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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Tin e Tina / Tin & Tina (2023)

 


Um dos mais recentes lançamentos da Netflix tem dividido opiniões com seu enredo confuso e insólito além de questionamentos que ficaram sem respostas e/ou mal interpretados pela falta de uma construção adequada.

Tudo gira em torno de um casal de irmãos gêmeos albinos e órfãos criados em um convento na Espanha do início dos anos 1980 onde também funciona um orfanato e ao completarem cerca de sete ou oito anos (não foi especificado) são adotados por um casal de recém casados que acabaram de passar por uma perda triste.

A partir da chegada das crianças a casa dos novos pais, coisas estranhas acontecem sem nunca serem questionadas tamanha a passividade do casal que pode estar fazendo de tudo para dar certo e por isso não tomam medidas ou apenas que ambos são um par de bananas passadores de pano.

O que ainda aguça mais a estranheza dos gêmeos é que eles são super adeptos ao cristianismo levando cada palavra da bíblia ao pé da letra causando uma verdadeira luta entre a crença e a racionalidade.

A coisa toda começa em 1981 quando a Espanha vinha passando por um período político conturbado marcado por guerra e escândalos internacionais.

Neste cenário, temos Adolfo e Lola que estão se casando na igreja já na entrada do longa metragem até que na saída, a recém casada sofre um sangramento no colo do útero tendo que ser levada as pressas para o hospital.

Lá, descobrimos que Lola estava no início de uma gestação que agora se reverteu em um aborto e não bastando, o quadro da jovem se complicou ao ponto dela não mais poder gerar vida.

Depois de receber alta, Lola cogita a possibilidade de voltar para sua cidade natal, mas Adolfo rechaça alegando que aquela casa onde o casal está vivendo é seu lar desde a infância e é lá que ele quer ver seus filhos crescerem. Além disso, o piloto de aviões menciona que há alguns quilômetros de lá existe um convento que funciona como orfanato onde eles podem adotar uma criança.

Após reflexionar, Lola resolve seguir o conselho do marido e juntos vão ao tal convento onde são recepcionados pela abadia Assunção, made superiora do local que apresenta prontamente ao casal duas crianças, o casal de gêmeos Tin e Tina que são albinos, inocentes e ultra tementes a Deus.

Adolfo fica receoso pelo fato das crianças serem um pouco velhas para atender aquilo que eles demandam no momento mas Lola o convence que toda e qualquer criança independente da idade merece um lar amoroso.

Adotadas, as crianças passam o caminho de sua nova casa cantando hinos de louvor e ao chegar não são nem um puco bem recebidos pelo cachorro do casal Cookie que é hostil com ambos.

Ao entrar para conhecer sua nova casa, Tin e Tina acabam brincando no berço do bebê que não veio ao mundo e Lola os repreende.

Na hora da refeição, os gêmeos agradecem aos pais por terem os adotado os presenteando com um rosário e uma coroa de espinhos e na sequencia estranham que os pais não agradeceram a Deus pela comida antes de saboreá-la.

Mais tarde, Lola desfaz as malas dos gêmeos descobrindo várias cruzes e uma pequena bíblia e ao perguntar o por que, Tina responde que é uma medida para afastar os anjos exterminadores.

Na manhã seguinte durante o café, Lola se recusa a agradecer pelo alimento e Tina questiona sua fé. Na sequência, Tina diz que conhece um jogo que tem como intuito conhecer a Deus e simplesmente bota um saco na cabeça de Tin o asfixiando o que o deixa fora do ar por um breve instante. Quando ele volta a si, diz que pediu a Deus por um milagre para a mãe.

Do nada, as crianças começam uma guerra de geleia e Lola manda um foda-se no absurdo que aconteceu anteriormente ondo-se a rir feito uma bocó.

Mais tarde, Tin e Tina são levados á escola para o seu primeiro dia de aula e não demora nada para se tornarem a piada do dia nas mãos do menino Pedro que os chama de filhos do conde Drácula por conta de seu albinismo.

Depois de voltar para casa, as crianças perguntam a mãe o motivo de Pedro ter encarnado com eles e ela resolve revelar um segredo: ela usa prótese em uma das pernas resultado de um acidente de infância.

Em outro momento, Adolfo e Lola discutem sobre quem uma cruz no alto da parede do quarto do casal e obviamente foram os gêmeos.

Ao subir para ver as crianças, Lola os pega acordados por não terem sono e nisso Tina pede para os três brincarem de guerra dos anjos que consiste em recitar versículos e depois a duplinha se esconde e Lola tem que encontrá-los.

Tudo se silencia e depois de um breve instante as crianças atacam Lola com os travesseiros e ainda a chamam de satanás expulsando-a (eu ri nesta cena, me julguem 😅). Na sequencia, as luzes se apagam e um dos gêmeos enfia uma fronha na cabeça da mãe para que ela encontre Deus, porém Adolfo os flagra acabando com a brincadeira.

Depois do banho de Lola, Adolfo ameaça dar um corretivo nas crianças, porém Lola minimiza o ocorrido como se não tivesse acontecido nada grave, afinal Tin e Tina ''não sabem o que fazem''.

Adolfo chama as crianças para pedirem desculpas pelo que fizeram e Tina diz que ela e o irmão merecem uma punição, pois sem isso não existe salvação e nisso, Cookie se agita com a presença das crianças e acaba mordendo Lola acidentalmente.

Na manhã seguinte, Pedro e seus capanguinhas torturam Tin no balanço deixando-o em pânico.

A noite, os gêmeos pedem permissão aos pais para ficaram até mais tarde vendo tevê e eles madrugam vendo o Nosferatu.

Um tempo depois, as crianças ouvem um barulho vindo do teto e ao subirem até o quarto dos pais acabam vendo eles no meio de um coito com a porta aberta (porra Lola, porra Adolfo... me ajudem a ajudar vocês, né?).

Logo depois, Tin e Tina pegam o contador de gotas de valeriana da mãe e dopam Cokkie colocando tudo na ração. Depois que o animal é nocauteado, os gêmeos o arrastam para detrás do sofá onde eles abrem o totó de cima a baixo e logo depois voltam a ver tevê.

Quando Lola e Adolfo finalmente acordam, dão de cara com os gêmeos completamente cobertos de sangue e ao ser indagados, respondem terem pintado a alma do cachorrinho para purificá-lo.

Ao ''descobrirem que mataram o cachorro'' as crianças se vitimizam e Adolfo engole o ataque de inocência dos pequenos deixando o episódio terminar como uma triste fatalidade enquanto Lola chora a morte de seu filhinho de quatro patas.

Adolfo pede a mulher para ter paciência com as crianças por que elas são muito inocentes para discernirem o certo do errado.

Tarde da noite, Lola pega os filhos andando ajoelhados pela casa e eles dizem que aquilo é uma forma de se auto punirem por terem matado um ser inocente e além disso, Tin praticou auto flagelamento ferindo seus joelhos.

Irada, Lola dá um corretivo nas crianças dizendo para não levarem ao pé da letra tudo o que diz a bíblia alegando que o livro sagrado é uma fantasia.

Semanas depois, chega o final de ano e Adolfo chega em casa depois de horas trabalhando e presenteia as crianças com pratos giratórios e uma fita k-7 com músicas chinesas para acompanhar.

Um pouco mais tarde, enquanto Tin vê tevê com o pai, Tina ajuda a mãe na cozinha e quase coloca veneno de rato na tortilla.

Do nada, Lola tem um mal súbito tendo que ser internada e no hospital descobre que milagrosamente está grávida.

Tempos depois, as crianças fazem um número musical para os pais com as canções chinesas e depois da apresentação, Tin e Tina perguntam a mãe se agora que ela está gravida por um milagre divino ela voltou a acreditar em Deus, mas ela deixa sem resposta.

Dias depois, as crianças participam de uma procissão pela sua eucaristia e Pedro não perde a oportunidade de perturbar os gêmeos.

Um tempo depois, todos tomam acento na igreja e após os gêmeos conduzirem o órgão, Pedro que ficou para trás aparece na porta ensanguentado e exausto desmaia sem explicação alguma.

No dia seguinte, depois de interrogar os gêmeos, Lola recebe uma ligação da mãe de Pedro que diz que o menino está em coma e que ela desconfia que o corrido não foi um mero acidente.

Lola vai até o convento perguntar a madre superiora sobre algum possível antecedente criminoso dos gêmeos, mas a abadia passa pano sobre a índole de seus protegidos e ainda por cima joga a culpa nas costas da mãe adotiva. Não bastasse, a religiosa ainda diz a Lola que ela está perdida na escuridão  e que ela precisa encontrar a luz.

A noite, Lola encontra dois desenhos dentro da bíblia das crianças: uma ilustrando Cookie morto e outra mostrando Tin e Tina apedrejando Pedro no dia da eucaristia.

Lola espera Adolfo acordada até de madrugada e mostra os desenhos ao marido ameaçando chamar a polícia por desconfiar que as crianças estão usando a bíblia como pretexto para cometer crimes mas o pai(lhaço) passa o pano mais uma vez acreditando que a esposa está alucinando.

De manhã, as crianças pegam a mãe trancando as cruzes e a bíblia em uma mala e como se não bastasse ainda proíbe a religião debaixo daquele teto até que os gêmeos sejam adultos e donos de seus narizes.

No dia seguinte, Lola acorda com uma brusca queda de cabelo e denuncia os filhos á Adolfo alegando que ambos estão se vingando por ela ter proibido a religião, porém adivinha? Passada de pano.

Mais tarde, Lola resolve ligar para a mãe de Pedro para saber do estado do menino e ela responde na maior frieza que o filho morreu há três dias.

Horas depois de Adolfo ir trabalhar, as crianças resolvem seguir a sugestão do pai e fazer algo para a mãe ficar feliz e voltar a falar com eles, coisa que ela não estava fazendo.

Tin e Tina amarram Lola na cama e tentam obrigá-la a tomar leite com um pó mágico (veneno de rato) para ajudar a fazer o irmãozinho crescer forte, porém a mãe se tocando das intenções das crianças se nega a tomar um só gole.

Tin então traz uma seringa e tem a ideia de injetar o leite na mãe que consegue correr e vai no maior pinote até a cozinha para eliminar toda comida que ela acredita estar envenenada também e quando as crianças a alcançam, ela aponta uma faca para os dois os ameaçando bem no momento que Adolfo chega.

A bolsa de Lola acaba estourando e ela é levada imediatamente ao hospital onde dá a luz a um menino.

Quando os gêmeos cogitam a possibilidade do bebê ser batizado, Lola rejeita a proposta alegando que seu filho irá decidir sua própria religião quando crescer, porém as crianças ganham Adolfo com o argumento do limbo das crianças que não são batizadas e a democracia vence quando a maioria vota pelo batismo e tudo termina em risadaria.

Dias depois, a família resolve aproveitar o fim de semana ensolarado: Adolfo coloca o aparelho de tevê no quintal para ver o jogo, Lola vai buscar ovos no galinheiro e as crianças que curtem a piscina aproveitam o ''modo foda-se'' do pai e tiram o irmãozinho do berço.

Na sequencia, as crianças iniciam uma cerimônia de batismo na piscina mergulhando a cabeça do bebê sobre a água por um bom tempo.

Ao voltar para o quintal, Lola pega as crianças no flagra e recolhe o bebê inconsciente da água tentando reanimá-lo e felizmente conseguindo.

Depois que Lola desfere um tapa nas crianças, Adolfo toma e queima a bíblia. Não demora muito e o casal devolve Tin e Tina ao convento.

Um mês depois, Lola e Adolfo comemoram o mêsversário do bebê num restaurante e acabam divergindo sobre sua decisão de devolver as crianças pensando se foi o certo a se fazer e se eles não exageraram na dose, afinal eles foram movidos pela bíblia.

Ainda no restaurante, Lola é indiferente ao choro do bebê e Adolfo chama sua atenção em público depois de discutirem sobre seu futuro.

Na volta para casa, o casal vê um par de vultos passarem por eles na estrada chuvosa quase provocando um acidente.

Já em casa, Lola põe o bebê para dormir até que ouve a porta da sala batendo. Lola desce e fecha a porta e na sequencia pergunta a Adolfo por que a porta estava aberta e ele jura de pés juntos que ele fechou e na sequencia obriga a mulher a ver tevê com ele.

Lola tira a aliança do dedo deixando claro sua insatisfação e Adolfo a taxa de ingrata jogando na cara que ele deu a ela um lar, posses materiais e um filho além do seu amor, é claro.

Sem uma única resposta de Lola, Adolfo vai para fora de casa para arrumar a a antena da tevê que saiu do ar.

Depois de um tempo e de um silêncio ensurdecedor, Lola ouve a fita de músicas chinesas de Tin e Tina tocar sozinha desconfiando que ambos estão por perto e no momento em que a luz se acaba, ela se põe a procurá-los pela casa.

Sem sucesso dentro de casa, Lola sai para procurar no jardim e acaba flagrando Adolfo em chamas no alto do telhado. O marido se joga direto no chão e entra na casa espalhando o fogo até cair e morrer.

Em pânico, Lola corre até o quarto do bebê porém encontra o berço vazio. Desesperada, Lola resolve enfiar uma fronha em sua cabeça para se encontrar com Deus.

Depois que volta a si, Lola ouve o choro do bebê e o encontra no antigo quarto de Tin e Tina. Lola o recolhe e sai de casa finalmente, porém acaba desmaiando.

Na manhã seguinte, a madre superiora visita Lola no hospital deixando-a a par que os médicos a informaram que Adolfo foi atingido por um dos muitos raios que caíram na região na noite anterior.

Lola pergunta se há uma remota chance de que Tin e Tina tenham fugido do convento a noite e a religiosa rechaça dizendo que eles passaram a noite toda em seus dormitórios, até por que a distância do convento até a casa de Lola a pé é implausível, ainda mais que a residência fica longe da cidade e é perigoso para duas crianças se embrenharem naquele matagal a noite e com aquela chuva, fora que eles teriam que ter voltado para o convento logo depois, então a matemática não bate (aqui vocês suspendem suas crenças se quiserem). 

Para finalizar, Lola pergunta se os gêmeos são anjos e a madre responde que eles sempre foram.

Depois de receber alta, Lola sepulta Adolfo ao lado de Tin e Tina que voltaram a ser seus filhos e como se não bastasse ela ainda abraçou a religião de uma vez por todas.

Depois de tantos absurdos e um roteiro completamente indeciso, vocês entendem por que o filme foi duramente criticado e eu concordo, porém não tiro o mérito da produção que conseguiu deixar no ar um mistério acerca dos gêmeos deixando o público decidir no que acreditar: se os gêmeos são de fato anjos e o que aconteceu com Adolfo e Lola foi punição divina ou se as crianças são de fato inocentes e não cometeram nenhum delito por mal, sendo vítimas de uma exposição exagerada á religião.

Eu mesmo prefiro acreditar que existe sim um certo sobrenaturalismo por trás da coisa toda, mas aí é de cada um, eu já disse e torno a dizer: suspendam suas crenças se vocês quiserem e acreditem no lógico ou no divino, a escolha é de vocês.

No mais, eu achei bem light o conteúdo violento do filme o que não condiz com a classificação indicativa imposta pelos órgãos regulamentadores á Netflix, o grande atrativo é realmente o sobrenatural e o psicológico. Infelizmente nunca vemos 100% claramente Tin e Tina cometendo uma barbárie; ou eles cometem um crime totalmente em off ou o cenário blinda nossa visão não nos deixando ver os detalhes, como na cena em que os gêmeos matam o cachorro, neste momento só vemos um pedaço de suas cabeças por cima do sofá e ouvimos suas vozes, mais nada. (Vocês que me perdoem mas eu não sou muito fã de terror sugestivo, ainda que este tenha sido competente).

No mais as atuações são dividias: enquanto as crianças dão um show de espontaneidade, os adultos, sobretudo a interprete de Lola, parece que vive drogada, não passa emoção alguma não convencendo nem por um minuto o telespectador.

Tirando isso, o filme tem uma fotografia lindíssima com os interiores do convento e a vegetação predominantemente verde na localização da casa de Adolfo e Lola, um verdeiro show de cores.


Trailer:



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