Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 12 de novembro de 2022

O Duende / Leprechaun (1993)

 


São poucos os filmes que conseguem ser ridículos ao extremo, porém interessantes e bem produzidos ao mesmo tempo. Daqueles que conseguem perfeitamente se encaixar naquela velha frase que diz que não devemos julgar um livro pela capa.

Um destes é O duende de 1993 que conseguiu entregar um terror escrachado que mais dava vontade de rir, por que o antagonista não se deixa levar a sério com seus métodos questionáveis para conseguir o que quer, sua motivação para fazer o mal e seus arqui inimigos que igualmente não se deixam levar a sério e já já eu falo sobre eles.

O talento de Warwick Daves na pele do vilão irlandês caiu como uma luva. Sua entonação de vos, seus trejeitos e frases de efeitos são pontais e bastante eficazes. Daves é bastante conhecido por ter interpretado figuras marcantes em filmes de fantasia como Willow, do filme Willow - Na terra da magia, o Ewock Wicket tanto na duologia Caravana da coragem e Star Wars - Episódio VI e anos mais tarde veio a integrar o elenco da franquia Harry Potter em todos os seus filmes e brevemente retornará ao seu papel mais memorável, Willow numa série sobre o mesmo... mas isso não é assunto para agora.

O filme começa logo depois que o esperto senhor Daniel O'Grady vai a Irlanda depositar as cinzas de sua mãe. Ele acaba encontrando e roubando um pote de ouro pertencente a um duende extremamente possessivo e furioso que o segue de volta à América na bagagem.

Chegando lá, o Duende se revela a Leah, mulher de Daniel e a manda para a vala por ela não ter conhecimento do paradeiro de seu ouro.

Daniel, como todo bom irlandês, conhece bem a mística por trás dos duendes e trata de prender o pequeno encrenqueiro numa caixa e o lacra com um trevo de quatro folhas que é sua principal fraqueza, Logo depois, Daniel tenta incendiar a caixa porém tem um enfarto na hora.

Dez anos depois, J.D Redding e sua filha adolescente Tory se mudam para uma comunidade rural onde vão morar justamente na antiga e abandonada fazenda do casal O'Grade que está em ruínas e precisa de uma reforma total, o que ficará a cargo do boa pinta Nathan Murphy, seu parceiro Ozzie Jones que é um gordinho ingênuo e portador de retardo mental e seu amigo e irmão de Nathan o pequeno Alex.

Depois de começar bem a restauração da casa levando um banho de tinta, Ozzie vai até o banheiro se lavar e acaba ouvindo um barulho que o leva ao porão. Lá, ele acaba libertando sem querer o Duende que está mais furioso do que nunca e já chega logo clamando por seu ouro.

Ozzie consegue por sorte escapar ileso das investidas do Duende e quando ele vai contar ao pessoal sobre o acontecido, logicamente ele é desacreditado, porém por desencargo, Nathan vai até o porão ver o que assustou o amigo e só encontra um rato.

Obcecado com o Duende, Ozzie segue um arco-íris juntamente com Alex e no final encontram o carro sucateado do velho Daniel O'Grady onde encontram uma moeda jogada e logo depois, um saco cheio delas. Ao checar a veracidade de uma moeda, Ozzy acaba engolindo-a e Alex resolve esconder o resto que está no saco para que Tory e Nathan não tome deles.

De volta ao lar, J.D é atacado pelo duende, que está escondido na fenda de uma árvore se fazendo passar por um gatinho preso.

Do outro lado, Ozzie e Alex leva uma das moedas para um avaliador que confirma que o artefato é verdadeiro e não possui um valor estimável tamanha raridade. A duplinha deixa a moeda com o cara para ele estudar melhor e neste mesmo instante, o Duende que havia seguido Ozzie e Alex ataca o avaliador e recupera uma de suas preciosas moedas.

De volta ao caminho da casa de Tory, o Duende é abordado por um policial que o confunde com uma criança desacompanhada. Disposto a não deixar barato, o Duende persegue o policial e o atacada até matá-lo quebrando seu pescoço.

Finalmente de volta a casa, o Duende revira tudo atrás de seu ouro e acaba se distraindo engraxando os sapatos de J.D o que é uma mania comum dos duendes da classe deste, que são sapateiros, fato este que Ozzie confirma tempos depois quando a turminha chega á casa depois de ter levado J.D ao hospital e encontrarem os calçados brilhando e organizados.

Depois de desacreditar Ozzie novamente, Nathan vai até o exterior da casa investigar um possível invasor e acaba pego por uma armadilha de urso posta pelo duende que o ataca.

Os dois entram em luta corporal até que Tory e os outro finalmente descobrem o ser místico e fazem o que podem para correr o baixinho para longe.

Depois do susto, Ozzie tenta contactar a policia, porém sua reputação como espalhador de histórias sem pé e nem cabeça só consegue fazê-lo ser debochado mais uma vez, o que significa que a galera não pode contar com a ajuda das autoridades.

Geral tenta dar o pé na caminhonete de Nathan, porém o Duende sabotou o motor e o mesmo salta de dentro do tanque de gasolina e provoca um capotamento. Felizmente todos escapam ilesos.

Apavorados, a turma foge para dentro da casa e na confusão, o Duende tem uma de suas mãos decepada ao tentar entrar pela porta. Tory tenta mais uma vez ligar pela polícia que repassa a denúncia para o oficial mais próximo que é justamente aquele que o Duede matou e o pequeno emulando a vos do defunto acaba com a única chance de salvamento da galerinha.

Ozzie conclui que a única forma de acabar com a fúria do Duende é devolvendo seu ouro, revelando aos amigos ter encontrado um saco cheio de moedas e Tory por falta de opções pondera a possibilidade do amigo estar certo.

Com uma arma e o saco de ouro em mãos, Tory procura pelo Duende, mas ele é quem a encontra. Tory amedrontada dá a ele o que ele deseja e finalmente ele vai embora.

Sozinho, o Duende contabiliza cada uma das moedas e descobre que ainda falta uma que é justamente aquela que Ozzie engoliu. Furioso, o baixinho ataca Alex de surpresa pedindo seu ouro e se inicia uma perseguição pela casa.

Nathan acerta um tiro na cabeça, mas o duende debocha e volta a correr gargalhando muito.

Tory não entende o que o Duende quer desta vez sendo que eles entregaram o ouro, então Ozzie se lembra da moeda que ele engoliu e sugere que é isso que o baixinho quer. Ozzie ainda se lembra que o velho O'Grady sabia a única forma de matar o duende, mas no momento ele está num asilo onde foi internado desde que ele teve um enfarto há dez anos.

A galera resolve procurar pelo tal asilo, mas antes disso criam uma distração para o Duende atirando vários sapatos para ele engraxar, enquanto a garota foge sozinha em outro veículo.

Chegando no asilo, Tory entra escondida e perambula pelos quartos até encontrar O'Grady em uma cadeira de rosas. A garota no entanto é enganada pelo Duende que se faz passar pelo velho. Tory corre do Duende que a persegue na cadeira de rodas até que ela se esconde na cabine de um elevador.

Lá, Tory leva um grande susto, já que o velho O'Grady é arremessado de cima da cabine ficando preso pelos cabos de cabeça para baixo. Antes de morrer no entanto, ele revela que a fraqueza do Duende é o trevo de quatro folhas e que na  fazenda dele ela pode encontrar.

De volta ao bosque, Tory tenta procurar trevos em um canteiro até que o Duende a alcança, mas antes que pudesse por as mãos nela, Ozzie e Nathan aparecem na viatura do policial morto para o salvamento.

Juntos, os três procuram pelo trevo, enquanto que Alex que ficou sozinho na fazenda O'Grady prepara uma armadilha no seleiro. Lá, ele é atacado pelo Duende até que Ozzie e os outros chegam já com um trevo em mãos.

Ozzie segura o pequeno encrenqueiro enquanto Alex pega o trevo, cola em um chiclete e o arremessa com seu estilingue acertando a boca do Duende que começa a derreter. Cambaleando, ele cai em um poço, mas se segura suplicando por seu ouro.

Nathan empurra o Duende e despeja um galão de gasolina no poço e logo ateia fogo explodindo tudo.

A polícia chega com o nascer de um novo dia enquanto do poço se ouve a vos do Duende jurando voltar quando descobrir uma forma de quebrar o selo do trevo de quatro folhas.

Além de dar mais visibilidade a carreira de Warwick Daves, este filme ainda colaborou com a descoberta do talento da até então novata Jennifer Aniston que deu vida a Tory e que no ano seguinte viveria sua obra mais notável, a série Friends e anos mais tardes filmes de sucesso como Marley & Eu.

O filme por sua vez recebeu diversas continuações, mas foi só descendo a ladeira com histórias cada vez piores e mesmo Daves se mantendo na maior parte dos filmes ainda sim não foi suficiente para salvar a franquia que teve seu último longa lançado em 2018.

A obra original é o puro sarro do inicio ao fim fazendo você mais rir do que se assustar, mas ainda sim o foco é o terror que por si só até que é competente, tem cenas de mortes criativas e hilárias, ainda que tenham sido poucas.

A maquiagem do Duende e seu figurino ficaram bem feitos, seguido dos efeitos práticos que ainda dão um bom caldo levando em conta os dias de hoje. É um prato cheio para você que quer dar uma relaxada depois daquela maratona de filmes cheios de body horror, só pela zueira. Curtam lá.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário