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sábado, 20 de janeiro de 2024

Absurd / Rosso Sangue (1981)

 


Seguindo o mês do giallo, temos mais uma obra de Joe D'Amato subsequente ao sanguinolento O antropófago, pensado inicialmente para ser uma sequencia direta da mesma tendo inclusive George Eastman como protagonista mais uma vez.

O roteiro só não saiu como o planejado por que o próprio Eastman se opôs ao livreto original e para não perder sua grande peça principal, D'Amato não só topou que o roteiro fosse refeito, como Eastman o escreveu do zero mantendo uma essência do que já foi visto no longa de 1980, como o serial killer que também se chama Mikos porém o sobrenome foi mudado para Stenópolis descartando qualquer possibilidade de ser o mesmo Mikos do filme anterior, mas mantendo sua procedência grega.

Absurd acabou saindo como uma versão italiana de baixo orçamento de Halloween de John Carpenter em todos os aspectos: o assassino ensandecido, a mocinha que toma conta de uma criança, um oficial da polícia em conluio com um homem misterioso em busca do serial a solta, enfim...

Curiosamente, Joe D'Amato assina a direção da obra com o pseudônimo de Peter Newton trabalhando na direção, produção e cinematografia mantendo seu toque pessoal de gore exagerado e violência desmedida em tomadas chocantes e algumas até uma verdadeira vergonha alheia.

A história segue um padre em busca de um homem que serviu de cobaia para um experimento religioso e que acabou enlouquecendo e fugindo da Grécia para a Itália pelo mar. O homem em questão esconde um grande segredo sobre a experiência que lhe fora imposta tornando-o uma máquina de matar quase imortal que passa a perseguir uma família de classe média alta ou o que sobra dela depois que os pais das crianças os deixam aos cuidados da babá e da enfermeira da filha mais velha que vive entrevada numa cama para poder ir ver a uma partida de futebol na casa dos vizinhos.

A coisa toda começa durante uma perseguição em plena luz do dia nas entranhas de um bosque onde um homem todo vestido de preto corre arás de um homem aleatório visivelmente transtornado ao mesmo tempo que temos um vislumbre da entrevada Katya Bennett totalmente imobilizada em sua cama desenhando circunferências com um compasso em seu caderno de rascunho.

O homem perseguido chega justamente nos portões da mansão da família Bennett que chama a atenção do cachorro Blitz que se põe a latir desenfreadamente chamando a atenção de Carol, a matriarca que pede ao caçula Willy para conter seu mascote.

Do lado de fora, o homem misterioso tenta escalar os portões até que seu perseguidor o alcança o que o faz se atrapalhar e a rasgar sua barriga em uma das lanças de segurança. Conseguindo evitar seu stalker, o homem consegue adentrar a mansão literalmente com as tripas (vulgo linguiças) de fora desmaiando.

Rapidamente, o homem é levado ao hospital entrando rapidamente em cirurgia coordenada pelo doutor Kramer e suas assistentes as enfermeiras Thelma e Emily. Estranhamente, em poucos minutos o homem acorda da anestesia tendo que ser sedado novamente para aí sim terminar a operação.

Após o término, o doutor Kramer comenta com Emily sobre o fator de regeneração e a coagulação do sangue mais aceleradas que o normal do paciente recém operado.

Não muito longe dali, o perseguidor do homem misterioso é parado no meio do breu pelo inspetor Ben Engleman que acaba engolindo uma história de que o carro do sujeito mal identificado enguiçou o que faz o bom samaritano dar carona ao estranho alegando que ele não conseguirá ajuda mecânica até de manhã pois esta noite todos estarão em suas casas acompanhando a uma partida decisiva do campeonato de futebol americano.

Engleman acaba recebendo um chamado do hospital sobre o paciente não identificado e faz um desvio até o local onde depois de jogar galanteios á enfermeira Thelma, analisa as roupas e pertences do estranho encontrando apenas alguns dracmas, moeda corrente da Grécia até o início dos anos 2000 sendo substituída pelo Euro. O inspetor ainda joga a frase "Outro grego?" que possivelmente seja uma referência bem sem vergonha ao Mikos de O antropófago, confirmação esta que não temos uma vez que o mesmo desconversa em seguida.

Thelma por sua vez, depois de dar um toco no inspetor, vai até o quarto onde repousa o paciente recém operado que do nada acorda após ser examinado e este tenta se levantar ao ver pela fresta de uma porta a figura de seu perseguidor, mas ele é contido enquanto o caroneiro é confrontado por England que desconfia de sua vinda ao pais e ainda atribúi as agressões sofridas pelo paciente grego ao estranho perseguidor.

Enquanto isso, o paciente em fúria ataca Thelma com uma broca perfurando sua cabeça de ponta a ponta extraindo uma boa quantia de suco de tomate até a coitada vir a óbito.

O interrogatório do estranho caroneiro é interrompido com o alerta da fuga do paciente misterioso e enquanto Engleman analisa o corpo de Thelma ao encontra-la, o caroneiro suspeito fica sob a tutela de Jin, o parceiro do inspetor.

Engleman leva o suspeito até a delegacia para que fale o que sabe sobre o fugitivo e este exige que o doutor Kramer esteja presente para que o inspetor não duvide de sua palavra.

Agora sabemos que o perseguidor é um padre do Vaticano e que o estranho fugitivo é Mikos Stenópolis um jovem grego que foi exposto a uma experiência bioquímica.

O doutor Kramer mostra as radiografias tiradas de Mikos e analisa sua calota cranial constando que esta cresceu depois da operação apesar dela já ser maior que o normal antes mesmo disso.

O padre confirma que o crescimento do crânio de Mikos é resultado do experimento que consistia em expor o jovem a uma substância que fez com que o seu corpo ficasse praticamente indestrutível por conta de sua coagulação sanguínea acelerada que garante uma regeneração celular imediata, sendo que seu único ponto fraco é exatamente a cabeça. No caso, uma execução seria totalmente plausível uma vez que após o experimento ele foi dado como morto clinicamente sendo que ele ainda vive por puro instinto, é basicamente um morto-vivo.

O experimento no entanto fez Mikos enlouquecer e este fugiu do laboratório dando início a uma busca em grupo que cessou quando seu corpo sumiu no mar durante uma travessia forçada.

Enquanto isso, Mikos chega até um galpão onde ataca um faxineiro com um cutelo e depois o joga numa mesa de marcenaria onde serra a cabeça do homem ao meio verticalmente dando um banho de tinta Suvinil na plataforma.

De volta a delegacia, Engleman se vê obrigado a juntar forças com o padre na perseguição à Mikos pelo fato de que a corporação praticamente toda está de folga vendo o futebol.

Caminhando pelo bosque, Mikos tenta fazer de um motociclista sua nova vítima mas é atropelado por Ian Bennett, pai da entrevada Katya que foge assustado sem prestar socorro. Seguinte a isso, o fator de cura de Mikos age rápido e ele se levanta matando sua vítima original.

Ian chega em casa avoado mas não diz nada a Carol que para sua surpresa o reporta sobre o fugitivo do hospital que já ganhou a imprensa local. Logo depois, Ian vai até o quarto de Katya para se despedir já que ele e Carol vão ver a partida de futebol na casa dos vizinhos os Forrester, porém seu semblante de preocupação chama a atenção da filha que é tranquilizada.

Logo depois, Ian e Carol deixam Willy aos cuidados da babá Peggy que fica de alerta para a chegada da enfermeira de Katya que é nada menos que Emily, a assistente do doutor Kramer que deverá ocorrer em poucas horas.

Instante depois, enquanto Mikos ronda as redondezas, o casal Bennett chega ao seu destino onde o jogo já deu início, jogo este que Willy queria ver, porém Peggy não permitiu por ser a hora dele ir para a cama e por que ela estava assistindo a uma novela pela tevê.

Peggy acaba deixando o inquieto pirralho com Katya que o assusta com a história do famoso bicho papão, enquanto vai ao piso inferior seguindo os latidos de Blitz que fareja problema dos grandes. Na sequencia, Carol telefona para casa para saber se Emily já chegou.

Acreditando que a natureza está chamando por Blitz, Peggy abre a porta principal para ele sair e de repente, Mikos a surpreende desferindo um golpe mortal de picareta na cabeçada babá.

Enquanto isso no bosque, Engleman e Jin encontram o motociclista assassinado por Mikos próximo ao seu veículo.

Emily finalmente chega à casa dos Bennett chamando por Peggy que obviamente não responde e leva o maior susto de Willy com uma máscara de caveira.

Enquanto os Bennett se deliciam com um espaguete fresquinho, Engleman contacta o padre alertando-o sobre sua recente descoberta.

Emily recebe uma ligação do doutor Kramer alertando sobre a fuga de Mikos e o assassinato de sua amiga Thelma. Ele ainda informa, caso ela encontre o assassino que seu ponto fraco é a cabeça e alerta que o fugitivo foi visto nas imediações da residência dos Bennett.

Geral segue vendo a partida de futebol, incluindo Willy que recebeu carta branca de Emily e o menino dá por falta de Blitz saindo para procura-lo, mas acaba dando de cara com Mikos evadindo no mesmo instante. O menino vai até o quarto de Katya e diz ter visto o bicho papão.

Emily deixa as crianças no quarto e desce para trancar todas as portas e janelas aproveitando para averiguar a sala sem encontrar nada além da televisão ligada num canal mal sintonizado ao qual ela desliga prontamente.

Willy sai do quarto para procurar Emily e a encontra depois dela ter encontrado o corpo sem vida de Peggy. Emily tenta fazer uma ligação mas descobre que a linha foi cortada. Como última alternativa, Emily coloca Willy para fora de casa e ordena que ele procure pelos pais na casa dos Forrester.

Depois de fazer uma breve ronda pela casa, Emily volta para o quarto de Katya deixando-a a par da existência de Mikos que a essa altura, já dentro da residência localiza o quarto da entrevada e já chega metendo o murro na porta enquanto a enfermeira tenta conte-lo.

Sem ter conseguido ir muito longe, afinal está escuro e o pobre menino não conhece a localização da casa dos Forrester e ainda por cima Willy está com muito medo, ele acaba voltando para casa chamando por Emily que o manda ir embora aos gritos.

Depois do silêncio que se instala, Emily vai até o piso de baixo e encontra Willy chorando, porém antes de poder consolá-lo, ela é arrastada por Mikos até a cozinha.

Enquanto Willy, já no piso de cima implora para a irmã deixa-lo entrar, Mikos enfia a cabeça de Emily no forno ligado.

Em pânico, Katya começa a remover os pinos de contenção de seu colar cervical e a abrir os cintos que a mantem imobilizada na cama.

Cansado de bater a porta, Willy desce para o piso principal enquanto Emily entra num estado de inconsciência pela exaustão e desidratação. Willy presencia de longe o ocorrido e corre até a janela mais próxima.

Mikos tenta agarra-lo, mas Emily em suas últimas forças o ataca com uma tesoura na jugular (tesoura essa que era mais mole que um dente de leite), mas o assassino toma a arma da enfermeira e a mata.

Enquanto Mikos arrasta o corpo de Emily, Katya se endireita na cama usando a alça de suspensão e com muito esforço consegue ficar em pé, ainda que com as pernas bambas devido a fraqueza e a falta de fisioterapia.

Katya se equilibra segurando nas paredes até chegar na porta onde Mikos a agarra pelos cabelos, mas a garota rapidamente o imobiliza socando as pontas de um compasso nos olhos de seu algos cegando-o.

Mikos tenta se guiar pela audição, mas Katya é mais esperta e liga sua caixa de som ao máximo fazendo sua vitrola exalar uma melodia terrorífica tocada no órgão enquanto o assassino fica confuso.

Katya aproveita para fugir se segurando nas paredes até que Mikos se recompõe e volta a persegui-la.

Ainda confuso, Mikos passa longe de Katya que anda nas pontas dos dedos para não se denunciar.

Neste instante, Willy corre pelo bosque até dar de cara com o padre.

Katya, acaba tropeçando em uma armadura medieval e Mikos consegue pega-la pelos cabelos mas é surpreendido pelo padre munido de um revólver que ordena ao assassino que solte sua vítima.

Mikos não se faz de rogado e esgana o padre enquanto Katya aproveita a brecha e pega o machado que ornamenta a armadura e desfere vários golpes do pescoço do algos se banhando com seu sangue.

Ian e Carol chegam a casa e encontram Willy. Logo depois, todos são surpreendidos por Katya que sai da casa dizendo para o irmão não se preocupar mais com o bicho papão e exibe a cabeça de Mikos decapitada como se fosse um troféu.

Esta última cena eu tenho que admitir que foi um colírio para uma trama arrastada que não deixou em momento algum esclarecido quem seria a mocinha, a final girl já que a cada momento o foco era em uma garota diferente e acabou surpreendendo ao revelar que a personagem mais frágil da trama era a pessoa que ia por fim a matança.

Como já mencionado, os efeitos práticos e sobretudo a maquiagem foram muito bem manjados até mesmo para uma produção do calibre de Joe D'Amato que nos premiou com obras como Buio Omega e O antropófago que usaram e abusaram do sangue e da violência física com uma qualidade bacana. Apesar da qualidade superior as anteriores, o longa conseguiu chocar a ponto de entrar na mira dos órgãos regulamentadores de vários países que meteram-lhe a censura sem pena.

As atuações são outro fraco da trama, sobre tudo do menino Kasimir Berguer, intérprete de Willy, que aliás é irmão na vida real de Katya Berger, a Katya Bennett. Além de forçado, o menino em diversas cenas é inexpressivo e não conseguiu trazer uma imersão ao personagem, o que me fez pessoalmente não ter qualquer apego, torcendo aliás para ele ser pego.

Aliás, Kasimir e Katya são filhos do saudoso ator de western spaghetti William Berger conhecido por ter atuado em clássicos como Sabata, por exemplo.

No mais, a atuação de George Eastman segue primorosa e sua marca registrada (pelo menos para mim) as linguiças usadas como tripa continuam convincentes apesar de notórias e creio eu que a cena em questão onde ele rasga a barriga e bota os bofes para fora só pode ter sido uma referência a cena final de O antropófago, onde sua antiga encarnação se auto canibaliza tentando digerir suas linguiças.

Apesar de ser um filme avulso ao clássico de 1980, Absurd é considerado uma continuação espiritual de O antropófago sendo inclusive conhecido como Anthropophagus 2, além de também ter recebido uma penca de outros títulos como Zombie 6: Monster Hunter, Horrible e The Green Reaper 2 e mesmo com todos seus defeitos conquistou um status de clássico giallo. 

Só como curiosidade, apesar de ser um filme tradicionalmente italiano, Absurd foi rodado todo em inglês, sendo o primeiro longa de D'Amato a faze-lo.

Para finalizar, uma das melhores coisas que o longa apresenta é a trilha sonora de Carlo Maria Cordio que nos brinda com o tema principal que toca em todo momento de suspense provocando calafrios certos no espectador devido ao seu poder de imersão.

Absurd para mim não fede e nem cheira, é um longa mediano mas cheio de qualidades tanto quanto de defeitos, o que o torna um filme equilibrado e notável. Vale uma boa curtida pela curiosidade.


Trailer:


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