Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 30 de dezembro de 2023

Réveillon Maldito / New Year's Evil (1980)

 


E para fechar esse ano cheio de altos e baixos na indústria de filmes de terror, nada melhor do que um slasher clássico e temático de ano novo que anda meio esquecido no churrasco mas que vira e meche sempre é lembrado na data comemorativa em questão ganhando as pesquisas pela localização de uma mídia digital em boa qualidade para que os fãs possam saborear seu conteúdo.

Claro que o filme apesar de memorável não se tornou um cult, mas trás o que havia de melhor na época que é o próprio slasher, subgênero que começou a se consolidar no início da década de 1980 sucedido pelos pioneiros e mais conhecidos como Halloween de John Carpenter e O massacre da serra elétrica de Tobe Hooper virando mania entre os drive-in da época.

Em Réveillon maldito a coisa não é diferente, temos um maníaco a solta percorrendo os estados dos EUA durante a virada de ano para tirar uma vida a cada estado escolhido a dedo seguindo cada fuso horário correspondente.

O maluco em questão se denomina O Maldito (ou Evil no original) e ele usa telefones públicos para se comunicar sempre ocultando sua verdadeira vos com um modulador. Seu principal contato é a radialista de uma emissora punk e rock chamada Diane que está transmitindo um show da virada e só passa a levar os telefonemas do Maldito a sério a partir do momento em que Yvonne, amiga intima de Diane desaparece.

A partir daí começam uma sessão de ataques frenéticos e brutais a pessoas aleatórias que se quer tem qualquer ligação com a protagonista.

Tudo começa quando Diane Sulivan, também conhecida como Blaze telefona para sua amiga Yvonne para perguntar sobre o paradeiro de seu marido Richard até descobrir que ele ainda está em Palm Springs, na Califórnia.

Depois da ligação, percebe-se que Yvonne estava o tempo todo sendo stalkeada por uma pessoa misteriosa que rapidamente a mata com um canivete.

De volta à Diane, ela recebe o filho Derek que anuncia que ele conseguiu um papel em uma série de tevê, mas sua conquista entra por um ouvindo e sai pelo outro, pois a radialista está mais preocupada com os preparativos para o show da virada que será em um auditório com uma platéia ao vivo.

Chega a hora de atender aos telefonemas dos fãs e Diane recebe a ligação de um anônimo usando um modulador de vos se identificando como O Maldito e a apresentadora pensa a principio ser algum tipo de trote não dando muita atenção.

Não muito próximo dali, em um hospital, Jeff Winters é solicitado para um serviço especial contando com a enfermeira Jane Marley e o rapaz não perde tempo e a convida para tomar um drink durante o plantão.

Aceitando a proposta, a enfermeira se isola com Jeff em uma sala fechada onde eles brindam ouvindo o show ao vivo de Diane aproveitando para dançar.

No show, o tenente Clayton e o sargento Green aparecem atendendo uma denúncia de ligação anônima por conta da ameaça feita pelo Maldito, mas não demonstra ter muito interesse no caso alegando que Diane tem uma péssima reputação fora de seu fandom.

Depois disso, Diane telefona para Derek que está em seu camarim perguntando por que Yvonne está demorando para aparecer e o que o revoltado faz é se drogar para esquecer a falta de interesse da mãe nele.

Enquanto isso no hospital, Jeff e Jane entram nas preliminares enquanto os outros funcionários e os pacientes se preparam para a contagem regressiva e assim que o relógio atinge a meia-noite, Jeff puxa um canivete e mata Jane.

O ano mal começa e o público do show de Diane inicia um empurra-empurra até que o Maldito telefona para anunciar seu primeiro assassinato além de fornecer a localização e a promessa de que no próximo fuso horário que acontece exatamente em uma hora, durante a virada ele retorna com a próxima vítima.

Não demora muito e uma enfermeira encontra Jane degolada e a polícia sem perda de tempo pega a estrada.

Sob o efeito da droga, Derek fala sozinho e coloca uma máscara de náilon na cabeça e assiste o show pela tevê.

O sargento Green informa a Diane sobre a enfermeira assassinada e ela desconfia que Yvonne teve o mesmo destino.

Enquanto isso, o Maldito se disfarça e se mistura as pessoas de um bar em outra cidade e já sonda um par de lindas mulheres.

Green e Diane investigam a última ligação do Maldito que a essa atura conseguiu colocar a dupla de matracas em seu carro pegando estrada até precisar parar em um posto de gasolina.

Lá, o Maldito pede a uma das duas que compre champanhe para eles antes dela ir ao banheiro como ela pediu durante a parada.

Quando a outra jovem, que se chama Lisa fica a sós com o novo crush, a virada de ano chega à cidade e ao soar meia-noite, o Maldito a assassina a asfixiando com uma sacola.

Ao sair do posto, a amiga de Lisa estranha a ausência do carro e de seus parceiros. Ao ser atraída por um pedaço de roupa de Lisa numa caçamba de lixo, a amiga corre para averiguar e ao abrir a tampa, o Maldito sai de dentro e a esgana até a morte.

Na sequencia, o maníaco telefona para Diane para anunciar seu novo crime e mais uma vez passa a localização fazendo a polícia correr contra o tempo e não demora muito para encontrarem os corpos e isso, Clayton e Green tomam ciência do ocorrido.

Enquanto isso, durante sua fuga para a próxima cidade, o Maldito arranja encrenca com uma gangue de motoqueiros precisando fugir para um drive-in onde ironicamente está sendo exibido um filme slasher.

A gangue invade o local e o Maldito se mistura e aproveita para seguir a fuga a pé se disfarçando de padre. Não muito longe, o Maldito interrompe um pré coito de um casal jovem e rouba seu carro fazendo a namorada como refém depois de ter matado um motoqueiro.

A jovem em pânico barganha sua liberdade oferecendo coito ao estranho, mas no meio do caminho o carro fica no caminho de uma dupla de festeiros bêbados dando brecha para a refém fugir dando início a uma perseguição num parque.

Antes de por as mãos e fazer da jovem sua vítima, o Maldito acaba tendo que fugir pois a polícia aparece na hora.

No show de Diane, Green anuncia que o espetáculo terá que ser paralisado e que as saídas de acesso estão fechadas por segurança até segunda ordem.

Neste momento chega o doutor Reed do sanatório Crawford que diz á Diane que ela será a provável próxima vítima do Maldito que segundo sua análise é um maníaco por pontualidade e por ironia, o próprio chega ao complexo da rádio onde está acontecendo o show ao vivo.

Ao perceber que a porta da frente está bloqueada, o Maldito atrai um dos policiais para uma armadilha  e o acerta com um tijolo. Depois, ele tira a farda e se disfarça e entra facilmente dentro do complexo.

Rapidamente, o ataque ao policial que fazia a segurança das portas de acesso chega aos ouvidos de Diane que é escoltada por Green até seu camarim onde o sargento quase mete um balaço em Derek que corre de lá.

O Maldito retira a farda e entra no camarim mascarado, e logo temos a revelação de que ele é Richard, o marido de Diane que se justifica dizendo ter pretendido pegar uma peça na esposa.

Depois, Richard fica ciente das morte de Yvonne e das outras vítimas do Maldito e ela pede ao marido que procure Derek e cuide dele.

Na saída, Richard topa com Green que pergunta como ele entrou no complexo da rádio sendo que as entradas estão bloqueadas pela polícia e ele diz ter conseguido acesso através de Ernie Moffet, o empresário da esposa

Um tempo depois, Diane que toma um elevador junto do sargento que segue fazendo a escolta, enquanto Clayton recebe informações sobre a Mercedes de Richard, sua presença no mesmo drive-in onde ouve a confusão com as gangues e a jovem feita refém.

Enquanto Clayton junta as peças do quebra-cabeças, Richard sabota o painel do mesmo elevador onde estão Diane e Green e a cabine passa por uma turbulência seguido de uma queda.

No andar térreo, Richard encontra a dupla desmaiada na cabine e arrasta Green para longe. Quando Diane acorda, Richard diz ter uma surpresa e mostra a gravação com o grito de uma de suas vítimas deixando claro que ele é o Maldito além de admitir ter assassinado Yvonne.

Em surto, Richard deixa claro o desprezo que Derek e ele tem pelo emprego de Diane e que por isso resolveu mata-la assim que soar meia-noite e na sequencia ele pretende fugir com o filho para começar uma nova vida.

Richard acorrenta os braços de Diane sobre os cabos do elevador fazendo-a subir e no caminho, ela encontra o corpo de Yvonne em uma das paredes do fosso.

A polícia aparece dando início a uma troca de tiros enquanto o elevador para depois de descer com Diane sã e salva.

Richard aproveita para fugir subindo as escadas até o terraço onde ele coloca a mesma máscara que ele usou para assustar Diane até que Clayton aparece. Depois de fazer uma ameaça direta, Richard se joga morrendo na hora.

Junto a multidão surge Derek desolado ao reconhecer o corpo sem vida do pai e consternado, ele toma a máscara enquanto Diane é levada por uma ambulância.

Numa questão de minutos, percebemos que o motorista da ambulância foi assassinado e que em seu lugar está Derek usando a máscara sequestrando a mãe...

Um slasher bem básico com um assassino bem genérico e que apesar de nunca esconder o rosto para manter sua real identidade, conseguiu surpreender ao se revelar próximo ao ato final.

A violência do filme é bem ok até mesmo para a época, as cenas de morte apesar de simples são bem produzidas e apesar de não serem 100% explícitas carregam uma boa dose de gore para uma obra do início da década de 1980.

O enredo conseguiu ser desenrolado e não se prender a mocinha e apesar de não terem desenvolvido muito bem o Maldito e muito menos suas motivações, ele conseguiu ser um serial killer carismático e debochado ao contrário dos tímidos Michael Myers e Leatherface fugindo um pouco do clichê neste aspecto pelo menos.

Não há mais muito o que falar, apesar da obra não ser grande coisa e ter sido abafada pelos slasher mais famosos da época e sobretudo pela chegada do assassino de Crystal Lake no prólogo de Sexta-feira 13 ainda sim Réveillon maldito conseguiu seu lugar entre os fãs de um bom slasher oitentista e sempre que lembrado nas festas de fim de ano é item indispensável na virada.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário