Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Piscina Infinita / Infinity Pool (2023)

 


E eis que chegamos a um dos primeiros e mais expressivos clássicos do ano com roteiro e direção de Brandon Cronenberg que é ninguém menos que filho de David Cronenberg, a mente brilhante por trás de clássicos como Os filhos do medo, o remake oitentista do clássico A mosca da cabeça branca (A Mosca), Scanners, Gêmeos: Mórbida semelhança, entre vários outros.

A promessa aqui é a de um filme perturbador que mescla terror com ficção científica com uma pitada de crítica social ao modo de vida dos ricos, de como o dinheiro dá a eles a liberdade para agir de forma impune, libertina e exorbitante.

A coisa toda gira em torno de um escritor romancista de férias num resort que descobre da forma mais perturbadora como o dinheiro pode levar o ser humano a adotar um estilo de vida completamente fora da compreensão humana e tudo isso transita junto a um acidente fatal: o protagonista em questão mata num momento de descuido um um nativo da fictícia ilha de Li Tolqa e que ao ser descoberto, acaba sendo sentenciado a morte tendo uma única escapatória: o dinheiro para livrá-lo de forma inimaginável da morte.

O que se segue dai é a porta de entrada para um mundo de vícios, deslumbres, crimes e muita loucura do início ao fim, gerando um enredo completamente imprevisível e incômodo, além de tomadas de dor e perturbação com seu estilo gráfico de mexer com a mente do telespectador com um jogo de cores e imagens desconexas que nos faz questionar se aquilo tudo é real ou efeito de algum alucinógeno.

O filme já começa com um vislumbre vertiginoso da já mencionada ilha de Li Tolqa após um diálogo em tela escura e na sequência somos apresentados a uma festividade local com direito a artistas usando máscaras bizarras.

Somos apresentados em seguida ao escritos romancista James Foster (que está de passagem no resort para buscar inspiração para seu novo livro uma vez que o anterior foi um fracasso de crítica) e sua esposa Em com quem nitidamente não vem tendo uma relação muito calorosa. 

Os dois estão tomando café até que do nada, um rapaz pilotando um quadriciclo de forma irresponsável chama a atenção de todos os turistas e nisso, Gabi uma jovem se aproxima de James dizendo ser fã de seus livros e explica a ele que o babaca é apenas um manifestante querendo chamar a atenção para uma causa cultural, ou coisa assim.

  Depois do espetáculo, Gabi apresenta a James seu marido Alban Bauer que o convida para comer em um restaurante típico e lá ambos os casais se abrem e falam sobre suas intimidades profissionais.

Durante a refeição e o baile James nota que Gabi o está flertando, mas se mantém distante.

Mais tarde, Os Bauer convidam os Foster para um passeio na orla com um carro alugado e ao chegar no local os quatro aproveitam o ambiente desértico para fazer um piquenique.

James se afasta por um momento para soltar aquele mijão na areia até que Gabi o surpreende por trás e inesperadamente o masturba até ele ejacular sem esboçar qualquer reação de repulsa.

Anoitece e os casais recolhem suas coisas para pegar estrada no maior breu envolto a uma trilha sonora agoniante enquanto James completamente fora de foco pelo ocorrido mais cedo, perde o controle do volante e acaba atropelando um homem que não resiste.

Gabi se nega a notificar á polícia alegando que as leis de Li Tolqa são rígidas punindo este tipo de delito com a pena de morte e ainda diz que pela manhã ela irá falar com seu amigo íntimo, o detetive Tresh.

De volta ao hotel, James passa mal e vomita enquanto os Bauer agem normalmente como se não tivesse acontecido nada. No entanto, a sensação de paz não demora muito e a polícia bate a porta do quarto de James detendo-o e a Em.

Ao chegar na delegacia, James e Em são separados e o romancista é jogado em uma cela solitária até a chegada do detetive Tresh que é sobrinho do funcionário do hotel onde o veículo usado pelos Foster e os Bauer foi alugado e o oficial da polícia diz que o corpo do nativo atropelado foi encontrado e já foi identificado.

Tresh ainda diz que segundo as leis locais qualquer crime ocorrido em Li Tolqa é punido com a pena de morte e quem aplica nestes casos é o filho da vítima. A única forma de burlar o sistema é pagando uma quantia exorbitante para que o laboratório da ilha faça um clone exato do acusado sendo que este será executado em seu lugar.

Como James está amparado pelos milhões do qual Em é herdeira, ele assina um formulário permitindo sua clonagem e na sequencia saca de um caixa vários bolos de notas gordas para efetuar o pagamento.

Na sequencia, James é despido e preparado com uma toca e tem um aparato colocado em sua boca para travá-la. Depois, ele é levado a uma espécie de piscina fechada de onde escorre uma gosma preta junto a um líquido avermelhado viscoso. Por fim, James é exposto a uma séries de raios que o fazem ter uma série de alucinações com Gabi que não só deixa o romancista mais também o telespectador perturbado.

James é nocauteado e acorda horas depois em uma enfermaria ao lado de Em que diz que seu clone está quase pronto. Logo depois, o casal vão ao laboratório onde veem o clone emergido á piscina de gosma vermelha o que também é perturbador.

Mais tarde, James e Em comparecem a execução do clone que está amarrado e é esfaqueado várias e várias vezes pelo filho da vítima do atropelamento que é só um menino, mas este não parece ter problema algum em desferir os golpes no falso James que pede socorro á Em até falecer em uma poça quase infinita de sangue.

No final, as cinzas do clone são dadas á James como recordação, e este volta totalmente avoado com Em para o hotel para preparar as malas para a sua viagem para casa, mas no processo, o passaporte do romancista se perde e ele pede a mulher que vá na frente sem ele até que ele resolva este revés, mas ela se nega.

James estende sua permanência no hotel e acaba encontrando Gabi que o convida para tomar um drink e no caminho ela fala sobre um acidente ocorrido numa obra conduzida por Alban que levou ele e a mulher a serem presos e passar pela mesma experiência que o escritor, por conta que no processo alguns operários perderam a vida.

A obra em questão se chama piscina infinita que é uma espécie de sodoma e gomorra para os ricaços da ilha se esbaldarem sem moderação.

Depois, Gabi leva James até Alban e apresenta o amigo a seus amigos o doutor Moldan, Jeniffer, Bex e Charles que também cometeram algum delito em Li Tolqa e pagaram pelo processo de clonagem.

Durante a reunião, James vai até o banheiro molhar o rosto e Gabi se insinua levando-o de volta para o grupo que convida o recém chegado para vandalizar uma área do resort sem se preocupar com punição por que é só eles pagarem outro processo de clonagem.

Metendo o foda-se, James acompanha o grupo até um museu de máscaras típicas, como as do festejo do início do filme para furtá-las e usá-las para não serem identificados. Na sequencia o grupo se dirige até o seu destino que é a tal piscina infinita e já chegam rendendo os magnatas interrompendo sua putaria.

O grupo aproveita para promover um saque e nisso, um dos seguranças aparece e uma troca de tiros se inicia e Alban sai ferido apesar de ter acertado o inimigo.

Em pouco tempo, o grupo é identificado e preso sob a custódia do detetive Tresh que diz a James e os outros que eles abusaram da hospitalidade de Li Tolqa e agora terão que pagar as consequências.

O grupo é levado para uma sala de execução onde James surta e tenta agredir um dos guardas e termina degolado, assim como o resto do grupo. Aquilo porém era a execução de seus clones e os verdadeiros James e companhia assistiam a execução como se fosse um espetáculo de circo e depois são liberados.

James volta para o hotel e Em implora para eles irem embora de uma vez e o escritor volta a pedir para a mulher ir sem ele, pois o passaporte ainda não apareceu.

Desta vez, Em aceita e depois de sua partida, James encontra Gabi na orla e esta diz que ele é bom demais para a mulher engatando um beijo.

Depois, Gabi leva James para seu quarto e mostra a ele uma erva alucinógena com propriedades afrodisíacas que ela faz o amigo inalar depois de fervida.

Na sequencia, James faz amor loucamente com Gabi enquanto Alban promove uma orgia com o doutor Moldan e os outros envolto a um show de luzes e uma edição de imagens desfocadas porém explícitas para dar ao público sensação emersiva do efeito afrodisíaco.

Depois do bacanal, James e os amigos vão jantar em um restaurante se comportando de forma babaca na frente de outros clientes sem preocupar com nada já que seu dinheiro pode tudo.

Alban convida James para mais cometer mais um crime: invadir um laboratório para roubar mais erva e o escritor topa ficando de vigia do lado de fora e acaba sendo flagrado e quase atropelado.

Na volta, James se droga com a erva e é instigado pelos amigos a espancar o detetive Tresh que eles renderam e o encapuzaram para fazer parte da festinha. James o faz sem pensar duas vezes e ainda mija nele sendo copiado pelos outros.

Na sequencia, o refém é tem seu capuz arrancado e revela-se que ele é um clone de James e o escritor volta para seu quarto estarrecido e ofegante. Gabi aparece e do lado de fora diz que o grupo pagou ao detetive Tresh pelo clone só para dar um susto no novato.

James acaba encontrando seu passaporte escondido atrás da pia do banheiro e embarca em um ônibus na tentativa de ir embora de Li Tolqa, mas Gabi e os outros o seguem em um carro bacana até que a mulher de Alban atira fazendo o coletivo parar.

Gabi obriga James a deixar o ônibus e o faz caminhar enquanto caçoa dele e revela que ele era apenas uma diversão para o grupo além do fato dela nunca ter lido nenhum livro dele por achar suas obras uma verdadeira bosta.

James tenta desarmar Gabi e aproveita para fugir mas é baleado na perna e mesmo assim se arrasta até chegar a uma humilde fazenda onde desmaia.

Ao acordar, dentro da habitação James se depara com o filho de sua vítima fatal e executor de seu clone e este o reconhece o esganando. Nisso James tem uma alucinação com Gabi e os outros enquanto rasga o rosto do menino ao meio.

James acorda de verdade e não encontra ninguém em casa e ao sair dá de cara com o grupo que volta a acolhe-lo. Gabi diz á James que é hora dele descobrir quem ele é de verdade para que ele deixe seu estágio larval e passe pela transformação e nisso, aparece um clone do escritor totalmente pelado e puxado por uma coleira totalmente irracional a quem o grupo chama de cachorro.

Gabi diz á James que só o sangue fara despertar seu passado, ou seja, o sacrifício do "cachorro". James no entanto se nega a matar o clone defeituoso, mas o mesmo o ataca ferozmente e o escritor resolve de uma vez pôr tudo para fora e mata o cachorro brutalmente na base do murro fazendo sua cabeça virar molho de tomate.

Depois, Gabi acolhe James e o faz mamar em seu peito ensanguentado pelo sangue do cachorro e isso nada mais é que uma metáfora para o renascimento do escritor que após sacrificar seu eu primitivo despertou para uma nova vida.

No dia seguinte, James liga para Em para dizer que ele está chegando em casa e leva consigo três urnas com cinzas, uma de cada clone.

Gabi e os outros também embarcam no ônibus e dialogam entre si como seres racionais discutindo o que farão de suas vidas quando voltarem para o seu cotidiano na vida real.

No aeroporto, o grupo se despede e Alban deseja á James que eles se vejam em La Tolqa ano que vem.

James acaba decidindo voltar ao resort e ficar lá mesmo, pois ele acha mais atrativo viver de forma libertina e sem preocupações, fazendo o que bem entende assegurado pelo seu dinheiro do que voltar a rotina e ter que lidar com o lançamento de um livro que não vai dar certo e aturar um casamento que está fadado ao fracasso.

No final, James termina sozinho olhando para o nada na orla enquanto uma chuva leve cai sobre ele.

Os créditos finais vão mostrando os nomes do elenco repetidas vezes desde o cabeçalho até o rodapé da tela conforme o fundo vai mudando de cor gradualmente.

Não tem muito o que falar que já não tenha sido detalhado. O enredo é forte e perturbador, as edições de câmera tem um contínuo padrão de luzes coloridas e imagens desfocadas aleatórias que incomodam todas as vezes.

As atuações são maravilhosas a começar pela queridinha da A24 Mia Goth que dá vida á Gabi de forma primorosa, o que foi o maior acerto da produção, além de Alexander Skarsgard, irmão de Bill Skarsgard que deu vida á James, um protagonista bem realista que cativa com seu jeito natural e contido que aos poucos vai mudando fazendo-o se tornar um cara completamente insano.

Não bastasse a estética de cena, a trilha sonora também é incômoda sempre tendo faixas instrumentais desafinadas, tal como se fossem arranhões em uma lousa, ou uma espécie de apito áspero incessante que se contrasta com o silêncio das cenas e ilustra bem cada momento que James passa desde suas distrações, seus devaneios e reflexões.

O longa no entanto é a única obra expressiva das poucas que tem a assinatura de Brandon Cronenberg, mas mostra que o herdeiro de David tem jeito e que se realmente quiser pode levar o legado do pai ao mesmo nível ou até quem sabe superá-lo.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário