Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 16 de setembro de 2023

A Freira 2 / The Nun II (2023)

 


É meio difícil acreditar que uma obra tão fraca e massacrada pela crítica e sobretudo pelo público como foi A Freira de 2018 conseguiu ter depois de alguns bons anos uma sequencia direta. Claro que a figura da antagonista Valak acabou ganhando o público pela sua presença, sua sutileza para provocar o medo, mas tirando isso não há nada que justifique o retorno desta personagem do universo de Invocação do mal (que aliás eu quero explorar muito, sobretudo trazendo futuramente o primeiro A Freira).

Mas já que Hollywood quer espremer tanto assim o bagaço desta laranja vamos lá dar uma chance para esta nova trama que promete ter o mínimo de relevância que o anterior não teve, o que não é difícil de se conseguir diga-se de passagem.

A nova produção trás novamente Taissa Farmiga e Jonas Bloquet de volta aos papéis da exterminadora de espíritos opressores, irmã Irene e seu fiel escudeiro Maurice que desde os eventos do filme anterior seguiram caminhos separados e tiveram sua paz perturbada com a misteriosa morte de um padre, o que volta a unir os amigos para mais um embate contra o sobrenatural.

Tudo começa em 1956 em Tarascón na França, durante a celebração de uma missa pelas mãos do padre Noiret que segue sem menores problemas.

Ao término, o coroinha sente uma presença dentro da santa igreja até que de repente, o padre Noiret é tomado por uma força maligna que o faz levitar sobre o altar até que o sacerdote entra em combustão morrendo queimado.

A introdução corta para um grupo de freiras, entre elas a irmã Irene ajudando a desatolar de uma poça a caminhonete do convento e ao chegar lá, a jovem freira recebe da madre superiora a missão de dar as boas á irmã Debora, vinda do Mississipi que tem o peculiar hábito de fumar as escondidas.

Mais tarde, a madre superiora conta as jovens freiras a história de um grupo de freiras que foram mortas por um demônio que assumiu a forma de uma religiosa e como uma freira e um caçador de demônios derrotaram o mal.

Em Tarascón, num internato religioso para meninas, somos apresentados á jovem e viúva professora Kate e sua filha pequena Sophie que nutrem um carinho muito grande por Maurice que agora vive no local como zelador e constantemente é ridicularizado por uma dupla de garotas que vivem implicando com a filha da professora.

Um tempo depois, uma das alunas do internato guarda alguns frascos de compotas na despensa e ao final, ouve-se um ruído até que a menina é pega por uma entidade maligna trajada como uma freira que a esgana.

Paralelo a isso, a irmã Irene tem um sonho com Maurice no qual ele está possuído por um espírito até que ela é acordada e descobre que um bispo e um padre vindo de longe a aguardam na diretoria.

Os religiosos contam que a igreja vem sofrendo uma séries de ataques sobrenaturais onde seus maiores representantes, os padres foram misteriosamente assassinados e que sabendo da fama da irmã com a história de Valak, eles requisitam que ela viaje até Tarascón com uma acompanhante para investigar.

No internato, as bullys de Sophie a convidam a jogar um jogo famoso onde ela deve ficar olhando para a figura de uma cabra estampada no vitral de uma capela em ruínas que está enclausurada.

Mal intencionadas, as meninas trancam Sophie no breu total e a abandonam. Na sequencia, Sophie vê algo se mexer em sua direção até que Maurice aparece para resgata-la e este dá o maior esporro nas responsáveis pela brincadeira de mau gosto.

Depois de algum tempo de viagem, irmã Irene juntamente com a recém chegada irmã Debora mal põe o pé em recinto sagrado e já sentem uma presença estranha.

Na sequencia, Irene conversa brevemente com uma freira local e acaba se lembrando de Maurice sem saber que ele está muito próximo agora.

Em outro lado, Sophie é atraída por vozes até o piso superior que também está em ruínas onde a menina tem um breve contato com a aparição de Valak que a faz correr de volta para o andar de baixo.

A noite, Irene anda pelas ruas de Tarascón e acaba encontrando o menino Jacques, coroinha do padre Noiret e ao aborda-lo para tentar tirar-lhe alguma informação sobre a morte do religioso, a irmã acaba perdendo o menino de vista depois de segui-lo até um viaduto.

Ao parar para se recompor junto a uma banca, Irene percebe que as revistas se mexem com o vento que sopra naquele instante e as páginas de várias delas formam a figura de Valak numa cena antológica. A figura se materializa e toca a irmã que tem uma visão com as freiras mortas degoladas da história da madre superiora.

Nisso, Debora chega e encontra a parceira desmaiada.

No internato, a madame Laurent, diretora da instituição tem um breve encontro com Maurice e logo depois, ouve uma voz vinda da capela do andar de cima e ao subir para verificar, encontra um menino chamado Cedric que também é coroinha da paroquia, porém o menino está possuído por forças demoníacas e este a ataca.

Finalmente acordada, Irene confessa a amiga ter tido uma visão com Maurice e mostra a ela um rosário especial que a mantém protegida dos espíritos maus.

Enquanto isso, Kate encontra o corpo da madame Laurent e posteriormente Maurice que a ajuda a remover o cadáver para outro lugar. A professora aproveita para perguntar ao amado sobre o paradeiro de Sophie que desapareceu já tem muito tempo.

Maurice acaba encontrando Sophie escondida nas entranhas da capela e o servente desconfia que ela viu algo que a deixou com medo, mas a menina retruca dizendo que ela só teve uma sensação ruim.

As irmãs vão ao palácio papal investigar uma relíquia que pode neutralizar e exorcizar espíritos maus pertencente a uma família de sangue nobre que faz parte de uma história sobre uma jovem chamada Lucia, a portadora original da tal relíquia que ganhou o nome de "os olhos de santa Lucia".

Irene acredita que Lucia, que segundo a história contada pelo bibliotecário renegou a Deus, quer sua relíquia de volta para ascender ao poder, por isso que ela na figura de Valak está assassinando vários padres envolta do mundo.

Enquanto Maurice entretêm Kate e Sophie com uma dança, Irene confidencia á Debora que sua mãe era uma fanática religiosa que dizia ouvir Deus e falar com ele e que terminou seus dias internada num hospício.

Maurice quase acaba se aproveitando de Kate e acaba desmaiando. Nisso, a professora vê a marca de uma cruz de cabeça para baixo no pescoço do amante e quando este desperta, Valak se materializa de um quadro e esta dá o bote.

 O zelador persegue as garotas ao mesmo tempo que as irmãs chegam e Irene alerta o amigo de que ele está possuído por Valak e este por sua vez a ataca e tenta evadir do local, mas Debora tenta impedir, porém acaba sendo arremessada e arrastada.

Irene usa seu super rosário para neutralizar a possessão e aproveita para amarrar Maurice. Depois, a irmã menciona á Kate estar procurando a relíquia de santa Lucia e Sophie fala sobre a cabra do vitral que é uma espécie de demônio.

Ao chegar a capela, geral presencia um feixe de luz refletir do olho da cabra direto no chão e nisso, as irmãs começam a cavar e o barulho acaba acordando as alunas no andar de cima fazendo com que uma delas, Celeste desça para investigar o que está acontecendo.

As irmãs encontram dentro do buraco uma caixinha de metal com "os olhos de santa Lucia" dentro.

Não muito depois, Debora encontra Celeste perambulando pelo internato e as duas vêem uma figura demoníaca se arrastar pelas paredes.

As duas sobem até o dormitório das alunas sendo perseguidas e lá, Celeste é arrastada para a escuridão.

No piso de baixo, Maurice ainda possuído consegue se soltar e ataca Irene que deixa a caixinha com a relíquia cair e Sophia resgata o recipiente correndo para longe sendo perseguida pelo zelador possuído.

No dormitório, tudo se normaliza e Debora toma conta das meninas até que se ouvem passos que logo cessam, até que a madame Laurent possuída aparece de surpresa botando geral para correr.

Irene recuperada corre por todo o internato a procura de Sophie e acaba ouvindo a vos de Maurice que encontra a menina seguindo o brilho da relíquia.

Sophie corre dando inicio a outra perseguição e Irene a segue. A menina se esconde no alto de um andaime da capela arruinada que acaba sedendo e os gritos dela acabam atraindo Maurice que a ataca mas acaba caindo do alto.

Irene chega logo depois e recupera o olho de santa Lucia e o usa para repelir o espírito que possui Maurice e este por um breve momento de consciência diz a irmã que a possessão o está matando e nisso ele desmaia.

O espírito volta a tomar o controle e toma para si a relíquia que queima sua mão. Nisso, Valak ascende em uma luz branca enquanto que do outro lado, Kate tenta encontrar uma saída para tirar as meninas do internato, mas elas acabam sendo perseguidas por uma figura demoníaca.

Valak segue atacando em massa enquanto Maurice persegue Sophie.

Kate foge com as meninas para a capela enquanto Valak faz Irene levitar e esta começa a pegar fogo. Nisso, a irmã ouve a vos de sua mãe fazendo-a sair do domínio de Valak e dando início a uma fuga juntamente com Debora.

Valak por sua vez, bloqueia o caminho de Sophie enquanto Maurice a ataca.

Debora começa a proferir as palavras sagradas da cerimônia de Corpus Christi segurando a mão de Irene e isso faz com que lembranças da mãe da jovem freira perambulem sobre seu subconsciente.

Uma onda de sangue cobre Valak que pega fogo enquanto Maurice se contorce sendo exorcizado.

Kate encontra Sophie e Maurice finalmente acorda são e salvo.

Depois de tudo, a vida de Maurice volta ao normal e ele se desculpa com Sophie que lhe dá um forte abraço. Junto de Kate, os dois voltam para dentro do internato onde Irene vê seu amigo pela última vez.

Na cena pós créditos, temos a aparição do casal Ed e Lorraine Warren recebendo uma ligação de um padre dando indícios de que os eventos deste filme terão prosseguimento no próximo Invocação do mal que deve estrear no segundo semestre de 2024.

O filme realmente conseguiu superar o primeiro fazendo deste um sucesso de bilheteria batendo recorde de arrecadação em sua estréia.

O marketing em cima do filme ajudou muito já que conseguiu despertar o interesse do público que mesmo após uma grande decepção, resolveu dar uma segunda chance ao mais recente e aguardado  capítulo do invocaverso.

A freira 2 conseguiu acertar em muitos aspectos como: jump scare, cenografia, ambientação, fotografia e muito mais, dando um aspecto atraente para esta sequencia que contou com a volta de Bonnie Aarons dando vida á Valak mais uma vez primorosamente.

Também contamos com as participações de Storm Reid de Euphoria e The last of us, no papel da irmã Debora e Anna Popplewell, a Susana nos três filmes da franquia As crônicas de Nárnia interpretando Kate. As escolhas para os papeis não foram ruins, porém ambas as personagens são muito rasas e acabaram não tendo quase nenhum suporte e nenhum desenvolvimento adequado, o que é uma pena.

O filme também peca, pelo menos para mim no quesito desfecho. Eu achei fraco, obvio e a mitologia por trás da relíquia de santa Lucia foi vagamente e porcamente explorada, dando a entender que o roteiro simplesmente tirou da bunda a arma para deter Valak simplesmente por que a criatividade se acabou na reta final. É implicância minha, eu sei, mas a exploração é algo muito necessária para que o final seja palpável e imprevisível.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário