Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Colheita Maldita / Children of Corn (1984-2009)


Colheita Maldita é sem dúvidas um dos meus grandes xodós de infância. Pode se dizer que foi meu passaporte definitivo para este mundo de mistérios, assombrações e sangue.

Pode não ter sido o maior clássico da década de 1980, mas me marcou e conseguiu ser competente apesar da simplicidade e da tarefa de provocar medo através do sobrenatural executada com sucesso.

O filme se passa na cidade rural de Gatlin, Nebraska começa com a chegada de um menino que se auto proclama como profeta na pequena comunidade que vive da colheita de milho, Isaac Chroner.

Isaac é, religioso fervoroso, manipula as crianças até conseguir armar uma verdadeira chacina na cidade onde os adultos (incluindo os pais) são mortos violentamente depois da missa dominical e logo depois, o garoto ordena que todo o contato com o mundo exterior seja rompido e que a cidade se livre de toda e qualquer tecnologia e qualquer meio de diversão o que se torna proibido.

Anos depois, temos o casal Vicky e Burt em viagem pelo chão de terra batida. Os dois acabam tendo seu caminho deslocado e para completar ainda atropelam um menino, que aparentemente já estava morto muito antes pois apresentava um profundo corte na garganta.

Procurando por um povoado próximo para avisar as autoridades sobre o ocorrido, Burt e Vicky acabam chegando em Gatlin, agora uma cidade fantasma, abandonada e sem serviço de telefone, ou energia elétrica impossibilitando-os de obter qualquer auxílio.

Separando-se de Vicky, Burt investiga a igreja e outros locais da pequena cidade tentando juntar pistas que o ajude a entender o que aconteceu por lá, porém a aparição de Malachi, o braço direito de Isaac, pode mudar seus planos assim que ele e sua trupe raptam Vicky, para entregá-la assim como todos os outros adultos a entidade que sobrevive do sangue que irriga a colheita conhecido como "Aquele que anda por trás da plantação'' que é quem dá as ordens à Isaac.

Burt contará com a ajuda dos irmãos Joby e Sarah (que tem o dom da premonição) para ajudá-lo a destruir a seita de Isaac e trazer as crianças manipuladas por ele de volta a razão ensinando-os o verdadeiro caminho de Deus.

Perto do ato final, Malachi trai Isaac obrigando seus servos a amarrá-lo na cruz de milho no lugar de Vicky por considerá-lo um traidor da fé de Aquele que anda por trás da plantação.

Logo depois, Burt tem um embate com Malachi e discursa para as crianças tentando fazê-las entender que o Deus de verdade não é um Deus de sacrifícios.

Ao ter suas ordens de ataque ignoradas pelas crianças, Malachi é atacado mortalmente por Isaac agora possuído por Aquele que anda por trás da plantação.

Burt leva as crianças e Vicky as pressas até um celeiro e lá ele se lembra de uma passagem que ele leu na igreja sobre um homem de azul e uma profecia e deduz que o homem azul que no caso era o único policial  e adulto que havia sobrado vivo em Gatlin (tirando um velho frentista que tinha um acordo com Isaac fornecendo combustível em troca de sua vida) tentou no passado queimar a plantação de milho para dar fim a entidade, porém foi morto e ofertado como oferenda.

Joby revela que há uma bomba de gasolina num depósito usado para a queimada e Burt resolve ir até lá terminar o que o policial começou e com a ajuda do irmão de Sarah ele consegue produzir uma espécie de coquetel molotov que é atirada na plantação logo depois de espalhar o combustível.

A plantação se incendeia , o solo treme e o céu emite clarões dando a entender que Aquele que anda por trás da plantação foi destruído definitivamente.

Prontos para partir daquele pesadelo, levando Joby e Sarah consigo, Burt e Vicky levam um susto com uma das seguidoras de Isaac que estava escondida no carro disposta a matar os forasteiros, porém Burt põe ela para dormir e só resta seguir a pé, por segurança.

O filme é bem simples, sem muita violência gráfica, além do massacre logo no início, mas é bem competente no quesito provocar calafrios com seu suspense eficaz.

O longa é sim galhofa e está um pouco mal envelhecido, mas para mim sempre vai ser aquele clássico das noites do SBT, cuja dublagem aliás, se tornou uma raridade, assim como a segunda que é da Globo, sobrando apenas a terceira dublagem produzida para o DVD/Blu Ray e que convenhamos, é uma bosta, acredito eu que tenha sido realizada em Miami, lar das dublagens lixo.

Colheita Maldita ainda teve além de inúmeras sequencias, um remake em 2009 com um conteúdo mais profundo e perturbador, fiel ao livro Children of Corn (As crianças do milharal) de Stephen King, contando com um final diferente e muito mais chocante do que o clássico de 1984 onde o casal protagonistas terminam mortos pela entidade. Além disso, os irmãos Joby e Sarah não existem.

A única sequencia que pode se chamar realmente de canônica a primeira parte é o sexto longa chamado de Colheita maldita 666 - Isaac está de volta de 1999 que conta com a volta de John Franklin no papel de Isaac que havia sobrevivido à explosão do milharal com a desculpa de que ele estava em coma. Mas isso é assunto para uma próxima.

Trailer (1984)


Trailer (2009)


Um comentário: