Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 17 de junho de 2023

Uma noite Alucinante: A morte do Demônio / The Evil Dead (1981)

 


Taí um clássico que eu demorei muito para trazer e eu quase pulei todas as etapas para resenhar o capítulo mais recente da franquia que estreou há poucos meses: The Evil Dead Rising, mas achei injusto e inviável trazer uma obra avulsa sem a sua história de origem antes.

Datado de 1981 escrito e dirigido pelo imortal Sam Raimi, A morte do demônio como ficou conhecido primeiramente por aqui, foi produzido com um orçamento bastante escasso e com um elenco deveras reduzido mas que conseguiu trazer através de sua galhofada um enredo sombrio e claustrofóbico com momentos assustadores e memoráveis que culminou numa receita estratosférica, um verdadeiro rio de dinheiro que compensou tanta limitação de cenário, maquiagem e efeitos práticos, que apesar de pobres acabaram se tornando a marca registrada da franquia.

Mas antes de falar mais, vamos ao início da trama que começa com um vislumbre em visão em primeira pessoa de alguma espécie de entidade pairando através de um pântano enquanto um grupo de jovens cruzam a fronteira com o Tenessi até as entranhas de uma floresta quase batendo em uma caminhonete.

O grupo é formado por Ash Willians, sua irmã Cheryl, sua namorada Linda e seus amigos o casal Scott e Shelly que se dirigem até uma cabana caindo aos pedaços que Scott herdou e onde pretende passar a noite, nos confins do Judas.

Chegando ao local, a turma encontra tudo arruinado e revirado como se tivesse ocorrido algum tipo de ritual satânico por lá.

Depois de procurar um lugar na cabana para ficar sozinha, Cheryl começa a desenhar até que do nada uma força estranha toma conta de sua mão enquanto a tampa do porão bate sem parar.

Um tempo depois, a galera serve a mesa, mas o jantar é interrompido pelo ruído incessante da tampa do porão deixando a todos com a pulga atrás da orelha até que Scott decide descer para averiguar e acaba demorando a regressar.

Cansado de esperar pelo amigo, Ash resolve descer para procurá-lo e percorre o inóspito e escuro local até encontrar uma espécie de depósito e Scott que o assusta e na sequencia mostra a ele alguns artigos estranhos sobre uma mesa, como um livro revestido de pele e escrito com sangue e um punhal com um crânio de caveira talhado no cabo.

Os rapazes levam os objetos para o piso principal junto de um gravador e uma fita k-7 pertencente a um arqueólogo que fala sobre uma pesquisa da cultura de uma civilização antiga que cultua a volta dos mortos a vida cujos detalhes estão registrados naquele estranho livro de pele conhecido como o Livro dos mortos ou simplesmente Necronimocon.

Seguindo a gravação do k-7, o arqueólogo profere algumas palavras ritualísticas em um idioma antigo advindos do livro o que deixa Cheryl apavorada encerrando a sessão.

Depois que todos vão para suas camas, Ash presenteia Linda com um medalhão e os dois se beijam enquanto são observados por algo ou alguém.

A entidade que observa a turma atrai Cheryl até o lado de fora da cabana e ela segue aquela presença estranha até o pântano onde um vento forte derruba árvores e a raiz de uma delas a agarra pelos braços, pernas, pescoço e por fim rasga suas roupas praticamente a estuprando.

Com certo esforço, Cheryl consegue se livrar da raiz safada e corre floresta adentro até chegar á cabana que por algum motivo está trancada por dentro obrigando-a a gritar por socorro enquanto tenta fazer sua chave passar pela fechadura.

Ao deixar a chave cair, Cheryl é puxada para dentro sendo amparada pelos amigos e em pânico implora para ir embora. Ash então, se prontifica a levá-la até a cidade onde pretende procurar um hotel.

No carro, Ash tenta dar a partida e depois que o veículo dá uma engasgada os irmãos finalmente pegam estrada. No meio do caminho, Ash sai do veículo e dá um chá de sumiço forçando Cheryl a sair do carro caminhando até chegar a ponte que é o único acesso á floresta e que infelizmente está quebrada.

Ash reaparece e junto da irmã volta a cabana onde sem ter o que fazer acabam ouvindo um pouco mais da fita k-7 descobrindo que a mulher do arqueólogo foi possuída depois de ouvir as palavras do ritual do livro dos mortos e como não havia como trazê-la de volta ao normal a única saída para deter a sua fúria foi desmembrá-la.

Um tempo depois, a turma resolve se distrair com um jogo de mímica até que Cheryl é possuída por algum espírito e depois de acusar a turma de despertar os mortos, ela cai momentaneamente sem sentidos e quando volta a si, perfura o calcanhar de Linda com um lápis.

Com Cheryl enlouquecida, o pessoal não vê outra saída a não ser trancá-la no porão e passar correntes na tampa para impedi-la de escapar.

Depois da confusão, Ash põe Linda para dormir e Scott resolve que é hora de todos saírem da cabana de uma vez, porém a maioria concorda que é melhor esperar amanhecer para ver como vão fazer com a ponte quebrada e o que farão com Cheryl naquele estado lamentável.

Shelly avista algo do lado de fora e Scott a aconselha a ir para o quarto e descansar. Quando ela o faz, ouve-se um grito e quando Scott volta para dentro para verificar o que houve não encontra nenhum sinal da namorada que provavelmente saiu pela janela que tem um rombo.

Continuando a procurar, Scott acaba encontrando a namorada possuída e esta rasga seu rosto com as unhas iniciando um corpo a corpo que culmina com a possuída sendo jogada ao chão proferindo palavras sem nexo referente a brasas e no fim, joga o namorado na lareira.

Não bastando isso, Shelly ainda tenta matar Scott com o punhal de caveira, porém, estranhamente ela decepa a própria mão e se apunhala pelas costas iniciando um processo de derretimento enquanto Ash que apareceu com um machado na mão apenas observa se cagando de medo.

A possuída no entanto se levanta e Scott toma o machado de Ash que se negou a atacar a amiga e o namorado dela acaba a esquartejando tal como o arqueólogo da fita k-7 recomendou que fosse feito.

Scott resolve enterrar os pedaços da amada e pondera uma fuga, enquanto Ash se nega a deixar a namorada ferida para trás e a irmã presa no porão.

Enquanto isso, a ferida de Linda se torna uma entrada para um espírito maligno que toma conta de seu corpo e nisso, Scott é atacado ficando gravemente ferido.

Linda tortura Ash psicologicamente enquanto ele se segura para não disparar a bala de uma espingarda, em contrapartida, Scott faz de tudo para convencer o amigo a atirar sem medo.

Se fazendo de curada da possessão, Linda volta a jogar com Ash e Cheryl do porão faz o mesmo deixando o irmão balançado a soltar as correntes e quando este se aproxima da tampa, é agarrado pela irmã que volta a forma possuída.

Linda e Cheryl seguem torturando Ash até que este resolve arrastar a namorada possuída para fora da cabana e volta para dentro para cuidar de Scott concordando em fugir com ele assim que o sol nascer.

Conseguindo voltar para dentro da cabana, Linda ataca Ash com o punhal e o arrasta até a tampa do porão onde Cheryl o agarra pelo pé.

Ash aproveita que o punhal está virado com a ponta para cima e empala Linda tornando a arrastá-la desta vez até uma outra sala onde a acorrenta, pega uma moto-serra, porém na hora do vamos ver, acaba exitando ao ver o medalhão.

O espírito maligno continua agindo sobre Linda enquanto Ash se distrai a carregando para fora da cabana jogando-a junto a vala onde Shelly jaz em pedaços. Linda o ataca e Ash finalmente se enche de coragem e a decapita.

Exausto, Ash volta para dentro da cabana e encontra a tampa do porão aberta sendo atacado por Cheryl que é alvejada no mesmo instante.

Ash se esconde atrás de uma porta e corre até as entranhas do porão para conseguir mais balas. Lá, um pedaço de cano amarrado com um trapo se rompe banhando Ash com sangue. Do nada, um projetor começa a funcionar sozinho e os vozes dos amigos de Ash começam a torturá-lo.

Voltando para o piso principal, Ash começa a entrar em paranoia: as janelas batem sem parar, o espelho na parede transforma o reflexo de Ash em água assim que o mesmo o toca e por fim, ouve-se passos advindos do assoalho.

Ash vislumbra o medalhão que ele tomou do corpo de Linda e do nada é agarrado pelos braços de Cheryl que estoura a porta. 

Sem medo, Ash atira nela e ao se virar para o lado, encontra Scott possuído que o agarra e o suspende. Por sua vez, Ash esmaga os olhos do amigo com os dedos pressionando-os para dentro de suas órbitas terminando por empalá-lo.

Scott arremessa Ash que avista o Necronimocon, mas ao tentar pegá-lo acaba sendo agarrado pelo amigo e espancado por Cheryl pelas costas. Ash usa o medalhão para alcançar o livro e ao pegá-lo o joga na lareira fazendo com que os possuídos comecem a derreter numa cena em stop motion muito bem executada.

Braços começam a sair dos cadáveres até estes apodrecerem de uma vez e pela última vez, eles pedem a Ash para se juntar a eles.

Ash se levanta com o por do sol e deixa a cabana lentamente.

Mais uma vez, a entidade demoníaca percorre a cabana em visão em primeira pessoa até alcançar Ash que dá um grito na cena final.

Simplesmente inacreditável o que foi possível produzir com uma grana tão curta, cinco atores e pouco mais de três cenários. Sendo que um destes atores é justamente o produtor executivo (ao lado de Sam Raimi que não por acaso já era seu amigo de longa data) e protagonista Bruce Campbell, um quebra galho que funcionou maravilhosamente.

Prova é que não só nas sequencias que se seguiram, mas também na série Ash vs Evil Dead da Netflix Campbell se fez presente trazendo uma evolução incrível do protagonista Ash Willians que começou como um cagão de marca maior até se tornar o caçador de mortos-vivos mais foda que o mundo do terror já teve o prazer de ver.

As cenas envolvendo o porão foram gravadas no próprio porão de Sam Raimi por que a cabana que foi usada como locação principal não tinha o cômodo em questão e o orçamento não permitiu a construção fazendo com que o porão de Raimi fosse todo adaptado para combinar com o resto da cabana e deu mais do que certo.

A primeira vista, a maquiagem dos possuídos é galhofa e mal envelhecida mas acabou agradando o público e estipulou um padrão para as sequencias que viriam em pouco tempo, além do costumeiro rio de sangue e gosma escorrendo sem parar que tornou esta obra uma das precursoras do subgênero trash.


Trailer: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário