Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Hellraiser - Renascido do Inferno / Hellraiser (1987)



Clive Barker não mediu esforços e nem as consequências para trazer ao ar sua obra mais expressiva. Uma obra que chutou o balde da censura e da hipocrisia trazendo um conteúdo forte e perturbador que traumatizou muita criança desavisada (eu sei, eu fui uma dessas crianças).

Ainda me lembro quando eu resolvi assistir sozinho a noite a primeira sequencia do longa e anos mais tarde a terceira parte também a noite na casa de um amigo, minhas maiores lembranças deste longa, além da pitoresca lembrança de quando os filmes da franquia começaram a ser lançados na tevê aberta, sobretudo no SBT, estes eram divulgados com o nome de "Cabeça de prego" o que não é tão ruim lembrando que em Portugal a franquia é conhecida como Fogo Maldito... ái, ái....

O longa de 1987 começa quando o pervertido Frank Cotton resolve comprar uma relíquia antiga em forma de cubo chamada de Configuração do lamento (ou cubo de LeMarchand), que segundo se sabe, pode-se levar seu portador a uma dimensão de prazer sem precedentes em troca de sua alma e para tanto deve-se resolver um quebra-cabeça mexendo as partes articuladas do objeto até atingir a configuração final.

Frank resolve o quebra-cabeça do cubo e é transportado para o Hellbound, dimensão dos Cenobitas, seres de aparência pálida e deformada, usando couro e adereços sadomasoquista embutidos em seus corpos que existem como barganhadores indiretos de suas vítimas e juízes para os mesmos quando estes quebram as regras do local ou seu acordo com o cubo. 

Logo, ganchos são lançados até Frank, rasgando sua carne e o aprisionando pela eternidade a uma sessão de dor e tortura, que fornece o prazer que os Cenobitas adoram mais que tudo, esta é a recompensa tão esperada para quem conclui o quebra-cabeça.

Frank é dado como desaparecido neste meio tempo, e seus entes acreditam que ele está em uma de suas ''aventuras irresponsáveis'' e seu irmão Larry, sua segunda mulher Julia e a filha adolescente, Kirsty resolvem morar na casa abandonada do desaparecido. 

Por não gostar da madrasta (e vice e versa), Kirsty resolve morar em um apartamento, mas visita o pai com frequência na nova morada.

Numa das reformas da casa, Larry rasga o dedo, num prego e seu sangue escorre até o piso do porão, onde na verdade Frank estava quando sua alma foi abduzida para a outra dimensão. O sangue faz com que o corpo de Frank comece a se regenerar e é revelado que ele e Julia foram amantes no passado.

Julia então, descobre a figura deformada da Frank no porão e ele pede a ela que consiga mais sangue para que ele continua a se fortalecer até recuperar sua forma original. Julia atende ao pedido e começa a seduzir todos os homens que consegue e os atrai ate o porão, onde os mata e os oferece para seu amado, que diz que em breve os Cenobitas vão dar por falta dele e é aí então que os dois devem fugir.

Kirsty acaba flagrando Julia com uma das vítimas, acreditando que ela trai seu pai e resolve por tudo em pratos limpos, até descobrir que Frank voltou e consigo o cubo. Na confusão, Kirsty dá um jeito de surrupiar o cubo e foge com ele. 

Atordoada com tudo o que está se passando, ela desmaia e acorda em uma clínica, onde acaba resolvendo o quebra-cabeças, invocando, Pinhead, o líder dos Cenobitas e seu pequeno exército, que clama pela alma da garota. Astuta, ela revela que Frank fugiu e que se eles fizerem um pacto ela pode levá-los até ele em troca de libertá-la do compromisso imposto pela resolução do enigma do cubo.

Ao chegar em casa, Julia diz a Kirsty que não precisa se preocupar mais, pois seu pai matou Frank e para provar a leva até o porão, onde mostra um cadáver pútrido, porém Kirsty acaba descobrindo que na verdade aquele é seu pai e que Frank roubou sua pele para se disfarçar e assim passar os Cenobitas para trás, mas eles aparecem cientes de tudo.

Kirsty então luta contra o tempo para fazer com que Frank seja enviado de volta para o Hellbound e no processo, Julia acaba morrendo e Frank é pego pelos ganchos de Pinhead que rasga seu corpo explodindo-o, mas antes ele profere a celebre frase "E Jesus chorou".

A salva, Kirsty acredita que tudo finalmente acabou, até que um morador de rua lhe toma o cubo, se transforma numa figura satânica alada e foge deixando claro que aquele estranho era o tempo todo um espião enviado do Hellbound com a missão de assegurar a segurança do cubo e a certeza de que ele vai ser passado adiante para que uma nova tortura, muito sexo e muito sangue continuem acontecendo para o deleite eterno dos Cenobitas.

A obra máxima de Clive Barker baseada num celebre livro começou muito bem trazendo um terror sanguinolento como nunca havia se visto e a sequencia não tardaria até por que o primeiro Hellraiser terminou com um gancho bastante propício.

O filme não poupou filtros e nos brindou com altas cenas de sexo quase explícito além de muito sangue e descarnamento graças ao ótimo trabalho da equipe efeitos práticos, além da maquiagem dos Cenobitas que ficaram ótimas, sobretudo o Pinhead de Doug Bradley que repetiu o papel durante oito dos dez longas lançados até agora, sem contar o seu poder de interpretação que o tornam um Pinhead único e insubstituível.


Trailer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário