Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Batem à Porta / Knock at the Cabin (2023)

 


A nova produção cinematográfica do celebre M. Night Shyamalan já desembarcou e anda dividindo opiniões e eu não culpo os críticos, afinal o filme não acrescentou nada mais do que a sinopse e os trailers já haviam apresentado, o que frustrou quem tinha o hype lá no alto esperando um plot twist avassalador digno do próprio Shyamalan.

O enredo principal foi todo dividido em duas camadas: o presente e as cenas de flashback como meio para apresentar os protagonistas ao público e tentar nos causar algum tipo de empatia por eles, coisa que não funcionou, já que o passado dos mesmos é uma desculpa esfarrapada para discutir uma crítica social sobre a representatividade da comunidade LGBTQIA+ (e eu juro que se essa sigla não parar de aumentar eu vou surtar a nível Godzilla e só vou parar depois de dar um murro em alguém) suas consequências, como o mundo lhe dá com o assunto e ainda para coroar tem a temática da adoção extra racial, ou seja, um casal que adota uma criança de uma etnia distinta, ora essa, Shyamalan...

Pois bem, o fruto desta adoção é a oriental Wen, que pelo nome eu suponho que seja chinesa, é quem abre o filme em um bosque onde está passando as férias com seus pais gays numa cabana adjunta ao local. A menina cataloga insetos dando nomes para cada um deles, até que um homem alto, forte, careca e coberto de tatuagens se acerca de Wen se apresentando como professor Leonard. 

Ai se segue uma cena longa onde o grandalhão enche a menina de perguntas e ao se aprofundar sobre sua pessoa e seus objetivos, ela não aguenta de medo e corre para dentro da cabana chamando pelos pais Erc e Andrew e contando o que ocorreu.

Depois que o casal tenta acalmar Wen, ouve-se o bater da porta (agora eu entendi) e é Leonard acompanhado de mais um rapaz e duas mulheres disposto a tudo para dialogar com a família tal qual uma testemunha de Geová faria num domingo ás 7 da manhã num calor de 30 graus na sombra só que de maneira mais extrema, é claro.

Rapidamente, os rapazes bloqueiam portas e janelas e se armam com o que encontram por perto enquanto os estranhos tentam forçar uma entrada.

Uma membra da equipe de estranhos, uma mulher negra é a primeira a entrar e já mete uma paulada na nuca de Eric desmaiando-o e recuando logo depois.

Logo depois, entra o outro rapaz, um ruivo com quem Andrew tem um embate corpo a corpo até que todos os invasores dominam o lugar e a família.

O primeiro flashback (como eu já disse que haveria e seriam vários) nos mostra um encontro breve entre os pais de Eric, o próprio e Andrew que é apresentado formalmente como seu parceiro. Os pais se vão sem dizer nada, afinal, as vezes o silêncio é suficiente para saber o que se passa na cabeça de alguém e este é o pior dos desprezos.

Quando Eric recobra os sentidos, percebe que Andrew e ele estão amarrados e Wen está sob custódia dos invasores que se revelam como sendo mensageiros de uma seita e que a família da pequena oriental foi escolhida para uma missão maior que poderá definir o destino da humanidade dependendo de suas escolhas (e não, eles não vão virar Power Rangers).

As tais escolhas que o casal deve fazer é a de sacrificar a vida de um dos dois para que se evite que uma catástrofe natural (ou uma praga, como vocês quiserem) acometa o mundo caso eles se recusem.

Obviamente o casal se nega a fazer o que o grupo quer e Leonard retruca dizendo que por se recusarem a sacrificar uma vida, milhões irão perecer e para que uma praga seja liberada, a vida de um dos mensageiros será tirada e o escolhido é Redmond, o rapaz ruivo.

Redmond é encapuzado, se ajoelha e é abatido aos olhos de Erc e dos outros que ficam aturdidos.

Um novo flashback nos leva ao dia em que Eric e Andrew levaram Wen do orfanato para casa definitivamente quando ela era apenas uma bebê.

De volta ao presente, Leonard arrasta o corpo de Redmond para fora enquanto os prisioneiros tentam acalmar Wen que obviamente está com muito medo, afinal ela não deve ter mais do que 5 ou 6 anos.

Logo depois, Leonard volta a atenção do casal para a tevê onde um noticiário passa um boletim urgente sobre um terremoto super destrutivo que já varreu várias cidades dos EUA e preocupa os especialistas. Como se não bastasse, um tsunami está destruindo toda a costa sendo visto em tempo real deixando os prisioneiros apreensivos.

Andrew é cético acreditando que aquilo tudo é uma encenação enquanto Eric fica pensativo.

O próximo flashback nos mostra a família de Wen chegando ao bosque depois de horas na estrada. Sem perda de tempo, geral dá um pulo no lago para se refrescar.

De volta ao presente, Eric tem seus ferimentos tratados por Sabrina, a mulher negra que o acertou na nuca e ela tenta persuadi-lo a ceder ao sacrifício antes que as coisas piorem.

Eric é amarrado novamente e deixado a sós com Andrew para que eles entrem num consenso sobre como proceder, enquanto Wen que fora deixada de lado pela seita, acaba aproveitando o descuido dos membros para escapulir por um alçapão.

A menina corre e se esconde atrás de uma árvore para se recompor, mas a fuga acaba ali mesmo, pois Leonard a encontra facilmente e a leva de volta para casa.

Wen agora é deixada aos cuidados de Adriane, a quarta membra da seita que acalma a menina e tenta persuadi-la também a convencer os seus pais a cederem de uma vez, mas é lógico que a menina faz a egípcia e deixa a louca falando sozinha.

Enquanto Leonard segue tentando manipular seus prisoneiros, Eric, tenta romper as cordas que o seguram.

Como os rapazes dão mais uma resposta negativa as chantagens de Leonard, o grandalhão escolhe Adriane como o próximo sacrifício e quem trará a próxima praga abatendo-a em seguida seguindo o mesmo ritual.

Logo depois, Leonard liga a tevê novamente no noticiário onde a reportagem fala sobre uma epidemia mortal de gripe que está se alastrando e matando muito rápido.

Andrew segue cético, porém Eric está cada vez mais dividido.

Depois de cochichar algo com os pais, Wen arma um acesso de raiva para distrair a seita enquanto Andrew se solta e corre para fora alcançando seu carro.

Sabrina corre atrás e começa a depredar o carro com um pedaço de pau. Em pânico, Andrew abre o porta luvas e tira de lá um revólver e afasta a inimiga.

Eric também solto, tenta afastar Leonard até que Andrew chega e toma conta da situação disparando contra Sabrina que não resiste.

Mais um flashback, desta vez mostra um encontro entre Andrew e Eric em um bar que corria tudo bem até Andrew ser agredido por um grupo de homofóbicos. Depois disso, Andrew decidiu praticar boxe e comprar um revólver para se defender.

De volta ao presente, Andrew confronta Leonard bradando que aquelas catástrofes naturais não são reais e joga na cara do algos um documento de Redmond que ele encontrou.

Leonard se livra de Andrew e se tranca no banheiro. Andrew chama pelo maníaco e ao entrar, vê a janela quebrada acreditando que ouve uma fuga ali, ainda que a janela seja muito pequena e nada anatômica para alguém do tamanho de Leonard.

Para a surpresa de zero pessoas, Leonard sai de trás da cortina da banheira onde estava escondido e desarma o pai de Wen voltando ao controle da situação.

Mais uma vez prisioneiros, Andrew e família vêem pela tevê mais uma praga, desta vez uma sucessão de desastres aéreos onde várias aeronaves estão saindo de controle e colidindo com tudo que está na frente causando explosões e incêndios por todo o lado e esta é a praga de Sabrina.

Leonard atira na tevê e com toda a calma, leva a família para a varanda onde dá o ultimato de que esta é a última chance para o casal escolher quem salvará o mundo de seu final visto que agora sobrou apenas Leonard e sua praga é o réquiem do apocalipse.

O casal pede para Wen ir para o seu quarto, pois Leonard está disposto a liberar a última praga. Prova disto, é que depois que a menina se tranca e começa a ouvir música pelo fone, Leonard corta o próprio pescoço e ao mesmo tempo que ele morre, uma nuvem negra cobre o local, o que significa que um diluvio se avizinha a menos que Eric e Andrew façam sua escolha.

Eric e Andrew voltam para dentro de casa e se confrontam sobre quem vai e quem fica e num momento crítico é Eric quem perece.

Sem tempo para chorar, Andrew vai até o quarto da menina e a pega nos braços dando um abraço forte enquanto a cabana é tomada pelas chamas.

Rapidamente, pai e filha saem da cabana e caminham pela chuva até encontrar o carro da seita que eles usam para ir embora de lá contemplando o por do sol.

Depois de rodar um pouco, a dupla chega a uma lanchonete onde um grupo numeroso de pessoas assiste pela tevê ao noticiário que brinda o mundo com a alegria dos desastres finalmente contidos, o que significa que o apocalipse foi evitado e tudo o que a seita falava era a verdade, as pragas eram reais e os pais de Wen salvaram mesmo o mundo.

De volta ao carro, Andrew encontra alguns documentos e fotos de família dos membros da seita deixando claro que eles eram gente como a gente e não algum tipo de cavaleiros do apocalipse como se suspeitava desde o início.

Pai e filha pegam estrada rumo ao início de uma nova vida ainda que as sequelas tenham ficado.

Final bem sem sal, eu sei, mas é isso. O enredo não mostrou nenhuma reviravolta, nenhum segredo escondido, nenhuma ponta para uma sequencia, nada.

Nada além do que aquilo que já sabíamos foi mostrado no enredo e para piorar, flashback enchendo linguiça com um objetivo interessante, só que acabou não servindo para nada, já que os personagens principais não inspiram nenhuma empatia no telespectador... para mim pelo menos foi zero.

Outra decepção foi a falta de destaque para a atriz mirim Kristen Cui que deu vida a fofíssima, porém sem função Wen. Ficou tudo na fofura mesmo, por que ela não fez quase nada e não falou quase nada desde a introdução do filme. Prometeu muito e cumpriu quase nada, mas o pouco que ela mostrou já deu para ter uma noção de que ela tem uma ótima relação com as câmeras, então esperaremos que no futuro ela tenha chance de nos mostrar a que veio em produções ainda mais relevantes.

O filme não é ruim, muito pelo contrário, ele passa uma carga emersiva de suspense muito boa, as cenas de violência estão bem a que do esperado se tratando de uma obra do Shyamalan e fez jus a sua fama com um thriller competente e frenético, mas que poderia ter sido muito melhor se não fosse a necessidade do enredo em construir um laço entre os protagonistas e o público que não deu certo pela falta de carisma e também pela sanha de lacrar para lucrar; vamos ver se o senhor M. Night toma jeito e não cometa os mesmos erros futuramente.


Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário