Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Noite do terror / Black Christmas (1974)


O canadense Noite do terror inovou ao levar para as telas um slasher tradicional em início de carreira e ainda por cima em época de natal, coisa que Natal sangrento só viria a fazer uma década depois.

Neste filme contudo, o antagonista não é o bom velhinho, coisa que aí sim só vimos em Natal sangrento e aqui o vilão da obra é um jovem comum como qualquer outro, porém perturbado mentalmente mas conseguindo disfarçar seu caráter podendo assim se misturar com as outras pessoas sem despertar suspeitas.

Um clássico obrigatório de fim de ano que lucrou mais de quatro milhões de dólares de seus 620 mil de orçamento trazendo um clima de incertezas e imprevisibilidade além de cenas de mortes criativas que marcaram uma época que devia ser de paz e amor.

Tudo começa em uma fraternidade dentro de uma universidade na noite de natal. A festa transcorria normalmente, até que uma série de ligações obscenas são feitas por algum engraçadinho nitidamente desequilibrado e quem atende é Clare Harrison, uma das universitárias.

Passado o trote, Clare vai para seu dormitório onde repentinamente é atacada e morta asfixiada com uma sacola sem nem se quer conseguir identificar a tempo o seu agressor.

No dia seguinte, o pai de Clare assim como combinado com a filha a espera do lado de fora do campus, porém ela está bastante atrasada preocupando o homem que pergunta a Peter Smythe, um dos universitários se ele conhece e sabe onde encontrar o alojamento da filha.

Devidamente orientado, o senhor Harrison chega até a fraternidade onde é recebido pela governanta, a senhora Mach que não sabe dizer onde Clare está, preocupando o pai que resolve prestar queixa na delegacia levando junto Phyl e Barb, companheiras de quarto de sua filha para depor sob as ordens do sargento Nash, que tenta amenizar o ocorrido dizendo ao senhor Harrison, que a filha pode ter fugido com algum suposto namorado, o que é muito comum segundo ele entre os universitários.

Ainda no campos, Peter e sua namorada Jess discutem a relação que anda declinando com o tempo e a situação só piora quando Peter diz que vai largar os estudos para casar com ela, pois está farto da rotina no campus mas a garota se nega a casar.

Pronta para sair do campus com algumas universitárias, a senhora Mach acaba ouvindo os miados insistentes do seu gato Cloud e sobe até o sótão seguindo os ruídos do bichano. Toda arranhada pelo esforço, ela chega até o fim das escadas e encontra no local um corpo com uma sacola amarrada ao rosto: era Clare. Imediatamente, a senhora Mach é atacada e assassinada lá mesmo sabe-se lá por quem.

Agora quem começa a receber as ligações misteriosas do maníaco obsceno, é Jess que depois de muito pensar, relata o caso a polícia, deixando o caso nas mãos do tenente Fuller e seus homens que tratam de grampear os telefones do campus para poder rastrear as ligações.

De dentro do campus, depois de uma crise de asma, Barb, a mais difícil das garotas é atacada pelo maníaco misterioso e é assassinada a facadas e seu corpo também é levado de lá sem que ninguém se dê conta.

Jess e Peter tem outro desentendimento ao descobrir uma gravidez que Jess pretende interromper para não comprometer seus estudos. Peter porém quer assumir a criança, mas Jess está irredutível dando indícios que a relação está a ponto de terminar de uma vez por todas.

Phyl relata a Jess que uma garota foi assassinada no parque e aos prantos diz que acredita que Clare também está morta já que seu paradeiro está há muitos dias desconhecido e sem pistas.

Jess volta a receber mais uma ligação do maníaco que a provoca dando a entender que fez algo com Phyl, que a essa altura estava desaparecida há algum tempo.

O sargento Nash então recebe ordens do tenente Fuller para dar instruções a Jess para que ela se tranque a sete chaves e se mantenha mais tempo no telefone quando receber outra ligação obscena para facilitar o rastreamento. Chega então novas informações de que alguém está infiltrado no dormitório de Jess e as garotas. O sargento por sua vez, pede a Jess que deixe o local e que não suba até o sótão sob hipótese alguma. 

Jess porém contraria as ordens do militar e sobe até o andar de cima onde é atacada nada menos que por Peter, o responsável pela noite de terror que agora tenta fazer dela sua próxima vítima.

As autoridades então se dirigem até o campus enquanto Jess tenta se desfazer de Peter que a persegue por todos os cômodos trocando agressões.

O embate entre os dois termina com a chegada da polícia que encontra Peter sem vida depois de uma tentativa frustrada de mandar Jess para vala e esta acaba perdendo os sentidos em cima de seu nêmesis (sim, infelizmente não fica claro como tudo aconteceu, só encontramos Jess com uma faca na mão e Peter pulverizado).

A polícia remove o corpo de Peter e desloca Jess para sua cama deixando-a descansar por lá mesmo já que ela só sofreu um susto e nada mais. Conforme as autoridades se vão levando consigo o senhor devastado, ouve-se o telefone tocar com certa insistência e a câmera foca na entrada do sótão onde jazem os corpos de Clare e da senhora Mach enquanto descem os créditos finais.

Noite do terror é um filme de enredo lento e complicado, que quando engrena acontece tudo de uma vez e de tal forma que deixa a cabeça de quem assiste com o maior nó, pois não há como saber quem é o assassino do campus e nem entender suas motivações. Mas isso tira a competência do roteiro muito bem escrito e dirigido.

O filme foi um dos precursores do subgênero slasher estabelecendo elementos como o stalker, os corpos que brotam no final e a mocinha com uma subtrama ímpar construída desde o início para causar empatia ao telespectador.

Um remake foi produzido em 2006 com o título de Natal negro, tradução exata do título original Black christmas com um enredo diferente mas com o mesmo background: a fraternidade e em 2019 foi produzido outro Black christmas também com outra história mas o mesmo cenário. Não vi nenhum ainda então não posso julgar.

O filme foi baseado em uma lenda urbana e uma série de assassinatos reais ocorridos em Montreal no Canadá tendo como pano de fundo a época de natal. A adaptação para as telas teve de ser readaptada do script original chegando a trocar inclusive adolescentes por jovens adultos no elenco principal.

Um dos rostos mais conhecidos do longa natalino é John Saxon, o interprete do tenente Fuller sendo seu papel mais conhecido o xerife Thompson, pai da mocinha Nancy da franquia A hora do pesadelo além de ter atuado em 1973 ao lado da lenda Bruce Lee em Operação dragão (Enter the dragon).


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário