Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 26 de novembro de 2022

Sexta-Feira 13 - Parte 3 / Friday the 13th Part III (1983)

 


E a ambição pelo dinheiro não deixou Jason Voorhees descansar como era merecido por muito tempo. Já no ano seguinte a sequencia do primeiro Sexta-feira 13 já foi encomendado mais uma continuação e não bastasse a pressa para filar uma grana nos cinemas ao redor do mundo ainda resolveram elevar a potencia da mais recente produção ao famoso formato de película em terceira dimensão, ou 3D para os mais íntimos.

E não era apenas uma meia dúzia de cenas bem coreografadas e dirigidas com todo o cuidado do mundo, mas sim uma penca de cenas a todo o momento e super forçadas numa tentativa de super valorizar esta tenologia o que acabou não sendo uma escolha muito atrativa, mas agora é tarde para chorar pelo sangue derramado.

Mas o filme não foi uma perda total, afinal ele trouxe a tona a marca registrada do maníaco de Crystal Lake, ou seja, sua máscara de hoquei que o acompanhou por todas as outras sequencias que viriam pelos anos a seguir.

O enredo se desenrola logo depois de uma breve recapitulação do final do longa anterior. Um tempo depois da mais recente chacina do acampamento amaldiçoado, Jason se esconde em uma mercearia de beira de estrada onde depois de uma introdução arrastada e desnecessária envolvendo o casal de proprietários do local, que depois de algumas rusgas por motivos banais são assassinados pelo velho Jason que a essa altura estava relativamente famoso no noticiário local.

Depois deste início enrolado somos levados até um grupo de amigos formados pelo gordinho e babaca Shelly, seu interesse amoroso Vera, seus amigos o casal Debbie e Andy e os maconheiros Chuck e Chili que se dirigem até a casa de campo de sua amiga Chris nas proximidades de Crystal Lake.

A galera passa por perto da mercearia onde veem os legistas levarem os corpos das mais recentes vítimas fatais de Jason sem suspeitar o que os aguardava.

Logo mais afrente são surpreendidos por um velho morador de rua jogado no chão como se estivesse desmaiado. Ao descerem do carro para ajudar o senhorzinho a se levantar são horrorizados pois ele carrega consigo um olho humano e para manter a tradição do velho louco local, afinal o velho Ralf morreu no filme anterior, este alerta o grupo que o mal os acerca e obviamente é ignorado.

Ao chegar a casa de campo, Chris se separa do grupo para encontrar seu namorado Rick que lá estava adiantando o trabalho braçal até que ambos ouvem o grito de Shelly.

Se guiando pelo som do grito, o casal chega até um dos quartos e encontram o amigo desfalecido com uma faca na cabeça. O acontecido no entanto, é só uma brincadeira de Shelly que alem de babaca é metido a ator teatral e ele justifica a Vera ser tímido e com poucos amigos e que sua arte é uma forma dele se expressar e chamar a atenção, coisa que ele está fazendo da pior forma, rebate Vera.

Mais tarde, Shelly acaba se dispondo a ir até a cidade fazer umas compras para os amigos e Vera resolve ir junto para dar uma chance de conhecer melhor o idiota. O azar no entanto persegue Shelly através de um trio de motociclistas punks formados por Loco, Ali e Fox com quem ele sem querer acaba arranjando confusão tendo como consequência seu carro depredado.

Os punks resolvem seguir Shelly e Vera até a casa de campo onde roubam gasolina e depois resolvem procurar diversão no celeiro onde Fox desaparece depois de brincar com o puxador de feno.

Loco então, procura pela companheira e é abatido depois de encontrá-la morta. Ali aparece logo depois chamando os amigos para continuar a vingança e os encontra sem vida acreditando que aquilo foi obra de Shelly. Depois de ameaçar o babaca em alto e bom som, Ali entra para a pilha de cadáveres pelas mãos de Jason que estava escondido por lá o tempo todo.

Já a noite, os casais (ou quase isso) resolvem se divertir cada qual a sua maneira. Andy e Debbie vão para seu dormitório transar, enquanto Vera deixa Shelly na friend zone de uma vez e Chris por sua vez conversa com Rick sobre uma memória nada afetiva de um passado distante no qual ela foi perseguida por um homem com uma horrível deformidade facial, que era nada menos que Jason.

Shelly resolve pregar outra de suas peças em Vera para quebrar o gelo mas acaba ficando mal com ela. Depois disso, ele vai até o celeiro e não mais retorna.

Paralelo a isso, Vera tem um encontro com Jason usando finalmente a máscara de hoquei, que originalmente pertencia a Shelly com quem ela acaba o confundindo. Jason arremessa um arpão que perfura o olho da garota matando-a na hora.

De volta a Debbie, depois do coito ela delicia-se com um banho enquanto Andy desaparece. Depois disso, Debbie procura pelo namorado e encontra seu corpo sem vida e logo depois dá de cara com Jason que também a mata.

Sem perda de tempo, Jason provoca um curto circuito no dormitório de Chuck e Chili mandando os maconheiros para os mortos depois que eles descobrem Shelly agonizando com um corte no pescoço ignorando-o acreditando ser outra pegadinha, porém desta vez sim o babaca estava morrendo.

Chris e Rick retornam de seu passeio encontrando a casa toda bagunçada e abandonada. Rick se separa para investigar e Jason que já o esperava o abate.

Chris agora está só no meio de lugar nenhum e para piorar ainda começa a bater um vento muito forte o que impossibilita uma fuga a pé.

Jason joga o cadáver de Rick pela janela assustando Chris que corre se esconder. Jason no entanto a encontra e a encurrala, porém ela o acerta com uma faca que ela tirou de um dos corpos e a medida faz apenas com que Jason evada momentaneamente do local.

Depois de pegar o assassino de surpresa, Chris corre até até seu carro e dirige floresta adentro até que o veículo atola em uma poça forçando-a a seguir a pé.

Jason tenta outra investida, mas Chris consegue se desvencilhar correndo até o celeiro onde se reencontra com seu Nêmesis. Ambos entram em confronto até que Chris consegue enrolar a corda de puxar feno no pescoço do maníaco enforcando-o.

Isso porém não o detém por muito tempo e para a surpresa de geral, Ali estava vivo e confronta Jason diretamente, porém só o que consegue é perder um braço e em seguida a vida.

Aproveitando a brecha, Chris enfia um machado na cabeça de Jason que desaba.

Chris foge pelo lago numa canoa e vê ao longe, Jason vivo a observando. Desesperadamente, ela tenta tirar um bloqueio para fugir as pressas e acaba perdendo Jason de vista. Inesperadamente, ela é agarrada pela... senhora Voorhees morta-viva com sua cabeça no lugar que estava escondida debaixo d'água!?

Mais tarde, Chris acorda ao lado das autoridades se dando conta de que seu último susto foi apenas um devaneio e ela é tirada daquele inferno finalmente enquanto Jason permanece aparentemente morto e com o machado em sua cabeça.

Enredo simples, nada muito inovador, mas por outro lado isso não foi tão ruim. Esta sequencia é muito odiada pelos fãs, mas eu mesmo tenho um carinho especial e nostálgico, afinal foi um dos primeiros filmes da franquia que eu vi e isso tudo ainda na minha infância, o que contribuiu bastante.

Claro que eu concordo que o fator 3D estragou a parte técnica da coisa toda com sua mecânica ineficaz e forçada usada a exaustão a cada tomada. Fora que os efeitos práticos, alguns deles envelheceram bem mal ainda mais se você assistir este filme em alta definição que é onde tudo fica muito evidente e artificial, então eu recomendo ver o conteúdo ripado com qualidade analógica se possível numa tevê de tubo para valorizar a experiência.

No mais, o resto é relevante, a fórmula para um slasher básico estão todos reunidos, sem exageros e sem incoerências. O clímax é repetitivo com aquele lance do susto no lago além de sem sentido, afinal como se explicaria a volta da mãe do Jason e ainda por cima com sua cabeça restaurada? Desta vez a alucinação da final girl ficou muito escrachada e estragou o último segmento. 

E para finalizar o elenco bem diversificado, o que é muito bom, porém a grande maioria não agregou nada não possuindo qualquer conflito interno servindo apenas para se apresentar ao público e morrer. Fora isso ainda temos aquela ligação do passado mal explicada e sem sentido entre o Jason e a Chris que acabou sendo deixada de lado e não serviu para nada no fim das contas.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário