Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 21 de agosto de 2022

Olhos Famintos / Jeepers Creepers (2001)

 


A chegada do novo milênio foi bem arrastada e fraca para o universo dos filmes de terror. Bem poucas obras realmente relevantes estavam saindo com o enfraquecimento das grandes franquias, a criatividade para novas tramas e personagens se acabando e o temor de lançar algo novo sem a influência dos clássicos e não dar fraco era enorme, mas o até então pouco conhecido diretor Victor Salva que tinha apenas Clownhouse como obra de terror no currículo resolveu trazer ao mundo uma nova e ousada produção assinada por ninguém menos que Francis Ford Coppola, na qual Salva além de dirigir também foi o roteirista e que foi um novo respiro para um nicho que já estava saturado depois de grandes nomes do terror como Jason Voorhees e Freddy Krueger terem entrado na aposentadoria visto que seus clássicos já não agradavam mais a medida em que cada produção ia decaindo no quesito qualidade.

Olhos famintos trouxe uma grande promessa de uma franquia rica em mistérios mas que acabou indo no caminho da decadência com sequencias sem o mesmo capricho que tentam até hoje ressuscitar aquilo que ajudou o terror a não cair no esquecimento.

Tudo começa quando os irmãos Darry e Trish Jenner resolvem voltar para casa depois das férias e ao entrar numa rodovia junto a uma comunidade rural acabam são fechados e ultrapassados por um motorista num estranho caminhão sucateado aparentemente customizado de forma artesanal.

Ao chegar a civilização os irmãos Jenner avistam um homem muito estranho desovando alguma coisa que parece ser um corpo num duto de esgoto adjacente a uma igreja abandonada. Logo, o suspeito se dá conta que Darry e Trish o pegou no flagra e ele ironicamente é o mesmo motorista do caminhão sucateado começa a persegui-los neste instante.

Depois de deixar o carro dos Jenner todo lascado com suas investidas, o esquisitão vai embora satisfeito. Darry resolve que os dois precisam voltar à velha igreja para investigar o conteúdo do pacote desovado no esgoto para decidir se é necessário acionar a polícia local, porém Trish é categoricamente contra mas ela não tem muitas opções no momento a não ser acatar ao irmão.

Ao chegar no local do suposto crime, os irmãos ouvem um ruído distante e abafado e Darry resolve verificar mais de perto e acaba caindo no fosso da tubulação impedindo-o de voltar para a superfície por conta própria.

Depois de se recompor, Derry encontra o pacote desovado e ao abri-lo percebe que de fato há uma pessoa lá, um rapaz que ainda está vivo, porém em choque. Ele tem enormes cicatrizes cirúrgicas mal feitas pelo corpo. Sem conseguir proferir uma só palavra sobre o que aconteceu com ele ou quem é o seu algos o rapaz acaba morrendo.

Derry volta até o fosso e grita para Trish correr até a polícia e que fique esperta se o cara do caminhão aparecer. Logo depois, Derry segue um caminho na tubulação que o leva até um porão onde tem uma mesa com bebida e muitas ferramentas artesanais muito rústicas.

Enquanto isso, Trish esperava algum sinal de vida na rodovia, mas nem mesmo um inofensivo esquilo carregando sua noz passa por lá naquele instante.

De volta a Derry, ele encontra os corpos do que parece ser um casal já que estão de mãos dadas colados numa parede e seus corpos tem as mesmas cicatrizes como se tivessem passado por uma cirurgia de fundo de quintal.

Trish enquanto isso, acaba avistando o caminhão do cara estranho se aproximar e ao tentar dar partida no carro não consegue e sair correndo para avisar Darry não dava tempo. Felizmente, o mesmíssimo Darry aparece depois de ter dado um jeito de escapar de sua prisão.

Os dois conseguem ligar o carro e sair sem ser vistos pelo estranho porém não muito tempo depois seu veículo fica sem combustível. Darry perplexo fala a Trish sobre tudo que viu no porão e ainda menciona sobre uma mulher que foi decapitada e que depois teve sua cabeça reimplantada que ele viu tal qual um boato que ambos discutiram mais cedo. 

Chegando a uma cantina de beira de estrada, os irmãos recebem uma ligação de uma mulher misteriosa que diz que "a criatura" não vai parar de persegui-los e ainda manda o refrão de uma música chamada Jeepers Creepers tal como o nome original do filme e que segundo ela diz, é para Darry e Trish correrem quando a ouvirem. Sem entender nada Darry desliga na cara da estranha.

O xerife chega a cantina a pedido dos irmãos Jenner e diz já estar investigando a igreja, porém ele deixa transparecer estar desconfiado de Darry.

Uma garçonete interrompe dizendo que um cara estranho invadiu o carro de Trish, cheirou suas roupas e depois deu o vazante. 

Sem perder tempo, Darry e Trish pegam estrada sob a escolta do xerife que através do comunicador descobre que a igreja está pegando fogo.

Trish começa a passar por cada estação de rádio do painel do carro até dar de cara com a canção Jeepers Creepers e bem no momento do refrão, o maluco do caminhão aparece surfando em seu veículo e de lá ele salta até a viatura onde ataca o xerife e sua parceira.

Ao parar o carro para ver o que ouve, Trish se surpreende com a cabeça decapitada da parceira do xerife rolando ao longe.

Junto de Darry, Trish vê no breu da noite, o maluco agarrar a cabeça do chão e inesperadamente ele começa a devorar a língua de sua vítima.

Sem perda de tempo, os irmãos arrancam a toda velocidade e fogem até chegar numa casa pequena ainda na comunidade rural onde os dois pensam em conseguir ajuda através de um telefone e ao chegar lá, são recepcionados por uma velhinha meio doida que cria vários gatos. 

Ao ouvirem ruídos vindo de fora, geral vai investigar e encontram um estranho não identificado na plantação bem onde deveria estar o espantalho. A velha dá um tiro de advertência fazendo o estranho que era o mesmo maluco do caminhão fugir para dentro da casa da senhorinha que o segue até lá.

Darry e Trish vão logo atrás até ouvirem dois tiros. No mesmo instante, a velha sai da casa agonizando e arrastada pelo maluco que finalmente podemos vislumbrar: ele não é humano, é uma criatura de pele escamosa, dentes afiados, uma cabeleira branca desgrenhada, veste um sobretudo e não fala.

Com o cu na mão, os irmãos voltam para o carro e sem pensar duas vezes Trish passa por cima da criatura várias vezes até estalar seus ossos. Uma estranha asa de morcego sai das costas da criatura toda envergada pelos danos sofridos pelo atropelamento e Trish passa por cima mais uma vez e foge de lá.

Não muito depois, os irmãos chegam até uma delegacia onde telefonam para a mãe para tranquiliza-la pela demora.

Logo depois, aparece uma mulher chamada Jezelle Gay Hartman que se identifica como médium: ela é a estranha que ligou para os irmãos na cantina horas atrás.

Jizelle revela que há cada 23 primaveras a criatura que os persegue sai de uma espécie de hibernação para comer. Ela se alimenta de órgãos de pessoas jovens para se manter eterno e não pode ser detido pois ele tem vários corações. Ele não é humano e também não enxerga, ele se guia pelo faro.

Neste momento, a luz da delegacia é cortada e na sequencia, a criatura que lá estava, devorava um policial enquanto outro tentava detê-lo em vão.

Na confusão, um policial se estranha com Jizelle que quase é presa por desacato se o alarme não soasse neste momento. Era um aviso de que a criatura estava a solta.

Jizelle e os irmãos aproveitam para fugir, porém estão presos na delegacia enquanto a criatura promove uma verdadeira chacina de policiais.

A galerinha sente a criatura se aproximando e Jizelle ordena aos irmãos que fujam por uma escada de emergência e na sequencia ela é atacada pela criatura.

Sem ter para onde correr, Darry e Trish resolvem tentar confundir a criatura porém ela os identifica pelo cheiro e agarra Darry bem no momento que alguns policiais remanescentes aparecem.

A criatura abre uma membrana na cabeça e libera um par de asas dando um grito ameaçador.

Trish implora para que a criatura a leve no lugar do irmão, porém Darry some com a criatura que voa até o céu.

Amanhece e Trish está na casa de Jizelle que sobreviveu ao massacre e esta diz que os pais da garota foram contatados e logo estarão chegando.

Longe de lá, numa usina escura e cheia de infiltrações ouve-se a música Jeepers Creepers tentando abafar gritos e logo temos um vislumbre do corpo de Darry que está de pé, sem roupa e sem os olhos que foram retirados por trás da cabeça deixando um par de buracos por onde os olhos famintos da criatura nos observa sedenta por uma nova vítima da qual ela irá atrás daqui 23 primaveras.

E é desta forma surpreendente e assustadora que se encerra este que foi o único capítulo bom de verdade da franquia que como eu já disse, andou por uma ladeira e parece não sair mais do declínio.

Brevemente teremos a quarta parte da franquia que sinceramente não está ativando o hype de ninguém, depois que o filme anterior deixou um gostinho de merda na boca de que quem assistiu depois de ter esperado ansiosamente nada menos que 15 anos por uma nova sequencia. Eu sei, eu sou uma dessas pessoas.

No mais, o primeiro filme saiu muito bem caprichadinho com um enredo amarrador, frenético cheio de perseguições e mortes brutais.

A maquiagem da criatura é simplesmente perfeita, você se convence cegamente de que aquilo é realmente um monstro vindo das profundezas do inferno para te pegar e infelizmente nunca mais vimos nada tão caprichado e realista nesse nível. Uma pena.


Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário