Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 17 de setembro de 2022

Boa noite, Mamãe / Goodnight, Mommy / Ich seh, ich seh (2014 - 2022)

 


Não faz muito tempo que eu venho me cobrando para conhecer esse clássico do cinema austríaco, mesmo já tendo conhecido seu plot twist arrasador. Me atrasei mas valeu a pena, por que eu mal tive o prazer de me deitar, fechar as cortinas e preparar aquela pipoquinha no microondas para ver Boa noite, mamãe e subitamente eu encontro zapeando as notícias pelo celular um artigo falando sobre um remake deste mesmo filme distribuído pela Amazon prime e que estrearia em poucas semanas.

Pensei então comigo mesmo: é a hora! A hora de preparar um rascunho do clássico e esperar o lançamento do remake hollywoodiano para confrontá-los aqui convosco. E olha, apesar desta nova versão manter perfeitamente a essência, o clima de suspense ele entrega um plot twist um pouco diferenciado, porém mais explícito e que pega o público de jeito, mesmo aqueles que já conhecem o clímax da versão de 2014.

O desenvolvimento de cada versão é diferente e eu vou me focar apenas na clássica para não quebrar o clima de quem ainda não viu o mais recente lançamento. Porém eu vou ser obrigado a abrir um parenteses para o ato final para poder explicar o por que o remake conseguiu surpreender mesmo tendo tudo para ser um fracasso e um destes fatores obviamente seria o enredo previsível, então fique tranquilo que vai ter muita surpresa.

Enfim...o início do filme nos apresenta aos irmãos gêmeos Elias e Lukas que vivem em uma fazenda próximo a cidade com a mãe. Os dois inicialmente só brincam como toda criança normal até o momento que eles voltam para casa e encontram a mãe que nunca tem seu nome revelado de volta ao lar depois de ter passado por um procedimento estético no rosto e por isso ela mantem sua face envolta a gazes.

Depois de um bom banho e de uma brincadeira de ''quem sou eu'' com os meninos, a mãe passa algumas regras como onde eles não devem ir e o que não podem fazer para que ela possa repousar como o médico recomendou e logo depois coloca os dois para dormir. 

Obvio que nenhum dos dois conseguem pregar o olho com tanta novidade e dúvidas sobre a intervenção que a mãe sofreu e a curiosidade faz Elias descer na ponta dos pés até o banheiro da suíte onde a mãe está e frente para um espelho e sem as bandagens no rosto. Elias tenta ver o resultado da operação, mas a mãe sente sua presença e o menino volta correndo para cama sem ser visto.

Na manhã seguinte segue a rotina de brincadeiras na chuva e uma disputa de arroto até que eles ouvem a campainha tocar e Lukas pede ao irmão que vá chamar a mãe e Elias a encontra dormindo. Para não incomodá-la, Elias recebe um rapaz que veio rapidamente para fazer a manutenção de um freezer e logo vai embora.

Mais tarde, passada a chuva, os gêmeos vão ao campo brincar até que eles chegam a um galpão cheio de ossos e ratos e paralelo a isso a mãe troca seus curativos.

Os meninos encontram e levam um gato para casa. A mãe suspeitando ter algo errado faz uma inspeção no quarto dos filhos, mas felizmente não encontra o animal. Isso no entanto não a impede de trancar os dois de castigo. Logo depois, ela resolve caminhar nua e sem curativos na floresta numa cena estranha e desconfortável.

Um tempo depois, passado o castigo, os gêmeos resolvem se vingar daquela que eles desconfiam não ser sua mãe pregando-lhe uma peça colocando sobre ela, uma das baratas domésticas de seu terrário, porém ela nem acorda..

Depois de analisarem algumas fotos, os meninos resolvem investigar o lap top da mãe a procura de pistas sobre a identidade daquela estranha.

Mais tarde, depois de serem obrigados a fazer tarefas domésticas, os meninos resolvem brincar com seu novo gato mas o encontram morto.

Suspeitando ter sido obra da suposta mãe, eles tentam pregar uma nova peça colocando o bichano morto num aquário, porém a mulher não se assusta e Elias a confronta dizendo que ela não é sua mãe.

Irada, a mãe leva Elias para o quarto, o tortura psicologicamente e o deixa de castigo.

Depois de brincarem de dar tapas e socos, os gêmeos resolvem pegar pesado e pegam algumas flechas de brinquedo, tiram as pontas de borracha e as apontam com estilete para usar de munição para sua besta de brinquedo. (brinquedo top, esse aí).

Elias pega no sono enquanto Lukas fica de guarda por medo de um ataque surpresa e sonha que ele está abrindo a barriga da mãe de onde saem várias baratas.

Ainda no quarto, os meninos armam uma barricada com livros para tentar impedir a mãe de entrar, porém ela é mais forte e entra surpreendendo a todos agora sem curativo no rosto que está totalmente sarado. Além disso, a mãe resolve fazer as pazes com os meninos e eles pedem permissão para sair.

Os dois então, saem da fazenda e caminham muito até chegar na cidade adentrando numa igreja onde eles pedem ajuda ao padre local. Elias pede ao sacerdote que os levem até a delegacia de polícia, mas no caminho o padre leva os dois debaixo de chuva para a casa.

Depois de dar satisfações ao padre, a mãe vai para cama deitar e chorar e quando acorda pela manhã é surpreendida pelos meninos que estão usando uma espécie de máscara tribal e quando dá por si percebe estar amarrada na cama inclusive pelos pés.

Os meninos então interrogam a mãe e pedem explicações do por que seus olhos estão de cor diferente comparado com a imagem de um vídeo e ela alega usar lentes coloridas.

A sós, os meninos entram em conflito pois Elias está começando a acreditar que aquela mulher é sua mãe sim e vai até ela.

Aproveitando a ausência de Lukas, a mãe tenta convencer Elias a tirá-la da cama, mas o gêmeo aparece e toma as rédeas da situação começando a torturar a mãe com uma lupa mirada em seu rosto. Depois, eles a amordaçam e saem para rezar em frente a um monumento.

Mais tarde, dois representantes da cruz vermelha aparecem para pedir donativos e ouvem um barulho distante que é o grito abafado da mãe. Os gêmeos então atendem a dupla e tentam enrolá-los e acabam sendo interrogados.

Lukas rouba algum dinheiro da bolsa da mãe e Elias oferece conseguindo se desfazer dos socorristas que vão embora no mesmo instante que a mãe consegue tirar a mordaça, porém as janelas barram os gritos e a dupla não percebe nada.

Rapidamente, os gêmeos voltam ao quarto da mãe e colam sua boca com Super Bonder para evitar outro susto.

Depois de comer, os meninos tiram a cola da boca da mãe e voltam a interrogá-la e desta vez exigem que ela prove ser sua mãe de verdade.

Os meninos voltam a torturá-la mais um pouco e ao perceber que a cama está toda mijada, os meninos soltam a mãe e a obrigam a trocar os lençóis sob a mira de suas bestas. A mãe tenta aproveitar a brecha para fugir, mas ela é derrubada e nocauteada.

Quando acorda, a mãe está rodeada de velas e Elias começa a botar fogo na casa e ainda ordena a mãe que ela diga onde está sua mãe. Durante um bate boca, fica claro que a mãe não pode ver Lukas, mas por que?

Os gêmeos espalham as chamas que consomem a mãe e em questão de tempo os bombeiros aparecem e tentam controlar o fogo. Paralelo a isso, os gêmeos caminham pelo campo cantarolando até que encontram sua mãe???

A verdade é que Elias matou Lukas há algum tempo atrás. Todo esse tempo Elias fez tudo sozinho e é por isso que durante todo o filme, geral se comporta como se não enxergasse ou como se negligenciasse a existência de Lukas. E é por isso que no ato final quando Elias pede para a mãe falar com Lukas ela diz não poder vê-lo. Elias ficou meio que preso entre a realidade e a fantasia criada pela sua mente traumatizada uma vez que ele não conseguiu lhe dar com a perda de seu gêmeo.

Quanto a Elias e a mãe, no final é obvio que eles morreram no incêndio e voltaram a se encontrar no campo como almas penadas agora livres e felizes pois toda a dor, as dúvidas, os medos, já não existem mais.

No remake, a virada segue de uma forma um pouco diferente e fica mais evidente o que aconteceu e como. Elias atirou em Lukas com uma arma no celeiro sem saber que ela estava carregada. No final da versão de 2022, a mãe leva o filho até o celeiro que antes era proibido e tenta fazê-lo ver uma marca de bala na parede que é onde o acidente fatal aconteceu. O menino no entanto está relutante em viver de faz de conta e empurra a mãe do alto fazendo-a morrer com a queda enquanto o lugar todo pega fogo por conta de uma lamparina.

Na cena final, Elias corre para fora do celeiro e encontra a mãe e Lukas juntos e felizes e a matriarca ainda diz com um sorriso no rosto nada daquilo foi culpa do pequeno. Os três se abraçam e seguem felizes por toda pós vida dá a entender que Elias foi o único a sobreviver ao incêndio, o que é bastante óbvio, porém minha primeira impressão foi que ele também pereceu no celeiro.

O filme pregou uma bela peça em geral fazendo-nos acreditar que veríamos mais uma trama com teor sobrenatural por conta de várias cenas perturbadoras que nada mais eram que sonhos e devaneios. Outros acreditaram que seria só mais um thriller previsível do tipo ''antagonista que mata a mocinha e rouba sua identidade'', mas no fim era tudo meramente psicológico, uma metáfora sobre o limite da realidade e como uma morte precoce pode repercutir na mente de uma criança forçando-a a se esconder num mundo de faz de conta por não conseguir discernir aquilo tudo. 

Como eu disse lá no início, o enredo difere um pouco até o clímax, mas a essência é a mesma, tudo leva pelo mesmo caminho e o desfecho apesar de diferente é também igual... acho que deu para entender.

Eu ainda não vi nenhuma resenha, mas ao julgar pelas críticas feitas até agora a nota do filme de 2022 é média. O filme vai funcionar bem para quem não viu o original e sobretudo para quem não conhece o plot twist. Eu mesmo já sabendo vi o original e gostei bastante, vi o remake e gostei igualmente. Não tem como fazer justiça com uma versão e menosprezar a outra, ambas valem muita a pena. Vejam as duas se possível em seguida, a experiência vai ser muito boa apesar do enredo ser meio devagar e no caso da original praticamente não tem trilha sonora. Então, paciência.


Trailer (Versão de 2014):



Trailer (Versão de 2022):



Nenhum comentário:

Postar um comentário