Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 2 de março de 2024

A Experiência / Species (1995)

 


Depois de muita podreira e matanças galhofas é hora de aproveitar a entrada do mês de março e dar inicio a uma nova temática. E a que eu escolhi foi a de ficção científica, gênero este que está presente no mundo do terror desde os primórdios da crianção da sétima arte e que teve seu maior foco na era de ouro do cinema com clássicos absolutos como A mosca da cabeça branca.

Com a crescente incontida de novas descobertas científicas e a possibilidade de se produzir longa metragens com cada vez mais qualidade gráfica e enredos cada vez mais fora da casinha e imprevisíveis que fazem valer a pena cada segundo investido além da pipoquinha e do refri.

Depois do sucesso absoluto do oitentista O Predador, o interesse por filmes com temática de entidades alienígenas voltou com tudo depois de alguns anos em que a franquia Alien passava por um período descanso e em 1995 chegou a vez da produção de Frank Mancuso Jr. e Dennis Feldman (que também ficou a cargo do roteiro) ganhar as telas trazendo uma história criativa cheia de ação e suspense com uma boa dose de terror e claro, ficção científica, além de ousar com aquilo que o povo mais gosta: bunda de fora e curvas perfeitas!

A escolha de uma protagonista feminina de beleza estonteante e constante ostentação de semi nudez foi o fator decisivo para pegar o público masculino de jeito, público este que estava se lixando para a história, prestando atenção exclusivamente nas sinuosas curvas da mocinha (e eu não os culpo).

Mas vamos a premissa que nos leva num centro de pesquisas cientificas onde um grupo de militares coordena uma descoberta ultra secreta: uma garotinha criada in vitro mesclando DNA humano e DNA de alienígena obtido através de uma troca de mensagens com entidades do espaço que não só enviou a sequencia, mas também ensinou como assimilar ambos os DNAs para criar um híbrido.

A coisa toda sai do controle quando é ordenado a execução da garotinha que foge do laboratório e passa por uma mutação que a faz crescer até alcançar o tamanho de uma mulher totalmente formada e esta nutre o desejo de encontrar um homem para poder procriar e assim se espalhar, dando início a uma série de perseguições que fica a cargo de um grupo de agentes do governo que usam todas suas habilidades para rastrear a fugitiva, incluindo a intuição de um dos agentes que é vidente.

Tudo começa em Utah, Dugway, no laboratório do governo dos Estados Unidos onde militares estudam o crescimento de uma menina isolada em uma redoma transparente e ligada a vários eletrodos (ela é a espécie híbrida já mencionada).

Alguns agentes trajados com roupas anti radiação introduzem gás de cianureto dentro da redoma com o intuito de matar a menina, mas ela usa de sua força sobre-humana para estourar sua prisão dando início a uma fuga desenfreada.

Usando de sua habilidade aprimorada pelo DNA alienígena, a menina dá um salto enorme conseguindo alcançar o alto das grades do pátio externo e se embrenha no breu do deserto próximo a linha do trem onde após um breve desmaio, a híbrida volta a si e torce a coluna de um mendigo que tenta aproveitar para abusa-la.

Amanhece e a menina segue sua fuga num vagão de carga de trem que para na estação próxima na primeira cidade depois do deserto. Ao saltar na estação, a menina entra numa lojinha de conveniência onde observa o comportamento humano e garante o seguimento de sua fuga no próximo trem ao roubar uma mala.

Depois de conseguir algum mantimento e uma quantia de dinheiro, a menina consegue burlar a condutora do trem enquanto os agentes do governo passam o dia tentando rastrear a fugitiva.

Longe de lá, conhecemos Dan Smithson, vidente que passa por uma sessão psiquiátrica com a doutora Roth até receber um chamado do governo.

Enquanto dorme, a menina tem um pesadelo e ao acordar percebe que sua pele está passando por uma mutação onde tentáculos brotam de sua cabeça.

Paralelamente, Dan se reúne com Preston Lennox, o doutor Stephen Arden e Laura Baker que fazem parte de uma equipe de agentes do governo que foram designados para procurar a híbrida fugitiva.

No trem, a condutora faz uma inspeção enquanto que a menina que entrou numa espécie de casulo sai de lá agora uma mulher totalmente formada.

De volta ao laboratório, o líder do grupo de buscas Xavier Flitch deixa a equipe a par da criação da espécie híbrida e de sua fuga e detalham desde a sua concepção até o resultado final: a troca de mensagens com os alienígenas que mandaram a eles uma sequencia de DNA e os ensinaram como a combinar com o DNA humano. E durante a explicação agora sabemos que o nome da fugitiva é Sil, ela vem sendo monitorada 24 horas e após constatarem que ela iria eventualmente se tornar perigosa a saída mais plausível foi ordenar uma execução, por isso ela fugiu.

O trem que Sil pegou para na Califórnia e Sil desce disfarçada de condutora depois de assassinar a verdadeira e sem despertar qualquer suspeita, ela se mistura aos outros humanos.

Flitch e os outros chegam a estação de trem e encontram o corpo sem vida da condutora e os restos do casulo o que faz a equipe deduzir que Sil passou por um processo de crescimento.

Enquanto isso, Sil compra um vestido de noiva e sai da loja trajando ele enquanto os agentes do governo estão um passo atrás dela.

Depois de um tempo vagando, Sil chega a um hotel de beira de estrada onde se hospeda e passa o tempo vendo televisão, seu passatempo preferido.

No laboratório, um estudo de células mutagênicas é efetuado, mas algo dá errado com a amostra que se torna uma matéria orgânica disforme iniciando uma divergência entre Preston e Laura que tentam sair da sala de isolamento, mas Flitch se nega a abri-la restando matar a coisa que se originou do estudo que havia crescido após o primeiro bote.

Dan mete o foda-se no protocolo de segurança e abe a sala salvando os parceiros.

Em seu quarto, Sil resolve procurar por homens influenciada por um programa de tevê, enquanto Flitch descobre o paradeiro da fugitiva ao rastrear o cartão de crédito da condutora do trem que ela havia roubado para se manter temporariamente.

Horas depois, Sil vai para a boate do hotel onde tenta investir no primeiro otário que aparece, mas o perde para uma oferecida. Na sequencia, Sil segue a vadia até o banheiro das damas e a mata sacando suas garras alienígenas.

Preston e os outros chegam a boate horas depois de Sil evadir desta vez acompanhada por um trouxa. Ao chegar na mansão do rapaz, Sil o segue até o banheiro onde ele toma uma ducha e ele pede a ela para tirar o sutiã, porém no meio do processo, a híbrida muda de ideia e pede ao bonitão para leva-la embora, porém ele se nega e a beija. Sil cede e acaba introduzindo um de seus tentáculos na garganta do cara matando-o na hora.

Um tempo depois, Preston chega á mansão mas Sil já havia fugido de lá.

Durante uma reunião de equipe, chega-se a conclusão de que Sil quer se acasalar e se reproduzir, mas sua primeira vítima não a satisfez o que significa que ela está procurando o próximo alvo.

Sil segue em fuga com o carro de sua vítima mais recente até o litoral, onde acaba sendo atropelada por um carro ficando desmaiada. Um bom samaritano se responsabiliza por acompanha-la até o hospital onde durante o trajeto, as células de Sil se regeneram rapidamente na frente do médico que a atende, fazendo-a acordar e se auto dar alta.

O rapaz que salvou Sil se chama John Carey que resolve levar a moça para sua casa enquanto Preston e os outros chegam ao hospital onde a fugitiva foi levada e requisitam o endereço do rapaz que está com ela agora.

John e Sil se banham na banheira e a jovem o seduz enquanto Laura e Preston chegam ao endereço recém adquirido interrompendo o inicio do coito do casal. Decepcionada, Sil mata John afogado e assume sua forma alienígena finalmente.

O casal de agentes encontram o corpo de John  e procuram por Sil que os espreita num denso jardim.

Um esquilo ataca Laura e o resto da equipe aparece ampliando a busca enquanto Sil que voltou a forma humana já está na cidade perambulando em busca de outro homem.

Sil consegue outro veículo e roupa enquanto o doutor Stephen em reunião deduz que não houve tempo para a fugitiva acasalar já que não foi encontrado nenhuma amostra de sêmen de Jon durante a vistoria da casa.

Depois de um tempo se conhecendo intimamente, Preston e Laura voltam a se juntar a equipe num hotel onde se hospedam para descansar.

Sil se esconde com a dona do carro que ela roubou  e tem um pesadelo seguido de uma crise de identidade. Depois do apelo da refém pela sua liberdade, Sil amputa um de seus dedos que se auto regeneram criando um novo enquanto o antigo é guardado numa bolsa dando seguimento a fuga.

Depois de conseguir alguns galões de combustível, Sil troca de veículo para despistar a equipe que a essa altura se distrai na boate.

Dan e o doutor Stephen que não estão nada contentes, saem da boate para espairecer e o vidente acaba se encontrando cara a cara com Sil, mas ela foge com sua refém dando início a uma perseguição com toda a equipe no breu da noite.

Sil dirige até um descampado íngreme e salta do veículo que colide com um painel de alta voltagem explodindo com a refém dentro. Enquanto Sil foge em outro veículo, os agentes encontram a bolsa com o dedo decepado o que os faz acreditar que a fugitiva morreu no acidente.

Flitch canta vitória e finaliza as buscas enquanto Sil consegue outro esconderijo e corta o cabelo.

A equipe se descontrai na boate e Preston fica inquieto com a incerteza da morte de Sil causando um mal estar com Laura que tentava uma investida amorosa.

Laura vai até o banheiro das damas e topa com Sil mas não a reconhece já que a híbrida não só mudou de penteado mas também a cor do cabelo.

Dan banca o cupido para cima de Preston que resolve tomar o elevador até o andar onde Laura está hospedada e também passa por Sil não a reconhecendo. Logo depois, Preston chega ao quarto de Laura convencendo-a a iniciar um coito sem se dar conta de que Sil os ouve atrás da porta.

Enquanto o doutor Stephen fica na boate para tentar a sorte com as garotas, Dan o deixa sozinho alegando não estar muito bem.

Não muito depois, enquanto Sil ouve os gemidos dos pombinhos, ela tem visões e nisso o doutor Stephen aparece e acaba sendo seduzido iniciando uma preliminar.

Em seu quarto, Dan tem uma visão seguida de um mal pressentimento acreditando que Sil não só está viva mas que também está no hotel enquanto ela e Stephen coitam ardentemente.

Sem perda de tempo, Dan vai até o quarto de Laura acordar o casalzinho e os alerta que Sil está no hotel coitando com Stephen.

Instantaneamente, Sil sente a vida brotar de seu ventre o que faz Stephen descobrir que sua amante é na verdade Sil, porém ele é atacado.

Sil foge dando início a mais uma perseguição que se estende até um túnel de esgoto onde a equipe encontra um corpo.

Ao chegarem a um caminho cheio de desvios, a equipe se divide e Flitch segue um rastro de bolhas de ar na água de onde brota a forma alienígena de Sil que o ataca e o abduz.

O resto da equipe volta a seguir um único caminho seguindo o pressentimento de Dan enquanto Sil foge por uma rachadura na parede onde se esconde sentido contrações.

Preston se separa de Laura e e Dan segue sua intuição escalando uma parede onde encontra algo se mexendo: é um menino pequeno coberto por uma espécie de gosma idêntica ao líquido amniótico.

O menino vê um rato passar e solta uma enorme língua alienígena devorando o roedor: ele é o filhote de Sil! Dan tenta pega-lo mas cai e o pequeno passa por uma mutação assumindo sua forma alienígena. Ao tentar dar um bote em Dan, o filhote de Sil é alvejado por um jato de lança chamas fazendo-o pular na água.

Sil reaparece e corre pelas paredes lançando seus tentáculos sobre Preston que consegue se livrar e desfere vários tiros, fazendo a híbrida cair numa fogueira. Laura e Preston ajudam Dan a subir por uma parede e Sil reaparece mas é alvejada tendo sua cabeça explodida e volta para o fogo sendo consumida.

O trio deixa o túnel e nisso vemos um rato levando um pedaço da língua alienígena de Sil e enquanto Preston e os outros saem do esgoto, um rato saca uma língua alienígena devorando o outro rato. Será Sil ou seu filhote?

Obviamente este gancho gerou não só uma mas três sequencias somando quatro capítulos da franquia até o presente momento. O longa custou 35 milhões e atingiu a receita de 113,3 milhões se tornando um clássico apesar das críticas negativas que classificaram o filme como uma cópia mascarada de Alien - O oitavo passageiro.

O filme foi todo muito bem montado ostentando um roteiro frenético que não para um só segundo, um trabalho de maquiagem fenomenal que tornou a versão alienígena de Sil convincente, alem de efeitos práticos satisfatórios para a época.

Os efeitos de CGI por outro lado envelheceram mal, mas felizmente o uso deles foi bem pouco e só no finalzinho, então nada que atrapalhe a experiência.

O elenco é outro grande acerto pois conta com rostos conhecidíssimos como: Alfred Molina (o eterno doutor Octopos da versão de Sam Raimi de Homem Aranha 2 e também em Homem Aranha: Sem volta para casa além de Indiana Jones e os caçadores da arca perdida, Magnólia e Polícia desmontada) no papel do doutor Stphen, Forest Whitaker (de Platoon, Bom dia Vietnã, O quarto do pânico, A reconquista e Pantera negra) no papel do vidente Dan Smithson e Ben Kingsley (de Ghandi, A lista de Schindler, AI - Inteligência artificial entre outros) no papel de Flitch que garantiu uma química bacana entre os personagens.

Além disso tivemos Michael Madsen de Cães de aluguel, Kill Bill e Sin City no papel de Preston e Marg Helgenberger conhecida pelos filmes Tootsie, Contos da cripta e Erin Brockovich além das séries E.R (Plantão médico), CSI: Crime Scene Investigation, CIS Final e CSI Vegas (reprisando o mesmo papel nas três séries) no papel de Laura Baker.

A atriz Natasha Henstridge que deu vida á Sil retornou á personagem na segunda e terceira parte da franquia, mas acumulou algumas obras expressivas em seu currículo como: Risco máximo e alumas aparições em série seja atuando ou dublando como South Park, Saturday night live, As espiãs (She spies) e o remake de 2014 de Hawaii Five-0.

No mais, o filme ainda é um entretenimento legal, tem a mesma energia de 1995, mas peca nos efeitos gráficos infelizmente. Infelizmente a franquia se desgastou com o passar dos anos, talvez por que a terceira e a quarta parte demoraram muito para sair e com isso o interesse do público tenha acabado se deteriorando com o passar do tempo, o que é uma pena já que a franquia tinha futuro.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário