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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 4 de novembro de 2023

Tara Maldita / Semente Ruim / The Bad Seed (2018)

 


Depois de mais de meio século somos brindados com a terceira adaptação para as telas do romance de William March e Maxwell Anderson (que chegou por aqui com o título de Menina má e que eu um dia pretendo obtê-lo). Terceira adaptação? Sim, em 1985 foi produzido o primeiro remake do cult clássico de 1956 mantendo o título original, a essência e a história, tendo como protagonista Carrie Wells, porém esta versão pelo que parece virou quase um santo graal tendo disponível apenas fragmentos; quem sabe a obra tenha sobrevivido no bom e velho Torrent? Talvez, mas isso é um assunto para ser abordado em outro momento.

Aqui a vez é da adaptação livre e modernizada que usou e abusou da liberdade criativa para dar uma nova roupagem para a história que originalmente se passa no período da guerra dentro de uma dinâmica de dia a dia mais conservadora. Ao contrário da versão original, tudo se passa nos dias de hoje e apesar de manter a essência da narrativa alguns elementos foram alterados mas sem deixar qualquer estranheza ao telespectador. Começando por exemplo pelos nomes que foram alterados e o alicerce da protagonista mirim e alvo de suas manipulações e bajulações agora é o pai que é viúvo e o seu desafeto desta vez é a babá mal caráter e não o zelador, porém a babá mantém a essência do velho Lerroy com a sua conduta ríspida e suas constantes torturas psicológicas.

Para dar vida a nova mini psicopata, foi escalada a queridinha do terror moderno Mackenna Grace e aqui ela se chama Emma Grossman e assim como a Rhoda Penmarck, ela é interesseira, manipuladora, fria e vive do preceito de que "os fins justificam os meios" passando por cima de todos para conseguir o que quer e aqui igualmente a versão clássica é uma medalha escolar presenteada a um coleguinha de classe e que a menina desdem de seu merecimento achando que ela é quem o devia te-lo ganho.

Claro que a narrativa vai tomando um caminho parecido com versão de 1956, mas no decorrer da trama a coisa toda chega a um desfecho totalmente inédito que já já vem a tona; aguenta a mão um pouco aí.

Tudo começa em mais um dia comum na vida de Emma, filha de David Grossman, que está empolgada para receber uma medalha escolar de cidadania para juntá-la aos outros prêmios que ela acumulou ao longo de sua vida devido ao seu empenho acadêmico perfeito.

Na escola, Emma nos dá uma aula de frieza e controle ao botar para fora da sala de aula uma abelha que entrou sem permissão, o que é estranho visto que praticamente 99% das crianças incluindo a própria professora, a senhorita Ellis.

Paralelo a isso, David entrevista a jovem e bela Chloe para o cargo de babá, uma vez que Emma necessita de uma referência feminina constante já que ela não chegou a conhecer sua mãe, pois esta morreu após o parto.

Ainda na escola, Emma arranja problemas ao derrubar uma coleguinha propositalmente para tirar dela um pertence e a menina faz tudo parecer um acidente.

Na manhã seguinte, Emma não consegue conter sua ansiedade pela entrega da medalha em uma espécie de piquenique anual perto do lago. Para a infelicidade da menina, o momento tão esperado se torna um momento de frustração pois o merecedor da honraria é o menino Milo Curtis.

Durante a comemoração, David recebe elogios da senhorita Ellis em relação a Emma, mas esta também diz que a menina carece de calor humano, se portando sempre com frieza e indiferença.

Não muito depois, Emma demonstra claramente seu descontentamento pela derrota e distante de todos ela atrai Milo até o penhasco adjacente ao lago onde o ameaça e a partir daí, tudo acontece de forma subjetiva lembrando o clássico de 1956 e a cena corta rapidamente com Emma voltando para o pai enquanto as outras crianças se agitam ao encontrar Milo sem vida jogado no lago (precisa dizer o que aconteceu?).

David consola Maggie Curtis, mãe de Milo e no dia seguinte conversa com Emma a respeito de seus sentimentos pela morte do coleguinha e a menina demonstra total indiferença pelo ocorrido tal como a senhorita Ellis mencionou.

Chloe chega para o seu primeiro dia de trabalho e inicialmente Emma se mostra receptiva a novidade, mas no fundo ela desgosta da mudança por se achar madura para ter uma babá.

Enquanto assiste ao curta metragem War Babies (1932) de Shirley Temple (aquele regado a uma grande polêmica na carreira da atriz mirim queridinha da América por apresentar crianças de aproximadamente quatro anos - incluindo a própria Temple - atuando como adultos num prostíbulo tendo a personagem da estrelinha como sendo a vadia preferida de um militar da marinha e ilustra de forma humilhante uma cena em que o mini militar abraça sua amante e se gaba enquanto outro menino aparece por trás e beija a menina na boca para valer - sim, um beijo na boca de verdade, o primeiro beijo em cena de Shirley - entre outras bizarrices que essa época permitia), Chloe pergunta á Emma o que ela sente com relação a morte de Milo e a menina desconversa dizendo ter visto a babá furtar alguns cigarros do pai.

No dia seguinte, ocorre o sepultamento de Milo e Maggie menciona á David que a medalha que o menino ganhou não foi encontrada e o jovem viúvo supõe que o lago tragou o prêmio.

Mais tarde, a senhorita Ellis visita David para alerta-lo sobre as discrepâncias das investigações do caso Milo Curtis e Emma escondida ouve o investigador Mark Wiggins mencionar que as crianças viram Emma e Milo perto do lago dando a entender que ela foi a última pessoa que viu o menino com vida e antes que a coisa complicasse, a filha de David simula um acidente para interromper o interrogatório.

Depois, Emma se vitimiza quando David pergunta se ela sabe algo que possa ajudar nas investigações.

Chloe começa a se aproximar intimamente de David que não percebe suas reais intenções.

Depois da investida, Chloe diz á Emma que sabe que ela é uma encrenqueira e que sabe que ela está metida na morte de Milo. A babá ainda tortura a menina dizendo que a polícia prende crianças malvadas e as mandam para a cadeira elétrica, mas Emma desdém.

Emma vê a senhorita Ellis entrando da casa de Maggie e apreensiva a menina dá chá de sumiço.

Neste tempo, Ellis está de saída quando percebe uma vespa dentro do carro e não se dá conta de que o vespeiro todo está dentro do veículo (claro que foi a Emma).

Mais tarde, Emma faz o maior malabarismo para esconder de David a medalha de Milo que está em seu poder, mas o viúvo encontra o prêmio e interroga a menina que é salva por Chloe que diz ter encontrado a medalha debaixo da cama da menina.

Emma justifica estar de posse do prêmio dizendo te-lo ganho de Milo brincando de pique-esconde no penhasco e que depois da brincadeira ela se despediu do menino e foi embora. A menina ainda trata como sendo uma bobagem o fato de que Maggie queria enterrar o filho com a medalha.

A caminho do trabalho, David liga para sua irmã Angela pedindo para ela recomendar uma psiquiatra infantil. Mais tarde, David tem um pesadelo com Milo e um outro corpo numa fonte.

Na manhã seguinte, David leva Emma até a casa de Maggie e inventa uma história sobre a medalha para encobrir a filha e evitar mais problemas. Maggie acaba mencionando que a senhorita Ellis capotou o carro e morreu no processo e que o mais estranho e que inclusive o noticiário local enfatizou é que havia um vespeiro dentro do veículo.

Emma finge tristeza e simula um mal estar para tirar David da casa dos Curtis antes que a conversa acabasse tomando um rumo perigoso para ela.

Encucado, David pesquisa sobre psicopatia infantil e logo depois, leva Emma para ver a doutora March (Patty McCormack, a Rhoda da versão original), a psiquiatra indicada por Angela. A sós, David diz á terapeuta que Emma é mentirosa e que sua credibilidade nela é zero, e a psiquiatra tranquiliza o viúvo reforçando sua crença na ciência, pois ela não acredita em sementes ruins (referências).

Na sequencia, March interroga Emma que a manipula dizendo ter ficado triste e chorando por dias a morte de Milo. A doutora se encanta com a inteligência fora do normal de sua paciente e diz que ela fazia o mesmo quando tinha a idade dela e á David, March diz Emma a faz lembrar dela mesma (uma baita sacada de roteiro referenciando a personagem emblemática de McCormack de 1956).

Mais tarde, Chloe volta a atormentar Emma com a história da cadeia e ainda deixa claro sua intenção de seduzir David e tornar-se madrasta dela.

Depois, Emma pergunta ao pai se ele sente algo por Chloe e que ela não quer uma nova mãe, porém David que tem planos com alguém desconversa para ocultar um encontro.

Não muito depois, Chloe dá por falta de Emma e a procura pela casa toda até ficar trancada em um dos cômodos onde um incêndio toma conta do local e posteriormente da própria babá que se torna uma bola de fogo morrendo em poucos instantes.

Horas depois, David chega em casa e a polícia anuncia a morte de Chloe e um dos policiais ainda diz que Emma mencionou que a babá tinha o costume de fumar escondida, o que provavelmente ocasionou o incêndio.

Na hora de dormir, David exige que Emma confesse que ela machucou Milo e ela finalmente admite e ainda dá detalhes de como o menino foi agredido ate finalmente cair do penhasco para a morte. Emma ainda admite ter matado sua antiga babá a empurrando das escadas por que esta apertava seu braço.

David exige que Emma admita a autoria das mortes de Ellis e Chloe e a menina surta e chora acusando a babá de ter roubado os cigarros do pai e que ela a ficava torturando com a história da cadeira elétrica. Farto, David tenta contactar a doutora March, mas esta está em férias.

Na sequencia, David recebe uma ligação do xerife Peterson que exige falar com Emma e nisso, o pai da menina ordena que ela faça as malas e sem perda de tempo os dois se dirigem para uma cabana junto a um lago isolado da cidade pertencente a Brian, um amigo do viúvo para poder ganhar algum tempo.

Chegando ao local, pai e filha se instalam e perto de anoitecer, David recebe um telefonema da polícia que revela que o incêndio que matou Chloe foi premeditado.

No dia seguinte, David recebe um SMS do xerife Peterson e Emma o flagra e o coloca na parede sobre sua culpabilidade.

Mais tarde, enquanto David dorme, Emma liga o gás da cozinha e sai da cabana para ganhar tempo no lago dando uma voltinha, porém o pai da menina acorda com o cheiro forte e desliga rapidamente todo o fornecimento de gás.

Emma reaparece pouco depois e David ciente de que a filha tentou provocar sua morte a confronta e ela sem o menor pudor diz não ter problema algum em perdê-lo.

Depois de muita reflexão, David prepara uma overdose de comprimidos e coloca em uma caneca de leite. Para Emma não suspeitar, ele compartilha o leite em outra caneca e toma junto com a menina. Hipócrita, a menina pergunta qual será o seu destino e ele diz que os dois irão para um lugar onde eles ficarão em paz.

Quando Emma dorme, David liga para Angela para se despedir e vai para cama. Emma acorda e coloca uma arma na mão de David porém erra o tiro derradeiro. A menina ainda diz aos pais que se deu conta de seu plano e que por isso deu um jeito de trocar as canecas de leite. Depois, a menina simula uma denúncia á polícia alegando que David quer matá-la.

David persegue a filha até o banheiro onde ela se tranca e ao arrombar a porta Brian chega entendendo tudo errado e ameaça David dando um tiro em seguida. Cambaleando, David cai morto enquanto Emma finge uma crise de choro.

A polícia chega junto com Angela que garante á sobrinha que tudo ficará bem. Emma pergunta á tia se ela pode tomar um sorvete quando elas forem para casa e recebe uma afirmativa. Malignamente, Emma sorri diretamente para a câmera...

A adaptação modernizada do clássico de 1956 foi muito aguardado tendo estreado diretamente na tevê pelo canal pago Lifetime do grupo Sony com trabalho de marketing empolgante em seus trailers dando destaque total para a até então pequena Mckenna Grace que desde pequena vinha colecionando séries e filmes em seu catálogo especializando-se no terror depois de seu ótimo trabalho agregando ao seu currículo longas como por exemplo: Annabelle 3: De volta para casa, A maldição da residência Hill, Amityville: O despertar e Maligno.

O filme tentou agradar gregos e troianos mesclando cenas de terror subjetivo com outras explicitas e de certa forma foi um acerto apesar de que não haviam motivos para maquiar as mortes das vítimas da Emma tal como foi feito com as de Rhoda, visto que estamos em uma época diferente de 1956 onde um simples furo no dedo já era motivo para os sensores de regulamentação de mídia banirem o conteúdo.

A tentativa de reviver este cult lendário surtiu efeito gerando em 2022 uma sequencia novamente nas telas da Lifetime sobre o título original de The bad seed returns, narrando a vida de Emma agora uma adolescente loura vivendo com familiares porém mantendo velhos hábitos. A continuação no entanto foi fraca e mal divulgada, mas que algum dia eu trago para complementar a franquia.

No mais, o filme acertou muito mantendo o cuidado em não manchar a essência de sua versão original e ainda por cima nos presenteou com a participação de Patty MacCormack, a única alma viva da versão clássica mostrando todo seu carisma e dando um banho de referências valorizando muito o roteiro.

Outro grande acerto foi mudar o final do filme para algo mais palpável para os dias de hoje, visto que uma narrativa mais contida e uma punição leve para a protagonista já não cabia mais para hoje em dia e deixa-la viva no desfecho sem dúvida que foi uma estratégia para traze-la novamente em uma futura sequencia, o que de fato aconteceu.

O que não falta neste filme são surpresas e de fato me surpreendeu positivamente apesar da obra não ser tão grandiosa assim. Dá para classificar como mediano bem próximo do excelente.


Trailer:


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