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sábado, 13 de janeiro de 2024

Banho de Sangue / A mansão da Morte / A Bay of Blood / Reazione a Catena / Ecologia del Delitto (1971)

 


Seguindo nosso mês do terror italiano, é claro que não poderíamos deixar de fora uma das obras mais importantes de Mario Bava. Obra esta que trouxe não só mais uma história fantasiosa com muito gore, mas aquele que foi um dos precursores do slasher, aquele que trouxe todos os clichês do subgênero porém de forma majestosa.

O negócio é que neste longa setentista, nós temos uma história cheia de camadas uma mais profunda que a outra, o que gera muita reviravolta e grandes revelações para o telespectador; sem dúvidas um dos melhores slasher já criado no quesito roteiro, um roteiro muito bem montado e movimentado mesclando mistério, suspense e sem dispensar é claro de uma boa nudez gratuita por que vender peitos de fora era a principal fonte de renda dos grandes diretores de cinema.

Felizmente a safadeza oculta neste caso foi bem rasa e breve e o foco que é a história e a violência foram mantidas na medida certa tornando a experiência do expectador fluída e nada cansativa, fora que a busca pela resolução da trama que é completamente imprevisível se torna algo palpável.

Mas deixemos minha opinião pessoal sobre a estrutura do enredo e vamos ao que interessa que é uma boa e breve prévia do longa metragem que nos leva até uma mansão luxuosa em uma baia, onde um casal da realeza (respectivamente um conde e uma condessa) são estrategicamente mortos e a partir daí uma série de pessoas com ligações misteriosas umas com as outras lutam pela posse da herança milionária deixada pelos velhos.

É claro que nós estamos diante do cenário de uma série de assassinatos misteriosos cujas motivações viriam a tona no decorrer da história juntamente com a identidade do assassino que é inesperado, fora de suspeitas devido o tratamento cirúrgico que o roteiro recebeu.

Sem mais, tudo começa na mencionada baia, durante uma garoa noturna que trás consigo a melancolia à cadeirante e idosa condessa Federica Donati que observa uma janela e olha para os lados com um semblante de preocupação como se pudesse prever o fim trágico que a aguarda.

Um homem inicialmente misterioso escondido na penumbra aparece por trás da senhora colocando-lhe uma corda envolta de seu pescoço e na sequência empurra a cadeira de rodas para dar a impressão de um suicídio, o que consegue majestosamente.

Descobrimos então que o autor do crime é o próprio conde Filippo Donati, marido da cadeirante que anda para os lados para se certificar que não há qualquer testemunha ocular escondida por perto. Ao retornar ao local do crime, o conde deixa sobre o cadáver uma carta de suicídio datada de 14 de fevereiro e inesperadamente é atacado a facadas até a morte por alguém impossível de se identificar.

Depois da introdução, conhecemos o casal de amantes Frank Ventura e Laura que após um coito debatem brevemente sobre as investigações da policia acerca do suicídio do conde Donati e logo depois ambos se despedem.

Longe dali, adjunto á baia, um casal misterioso observa um homem que caça insetos para suas pesquisas, o entomologista Paolo Fossati em dialogo com Simon, um jovem que vive por perto e está descamando suas pescas frescas. Ambos estão ciente do crime ocorrido na mansão da baia e divergem sobre as investigações da polícia que apontam o claro suicídio e a possível hipótese de um assassinato.

Parto de lá, dois casais jovem formados por Bobby, Brunhilde, Luca e Denise chegam a baia deixando seu carro estacionado junto á uma grande cabana e a turma se divide: alguns exploram o exterior da moradia enquanto outros vão nadar sem suspeitar que são observados por alguém de quem nós só vemos os olhos.

Numa casa próxima, Anna uma cartomante lê as cartas e prevê algo muito ruim se acercando da baia. Ela é mulher de Paolo que está entretido em seu laboratório estudando insetos e ignora as premonições de Anna que o alerta.

Os olhos atentos do stalker da baia seguem voltados para os jovens recém chegados que se divertem explorando o jardim e conseguinte nadando ali perto.

Mais tarde, a turma entra na cabana que estava trancada e depois de se divertirem em grupo, Bobby e Brunhilde se separam do grupo. Brunhilde por sua vez vai até o cais para nadar mais um pouco até ter seu pé fisgado por algo que após verificar ela descobre ser um corpo.

Em pânico, a jovem corre e chama pelo namorado, mas antes de chegar até os amigos acaba sendo pega pelo stalker misterioso que a degola com um gancho.

Do outro lado, enquanto o sol se põe, Luca e Denise fazem o coito sem se dar conta de que o assassino entrou na cabana depois de matar Bobby rasgando seu rosto ao meio com uma foice.

O infortúnio desta vez pega Luca e Denise que são empalados ainda em posição de coito morrendo nos braços um do outro no maior estilo "dois coelhos com uma cajadada só".

Anna tem outra previsão mostrada pelas cartas e ao procurar por Paolo em seu laboratório, percebe que uma barata pertencente ao mostruário está viva apesar de pregada.

Do outro lado, conhecemos o casal Albert e Renata Donati, herdeira dos conde e condessa, que buscam informações sobre o desaparecimento do conde Filippo (cujo corpo foi encontrado mais cedo escondido na baia) que apenas Paolo e sua mulher poderiam dar.

Ao chegar na casa do casal, Renata e Anna trocam farpas sobre a causa da morte da condessa levantando novamente a hipótese do assassinato e no meio da briga pela herança surge o nome de Simon que descobrimos ser filho bastardo da condessa Federica e portanto meio irmão de Renata e também detentor dos direitos a herdar a baia.

Albert e Renata resolvem procurar por Simon a pé e acabam encontrando Frank no cais onde também encontram um corpo em um barco ancorado com uma lula por cima: é o corpo de Filippo.

O casal é convidado a entrar na casa do rapaz para s recuperar do susto. Quando Renata vai ao banheiro para jogar uma água no rosto, encontra os cadáveres dos jovens na banheira e antes que pudesse pensar em fugir, Frank aparece e a persegue com um machado na mão.

Renata tenta se esconder e segura uma porta, porém sem forças acaba atacando seu algos com um objeto pontiagudo atravessando a porta de vidro.

Do lado de fora, Albert encontra Anna e fala a ela sobre o corpo do conde encontrado no barco o que a faz ir rapidamente até a baia. Nisso, aparece Paolo procurando pela mulher sem obter respostas.

Anna perambula pelo cais até chegar nas dependências da cabana de Frank cuja porta range sozinha de forma insuportável.

Albert e Renata se reencontram e a mulher fala sobre o que ela viu iniciando outra separação no meio do bosque.

Enquanto Paolo procura por Anna, a vidente dentro da casa de Frank sobe um jogo de escadas até um jardim sentindo-se vigiada. Paolo então volta para a casa e tenta contactar a polícia, mas Simon o mata esganado antes de conseguir seu intento.

Longe de lá, no meio da estrada reencontramos Laura, a amante de Frank que telefona enquanto seu carro abastece.

Anna sem encontrar nada volta para casa e ao encontrar o corpo de Paolo acaba sendo decapitada.

Albert se encontra novamente com Renata que o acusa de ser covarde e ainda brada que irá matar Simon para se tornar a única herdeira da baia.

No meio do nada, o casal vê Laura passar e temem terem sido vistos por ela.

Laura chega a casa de Frank que ferido pelo golpe de Renata em sua perna, pede a amante que vá buscar Simon. Chegando lá, o próprio joga as cartas na mesa dizendo já estar ciente que eles armaram a morte da condessa, sua mãe e que ainda conspiraram contra o conde para que em questão de tempo fiquem com a baia depois que se livrarem dele que só foi usado acreditando que iria ficar com tudo pela sua ganância.

Aproveitando a distração, Laura encontra o diário da condessa onde descobre que o conde tinha planos gananciosos quanto a baia. O plano era que o velho usaria Laura para seduzir Frank e mata-lo depois dele matar Federica e deixar o bilhete de suicídio.

Simon se sentindo traído acaba tendo a confirmação da história e mata a amante do conde esganada e logo depois vai até um imóvel em ruínas onde se lembra de ter assinado um documento para Frank em troca de uma quantia em dinheiro para ele sumir da baia por uns tempos depois de descartar os corpos do casal Donati na baia.

Emboscado por Albert que enfim mostra coragem, Simon é empalado por uma barra de ferro e agoniza até morrer numa cena deplorável de triste.

Depois, Albert resgata um corpo da baia e volta a casa de Frank para procurar o tal documento que Simon havia assinado e do nada a luz é cortada. Com o auxílio de fósforo, Albert tenta localizar seu stalker que é Frank que o ataca com uma tesoura enquanto Renata ouve os ruídos proximamente.

Logo na sequencia, acende-se a luz e apenas um dos dois ergue-se com vida: é Albert que ao amanhecer vai com Renata até o trailer onde deixou os filhos onde queima os papeis que comprometiam o conde Filippo livrando-o da culpa de ter assassinado a condessa e de quebra ainda venderão a baia depois que a polícia limpar tudo.

Inesperadamente, o filho mais velho de ambos dispara uma arma matando ambos e depois parte com a irmãzinha brincar na baia acreditando que Albert e Renata estão e fingindo de mortos enquanto os créditos sobem ao som de uma batida similar ao samba.

No fim das contas ninguém conseguiu nada e a ganancia acabou sendo extirpada pela inocência depois de uma cadeia de mortes que parecia não ter fim.

O roteiro muito bem escrito de Mario Bava em colaboração com Giuseppe Zaccariello e Filippo Ottoni foi crucial para prender o espectador do início ao fim mostrando um plot final totalmente insperado e merecido, afinal nenhum personagem foi digno de empatia nessas quase uma hora e vinte e cinco minutos de duração.

Afinal, todos estavam atrás do mesmo objetivo sem medir as consequências para alcança-los.

Os efeitos práticos mesmo para a época foram descentes e merecedores de total reconhecimento já que a montagem do filme num todo foi bem executada e mostra uma carga de violência aceitável e um número de mortes grande comparado aos primeiros slasher norte americanos.

Num todo o filme é primoroso apesar do desperdício de tempo com o grupo de jovens assassinados que só vieram para cumprir a cota de sexo e encher linguiça só para a obra ter um número de mortes fora da curva ainda que de graça (a maioria pelo menos).

A trilha sonora se resume a música de encerramento que ficou por conta de Stelvio Cipriani que usou do artifício da "trilha sonora tranquila depois da turbulência", tática que já vimos em filmes como o recordista de banimentos Holocausto Canibal do saudoso Ruggero Deodato, que sempre tocava uma melodia suave e angelical nos momentos de desespero e dilaceração. Uma sacada aceitável.

O filme é uma total surpresa para quem não conhece se quer sua premissa, já que nem mesmo seu trailer original revela muita coisa, já que o que vemos são cenas avulsas desfocadas de forma abstrata em paletas de cores vivas, algo similar a visão térmica do Predador, algo bem diferente eu reconheço.


Trailer:



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