Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

A mão que balança o berço / The hand that rocks the cradle (1992)


Aí está mais um clássico absoluto que anda meio abandonado mas que é muito querido pelos fãs do gênero pelo seu enredo claro e objetivo, nada enrolado e bem desenvolvido que nos brindou no início dos anos 90 com um thriller que virou um verdadeiro cult.

O filme desponta como um suspense de vingança muito bem bolado, com uma antagonista que roubou a cena com uma das vilãs mais memoráveis de todos os tempos, com uma interpretação primorosa e bem dirigida. Mas, vamos lá...

Tudo corria na mais perfeita ordem na vida da família Bartel, formada por Claire um mulher que ama plantas, Michael que é engenheiro geneticista e sua filha a fofa Emma que se apega facilmente a todos que a rodeiam. 

Claire estava próxima do final de uma nova gestação, sobre os cuidados do ginecologista, o doutor Victor Mott que aparenta ser um grande profissional.

Durante um dos exames de rotina, o ginecologista acaba tocando os órgãos genitais de Claire que abalada o denuncia por assédio sexual.

Vendo a atitude corajosa de Claire, outras mulheres reforçam a denúncia, acusando o médico formalmente, deixando-o na mira da implacável justiça e da mídia que logo espalha a notícia.

Acuado e se negando a ir preso, o dr. Mott acaba se suicidando. Sua esposa, também grávida, acaba descobrindo no dia da leitura do testamento que os imóveis do marido foram bloqueados pela justiça o que significa que ela está na mais absoluta ruína.

O golpe a faz passar mal e ter um desmaio a obrigando a entrar em trabalho de parto onde a criança nasce sem vida.

Claire por outro lado, dá a luz a um menino saudável chamado Joe e respira temporariamente a paz.

A senhora. Mott, tendo Claire como culpada pela sua ruína pessoal apesar dela ter denunciado formalmente o falecido ginecologista, resolve se vingar, adotando o nome de Peyton Flanders. Agora como Peyton e sabendo que sua inimiga declarada deu a luz a um bebê e que ela precisa da ajuda de uma babá, acaba se aproximando da família Bartel, ganhando a confiança de todos e o cobiçado empego.

Mas é claro que as coisas não serão tão fáceis para Peyton que encontra em Solomon, um enviado de uma instituição beneficente que ajuda pessoas especiais a sobreviverem a partir de biscates e Marlene Craven, corretora de imóveis e amiga dos Bartel inimigos em potencial, já que eles são os únicos que não a vêem com bons olhos.

Peyton porém, é astuta e consegue tirar Solomon de seu caminho armando uma arapuca em sua caixa de ferramentas escondendo uma calcinha de Emma com quem ele tanto se dá bem. Claire encontra a peça íntima e entendendo tudo errado obriga Michael a levar o deficiente mental de volta para a instituição.

Depois de tudo isso, Peyton que se interessa por Michael coloca uma falsa evidência de traição na roupa do patrão que é encontrada por Claire que acredita estar sendo traída por Marlene e acaba fazendo o maior papelão sem saber que ela tinha convidados escondidos na sala para uma festa surpresa.

Marlene por sua vez, acaba recebendo os documentos dos imóveis do doutor Mott e em uma das fotos da mansão acaba encontrando um móbile sonoro igual ao que Peyton deu de presente para Claire e logo depois uma foto da mesmíssima no dia do sepultamento do marido abusador.

Disposta a esclarecer as coisas com a amiga, Marlene vai até a casa  dos Bartel onde encontra Peyton sozinha e pede para falar com Claire. Peyton diz que a patroa está na estufa, porém tudo não passa de uma armadilha, já que na noite anterior, a babá armou a trava do teto deixando-o aberto e atado a maçaneta da porta. 

Quando Marlene chega ao local e abre a porta, a trava faz com que as aberturas do teto se fechem com muita força causando uma chuva de cacos de vidro que matam a corretora.

Claire quando chega em casa, encontra Marlene morta e tem um ataque de asma. Como Peyton esvaziou suas bombinhas, Claire desmaia pálida e é levada para o hospital.

Enquanto Claire está internada, Peyton tenta seduzir Michael que não cede, porém ela acredita que seu intento é questão de tempo.

Pouco tempo depois, Claire recebe alta e volta para casa percebendo que Peyton está ganhando terreno.

Claire encontra umas anotações estranhas nas roupas de Peyton e ao investigar as coisas de Marlene, acaba encontrando os documentos do doutor Mott na imobiliária.

Conseguindo acesso ao imóvel do médico abusador, Claire acaba descobrindo que é Peyton de verdade e ao voltar para casa a soca e a desmascara na frente de Michael que ordena a falsa babá que vá embora.

Claire implora que Michael chame a polícia e ele acata, mas antes resolve levar a família para se esconderem temporariamente num hotel.

Ao ouvir o rádio de Peyton ligada no porão, que é onde ela dormia, Michael vai checar e é acertado pela babá fazendo-o cair das escadas.

Ouvindo o barulho, Claire ordena Emma que se tranque no quarto com Joe e não abra enquanto ela vai até o porão onde encontra o marido e a babá com quem tem um confronto.

Peyton depois de se desvencilhar de Claire, vai até o quarto e tenta persuadir Emma, mas a menina que já sacou que a babá é uma víbora é mais rápida e a faz cair numa armadilha trancando-a em outro comodo enquanto ela foge com Joe no sótão.

A prisão da babá não dura muito, já que Peyton consegue arrebentar a porta  e chega rapidamente no sótão onde encontra as crianças e Solomon, que sempre preocupado com a família Bartel, seguiu os passos da babá e agora para salvar os amigos.

Claire sobe até o sótão e tem outra luta com Peyton que pensa ter levado a melhor, porém Claire finge um ataque de asma e quando a babá ia tomar Joe a força, Claire a empurra da janela fazendo a cair para a morte.

Com tudo finalmente em paz, Claire pede a Solomon que leve Joe consigo enquanto ela vai buscar ajuda para Michael que está ferido.

Sem dúvida um grande clássico dos anos 90 que ganhou vários prêmios cinematográficos, incluindo a atriz Rebecca De Mornay (Peyton) a imortalidade da personagem mais cativante de sua carreira. Além disso ainda tivemos os talentos de Ernie Hudson (Solomon), o Winston da clássica série de filmes dos Caça-fantasmas, Julianne Moore (Marlene) que tem em seu currículo obras como Jurassic Park, o remake de Psicose, Hannibal, Carrie a estranha de 2013 entre outros e Madeline Zima que um ano mais tarde viria a fazer parte do sitcom The Nanny além de ter feito participações em séries como Law & Order, Gilmore Girls, Grey's Anatomy, entre outros.

O filme é bem simples, não tem mais do que uma morte, afinal é mais um thriller focado no suspense, mas mesmo assim tem um roteiro muito bem construído e um final satisfatório.

Não querendo ser agorento, mas eu super apoio um remake, afinal o filme não é nada complicado, basta um bom elenco, um bom desenvolvimento, uma direção bacana e uma antagonista sobretudo carismática e experiente.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário