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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 6 de janeiro de 2024

Beyond the Darkness / Buio Omega / In quella Casa (1979)

 


Começando o ano com o pé direito vamos fazer algo diferente para sair da rotina. E nisso eu pensei em por algum tempo tematizar as postagens mensalmente e para abrir resolvi que um bom giallo extremo elevaria o nível deste humilde blog, por isso durante o mês de janeiro todos os sábados teremos grandes pérolas do cinema italiano dos mais renomados mestres do terror da terra do macarrão e da lasanha.

Para dar o ponta pé inicial, eu escolhi uma das obras mais expressivas do mestre Joe D'Amato, pai dos infames O antropófago e Absurd (este último que fará parte do especial deste mês em breve), obra esta que tem inspiração mais do que obvia do também terrorífico O terceiro olho (Terzo Occhio no original) de 1966 do diretor Mino Guerrini.

Tanto a obra de D'Amato quanto a de Guerrini seguem o mesmo plot: um jovem transtornado pela perda da noiva usa de seus dotes para manter o corpo da mesma preservado e escondido com a ajuda da governanta que no caso da versão setentista foi quem encomendou a morte através de um bruxo vodu que imputou á jovem uma maldição.

A coisa toda começa com o jovem taxidermista Frank Wyler indo até um depósito com seu assistente Jan para transportar uma caixa até sua caminhonete surrada pelo tempo.

Paralelo a isso, Iris sua governanta, visita um bruxo que executa a seu pedido o processo de despacho de sua rival no amor (não correspondido, é claro), Anna Volkl a noiva de Frank que está internada e entubada há um bom tempo, o que interrompeu seus planos de contrair matrimonio.

O feitiço logo surte efeito causando um colapso em Anna que precisa ser fortemente medicada sem perda de tempo.

Enquanto isso, Frank desempacota o conteúdo da caixa que é o corpo de um babuíno pronto para ser empalhado e exposto em alguma vitrine ou museu.

Um tempo depois do ataque, Anna se sente melhor chegando inclusive a ter sua máscara de oxigênio retirada para que possa respirar por conta própria.

Frank recebe um chamado de Iris e vai correndo até o hospital acalentando sua amada com carícias e um último beijo, já que a jovem acaba desfalecendo em seus braços.

Frank se joga numa profunda depressão sendo amparado por Iris que o seduz e estranhamente oferece seu peito para ele dar uma boa mamada.

Um tempo depois Anna é velada e Frank aproveita a distração dos agentes funerários para injetar no corpo da amada um pouco de liquido embalsamador para conservar seu corpo por algumas horas.

O cortejo segue logo depois de forma sóbria culminando no sepultamento que comporta poucos convidados.

A noite, Frank dirige até o cemitério onde desenterra Anna que ainda estava fresquinha e a leva consigo a escondendo atrás da boleia da caminhonete. No caminho de volta, Frank ignora uma jovem que pede carona e como punição acaba tendo que parar para trocar um dos pneus que furou.

Uma viatura passa por perto e astucioso, Frank consegue se desfazer dos policiais que fazem a ronda noturna mas não escapa da jovem caroneira que o alcança não dando alternativa para o viúvo a não ser dar uma ajuda á necessitada.

Durante o trajeto, a mão estirada de Anna acaba abrindo a janelinha da boleia, mas antes que a jovem que puxava um cigarrinho do capeta pudesse notar, Frank consegue fechar o compartimento traseiro voltando a esconder o corpo frio da amada.

Chegando em casa, Frank estaciona na garagem e ao perceber que a jovem drogada acabou dormindo, ele a deixa e transporta na surdina o corpo de Anna até sua oficina de taxidermia onde a deita sobre a mesa de procedimentos cirúrgicos.

O corpo é despido e submetido a mais uma dose de líquido embalsamador e depois sua barriga é aberta de cima a baixo dando início a retirada de suas vísceras e outros órgãos vitais para evitar uma necrose numa cena de trancar o estômago tamanho o realismo.

Na sequencia, Frank acopla duas mangueiras de drenagem nas narinas de Anna fazendo escoar todo o sangue e outros fluídos corporais até esvaziá-la por completo.

Neste meio tempo, a jovem caroneira acorda e deixa a caminhonete enquanto Frank implanta olhos de vidro sobre as órbitas ocas de Anna. A jovem por sua vez, se assusta ao encontrar o corpo do babuíno suspenso e acaba entrando na oficina onde flagra o processo de preservação de Anna entrando em pânico e iniciando uma fuga.

Ao perceber que os portões estão trancados, a jovem resolve voltar e fazer justiça com as próprias mãos agredindo Frank que a detém e remove suas unhas desde a raiz com um alicate numa cena torturante. Por fim, Frank a mata asfixiada e remove seu corpo trancando-o no porta-malas da caminhonete.

Iris aparece na hora, mas fiel ela ajuda o patrão a levar o corpo de Anna até a cama onde ela é vestida com uma camisola e ainda recebe uma camada de esmalte em suas unhas e pelo menos para mim da-se a entender que as unhas arrancadas da jovem caroneira foram usadas como postiças no cadáver, daí a necessidade de remove-las completamente.

Na manhã seguinte, Jan aparece com o senhor Kale, um dos agentes funerários que ajudou Frank com os preparativos do sepultamento de Anna e este por pura curiosidade vai até a garagem do taxidermista maluco examinar a caminhonete onde encontra um pingente (que eu não entendi bem se pertencia a Anna ou a drogada).

Depois disso, Kale volta ao carro sem despertar suspeitas e Jan aparece na sequencia levando-o até a entrada de um bosque onde ele deixou seu carro estacionado.

Frank percebe a porta da caminhonete aberta e vai tirar satisfações com Iris que não sabe como explicar o ocorrido.

Logo na sequencia, a dupla remove a roupa e o corpo da drogada morta e Iris a decapita com um cutelo numa cena antológica. Seguindo, a governanta esquarteja o corpo enquanto Frank drena o sangue e os fluídos transportando-os para uma banheira. Nisso, temos o rápido vislumbre da cabeça da morta apenas com os ossos, os cabelos e um dos olhos arrancados boiando na banheira com pedaços de seu corpo, uma cena absurdamente repugnante e memorável que mais parecia uma tina vasta com lavagem de porco transbordando.

Depois da monstruosidade, Iris come uma espécie de purê de forma sebosa e dá-se a entender que a governanta está canibalizando os restos digeríveis da morta (minha percepção) o que deixa Frank profundamente nauseado.

Frank se afasta da mesa e se senta para se recompor. Iris vai até ele e o acalma apalpando suas partes baixas iniciando uma masturbação. Frank observa o corpo de Anna para conseguir se sentir excitado.

Mais tarde, Frank faz um cooper pelo campo quando vê uma bela jovem fazendo o mesmo até que esta torce o tornozelo e o viúvo não perde tempo em corteja-la e a convida para ir consigo até sua casa.

Lá, ele trata a luxação da jovem massageando o local inchado com uma pomada o que o faz se excitar massageando toda a perna. Logo depois, Frank vai até seu quarto para ver Anna e a cobre voltando para a jovem ferida com um rolo de bandagem para enfaixar o tornozelo da mesma.

Frank leva a jovem até seu quarto e começa a beija-la levando-a facilmente ás preliminares de um coito. O viúvo se inspira observando sua noiva cadáver que está do lado da cama que logo é flagrada pela corredora que grita. Rapidamente, Frank morde o pescoço da jovem arrancando um naco e o come enquanto a vítima perde os sentidos.

Iris que estava por perto, ajuda o patrão a remover o corpo e os dois a levam até a oficina depositando a jovem no forno de cremação de pedaços avulsos de animais empalhados. Ainda viva, a jovem grita e agoniza enquanto se torna um pedaço de carne disforme e queimado mostrando o trabalho primoroso de maquiagem da equipe de produção.

Um tempo depois da calmaria, dois agentes da polícia local batem a porta de Frank e depois de um breve interrogatório, a dupla inspeciona a oficina do taxidermista sem encontrar nada suspeito.

Numa outra ocasião, Iris recebe um grupo de amigos proporcionando a eles um banquete que eu sismo que seja de mais restos de carne humana, o que deixa Frank desconfortável fazendo-o se trancar em seu quarto.

O senhor Kale que estava entre os convidados, aproveita a barra limpa para invadir a oficina novamente e logo depois o interior da casa. Ao chegar em um dos quartos, o agente funerário ouve a vos de Iris se aproximar sem perceber que o corpo de Anna está escondido em um guarda roupas no quarto adjacente.

Depois de se esconder, Kale vai até o quarto ao lado onde finalmente encontra o corpo que vai ao chão assim que o curioso abre a porta do guarda roupas. Depois de se recompor, Kale saca uma câmera e tira várias fotos revelando-os momentos depois em seu quarto vermelho.

Paralelamente, Frank tem uma briga com Iris depois do banquete e expulsa a governanta de seu quarto e beija a sua amada que já estava de volta ao seu lugar.

A noite, Frank vai até uma danceteria onde fica de olho em uma bela loira na qual ele rapidamente investe seu charme convidando-a para uma particular.

A jovem é levada para a casa de Frank onde toma um banho e nisso, o viúvo conquistador vê chegar de surpresa Elena, irmã gêmea de Anna que é recebida por Iris após deixar seu táxi.

Elena logo pergunta por sua irmã e é levada até um quarto que inesperadamente fica sem luz e no meio do breu se ouve o gemido de uma mulher que muito provavelmente é a mesma da danceteria. Elena se guia com um isqueiro e encontra o corpo de Anna. Ao se deparar com Iris que chega para cima dela com uma faca Elena desmaia.

Antes que a governanta pudesse desferir um único golpe, Frank a impede mas é esfaqueado várias vezes. Como único recurso, o viúvo arranca um pedaço do rosto de Iris e ela por sua vez arranca um dos olhos do patrão de dentro do globo e acaba sendo esfaqueada no peito morrendo na hora.

Depois de se recompor, Frank toma Elena em seus braços e a leva do breu ao mesmo tempo que Kale aparece de supetão procurando por mais indícios incriminatórios.

O agente funerário bate a porta sem obter respostas e logo depois força a porta com a ajuda de um grampo. Ao conseguir entrar encontra o corpo de Iris e logo a frente encontra Frank, o viúvo caolho cremando um corpo com suas últimas forças.

Frank se arrasta até Kale e tomba morto. O agente funerário metido a detetive vai até o forno e vê pela porta as cinzas de um corpo e sobre a mesa de cirurgia, o corpo intacto de Anna que ele recolhe e a leva até a funerária onde ele a deposita em um caixão.

Antes do caixão ser trancado, o corpo desperta aos gritos de pânico. Aquela é Elena e as cinzas no forno eram Anna que num breve momento de humanidade, Frank se desfez para finalmente dar fim a sua obsessão e assim, poder reencontrar seu grande amor no outro mundo...

D'Amato conseguiu mais uma vez se superar mostrando todos os seus dotes em maquiagem e efeitos práticos conseguindo causar repulsa e um verdadeiro nojo tamanho o realismo das cenas envolvendo mutilação, tortura e sofrimento.

O filme apesar do enredo simples e manjado, consegue prender e não é nada desgastante conseguindo gerar interesse do público em saber como tudo vai se desenrolar.

A obra é uma misturança de tudo que fazia sucesso na época: canibalismo, um leve toque de conteúdo zumbi, gore extremo e é claro, uma boa dose de nudez sem nenhum pudor.

A trilha sonora e bem setentista e imersiva casando bem com os momentos de terror e suspense.

A coleção de cenas memoráveis deste filme é vasta desde o esquartejamento com cutelo, a cabeça cadavérica na banheira, as cenas pontuais das aparições do corpo de Anna na cama e por aí vai.

De longe essa é uma das melhores obras de Joe D'Amato que juntou tudo que sabia fazer de melhor e redirecionou para um verdadeiro show de horrores. Eu ainda não assisti ao Terceiro olho para fazer um parâmetro entre as duas versões, mas certamente que a versão de Mino Guerrini não teve a mesma audácia e tão pouco a mesma pretensão de chocar, o que D'Amato fez com louvor, mas deve ter o seu valor, então uma hora eu verei com muito prazer um dia desses.


Trailer:


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