Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 30 de julho de 2022

A Profecia 3: O Conflito Final / Omen III: The Final Conflict (1981)

 


A bíblia cristã guarda páginas sombrias da história no livro do Apocalipse. Narra sobre o desfecho da humanidade que a cada geração que se passa se afunda cada vez mais na mundanidade, na corrupção e na entrega total ao mal. Liderados fanaticamente pelo demônio encarnado na forma de um homem poderoso e influente vindo ao mundo mortal para espalhar o mal e aguardar seu embate decisivo contra o filho do criador, em outras palavras, o anti-Cristo. 

Dá medo só de imaginar o que nos aguarda se não houver uma conversão total e a renúncia aos caminhos do satanismo e seus dogmas ilusórios que prometem até o impossível em troca praticamente de nossa alma. Mas como lutar contra o mal que é tão forte que pode enganar, iludir e manipular até o mais puro dos seres? Difícil dizer.

Ok, chega deste papo de crenças, por que não é sobre isso que esta sessão se trata, mas é necessário uma reflexão prévia antes de analisar esta que é uma das melhores e mais sombrias sequencias de um filme de terror tão emblemático, com uma temática cheia de polêmicas e conflitos.

Tudo começa anos depois da conclusão do capítulo anterior quando Damien Thorn despertou seus poderes e descobriu sua herança demoníaca e escapou mais uma vez da destruição pelos sete punhais de Meggido, o único instrumento que pode matá-lo, que acabaram se perdendo em um desabamento.

Os punhais por sua vez são resgatados durante uma escavação arqueológica e postos em leilão sendo arrematados pelo representante de um monastério em Subiaco na Itália

Enquanto isso na América, Damien que agora é um homem de 32 anos agora é herdeiro total de todos os negócios da dinastia Thorn, e não bastasse isso ainda está interessado no cargo de embaixador dos EUA na Grã Bretanha com a ajuda do presidente que é praticamente seu braço direito.

Para garantir seu mais alto cargo no governo, Damien envia seu cachorro do demônio para a Grã Bretanha onde tem um rápido encontro com o atual embaixador. O canino lança um olhar hipnótico no político que zumbificado vai até seu gabinete e arma o gatilho de um revolver preso a rolos de tinta de uma máquina de escrever e as maçanetas da porta de sua sala.

Logo, a secretária anuncia que um grupo de reportagem da BBC o aguarda para uma entrevista e tão logo ele ordena a entrada dos profissionais, os mesmos acabam acionando a gambiarra que faz com que a arma que estava apontada para o embaixador dispare a queima roupa matando-o com um tiro no rosto fazendo espalhar sangue e miolos pela parede.

De volta a Itália, os estudiosos de um observatório após analisarem a constelação de Cassiopeia descobrem a previsão da chegada de um corpo celeste que é classificado como uma nova estrela de Belém, a mesma estrela que em eras bíblicas anunciou a chegada do menino Jesus a Terra e que ao que tudo indica trará uma nova encarnação do nosso salvador para travar a tão esperada peleja contra o anti-Cristo, Damien.

Sabendo disso, o mais alto cardeal do monastério de Subiaco escolhe sete sacerdotes e entrega a cada um deles um punhal de Meggido e instruções para a destruição de Damien antes da data limite para a conclusão da profecia do livro do Apocalipse.

Com o suicídio do até embaixador, Damien é eleito pelo presidente com o cargo tão cobiçado e durante a recepção para a posse, o anti-Cristo conhece seu novo secretário Harvey Dean, e a repórter Kate Reynolds. Damien não perde tempo e convida Kate que é mãe solteira para um programa e esta aceita levando seu filho Peter junto.

Depois de uma rápida passagem pelo parque, Damien, Kate e Peter passam pelo centro da cidade, onde um pregador religioso revela ao povo que o messias está voltando e todo aquele papo de fim do mundo e conversão, deixando o anti-Cristo ciente que seu maior inimigo está voltando.

Sem tempo a perder, os irmãos do monastério, liderados pelo padre De Carlo planejam um ataque durante uma entrevista em um estúdio de tevê. Um dos irmãos se infiltra nos bastidores e sobe até uma plataforma suspensa junto de holofotes e cabos de energia elétrica para atacar Damien de surpresa, mas o filho do demônio é alertado por Dean que viu o sacerdote. Esquivando-se, Damien usa de seus poderes para enrolar um cabo na perna do irmão que fica pendurado e preso a telas de plástico que pegam foto matando-o carbonizado.

Damien aproveita a confusão e recolhe o punhal de Meggido escondendo-o.

Como previsto, um corpo celeste luminoso colide com a Terra: nosso salvador nasceu! Damien pressente a chegada do Nazareno e confidencia a Dean que a essa altura já é seu seguidor sobre o ocorrido dizendo ainda que sente seu poder se enfraquecendo.

Através de uma investigação, Damien descobre o paradeiro dos outros seis punhais. Desses seis, três vão parar nas mãos de Damien depois que seu cachorro assassina três irmãos de Subiaco que tentavam outro atentado.

No dia seguinte, durante uma expedição a um clube de caça à raposa no qual Peter, filho de Kate faz parte, Damien se separa do grupo e é emboscado por dois outros sacerdotes que são facilmente eliminados e seus punhais tomados.

A noite, ao relento, Damien reúne centenas de seguidores fiéis e alerta a eles sobre o nascimento de um novo Cristo pedindo a eles assim como fez Erodes em eras bíblicas, que encontrem todos os nascidos nas primeiras horas do dia 24 de março, dia do nascimento de Jesus e os matem para vencer a guerra contra o filho de Deus de uma vez por todas.

Dean espalha agentes por todo canto para matar os bebês britânicos sem perda de tempo.

Sabendo do envolvimento de Kate com Damien, padre De Carlo recorre a repórter para fazer frente ao anti-Cristo depois de te-la visto debater na tevê sobre a alta taxa de mortalidade de recém nascidos que se alastrou no país sendo que ela foi a única a achar o ocorrido estranho e que possivelmente poderia se tratar de uma série de assassinatos.

Nem mesmo apresentando provas sobre a identidade de Damien, De Carlo não consegue convencer Kate visto que ela como profissional trabalha com fatos e não com crenças. De Carlo como último trunfo diz a Kate que Damien tem a tatuagem da besta, o número 666 na cabeça que é a prova incontestável de sua real identidade.

Peter, que se tornara adorador fervoroso de Damien, acaba ouvindo a conversa e repassa tudo a ele.

Durante um passeio, Damien atira Kate no rio e depois a resgata e a seduz levando-a para a cama. Ainda na mesma noite, Kate encontra Damien dormindo nu em outro cômodo e ao acariciar seu cabelo descobre o 666 em seu couro cabeludo.

No dia seguinte, Damien descobre por intermédio de Peter, que De Carlo visitou Bárbara, mulher de Dean que pariu recentemente, fazendo o anti-Cristo acreditar que seu secretário adulterou a data de nascimento de seu filho para poupá-lo da morte.

Enquanto isso, o cachorro de Damien hipnotiza Bárbara que passava roupa tentando fazê-la matar seu bebê. Dean chega na hora tentando fugir com sua mulher e seu filho, porém é tarde por que a criança já está morta e Bárbara o ataca com o ferro de passar.

De Carlo volta a procurar Kate dizendo que Damien está com Peter e que o menino é seu seguidor. Kate vai até Damien dizendo que o levará até o menino Jesus contanto que ele devolva Peter.

Chegando a uma grande construção abandonada, Damien é atacado por De Carlo, porém Peter se coloca como escudo sendo apunhalado em seu lugar. Logo depois, o sacerdote leva a sua parte.

Sem demora, Damien percorre todo o local invocando o nazareno até que Kate aparece de surpresa fincando o punhal no filho do demônio que cambaleia agonizando até uma luz com a silhueta de Jesus e diz a ele que ele não conseguiu nada morrendo em seguida.

Jesus, que assim como a bíblia previu voltou não como um bebê, mas como o rei dos reis, toma Peter em seus braços e o leva a Kate dando a entender que a ele foi dado o perdão e uma segunda oportunidade para a vida.

O reinado de Damien terminou, mas a franquia ainda tem mais uma sequencia que saiu diretamente para a televisão e que infelizmente não emplacou. Calma, que mais tarde eu falo sobre esse filme também para fechar a franquia com chave de ouro.

A franquia conseguiu apresentar uma evolução bacana e em sua até então última parte conseguiu mostrar um conteúdo muito forte, nos apresentou a um elenco pouco conhecido porém carismático e bem dirigido.

Outro grande trunfo é a trilha sonora mais uma vez assinada por Jerry Goldsmith que nos brindou com mais uma obra prima orquestrada e com um coro maravilhoso que conseguiu passar mais uma vez uma sensação obscuridade, desesperança, medo e tristeza... simplesmente amo.

No mais, o enredo é bem fluído, palpável e como sempre recheado de passagens bíblicas que coincidem com maestria com o que acontece em cada ato, simplesmente genial.


Trailer: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário