicialmente assistindo o preparatório para a remoção de uma célula cancerígena através de um monitor, até que ele é anestesiado. Quando volta a si, Kramer se encontra com a doutora Pederson que receita a ele um medicamento para ele seguir com o tratamento em casa.

Para passar o tempo, Kramer projeta em uma folha de papel uma armadilha que seria usado em algum jogo futuro, mas esperançoso com o êxito da cirurgia rasga o desenho.

Na volta para a clínica, Kramer encontra tudo vazio e silencioso além de um DVD contendo o tutorial para uma operação intra craniana que coincide com as imagens da operação sofrida por ele e que ele mesmo viu pelo monitor.

Juntando todas as evidências, Kramer realiza que ele foi vítima de um golpe de um grupo pé de chinelo que o fez passar por uma falsa cirurgia e o enrolou tempo suficiente para fugir com seu dinheiro.

Depois de um breve surto, temos um corte onde o taxista Diego (que também participou do esquema se fazendo passar por médico) é abduzido por uma figura trajando uma capa preta e máscara de porco que obviamente é John Kramer.

Quando acorda, Diego se vê preso a uma armadilha onde ele está amarrado pelo peito e suas mãos estão presas a bisturis que rapidamente o jovem usa para soltar a corda. Observando tudo, Kramer dá á Diego um gravador cujo conteúdo revela o jogo e as regras: há uma bomba relógio entranhada na pele de cada braço de Diego e para se livrar delas antes que explodam ele deve usar os bisturis para rasgar sua pele.

Diego felizmente consegue passar pelo jogo sacrificando parte de seus braços e joga as bombas para longe bem a tempo de evitar a explosão. Depois, Kramer parabeniza Diego por passar pelo jogo com vida e contacta alguém misterioso para localizar o resto da quadrilha.

A primeira é Valentina que vive como prostituta em bar decadente. Um de seus atuais clientes acaba se revelando um agente de Jigsaw e este abduz a falsa enfermeira.

Depois, somos levados a outra clínica clandestina, onde Mateo é abduzido depois de fornecer drogas á Gabriela que nada mais é que uma viciada que só faz parte da quadrilha para satisfazer seu vício.

A moça vai até o banheiro do bar onde Valentina trabalha para consumir a droga recém adquirida até que ela ouve passos e também é abduzida.

Por fim, chegamos a doutora Pederson se preparando para um próximo golpe por telefone. Depois de se sentir vigiada, a médica golpista acaba sendo abduzida por Kramer com a ajuda de sua eterna ajudante Amanda Young!

Na cena seguinte, a quadrilha acorda em um esconderijo, todos imobilizados por armadilhas sob o olhar atento de Amanda e Kramer que chega logo em seguida.

Mateo é o primeiro interrogado e já chega jogando a culpa de tudo em Pederson e Gabriela joga mais lenha se isentando de toda a responsabilidade pelo golpe.

Kramer os convida para um jogo que incia com Valentina presa a um aparato ligado a uma serra que irá decapita-la dentro de um tempo se ela não serrar uma de suas pernas fora para que seu sangue seja depositado em um recipiente e quando atingir uma quantia X irá desativar a armadilha.

Pederson joga um migué para cima de Kramer se isentando da culpa, mas este mostra a médica um extrato bancário dela tirado por Amanda onde consta pelo menos 39 novos depósitos em dinheiro vivo de outras vítimas provando que ele não é o primeiro e que não seria o último.

Depois de deixar o grupo numa sinuca de bico, Kramer deixa a sala e passa a fiscalizar pelos monitores das câmeras de segurança e sem perda de tempo, Pederson pressiona Valentina a serrar sua perna antes que seja tarde, coisa que ela faz de pronto.

Na sequencia, ela pega um tubo de sucção para a drenagem do sangue, porém o tempo se acaba antes que a quantia estipulada fosse atingida e o aparato ativa a serra que decapita a falsa enfermeira.

A próxima é Gabriela que faz Amanda lembrar de seu vício e ela diverge com Kramer sobre seu ponto de vista sobre a redenção e como alcança-la.

Pederson não perde tempo e rasga o tórax de Valentina e extrai suas tripas para usa-la como corda para alcançar uma mesinha com rodas onde há um celular que ela tenta usar para pedir ajuda, mas Amanda atenta aparece e neutraliza a golpista com um taser.

Kramer chega logo em seguida e manda um foda-se para as súplicas de Pederson quando esta pede para ajuda de fora seja trazida.

Neste momento, inesperadamente aparece Parkers Sears, que é detetive e tenta arrombar o portão da clínica clandestina exigindo seu dinheiro de volta mas acaba sendo abduzido.

Parker acorda amarrado no escritório de Jigsaw dizendo á Kramer ter percebido o golpe, porém ele é mantido como prisioneiro por ser considerado inimigo por portar uma arma. Depois, ele explica toda a situação ao detetive e oferece a ele a oportunidade de fazer parte do jogo estando do lado da redenção.

Neste momento, o palhaço Billy aparece em seu triciclo trazendo uma bandeja com instrumentos cirúrgicos até Mateo que está com om dispositivo preso em sua cabeça e a gravação passa as regras do próximo jogo: O aparato que está preso a cabeça de Mateo irá esmagar seu crânio se este não executar uma cirurgia intra craniana onde ele deve remover sua calota, extrair um pedaço de tecido cerebral e deposita-lo num tubo com água e este deve atingir um peso estipulado dentro de um limite de tempo.

Pederson auxilia o parceiro que não entende nada de cirurgia (ah vá). Tudo é feito dentro do combinado mas o tempo se esgota antes e o aparato que é uma máscara se ativa e prende a cabeça do golpista matando-o depois de segundos agonizando.

Kramer tem um papo tocante com Amanda dizendo a ela que seu tempo está se esgotando e que ela deverá seguir sua obra quando ele se for, o que a faz se emocionar e abraça-lo aos prantos.

Seguindo, Gabriela é a próxima a jogar: ela está acorrentada por um de seus pulsos e pelo tornozelo contrário. O objetivo é arrebentar seus membros para poder romper o elo das correntes e assim se salvar mas seu desafio será suportar o calor intenso vindo de de uma espécie de refletor que exala uma luz vermelha intensa.

Pederson guia a garota aconselhando-a a começar pelo tornozelo para que a queda seja menos dolorida e depois de muito bater nos grilhões a viciada consegue se salvar, porém o calor intenso a deixa com o rosto queimado superficialmente além de exausta.

Kramer pede á Amanda que leve Gabriela para a enfermaria, mas neste instante, Parker aparece solto e de posse de sua arma que havia sido confiscada e ordena a dupla de sádicos que libertem Pederson.

Nisso, descobrimos que Parker e Pederson são amantes e sócios no crime. Os golpistas ignoram que Gabriela precisa de cuidados médicos e a médica termina de matar a drogada a sangue frio.

Parker faz Kramer colocar o grilhão de uma corrente em seu pescoço e o leva para o esconderijo para jogar seu próprio jogo mesmo Amanda o alertando que Pederson vai acabar matando-o para ficar com o dinheiro todo só para ela.

Inesperadamente, o menino Carlos, o único amigo de verdade que Kramer fez no México aparece e é abduzido por Pederson e ele é colocado com Jigsaw acorrentado a uma armadilha.

Kramer tenta esganar Pederson, mas Parker ameaça matar Carlos e o jogo se inicia. Sem regras, a dupla apenas terá suas correntes puxadas para dentro da plataforma onde eles estão os obrigando a ficarem deitados enquanto um líquido preto jorra de uma mangueira vinda do teto. O objetivo é que um dos dois deve se sacrificar acionando uma alavanca que vai fazer o outro ter a sua metade da plataforma inclinada para que não aja como fugir de um afogamento.

Kramer se nega a deixa o menino morrer em seu lugar, mas o menino assustado luta pela sua vida.

Pederson tenta aproveitar para fugir, mas Parker se pergunta quem deu inicio ao jogo se ambos estavam juntos e longe do painel de controle.

Amanda aproveita para soltar Kramer e Carlos enquanto chega o momento da reviravolta e uma sessão de flash backs regada ao tema musical clássico nos mostra que Diego após se salvar virou informante e agente de Jigsaw conseguindo as localizações de cada membro da quadrilha. E não só isso, Kramer já estava de sobreaviso que Parker fazia parte do esquema se fazendo passar por um paciente que passou pela cirurgia milagrosa e estava em recuperação para dar maior veracidade a coisa toda. A chegada dele ao esconderijo foi orquestrada.

O escritório é imediatamente lacrado e começa a exalar uma fumaça e o jogo final é revelado: um dos dois deverá se sacrificar. Agora é mata-mata e salve-se quem puder.

Como previsto por Amanda, Pederson trai o amante e o mata para salvar a si própria e em contrapartida, Kramer pega a bolsa com todo o dinheiro do golpe e doa para Carlos que se vai da clínica com os amigos enquanto a doutora é abandonada. Morrer? Viver? O tempo dirá...

Ainda temos uma cena pós créditos onde Kramer mantém Henry Kessler preso pelos pulsos revelando que ele fazia parte do esquema já que sua cicatriz da cirurgia era falsa e sua participação consistia em ser a isca. Depois, aparece o detetive Hoffman que foi quem localizou Kessler (e o resto dos golpistas, é claro, já que como foi visto lá atrás, Kramer contacta um detetive para isso depois de obrigar Diego a contar tudo o que ele sabe). Um novo jogo está para começar quando o prisioneiro é acoplado a uma armadilha e o próprio Kramer anuncia o início do jogo.

É um fato que Jogos Mortais X chutou o balde e conseguiu limpar toda a sujeira que Espiral deixou nos deliciando com uma história que apesar de não ser completamente inédita, nos deu uma amostra mais detalhada do nascimento dos jogos e nos reapresentou á John Kramer e Amanda Young trazendo de volta aquela afinidade de anos atrás e nos fez matar as saudades de suas engenhosidades e de seu gênio casca grossa que no fim das contas esconde um coração bom.

Apesar da participação de James Wan ser vaga limitando-se a produção executiva, a direção de Kevin Greutert não peca em nada e ainda mantém a essência de tudo aquilo que já vimos anteriormente o que garante um filme agradável, com uma certa carga nostálgica e ainda sim um fator inovação que soube convencer muito bem. O momento do plot twist no entanto, meio que não surpreende já que quase todo o esquema foi revelado durante o enredo então não passaram tanta informação nova para a gente o que fez a surpresa ser suspensa, mas que não deixou o momento menos tenso.

Falando em nostalgia, ela rola a solta já que além de Tobin Bell e Shawnee Smith que reprisa depois de anos o papel de Amanda, ainda temos a volta de Costas Mandylor fazendo uma aparição relâmpago na cena pós créditos, no papel do detetive Hoffman, o celebre protegido de Jigsaw, o que pode abrir brecha para um retorno no futuro, assim esperamos.

Aliás, só como curiosidade adicional, eu tenho uma pequena teoria de que o possível próximo longa poderá dar um novo início aos jogos com o herdeiro de Jigsaw que eu chuto que será o menino Carlos que vinte anos depois já será um homem. Eu estimo que ele terá uma breve preparação em cenas de flash back para garantir a volta de Tobin Bell e quem sabe também de Shawnee e Mandylor que o auxiliarão após a partida de Kramer. E eu sonho ainda mais alto... sonho que Cary Elwes voltaria a interpretar o doutor Lawrence Gordon para terminar de instruir o novo Jigsaw; tipo, cada um vai ensinar alguma coisa para que Carlos se torne um mestre dos jogos completo. Claro, é só uma teoria. Fonte? Vozes da minha cabeça, por isso não espalhem e não tomem como verdade absoluta, certo?

No mais, o filme tem competência, as armadilhas são mirabolantes como era de se esperar, mas não é o filme perfeito ainda. Tem muita coisa que poderia ter sido melhor e mais bem explorada sem alongar demais as suas quase duas horas. 

A violência continua sendo o carro chefe nesta pré sequencia, mas eu sinto que a produção segurou um pouco no freio ou por medo de provocar a nova geração com muito gore, ou por que eles se deram conta de que o que matou a franquia a partir do quarto capítulo foi o exagero e a falta de uma narrativa mais sólida. O caso é que para mim, o filme não deu tudo de si na violência. Chocou em alguma cena? Sim, mas poderia ter feito mais. Não levem isso como uma crítica dura, apenas como uma crítica de cunho produtivo, um incentivo para que no futuro as coisas sejam ainda melhor.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário