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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 19 de agosto de 2023

Evil Dead Trap / Shiryô no Wana (1988)

 


Demorou, mas trago-lhes um clássico do terror japonês oitentista repleto de violência gratuita e extrema que só a terra do sol nascente poderia proporcionar.

Uma co-produção entre Satoshi Jinno e Michio Ôtsuka dirigido por Toshiharo Ikeda baseado na obra de Takashi Ishii que trás as desventuras de uma repórter em um complexo abandonado afim de investigar o local de onde saiu uma gravação anônima em VHS mandada para ela junto a muitas fitas caseiras das quais ela pediu aos telespectadores que mandassem paras eu programa de tevê.

O conteúdo da mídia no entanto é um snuff chocante com cenas contínuas de tortura e dilaceração de uma pessoa mantida encarcerada. O que a jovem repórter Nami Tsuchiya não contava é que um terrível ser misterioso escondido no local da gravação estaria atraindo ela e sua equipe de reportagem composta em sua maioria por garotas para uma armadilha mortal de onde possivelmente ninguém saia vivo.

Começando com imagens das mencionadas filmagens amadoras, temos entrelaçado uma imagem de tortura de uma mulher anônima de onde nós vemos partes do corpo de relance emoldurado em uma tela composta por tons de azul focando sempre nos olhos da vítima no maior estilo Dario Argento.

Ao fundo ouvimos uma vos mencionando o nome Hideki e finalmente a introdução corta para o início do filme que é quando saturada de ver fitas e mais fitas caseiras, a jovem repórter Nami Tsuchiya acaba recebendo um misterioso envelope com mais um VHS dentro que chama sua atenção.

Sem nada melhor para fazer, Nami põe a fita para rodar no bom e velho vídeo cassete e já de início temos as imagens de uma tortura realizada por alguém que não vemos em uma jovem que é trucidada com requintes de crueldade presa em um depósito. A imagem final é uma foto de Nami!

Encucada com o conteúdo, Nami resolve investigar o local apontado na fita, porém seu produtor tira o seu da reta dizendo a jovem que se ela resolver por os pés no desconhecido terá que fazer isso por si própria e com seus próprios recursos.

Com carta branca para iniciar um pente fino no complexo onde se encontra o depósito da tortura, Nami recruta suas colegas e amigas Rei Sugiura, Mako Abe e Rie Kawamura juntamente com seu assistente imaturo Akio Kondo que sem perda de tempo pegam estrada na Pajero da equipe.

Chegando ao local aparentemente abandonado, a equipe descobre que o local é um grande complexo cheio de depósitos, armazéns e dormitórios. Aproveitando que os portões estão mal trancados, geral adentra e se divide pelas instalações.

Nami vaga sozinho por um galpão emporcalhado até dar de cara com um jovem anônimo que diz estar procurando por alguém e que aquele não é lugar para crianças sumindo na sequencia.

Em outra instalação, Rei perambula sem saber por onde começar até quase ser acertada por um objeto suspenso e não bastasse isso ainda tem um encontro inóspito com uma cobra que só não dá o bote por que a jovem consegue dar o pinote.

Na confusão, Rei acaba indo parar em outra sala onde encontra Kondo que deixa o profissionalismo de lado e tenta seduzir a repórter.

Finalmente Mako do outro lado tira fotos enquanto Rie desconfiada fica nas beiradas em alerta.

De volta a Rei e Kondo que são um casal bem diferente, os dois acabam transando loucamente sem se darem conta de que ma entidade desconhecida paira pela construção  espreitando-os.

Rie acaba encontrando Nami e diz a ela estar com um mau pressentimento sobre o local e a chefe da equipe resolve que é hora de guardar os equipamentos e ir embora antes que escureça.

No mesmo instante, sem que as duas percebam, um homem dentro de um compartimento amordaçado a um adereço sadomasoquista tenta chamar a atenção das jovens, mas um misterioso mascarado acaba o impedindo.

Sozinha continuando suas investigações, Rei acaba encontrando larvas se proliferando no teto e na sequencia encontra um corpo apodrecido de uma mulher escondido em um armário.

Inesperadamente, um espeto enorme de ferro vindo do chão empala Rei através da barriga. Depois, outros espetos saem das paredes e perfuram a jovem até a morte.

Quando Nami e Rie chegam ao carro da equipe onde Kondo descansa, Mako aparece toda empolgada pedindo ás amigas para darem meia volta e ver o que ela encontrou em um depósito.

Entrando no tal lugar, a equipe encontra vários aparelhos de televisão e subsequente, um som estranho vindo de outro corredor é ouvido e para a surpresa de geral, o corpo de Rei aparece suspenso fazendo todos correrem e se separarem.

Rie se perde dos amigos e vaga sozinha até encontrar uma luz que a leva até o lado de fora.

Mako e Nami por sua vez encontram uma cela e o misterioso mascarado que faz as garotas correr, mas Mako acaba ficando para trás.

Do lado de fora, Rie tenta fugir sozinha com o carro da equipe até que um homem a ataca e diz que se ele conseguir matar todos os invasores ele estará livre.

Mako por sua vez vaga até encontrar uma porta bloqueada que ela abre com facilidade, mas para o seu infortúnio acaba dando de cara com o mascarado que a esfaqueia na mão fazendo-a desmaiar.

Enquanto isso, Rie é estuprada pelo estranho que menciona que ele está em grupo. Antes que pudesse dar mais alguma informação realmente importante, o maluco é perfurado por trás e morre.

Ao tentar sair do carro, Rie é fisgada por um fio de arame que a suspende e a mata enforcada.

Nami que havia apagado acorda e encontra uma saída pelo teto de um dos depósitos onde encontra o jovem misterioso que ela havia encontrado quando chegou ao complexo e juntamente a cabeça de Kondo.

O estranho diz que aquele complexo é uma antiga base militar desativada onde ele e o irmão brincavam quando eram crianças e é justamente este irmão que o rapaz está procurando.

Ouvindo uma movimentação estranha se aproximando, o jovem é acertado no ombro mas revida com disparos de seu revólver até desaparecer novamente.

Vagando sozinha, Nami encontra uma televisão transmitindo Mako aprisionada e fraca pedindo socorro. Depois, a repórter encontra vários monitores transmitindo o mesmo e com suas poucas forças Mako passa para a amiga sua localização.

Chegando até o local, Mako está amarrada a uma plataforma vertical e amordaçada sob a mira de uma besta cujo gatilho está amarrado com um barbante cuja outra ponta está atada á maçaneta, ou seja, é cilada Bino!

Mako felizmente consegue desviar da flecha quando Nami abre a porta, porém o que as duas não contavam é que há outra armadilha que a repórter incauta aciona ao esbarrar em um barbante rente ao chão e esta ativa um mecanismo que espreme a cabeça de Mako como se fosse um tomate podre.

Na sequencia, o mascarado aparece disparando um lança foguetes várias vezes contra Nami e depois a segura na parede com várias flechadas e enquanto a repórter se livra do atraso, o ser misterioso foge.

Depois de falar muita merda para o mascarado, Nami é acertada na perna e só não vira purê por que o jovem reaparece, a salva e a leva consigo.

O jovem diz á Nami que o responsável por todo este show de torturas é uma criança e depois tenta forçar o arrombamento de um par e portões.

A dupla segue por um duto subterrâneo que segundo o jovem os levará até um bosque de bambu, porém no meio do caminho o rapaz tem um ataque do coração e pára para fumar. Na sequencia, ele dá sua arma á Nami e pede a ela que siga até a saída enquanto ele vai voltar para procurar por seu irmão que agora a gente sabe que se chama Hideki.

Depois de percorrer todo o caminho, Nami chega ao tal bosque que dá justamente onde o carro da equipe ficou estacionado onde ela encontra o corpo de Rie se lamentando por não te-la ouvido quando ela disse estar com um mau pressentimento.

Nami ouve alguém chegar e se esconde atrás do carro: é o mascarado que arrasta os copos de Rie e do maluco estuprador para além do bosque.

Mesmo com medo, Nami volta pelo duto até ouvir a vos de uma mulher falando diretamente com o tal Hideki dentro de um dormitório de soldados.

Seguindo, Nami encontra um quartinho com comida e várias tevês de onde vem a gravação de uma mulher que é quem falava com Hideki. Além disso, também encontra algumas fotos penduradas em um espelho que se supõe ser de Hideki e sua família.

No dormitório, Nami vê o mascarado falando com uma criança e o maluco parece estar sendo atacado psicologicamente e nisso a repórter finalmente fica cara a cara com seu algos que é nada menos que o jovem que a salvou que é perturbado mentalmente e este demonstra isso emulando a vos de Hideki.

Nami tenta convencê-lo a se entregar para a polícia até que vários explosivos são lançados fazendo os sprinklers ativarem e começar a alagar o lugar.

Um curto circuito  é iniciado fazendo Nami fugir sendo perseguida por outras explosões o que a faz voltar por onde veio.

O jovem começa a assumir a personalidade de Hideki e ordena a Nami que atire nele o que ela faz sem pestanejar. Acertado o jovem pede a repórter que repita, mas a jovem se nega até que inesperadamente, uma estranha bola de tumor sai do corpo do rapaz.

Deste tumor sai um bebê horrivelmente deformado que é nada menos que o verdadeiro Hideki que põe Nami para correr.

Escondida na enfermaria, Nami sente a aproximação de Hideki e atira acertando uma substância inflamável que causa uma pequena explosão. Ao se recompor, Nami é laçada pelo cordão umbilical de Hideki que tenta enforca-la, mas o irmão aparece e o rompe colocando o bebê de volta em seu interior.

Sem perda de tempo, o rapaz tenta o suicídio esfaqueando o próprio peito e depois cai numa fogueira se queimando todo.

Quando Nami tenta ir embora, o corpo carbonizado se ergue agora totalmente sob o domínio de Hideki que a ataca impiedosamente. Nami no entanto agarra um caco de vidro e o acerta fazendo-o perder o equilíbrio e cair do alto de uma janela quebrando em pedaços como se fosse carvão.

Depois de deixar a base militar Nami apaga e só acorda no hospital onde um detetive a deixa a par da investigação da polícia revelando não ter encontrado nenhum Hideki o que o faz suspeitar que ele não exista de fato.

Tempos depois, Nami consegue levar o caso para a tevê e nos bastidores ela recebe algo deixado por um homem segundo sua assistente que é nada menos que o isqueiro do irmão de Hideki; mas como?

Inesperadamente, Nami começa a se contorcer de dor e de dentro dela sai o bebê do demônio, Hideki chamando-a de mamãe...

Para esta obra eu só tenho elogios. Ela começa de forma espetacular com a já mencionada edição fotográfica em tons de azul com olhares penetrantes como destaque o que com certeza foi uma inspiração a obra do italiano Dario Argento.

Eu tive um bom trabalho no início para decifrar quem era quem visto que o elenco era composto por uma maioria feminina seguindo os mesmos gostos estéticos, fora que o fato de ninguém quase nunca chamar ninguém pelo nome deu uma boa atrapalhada, mas depois de uma boa revisão com bastante atenção a coisa foi ficando mais fácil.

O enredo começou bem, definiu o background com competência, nos emergindo com sucesso num cenário claustrofóbico e conseguiu marcar a obra com seu belo trabalho de efeitos práticos e a violência sem limites, uma das principais qualidades do longa.

O filme tem um cheirinho de locadora e um aroma nostálgico. Eu não pesquisei muito a fundo então eu não tenho como saber se o VHS ou mesmo o DVD do longa metragem chegou por aqui oficialmente. Com toda certeza que na tevê aberta e mesmo nas emissoras pagas essa pérola não passou e se passou certamente foi censurada até não poder mais.

A primeira metade do longa foi a que eu mais gostei, pois temos um belo vislumbre de um slasher nipônico com sangue esguichando por todos os lados e cenas de tortura de traumatizar até o mais bruto dos brutos. Já o segundo ato, que é a partir do momento que todas as amigas de Nami já estão mortas é arrastado, muda do ataque furtivo do stalker mascarado para as explicações de todo o imbróglio que apesar de necessário foi contado as pressas, sem mostrar nenhum flash back com uma história mais direta e prática, mas isso não interfere no entretenimento.

Por fim, nós temos a trilha sonora que é certeira e assustadora sendo executada pelo saudoso guitarrista da banda ZABADAK, Tomihiko Kira. Simplesmente um primor trazendo um frio na espinha a cada acorde.


Trailer:



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