Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 5 de novembro de 2022

Armadilha para turistas / Tourist Trap (1979)

 


Esse slasher notável do final dos anos 1970 me chamou muito a atenção quando eu conheci há alguns anos atrás.

O filme tem uma atmosfera enlouquecedora no ato final e é muito bem desenvolvida do inicio ao fim. É simples, bem montado e ambientado e consegue se esquivar dos clichês do subgênero que estava apenas engatinhando naquela época.

A fórmula começa com o clássico passeio de um grupo de jovens que é interrompido forçando-os a ficarem presos em algum lugar contra sua vontade para depois começaram a ser mortos. Porém, o desenvolvimento é super criativo e macabro... então vai se preparando que a história já vai começar.

Um grupo de jovens dirigem-se pelo deserto em dois veículos separados. Num deles está Eileen e seu namorado Woody e do outro seus amigos Jerry, Molly e Becky. Para onde eles vão realmente não importa, até por que não fica 100% claro (pelo menos não para mim).

Depois que o carro do casal tem um pneu furado, Woody vai até um posto de gasolina conseguir ajuda, porém o lugar aparentemente deserto o prende em um cômodo e alguns manequins sinistros que lá estão começam a gargalhar e o atacam até matá-lo empalado com uma barra de ferro.

Do outro lado, o grupo de Jerry para em uma cachoeira depois de se encontrarem com Eileen para que as meninas tomem um banho enquanto ele tenta consertar seu carro que adivinhem? Enguiçou.

Molly é abordada pelo dono da propriedade, que diz que onde eles estão não é seguro e muito gentilmente os convida para ficar em sua casa enquanto ele vê o que pode fazer para consertar o carro da galera depois que Jerry retornar com um pneu novo em algum lugar da cidade.

Lá, o velho que se chama Slaucen conta que é viúvo e vive sozinho em meio a uns bonecos de cera de um museu também de sua propriedade que seu irmão gêmeo confecciona.

Contrariando as recomendações de Slaucen, Eileen sai á noite para explorar a casa de cera a procura de um telefone e quando entra, ouve vozes e é atacada por uma figura misteriosa usando máscara de cera.

Horas depois, de volta a casa de Slaucen, o mesmo conta as garotas sobre a morte de sua mulher e logo depois se dá conta de que uma de suas convidadas está ausente e resolve procurar por ela, pegando estrada até o museu de cera onde ele presume que ela esteja.

Chegando lá, Slaucen encontra Eileen transformada em boneca de cera.

Enquanto isso, Becky resolve procurar a amiga por conta própria e Molly fica sozinha na casa de seu anfitrião por medo.

Já no museu, Becky é atacada pela misteriosa figura mascarada, mas a garota consegue golpeá-lo e este desmaia. Antes de conseguir fugir, a garota é interceptada pelos bonecos que a fazem desmaiar. 

Ao recobrar os sentidos, Becky se vê presa em uma cama em um porão onde está outra refém além de Jerry que estava desaparecido há algum tempo.

A turminha assiste apreensiva Tina, a refém sendo torturada pelo mascarado e asfixiada com uma gosma feita de cera até matá-la. Indignado, Jerry se solta de sua prisão, porém é abatido.

Enquanto segue confeccionando sua nova boneca de cera, o assassino se revela como o irmão gêmeo de Slaucen e ele diz ter usado o posto de gasolina no deserto como isca para pegar turistas, abduzi-los até seu museu e transformá-los em bonecos de cera orgânicos. Ele diz ainda que sua próxima aquisição será Molly, justamente a última que sobrou.

Tempos depois, Molly que estava no bosque, é atacada por Slaucen e depois que ambos acalmam os ânimos, o anfitrião da galera leva a garota até a porta do museu e deixa uma espingarda com ela indo sozinho procurar o irmão encrenqueiro.

Pouco tempo depois, o mascarado aparece e Molly despeja toda munição em seu Nêmesis, porém se dá conta que as balas são de festim. Finalmente o perseguidor tira a máscara e se revela o próprio Slaucen, que assumiu a identidade de seu gêmeo, o velho portanto armou e executou todo o plano sozinho.

Abatida, Molly acorda logo depois ao lado de uma mulher misteriosa que cuida dela. Do outro lado, Jerry e Becky conseguem se soltar de sua prisão e perambulam pelo museu em busca de uma saída.

O barulho chama a atenção de Slaucen que persegue a dupla que acaba se dividindo. Astuto, Slaucen se aproveita do fato que Becky não conhece sua dupla identidade para atraí-la até sua casa onde a mata.

Um tempo depois, Slaucen volta e leva Molly até um quarto de bonecos de sua casa onde ele revela que a garota se parece com sua finada esposa dando indícios que ele tem um interesse particular e amoroso por ela. Ele ainda revela ter matado sua mulher e seu irmão desconfiado que ambos tinham um caso pelas suas costas.

Jerry encontra a casa de Slaucen e ordena a ele que mostre onde estão as garotas e o que parecia ser uma virada para Molly se torna uma verdadeira loucura quando o bonequeiro remove uma parte do corpo de Jerry revelando que o rapaz tornou-se um de seus bonecos.

Não suportando mais aquele hospício, Molly agarra um machado e mata Slaucen plantando a arma em seu pescoço. Logo depois, Molly recolhe seus amigos transformados em bonecos vivos, os coloca no carro e toma rumo para fora daquele inferno numa cena muito perturbadora.

Percebe-se que apesar da época, Armadilha para turistas conseguiu atingir a competência com efeitos práticos excelentes, um trabalho fenomenal com os bonecos que conseguiram ser assustadores e perturbadores que certamente roubaram a cena até mais que o assassino mascarado.

O ambiente do museu colaborou muito no fator emersão se tornando sem dúvida nenhuma um dos filmes de terror mais assustadores daquele ano.

A figura do mascarado certamente serviu de inspiração anos mais tarde para o vilão Vincent Sinclair de A casa de cera de 2005, fora que o próprio longa de 1979 bebeu muito da fonte dos filmes A casa de cera de 1953 e Mistery of the wax museum de 1933, a versão original do longa de 1953.

É uma trasheira porém como eu já disse é competente como slasher porém virou uma daquelas peças raras classe B que raramente são lembradas, o que é uma pena.


Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário