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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A Órfã 2 : A Origem / Orphan: First Kill (2022)

 


Mais difícil do que trabalhar em uma continuação é produzir uma prequela, uma sequencia que mostra a origem de um personagem ou de uma franquia famosa. A coisa fica ainda mais difícil quando essa pré sequencia sai quase quinze anos depois do primeiro filme e a coisa fica ainda mais difícil no caso de A Órfã no qual a protagonista que sofre de uma disfunção hormonal e que foi originalmente interpretada por uma criança e agora já adulta precisa voltar ao seu papel clássico tentando convencer um novo público e quem sabe até mesmo os fãs mais antigos de que ela ainda tem a aparência e a graciosidade de uma criança.

A missão de vender um produto duvidoso, no caso a aparência da atriz Isabelle Fuhrman não foi fácil em A Órfã 2 tendo que se valer de muita maquiagem, computação gráfica, truques de câmera e também de duas dublês de corpo em algumas poucas tomadas para dar a impressão de que Fuhrman continuava baixinha. Esses truques acabaram gerando muito desconforto e críticas negativas desde a revelação dos primeiros screenshots até o trailer de lançamento. Quem mandou demorarem tanto para lançar um produto novo de uma produção de 2009?

Mas antes de aprofundar mais os detalhes técnicos faremos uma regressão a linha de tempo da história que se passa em 2007 na Estônia, no já conhecido instituto Saarne, um hospital psiquiátrico onde a terapeuta Anna Troyev faz uma visita de rotina para examinar os internos.

Sua primeira paciente é nada menos que Leena Klammer, a interna mais perigosa do lugar, que é tão temida que antes de liberá-la para uma sessão é preciso acionar um alarme do pânico para que os enfermeiros façam toda uma preparação para se assegurarem que ela não vai surtar, o que felizmente não acontece.

A sessão é breve e Leena é recolhida e levada de volta a sua cela enquanto o diretor do instituto revela depois de ser perguntado por Anna sobre a internação de uma criança no local, de que Leena é na verdade uma mulher de 31 anos que sofre de um nanismo raro e que ela tem um histórico de assassinatos violentos.

Depois de um surto de duas loucas na aula de artes, Leena volta outra vez para sua cela onde recebe e seduz Dmitri, um dos seguranças do local que tem uma atração dela e ela se vale disso para matá-lo com suas próprias mãos e sem perder tempo toma seu cartão de acesso para destrancar a porta de sua prisão iniciando uma fuga.

Com a ajuda de uma louca que adora doces, Leena consegue matar o monitor de segurança e desativa todas as câmeras de vigilância conseguindo enfim sair do complexo sem deixar rastro e por fim se enfia no carro de Anna que ao chegar em casa é ferida de surpresa.

Leena invade a casa de Anna e encontra na internet e na mesa da terapeuta fotos de crianças e entre elas a foto de uma menina de família rica na América que se parece com ela e que foi dada como desaparecida há quatro anos.

Vendo nisso a oportunidade de recomeçar, Leena pretende se fazer passar pela menina desaparecida e para isso, se veste como criança com seu típico vestido conservador, suas Maria Chiquinhas, sua prótese dentária e as fitas que escondem suas cicatrizes no pescoço e nos pulsos além de uma grossa camada de maquiagem. 

Terminado o disfarce, Leena, que a partir de agora passará a se chamar Esther (e que eu chamarei assim a partir de aqui) termina de matar Anna e vai para um parque onde espera aparecer um policial. Quando um aparece, ela enfia-lhe goela abaixo a história fiada de que está perdida e que sua família está na América.

Em pouco tempo, Esther finalmente conhece aquela que será sua nova mãe: Tricia Albright que foi até a Estônia para levá-la pessoalmente em um voo privado em seu jato particular.

Ao desembarcar na América, Esther é recebida por aquele que será seu pai Allen e seu irmão adolescente e desconfiado Gunnar.

Para começar a se adaptar a sua nova situação, Esther passa por uma sessão com a psicóloga Doutora Segar que não parece muito convencida e chama Tricia para conversar a sós.

Percebendo a desconfiança da profissional, Esther dá um jeito para conseguir ouvir a conversa das madames e para evitar que a terapeuta a comprometa, Esther faz birra para a mãe levá-la para casa até conseguir.

De volta ao lar, Esther aprende com Allen que é artista plástico nas horas vagas a usar uma espécie de tinta que só dá para ver no escuro, uma brilhante conexão com o primeiro filme.

Logo mais tarde, enquanto colocava seu corpete, Esther percebe que Tricia encontrou o diário de Leena Klammer e antes que a mãe pudesse ler o conteúdo é impedida com o uso do bom senso, afinal um diário é algo particular.

Na hora do jantar os Albright recebem a visita de um velho amigo, o detetive Donnan responsável pela procura da verdadeira Esther e a nossa Esther percebe que ele pode ser uma pedra no seu sapatinho.

Como já era de se esperar, Esther se atrai por Allen. Quando Tricia e Allen começam a se preparar para ir a uma festa de gala, os dois se excitam e iniciam uma transa rapidinha, porem o coito é interrompido por Esther que dá seu famoso jeitinho.

Depois que o casal parte para a festa, Gunnar fica responsável por Esther e resolve dar sua própria festa com alguns amigos e sua irmãzinha aparece para tirá-lo do sério dizendo palavras ofensivas.

O detetive Donnan chega neste instante e Gunnar o convida a entrar. Donnan aproveita para bisbilhotar as coisas de Esther e acaba colhendo algumas digitais. Esther logo percebe que suas coisas foram reviradas e desconfiando do detetive o segue escondida até sua casa.

Allen e Tricia chegam e a mãe de Esther descobre que a menina não está em casa e torna a bisbilhotar suas coisas até encontrar um caderninho do instituto Saarne com algumas fotos de Allen dentro.

Paralelo a isso, Donnan analisa as digitais que colheu na casa dos Albright e confronta com as da verdadeira Esther descobrido que elas não batem uma com a outra. Antes que pudesse desfrutar de sua recente descoberta, o detetive é atacado a facadas pondo-se a agonizar.

Para a surpresa de geral, Tricia aparece do nada e termina de matar Donnan com vários tiros.

Tricia se mostrando uma pessoa totalmente diferente do que aparenta ser, diz a Esther que ela já sabe quem é Leena Klammer e que não vai entregá-la contanto que siga enganando Allen. A verdade, é que Gunnar matou sua verdadeira irmã e Tricia teve que esconder o corpo para evitar que o garoto fosse para a prisão. Tricia quer manter a farsa, por que depois que Esther voltou Allen saiu da fossa e sua vida pessoal melhorou muito. Ela ainda manda um discurso hipócrita de que ela faz tudo pela proteção da família.

Depois de esconder o corpo de Donnan, as duas voltam para casa como se nada tivesse acontecido.

Um tempo depois, Esther faz uma sessão com os pais para convencer a doutora Segar de que ela já está psicologicamente bem e de que ela é a verdadeira Esther para que não reste dúvidas.

Gunnar ameaça Esther e a faz se lembrar de que ele matou a irmãzinha e que por isso não terá dificuldade nenhuma de fazer o mesmo com ela se ela não cooperar.

Depois de pintar com Allen, Esther é ameaçada por Tricia que a essa altura já sabe que a menina sente algo de verdade pelo patriarca dos Albright e em tom de deboche a mulher de Allen diz que ele jamais será de Esther e que se ela não parar de se engraçar com ele, ela não terá problema nenhum em jogar tudo para o alto e desmascará-la. Para fechar com chave de ouro, Tricia ainda diz que vai subir e foder com o marido dela!

De manhã, Esther surpreende a família com um café preparado com suas próprias mãos e faz Tricia beber uma vitamina sebosa com um rato morto dentro. Afinal, Esther é Esther.

Mais tarde, Allen leva Esther a uma exposição de arte antes de viajar a negócios e logo depois, a menina vai para a estação de trem onde encontra Tricia e Gunnar a espera do embarque de Allen.

Aproveitando que ambos estão distraídos próximos a linha, Esther tenta matá-los jogando-os na cara do trem, porém seus planos são frustados por um transeunte que se choca com ela.

Tricia percebe as intenções de Esther e depois da partida de Allen, ela se engalfinha com a falsa filha e Gunnar tenta agredi-la mas é detido com spray de pimenta. Esther aproveita e foge no carro de Tricia, mas não consegue ir muito longe pois uma policial a aborda, a apreende e a leva de volta para casa sendo recebida cinicamente por Tricia.

A sós, Tricia e Gunnar tentam dopar Esther, mas ela é mais ágil e consegue dribla-los e se esconde.

Enquanto atende Allen pelo telefone Tricia ordena a Gunnar que procure Esther e acabe com ela.

Gunnar encontra Esther no ateliê e tenta matá-la com uma espada de esgrima, mas é atacado com um tiro de besta e logo depois é morto com sua própria arma.

Tricia chega na hora e cai no fight com Esther e a luta se estende até a cozinha que pega fogo depois das duas quase se matarem. Esther consegue fugir de novo e Tricia a encurrala em seu quarto onde ameaça desmascará-la como forma de vingança.

Esther sai pela janela e escala o telhado sendo perseguida por Tricia. As duas se atracam mais uma vez e acabam penduradas até que Allen chega na hora invadindo a casa em chamas.

Allen chega até o telhado sem entender nada e Esther aproveita para fazer chantagem emocional e antes que Tricia pudesse falar a verdade ela cai para a morte.

A salva, Esther abraça Allen e deixa sua prótese dentária cair. Ela aproveita para se revelar e se declarar implorando que os dois fujam juntos, porém Allen fica atordoado com a revelação e escorrega caindo para a morte.

Com a maior serenidade, Esther volta para o quarto, retoca a maquiagem, volta a personagem e sai da mansão com seu diário livre e sorridente.

Esther fica aos cuidados da doutora Segar que pondera a possibilidade de mandar a menina para um orfanato e ela aparenta ter gostado da ideia. 

O filme em si tem lá seus problemas técnicos como a colocação imprecisa das dublês da Isabella Fuhrman que a todo momento parece que cresce e encolhe, fora as técnicas de cgi que não ajudaram muito, mas já houve casos piores, então dá para relevar.

A trama não é nada muito original, mas assim como o clássico de 2009 este também tem um plot twist, que infelizmente não foi amplamente explorado dando uma acelerada na reta final que ficou muito qualquer coisa.

No mais, Fuhrman continua impecável na atuação, merecia ter tido mais chances na telinha quando ainda era criança e pelo que parece ela estará fadada a ser lembrada por um único papel, o que é um desperdício de talento.

O filme não é ruim, mas também não é aquilo que se pode chamar de hype compensado por que realmente não foi.


Trailer:



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