Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 24 de setembro de 2022

Herdeiros da Morte / The Visitor (1979)

 



Eu nunca fui muito adepto do terror cósmico por que para entende-lo é preciso um paciência de Jó para interpretar suas metáforas e enfim compreender o que acabou de se passar. Sempre optei por enredos mais diretos e as vezes até previsíveis por pura preguiça de usar o cérebro, por que as vezes você só quer se desligar e relaxar sem precisar se atentar a datas, nomes, lugares, etc.

Felizmente tem filmes com uma trama mais enxuta e palpável para se digerir sem muito esforço mental. Uma dessas que me chamou a atenção há poucos anos foi justamente The visitor, que tem uma proposta legal e simples e ainda adiciona um ingrediente que eu simplesmente adoro: crianças más, neste caso uma apenas.

O filme é tão obscuro que você não consegue encontrar uma crítica detalhada, uma opinião bem formada e apurada. Para você ter uma noção, meu amigo, a página da Wikipédia deste filme tem como enredo algo bem básico que se resume em pouco menos de duas linhas: uma batalha entre o bem e o mal. Assim fica difícil e é por isso que eu vou tentar explanar ponto a ponto as peças deste quebra-cabeça, por isso paciência e um copo cheio de Martini por que hoje seu cérebro vai ferver.

O filme já começa com um encontro entre um ancião no plano astral e a figura metaforizada de uma menina envolta a um manto negro. Quando esta se revela, seu corpo cobre-se de neve e depois que a estranha figura intimida o ancião, ela desaparece.

Depois, somos levados a um homem jovem de olhos claros e longos cabelos loiros (que o filme identifica como sendo Jesus Cristo) que está contando para um grupo de crianças carecas e vestidas de branco (que se subentende como sendo anjos) sobre uma lendária batalha entre duas entidades cósmicas portadoras de poderes psíquicos denominadas Yate e Zateen que representam o bem e o mal que ocorreu há muitas eras.

A história é interrompida quando um emissário aparece diante do messias e diz "ter acontecido novamente" e desta vez com uma menina de oito anos chamada Katy Collins, o que deixa o salvador perplexo.

Em seguida, somos levados a Terra dos dias atuais (no caso na década de 1970), onde uma multidão acompanha com muita empolgação uma partida de basquete com nada menos que o lendário cestinha Kareen Abdul Jabbar (o legítimo em participação especial).

Kareen tem seu foco desviado quando ele começa a ouvir o ruído incomodo e incessante de uma ave em sua mente, porém ele se põe firme nos saques.

Com a partida equilibrada, Kareen volta sua atenção para uma menina loura de óculos escuros na arquibancada o intimidando. Assim que o cestinha volta seu foco para as quadras, inesperadamente uma das tabelas explode (já adianto que isso foi obra da menina de óculos escuros que tem poderes mentais).

Mais tarde, Raymon Armsted, presidente do Atlanta Hawks propõe casamento á Bárbara Collins depois de uma tórrida noite de amor, porém ela fica balançada pois não sabe se sua filha Katy (sim, a ameaça mencionada no início do filme e que sim, é a menina loira de óculos escuros com poderes psíquicos) aceitará bem a notícia e também pelo fato que ela não quer definitivamente ter mais filhos.

Depois do coito, Bárbara vai para casa ver Katy que ficou até tarde da noite jogando Pong em sua tela gigante de tevê contra sua babá até vencê-la pelo cansaço. A menina está insatisfeita por viver abandonada sem a atenção da mãe e pede-lhe um irmãozinho de presente.

Neste instante, chega a América, um grupo de agentes celestiais enviados por Jesus sobre a liderança do ancião Jerzy Colsowics iniciando sua busca por Katy Collins.

Paralelo a isso, Raymond se reúne com um grupo de magnatas liderados pelo cirurgião Dr. Walker que são um grupo que representa os Yates na Terra e que também buscam Katy e sobretudo querem explorar seus poderes através de Bárbara que está destinada a ser cobaia de seu plano maligno, uma vez que ela tem genes dos Zateen, por isso Katy nasceu com poderes. Walker, ordena a Raymond que ele consiga se casar com Bárbara para que ela tenha um filho e assim eles poderão estudar e manipular a força de um Zateen e usá-lo para dominar o mundo.

Dias depois, acontece a festa de aniversário de Katy em um salão cheio de entes queridos. No mesmo salão está Jerzy que sonda a menina.

Katy abre um dos presentes que nada mais é que um revólver de brinquedo (?) e na empolgação para mostrar o artigo para a mãe, a menina acaba disparando uma bala de verdade que acerta Bárbara em cheio. 

Bárbara é rapidamente levada para a emergência onde fica nas mãos justamente do Dr. Walker e sua equipe que depois de uma cirurgia e uma analise aprofundada de algumas chapas de raio-x é descoberto que a mãe de Katy ficará paraplégica para sempre.

Tirando isso tudo, Bárbara recebe logo alta e volta para a casa agora adaptada além de trazer Raymond consigo.

Uma agência de empregos manda Janet Phillips para a mansão Collins para trabalhar como governanta e ela trás consigo uma gaiola com passarinhos.

Enquanto vai para a escola, Katy é seguida pelo detetive Jake que tenta interrogá-la para saber sobre a procedência da arma que a menina ganhou de presente de uma tia, mas só o que consegue são respostas grosseiras da parte da menina que o deixa no vácuo.

Disposto a obter respostas, Jake se infiltra na mansão de Bárbara e é atacado pelo pássaro de estimação de Katy (o mesmo que tentou tirar o foco de Kareen Abdul Jabbar no início do filme), mas consegue sair de lá de posse de um passarinho artificial que faz o mesmo som estridente do pássaro de Katy. Não me perguntem para que o objeto serve, se serve como prova ou evidência de algo que condene Katy, por que eu realmente não saquei.

No caminho de volta para sua agência, Jake é atacado novamente pelo pássaro de Katy que o faz perder o controle da viatura, atropelando um motoqueiro e derrapando logo em seguida.

Jake fica preso as ferragens até que um grupo de pedestres aparecem para tentar tirá-lo da viatura, mas é inútil, pois o veículo explode matando o detetive na hora.

Mais tarde, Bárbara acompanha Katy a um ringue de patinação onde Jerzy está a caminho.

Inesperadamente, Katy é agredida por um grupo de garotos um pouco maiores, porém ela consegue revidar espancando e arremessando um a um para fora do ringue com uma força sobre humana. (Só consigo deduzir que os jovens eram agentes divinos de Jerzy, não vejo outro sentido para essa cena).

Falando no idoso, Jerzy aparece a noite na mansão Collins se apresentando como Trusy, um enviado pela agência de babás para tomar conta de Katy enquanto Bárbara sai com Raymond para um passeio.

Jerzy finalmente se encontra cara a cara com Katy e a menina diz já saber quem ele é e por que ele veio enquanto os dois jogam Pong amigavelmente.

Enquanto isso, Bárbara tem um desentendimento com Raymond que volta a pedi-la em casamento, porém o pica-de-mel contorna a situação com um beijo.

Ao chegar em casa, Bárbara encontra um bilhete de Katy onde a menina pede para a mãe se casar para ela não ficar mais sozinha e logo depois as duas tem um momento mãe e filha muito fofo.

Raymond se reúne novamente com Walker e seus capangas engravatados pedindo mais uma chance para conquistar Bárbara, porém o médico rejeita a súplica e diz que sua vítima terá que passar por outra intervenção e para isso ele vai pessoalmente ao aeroporto para encontrar sua paciente.

Walker convida Katy e Bárbara para conhecerem sua casa e apesar da empolgação da menina que alega estar entediada e solitária, a mãe rejeita e proposta e as duas voltam para a casa depois do encontro.

No caminho de casa, o carro adaptado de Bárbara morre e ela e Katy tem um encontro com um caminhão cheio de luzes e sem placa que estaciona próximo a elas.

As duas vêem a silhueta de um homem de chapéu e logo, uma porta se abre de onde sai vários homens de branco com capacete que as cercam.

Bárbara desmaia e é levada enquanto Katy observa tudo sorridente como se soubesse o que está acontecendo.

Dentro de um compartimento, Bárbara passa por uma intervenção cirúrgica (uma inseminação) e depois de um tempo ela é recolocada em seu veículo até a chegada dos homens do guincho que deduzem que ela bebeu até cair.

Paralelo a isso, Jerzy tem um contato com uma luz azul vinda do céu que seria uma mensagem oriunda do plano cósmico (pelo menos eu interpretei isso).

Na manhã seguinte, Jerzy resolve revelar a Bárbara que ela faz parte de um plano das forças do mal além de sua compreensão e que no dia anterior, ela foi inseminada para dar a vida a uma criatura corrompida pelo mal e que por isso esta gestação tem que ser interrompida.

Atordoada, Bárbara vai até o hospital local visitar Sam Collins, pai de Katy que segundo ela diz, é a única pessoa em quem ela pode confiar, desabafando sobre as perseguições que vem sofrendo.

Paralelo a isso, Katy pergunta muito grosseiramente á Janet sobre o paredeiro da mãe recebendo um par de bofetadas da governanta que a coloca em seu devido lugar.

De volta a Bárbara, ela confidencia a Sam estar grávida e pede sua ajuda com um aborto.

Enquanto isso, Katy foge de casa e perambula pelo subúrbio até entrar em um condomínio em ruínas onde é cercada por Jerzy e seus agentes. Encurralada, Katy corre para fora enquanto o idoso a observa estourar com o poder da mente uma escada metálica de um apartamento que cai sobre uma tenda.

Logo depois, a menina é atraída até uma sala escura cheia de espelhos onde chama seu stalker para o fight. Irada, ela começa a estourar os espelhos com as mãos e logo depois usando o poder da mente até não sobrar nenhum intacto.

Ao voltar para casa, Bárbara é atacada pela ave de Katy, mas consegue se desvencilhar se trancando em um cômodo. Neste momento, Janet se revela como enviada do céu, porém Katy interrompe empurrando a mãe contra o aquário que se parte em farelos.

Depois do atentado, Janet se encontra com Jerzy que diz não poder levá-la consigo para o plano astral, pois ele só pode levar crianças.

Katy finalmente é capturada e colocada sob custódia com o conhecimento de Bárbara que felizmente está sã e salva. Katy implora, mas a mãe é irredutível e não cede as suas chantagens.

Jerzy vê novamente a luz azul que brilha em várias cores e se divide em vários pontos arredondados até voltarem a se tornar um. (Não me perguntem).

Sozinha em casa, Bárbara ouve um barulho descobrindo que Katy saiu de sua prisão assumindo uma face demoníaca e atacando a mãe que é arrastada e jogada pelas escadas.

Com a ajuda de Raymond, Katy prende uma corda ao pescoço de Bárbara para simular um suicídio, mas neste momento, a luz do espaço aparece provocando uma ventania e soltando os passarinhos da gaiola de Janet.

Os pássaros atacam Raymond até a morte e encurralam Katy. Jerzy chega neste exato momento se certificando de que Bárbara está a salvo apesar dos ferimentos.

Paralelo a isso, Walker e seus capangas aparecem mortos sendo encontrados pelo seu mordomo que eu chuto ser um agente divino levando em conta sua cara de satisfação.

Jerzy volta ao plano astral e se encontra com Jesus e as crianças sorridente trazendo consigo Katy, agora careca e vestida de branco como as outras crianças. A missão desde o início era purificar a menina e não eliminá-la. (Minha interpretação, obrigado e de nada).

Isso foi tudo que eu consegui digerir, um verdadeiro e árduo trabalho do cão. Mas valeu a pena, o filme é confuso porém muito interessante e ágil o que ajuda muito.

A direção de Giulio Paradisi e a cinegrafia do longa são bastante competentes nos brindando com cenas emblemáticas como as vezes em que Jerzy visita uma espécie de pista de pouso onde ele se comunica com as luzes advindas do plano astral, o que dá um ar de ficção científica mesclado com fantasia.

A violência é dosada por conta da época, é óbvio, porém basicamente tudo acontece on screen e de forma bastante explícita, como a cena em que Bárbara leva um tiro na festa de aniversário de Katy ou mesmo a cena em que a menina empurra faz a mãe colidir com o aquário.

Falando na antagonista, a figura de Katy interpretada por Page Conner é bastante memorável devido a sua atuação carrancuda e barbaramente imersiva e a sua química com os personagens principais é deveras perspicaz e convincente. Infelizmente Conner não emplacou nada em sua curta carreira tendo em seu currículo menos de meia dúzia de produções B.

Não tem muito mais o que falar, o filme fecha sem deixar pontas soltas, é direto apesar de cheio de metáforas e cenas sem sentido. Não é tão ruim como os críticos falam, é até interessante para a época e envelheceu relativamente bem. Pode assistir aí sem medo nem que seja pela curiosidade.

 

Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário