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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Boogeyman: Seu medo é real / Boogeyman (2023)

 


A mais recente produção baseada em uma obra de Stephen King deriva do conto atemporal do Bicho-papão, que na terra do tio Sam é conhecido como Boogeyman e é basicamente um monstro que vive no escuro e se alimenta do medo das crianças e de todos aqueles que nele creem.

Aliás, antes de ser rebatizado com o subtítulo Seu medo é real, ao filme Boogeyman desembarcaria em terras tupiniquim com o nome de Bicho-papão - O conto, para familiarizar melhor com o público brasileiro, mas felizmente o bom senso falou mais alto que a galhofagem.

O filme gira em volta de uma entidade monstruosa que começa a aterrorizar a vida de um terapeuta e suas duas filhas depois que este recebe um paciente perturbado e a coisa começa a alimentar-se das energias negativas da família o que a faz se fortalecer e fragilizar o elo que pai e filhas tem.

Tudo começa quando uma presença maligna dona de uma voz macabra atormenta o sono de uma bebê que grita sem nada mais poder fazer, até que sua vós se cala quando subjetivamente a pequena é atacada sem que ninguém possa ajuda-la.

A transição dos créditos iniciais corta para Sadie Harper em um momento de dor e recordações pois ela perdeu a mãe recentemente de forma repentina.

Do outro lado, Sawyer a irmã caçula tem problemas para dormir ao pressentir uma presença indesejada pairando pelo breu do seu quarto.

De manhã, Will, pai das meninas termina uma sessão em sua própria casa e leva as filhas para a escola.

Nos corredores da escola, Sadie recebe as condolências de sua melhor amiga Bethany e o desafeto de Nataly, sua bully pessoal e sua parceira Cassidy.

Em seu consultório, Will recebe Lester Billings, um paciente sem hora marcada que pede uma consulta com urgência. O jovem confessa ter matado seus filhos, porém não diretamente, todos os três morreram de forma natural mas ele se diz responsável.

A explicação é mais complicada e inacreditável do que se pensa: Lester diz que uma criatura perseguiu e sugou a energia vital das crianças uma a uma sendo sua filha a última e antes de partir esta fez um desenho da entidade, desenho este que o rapaz mostra a Will que desdém da história por ser um homem da ciência.

Mais tarde, Sadie cuida dos afazeres de casa quando sente uma presença maligna vindo do ateliê que era de sua mãe e ao entrar para averiguar, encontra um quadro rasgado e um ruído estranho é ouvindo de dentro de um armário.

Ao se aproximar para olhar do lado de dentro, Sadie é impedida pelo pai porém ainda sim ela averígua o que há no armário e descobre o corpo sem vida de Lester pendurado.

No mesmo momento em que Sawyer chega da escola, uma ambulância sai da casa com o corpo do paciente de Will.

A detetive Garland toma o depoimento de Will  e Sadie diz ter ouvido algo se movendo dentro do ateliê e no final, a investigação preliminar determina que Lester se suicidou.

A noite, Will coloca Sawyer na cama e a menina pede ao pai para checar se há algum monstro dentro do armário e felizmente tudo está bem. Depois, Will vai ao quarto de Sadie para saber como ela está e os dois falam sobre a mãe das meninas.

Pouco depois, Sawyer acorda com um barulho que abre a porta de seu quarto esgueirando-se debaixo da cama. A menina rola sua luminária em forma de lua cheia para debaixo da cama e nisso, ela tem um breve vislumbre de uma entidade monstruosa.

Sawyer assustada, acorda Sadie e conta ter visto um monstro e a conversa do nada muda para uma tentativa de arrancar o dente de leite da caçula usando um barbante amarrado entre o dente a maçaneta.

Inesperadamente, a porta fecha sozinha sem que Sawyer esteja pronta e Sadie evita uma crise de choro afagando a menina até que ela se acalme e entenda que a irmã não teve culpa.

Na manhã seguinte, as Harper vão a uma sessão com sua terapeuta a doutora Weller e a caçula fala sobre o monstro que ela encontrou debaixo da cama e a profissional leva tudo como algo metafórico relacionado ao medo do escuro que a pequena adquiriu após a morte da mãe.

 A psicóloga faz um experimento com Sawyer limitando a luz de seu consultório e a menina vê o monstro rapidamente.

Will leva as meninas para casa e a noite, Sadie investiga os perfis sociais de Lester afim de encontrar alguma pista que explique o que aconteceu. Depois, a adolescente vai até até o consultório do pai e começa a ouvir a conversa dele com Lester através de um gravador.

Enquanto isso, Sawyer se levanta da cama seguindo sons estranhos que ela pensa vir de Sadie.

Antes que pudesse ouvir o final da gravação, Sadie leva um susto e acaba jogando o gravador em um vaso cheio d'água. Na sequencia, ela tenta secar o gravador e dá de cara com Sawyer que a assusta e a faz derrubar o caderno que Lester trouxe com a folha do desenho do monstro arrancada, porém deixou o contorno sobre a folha seguinte na qual Sadie aproveitou para riscar á lápis na tentativa tornar visível as linhas do desenho e assim tentar decifra-lo.

No dia seguinte, Sadie pega uma carona com Bethany até a casa abandonada dos Biling onde ela procura por algum sinal de vida sem obter sucesso a principio.

Sadia deixa uma mensagem no bloquinho da geladeira e antes de ir embora ouve um ruído vindo do armário e depois de verifica-lo, sobe até o andar superior onde encontra várias velas acesas pelo chão e o teto coberto por algo parecido com cabelo.

Ao entrar em um dos quartos, Sadie encontra a esposa de Lester que mostra a ela um desenho macabro.

A mulher diz que a criatura que aparece no escuro se chama Bicho-papão e que ele irá perseguir e jovem e sua família por todos os lados. Do nada, a viúva surta e começa a atirar em Sadie que foge de lá o mais rápido que pode.

Em casa, Sadie tem uma alucinação com Sawyer depois de pedir a caçula para esquecer o monstro que ela viu. Acordada depois do susto, Sadie ouve ruídos pela casa e no meio do breu procura pelo o que está os provocando e acaba encontrando Will com uma caixa cheia de coisas de sua mulher que ele pretende jogar fora para não mais fazer mal á Sawyer, mas Sadie convence o pai a deixar a caixa com ela.

Sadie aproveita para vasculhar a caixa no porão e encontra uma câmera com um velho filme de quando Sawyer era bebê. De repente, Sadie sente uma presença e ao ligar a luz se depara com um vulto.

Na manhã seguinte na escola, Bethany tenta fazer Sadie se abrir sobre o que ela viu na casa dos Biling e as duas que andavam afastadas acabam fazendo as pazes.

Mais tarde, Sadie recebe Bethany, Natalie e Cassidy em casa para uma reuniãozinha. Sadie acaba oferecendo ás garotas alguns cigarros de maconha que ela encontrou junto com um isqueiro nas coisas da mãe.

Sem a menor experiência, Sadie acaba engasgando com o cigarro e ao tossir acaba expelindo o barbante com o dente de Sawyer.

Depois, as meninas andam pela casa e Sadie inesperadamente fica presa em um dos cômodos onde se ouve a vos do Bicho-papão. Ao conseguir abrir a porta, Sadie tem um arranca rabo com Natalie que pensa que a inimiga está fazendo drama e leva as garotas embora consigo.

Sawyer, que joga vídeo game sozinha, vê as meninas saindo e pressente a presença do Bicho-papão por perto. Depois de observar todos os lados, a menina tem um encontro cara a cara com o monstro que a ataca deixando-a desacordada voltando a si no hospital ao lado de Sadie.

Assustada, Sawyer diz ter visto o Bicho-papão.

Sadie vai até Will que se culpa pelo ocorrido com a caçula, mas a jovem diz que o Bicho-papão é real.

Will desacredita por conta da filha mais velha estar cheirando à droga e ela resolve voltar a casa dos Biling  para obter mais informações sobre o monstro.

Lá, ela encontra a viúva louca que surta novamente e amarra Sadie numa tentativa de usa-la como isca para atrair o Bicho-papão para uma armadilha.

O plano dá certo e o monstro aparece acionando vários gatilhos. Na sequencia, a viúva de Lester atira na criatura que foge dando brecha para Sadie se soltar e ir embora.

Sawyer recebe alta e Will recebe uma ligação de Sadie  que pede ao pai para pegar a caçula e fugir, porém nesta mesma hora o Bicho-papão aparece e abduz os dois para dentro de casa.

Um tempo depois, Sadie chega em casa e é atacada por Sawyer no meio do breu, uma vez que esta a confundiu com o Bicho-papão. A menina diz que conseguiu fugir do monstro pois este tem medo da luz, mas Will não teve a mesma sorte e ele está no porão como refém.

Sadie vai até o porão enquanto Sawyer a cobre coberta por um rolo de pisca-pisca aceso.

O Bicho-papão inicia uma série de ataques agarrando Sadie e preparando para sugar sua energia. Will aparece e evita uma desgraça esfaqueando o monstro que foge.

As meninas se juntam ao pai e acabam ficando sem luz no meio da fuga sobrando apenas o isqueiro da mãe de Sadie que ilumina tudo o que dá.

Sawyer usa seu inseticida junto ao fogo do isqueiro formando um lança chamas que afugenta o Bicho-papão. Encurralado, o monstro é queimado e um incêndio se inicia.

As meninas arrastam Will para a saída enquanto as coisas da mãe viram cinzas. A salvos do lado de fora, os Harper veem sua casa ruir em chamas.

Pai e filhas fazem terapia com a doutora Weller que termina de forma positiva.

Antes de ir embora, Sadie volta para dar uma palavrinha com a terapeuta e não a encontra em seu consultório a principio e o clima de tensão e silêncio a faz pensar por um minuto que o Bicho-papão a está espreitando, mas a doutora aparece do outro lado. Sadie fecha a porta de uma sala escura apenas por segurança... vai que a criatura que vive no escuro resolve voltar.

Na minha humilde opinião, o filme tem um roteiro bem simples e nada dinâmico e poderia ter sido mais curto. Além disso, a origem do Bicho-papão poderia ter sido explorada ao invés de simplesmente jogar o monstro do meio da narrativa e foda-se.

Quem sabe numa possível continuação ou prequel nós tenhamos uma dimensão melhor da mística por trás da criatura e um final melhorzinho para a mesma já que mata-la queimada foi meio forçado, inesperado e não convenceu.

O visual da criatura é um CGI mais ou menos, nada surpreendente e sinceramente não me surpreendeu.

O lado positivo é a direção competente, os jump scare são pontuais e inesperados. Além disso, o elenco é deveras carismático contando com Sophie Tatcher de O livro de Boba Fett e Vivien Lyra Blair, estrela mirim do primeiro Bird Box, Pequenos grandes heróis (a sequencia fracassada de As aventuras de Sharkboy e Lavagirl) além de fazer parte da série Obi-Wan Kenobi, respectivamente nos papeis de Sadie e Sawyer.

 A escuridão do filme dá uma atmosfera perfeita para sustos e alucinações além de prender a atenção do telespectador que espera pelo inevitável em meio ao silêncio e ao breu total que se acaba com um ataque furtivo do monstro, o que surte perfeitamente o efeito esperado.


Trailer:



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