Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 6 de março de 2024

Feriado Sangrento / Thanksgiving (2023)

 


O feriado do dia de ação de graças é um dos festejos mais aguardados dos EUA pois representa um dia de celebração a gratidão a Deus por tudo de bom acontecido e realizado durante o ano independente da religião. Muitos acreditam que o feriado é exclusivo dos Estados Unidos, mas há várias regiões que a celebram como Canadá e Caribe.

A figuração da celebração tradicional norte americana é muito difundida através de filmes, séries e entre outros meios audiovisuais sempre focado nos primórdios da colonização do pais na época dos peregrinos tendo como figura central John Carver, criador da colônia de Plymouth em Massachusetts e seu primeiro governador e todo aquele conto de amizade entre os peregrinos e os índios da década de 1600.

Contextualizado o significado do feriado que é o fio condutor de uma das últimas grandes surpresas de 2023 no meio do terror, vamos a trama que aqui nos leva a celebração do dia de ação de graças de uma comunidade tradicional justamente em Plymouth marcado por uma tragédia na noite de black friday de um Mart onde vários clientes foram feridos e alguns até mesmo mortos.

Um ano depois, o desfile do feriado é ameaçado por um misterioso assassino vestido de John Carver que emerge tirando as vidas de clientes que provocaram as mortes de outros clientes e de um segurança do Mart no dia fatídico da black friday.

Entre essas pessoas estão um grupo de jovens que furaram fila tendo acesso antecipado as mercadorias, um dos fios condutores de toda a revolta popular que culminou numa matança desenfreada.

 Tudo começa com a chegada do xerife Eric Newlon a casa do casal Collins formado por Mitch e Amanda que estão celebrando o feriado de ação de graças ao lado da família e dos amigos pertencente a família Wright: o casal Thomas e sua mulher Kathleen e Jéssica, filha do primeiro casamento de Thomas com seu namorado Bobby.

Nesta mesma noite vai ocorrer uma venda de black friday na Right Mart, pertencente á Thomas e no qual Mitch é funcionário e intimado a ir trabalhar abandonado os festejos.

Jéssica também aproveita para sair com Bobby e os amigos Scuba e sua namorada Yulia, Evan e sua namorada Gaby e finalmente Ryan que estimula a galera a ir ao Right Mart para ele poder comprar um iPhone novo visto que ele está sem celular no momento.

Na frente da loja, uma multidão que esperava há várias horas por atendimento começa a ficar impaciente e a coisa só piora quando Jéssica e seus amigos aproveitam o benefício de poder entrar sem pegar fila beneficiados pela filha do dono e dão início a uma revolta.

O estopim de tudo ocorre quando os jovens debocham dos clientes do lado de fora o que faz geral romper a grade de proteção e sem poder esperar mais, os únicos dois seguranças da loja recebem a autorização para iniciar a black friday, porém é um poco tardem já que a força dos clientes furiosos rompe uma das portas de vidro que cai sobre um dos seguranças que é pisoteado e empalado pelos cacos remanescentes.

Um empurra empurra começa causando vários pisoteados. 

Numa tentativa de salvar o segurança esmagado, Bobby tem o braço pisoteado e quebrado pelo pisoteio dos clientes e ao mesmo tempo, Amanda, mulher de Mitch que lá estava acaba caindo e tem sua cabeça pisoteada e esmagada por um carrinho morrendo diante do marido.

O xerife Eric acaba com a algazarra dando um tiro para o alto.

Um ano depois, a Right Mart é alvo de um protesto que visa boicotar a próxima black friday tendo como um dos manifestantes, Mitch que pediu as contas depois do assassinato da esposa.

O noticiário local informa que Bobby devido a lesão sofrida no acidente do Mart acabou tendo que se aposentar do beisebol onde era arremessador e desde então não foi mais visto.

Thomas por sua vez fundou uma instituição beneficente além de ficar a cargo de várias obras de caridade com o claro propósito de limpar sua imagem perante a comunidade da qual teve que indenizar devidos os processos e mesmo com toda a mobilização contra o desfile do feriado de ação de graças, os interessados seguem os preparativos normalmente.

Um anônimo posta na rede de vídeo do massacre no Mart e marca Jéssica e seus amigos que logo veem.

Um monumento histórico da época da colonização é vandalizado causando o cancelamento de um comercial de ação de graças que estava para ser gravado lá.

Thomas planeja realizar uma black friday mesmo com tudo contra e Kathleen acha a atitude do marido imprudente e irresponsável.

Na lanchonete, Jéssica e os amigos veem Bobby passar longe deles e estranham ele não ter se dirigido até eles.

Um anônimo encapuzado analisa as imagens das câmeras de segurança do Right Mart e fixa o olhar na foto de Lizzie que é a garçonete da lanchonete onde os jovens se encontram e uma das clientes do Mart que provocou uma das mortes.

Trajado como John Carver, o anônimo vai até a lanchonete quando esta está fechando e sem perda de tempo ataca Lizzie a sufocando na água da pia. Depois, ele cola o rosto da garçonete na porta do freezer fazendo-a se soltar arrancando um naco de sua pele.

Sem sinal do agressor, Lizzie corre até o seu celular para tentar chamar a polícia, porém o aparelho não funciona. Lizzie sai pela porta dos fundos tentando destravar seu carro, porém o maníaco que está de posse do veículo arranca e a persegue até o lixeiro.

Lizzie tenta se esconder numa caçamba, mas o carro se choca contra o mesmo partindo seu corpo ao meio.

Na manhã seguinte, Eric cobre o ocorrido fazendo a remoção da metade de baixo do corpo que foi empalada na estrela do letreiro da logo da Right Mart enquanto a outra metade desapareceu.

Uma foto da metade de baixo do corpo de Lizzie é postado na internet e mais uma vez Jéssica e os amigos são marcados. Sabendo disso, Jéssica telefona para o pai que diz que o desfile e a black friday continuam de pé alegando que desta vez a segurança vai ser reforçada.

Eric requisita a presença de Jéssica e os amigos para que eles digam tudo o que puderem para ajudar na resolução deste novo mistério.

Na saída da delegacia, Jéssica encontra Bobby com quem conversa sobre o massacre da black friday porém a relação dos dois segue distante e fria. Jéssica menciona que existe uma gravação das câmeras de segurança que supostamente se perdeu, mas que está em posse de Mitch e que ela quer ver.

Enquanto a mídia local segue sem pista alguma sobre o assassino de Plymouth, um dos seguranças do Mart que fugiu no momento do massacre, Manny entra em cena se preparando para sair de casa. Manny encontra uma máscara de John Carver acreditando estar sendo stalkeado.

Repentinamente, o assassino o ataca com um cortador elétrico perfurando sua barriga e depois o esgana com um cabo decapitando-o. O assassino pega a cabeça de sua vítima e a leva numa bolsa.

Paralelo, Jéssica recusa uma ligação de Ryan que tem um crush nela enquanto ao mesmo tempo, o assassino serve uma mesa pronta para a ceia de ação de graças á cabeça de Manny junto a metade de cima do corpo de Lizzie e tira uma foto da cena postando na rede onde mais uma vez, a filha de Thomas é marcada e esta só vê a postagem pela manhã.

Eric mobiliza seus homens para intensificar as buscas pelo assassino local.

Saindo de casa, Jéssica se encontra com o pai que pede a ela perdão pela sua irresponsabilidade com o black friday e por nunca ter se importado com a morte de sua primeira esposa e mãe da garota.

Na escola, os jovens fazem uma apresentação oral sobre o dia de ação de graças repudiando o feriado devido ao trauma que o massacre no Mart causou. Na saída, Jéssica e os amigos se reúnem para debater sobre os suspeitos de ser o assassino e fica nítido que ninguém confia mais em ninguém.

Ryan tenta ligar mais uma vez para Jéssica e mais uma vez é rejeitado. Nisto, o vemos trajado como peregrino ficando claro que ele fará parte do desfile de ação de graças e num encontro com Bobby as coisas esquentam e os dois brigam.

Enquanto isso na escola, Lonnie e sua namorada Amy, um casal de jovens que participaram do dia do massacre aproveitam a pausa para namorar. Amy tenta empolgar o namorado e depois vai até a cama elástica para se exercitar.

Na mesma hora, o assassino aparece por trás de Lonnie e quebra seu pescoço torcendo sua cabeça para trás. Logo depois, o assassino se esconde embaixo da cama elástica onde perfura Amy várias vezes com uma lança até por fim matá-la.

O ocorrido repercute e a escola inicia um isolamento e Evan e Gaby que são os últimos ainda na escola são surpreendidos pelo assassino que aparece do nada.

Jéssica que está por perto recebe uma mensagem misteriosa e resolve procurar por Gaby e acaba encontrando o celular da amiga boiando no balde do faxineiro. Nisso, ela é atacada pelo assassino que a persegue com um machado até perde-la de vista.

O assassino entra em um salão de beleza onde Jéssica está escondida junto as manequins de peruca. A garota tenta alcançar uma tesoura para se defender do algos, mas acaba derrubando uma lata de tinta spray para cabelo que ela usa para cegar temporariamente o stalker.

Aproveitando a brecha, Jéssica corre e grita por socorro. Um tempo depois do susto, Jéssica conta tudo com detalhes á Eric que a aconselha a ir para casa descansar. Na saída, Bobby e Ryan tem outra briga proveniente de uma troca de acusações, mas o xerife aparta e dispersa os jovens.

A noite, acontece uma festa na casa de McCarty, um repetente da escola que presenteia Scuba com uma pistola e tenta dar uma adaga para Jéssica que recusa dizendo estar protegida pelo amigo. Na saída, a dupla ruma para a casa de Yulia, que a essa altura sente uma presença na casa, que é apenas seu pai que a apressa para uma saída.

Um dos seguranças da casa de Yulia é nocauteado com um dardo e não muito depois, o pai da jovem sofre o mesmo. Enquanto isso, Yulia marca de esperar Scuba por vídeo conferência e é surpreendida pelo assassino que perfura seus tímpanos com um par de espetos de sabugo de milho.

O assassino toma o celular de Yulia e mostra tudo ao vivo para Scuba que acelera em direção a casa da namorada quase capotando o carro no processo.

Ensurdecida, Yulia tenta fugir das garras do algos, mas é agarrada por ele bem no momento que Scuba aparece com Jéssica apontando a arma para o assassino e este mostra uma chamada de vídeo com Evan e Gaby vivos e amarrados em algum lugar.

Como a arma de Scula está travada, o assassino aproveita para jogar Yulia de cara em uma serra circular colocada no chão matando-a depois de faze-la sofrer.

Depois da fuga do assassino, Scuba e Jéssica ficam fora do ar por um tempo enquanto Thomas, o prefeito Cantin e a polícia resolvem cancelar o desfile de ação de graças, porém Eric tem um plano e retira o cancelamento usando o festejo como isca para o assassino.

Na manhã seguinte, dia de ação de graças, o desfile segue normalmente e o clima de dúvida paira no ar já que qualquer pessoa fantasiada de John Carver pode ser o assassino.

Do nada, o desfile começa a virar uma carnificina com alguns participantes sendo brutalmente mortos por uma pessoa vestida de palhaço. O mesmo aparece de surpresa no carro de Jéssica e a coloca para dormir junto ao pai e a madrasta com dardos.

Quando Kathleen acorda, vê o assassino vestido de John Carver preparando tempero que ele joga sobre ela que está em uma mesa de preparo de alimentos em um depósito e se finge de desmaiada.

Aproveitando o descuido do assassino, Kathleen foge da mesa e se esconde no meio da bagunça. Enquanto o assassino a procura, a mulher de Thomas se esconde em um cômodo cujas janelas estão pregadas e acaba encontrando Jéssica amarrada num saco plástico dentro de uma geladeira, porém com a aproximação do stalker, ela esconde a enteada de volta onde estava e pega uma garrafa para tentar atingir o inimigo, mas acaba acertada nas costas por um rastelo.

O assassino a arrasta de volta para o deposito e a prende num forno aceso onde ela morre assada.

Uma foto com a mesa posta para a ceia com os mortos e sequestrados é mandada para a polícia e Eric exige que o remetente seja rastreado e que seus homens vão direto ao local.

A polícia encontra rapidamente a localização do depósito e se dirigem para lá encontrando apenas um estacionamento vazio. Eric resolve seguir pelos túneis que levam a um complexo dando início as buscas pelas vítimas.

Jéssica que agora está ao lado do pai amarrada e amordaçada é servida pelo assassino com o prato principal: Kathleen decapitada e assada numa bandeja enfeitada como um peru.

O assassino fura o pescoço de Amy com um saca rolha e serve seu sangue num cálice como se fosse vinho e com o uso de um modulador de vos finalmente fala com seus convidados saudando-os e sugerindo que eles deem graças a aquilo que eles são gratos e o primeiro escolhido obrigatoriamente é Evan que tem sua cabeça fatiada e tudo streamado pelo celular.

Enquanto o assassino discursa, Jéssica tenta soltar suas amarras e ajuda Scuba. Finalmente livre, Scuba agride o assassino e o segura para que Jéssica fuja, porém é golpeado no braço com um machado.

Jéssica corre por um jardim no breu da noite até chegar as grades de um portão que ela rapidamente pula e corre até chegar no estacionamento do depósito onde encontra Eric ferido e desmaiado. Sem perda de tempo, ela toma o revólver do xerife e procura pelo assassino mas acaba encontrando Bobby ao longe.

Nisso, o xerife acorda e recupera sua arma indo atrás do assassino mas o perde. Um policial encontra o celular de Bobby e informa ao xerife que Thomas e os outros já foram resgatados e estão bem.

Jéssica fica no escritório do xerife o esperando e quando retorna, a garota percebe que os sapatos do xerife estão cobertos de lama, a mesma lama do jardim adjacente ao depósito o que a faz concluir que o tempo todo o assassino de Plymouth é o próprio xerife Eric!

Eric se auto desmascara revelando que sua motivação para acabar com o dia de ação de graças é que sua mulher estava entre as vítimas fatais do massacre no Mart e que ela estava grávida e que o ódio por Jéssica e seus amigos é que ela se aproveitou de ser a filha do dono da loja para entrar antes de todo mundo o que ocasionou a fúria de geral.

Jéssica saca o celular transmitindo a confissão do xerife ao vivo e ele tenta agredi-la, mas Bobby aparece arrombando uma janela e ao conseguir entrar, toma a ex-namorada e foge com ela.

A dupla se esconde num depósito de figurinos do desfile e Eric procura por eles.

Bobby coloca Jéssica numa caminhonete e tenta arrombar uma porta de acesso a área externa enquanto a garota tem um breve embate com o xerife assassino até que o veículo finalmente dá a partida.

Eric por sua vez prende um cabo no para-choque da caminhonete ao mesmo tempo que um peru do desfile é inflado com gás até explodir em chamas acertando o xerife que fica preso no incêndio dando tempo para os jovens fugirem sãos e salvos.

O resgate chega logo em seguida levando Bobby para o hospital ao mesmo tempo que Scuba e os outros aparecem ilesos.

A polícia informa que tudo no depósito virou cinzas enquanto Jéssica fita um bombeiro saindo do local.

A noite, em sua casa, Jéssica dorme com Ryan e ao acordar, vai até o armário onde ao abrir a porta, vê Eric aparecer como uma assombração envolto às chamas abduzindo-a, mas aí percebemos que aquilo foi apenas um pesadelo, pois ela realmente acorda e vê que tudo está em ordem.

Há uma breve cena após alguns poucos minutos de crédito que me parece ser um blooper, onde Rick Roffman que interpreta Thomas fala algo errado e aí ele mostra o dedo do meio dando inicio a risadaria do pessoal do back stage.

O filme agradou bastante como um slasher temático e pegou em cheio principalmente o público norte americano que tem mais familiaridade com a data festiva.

A violência gráfica é interessante e chega a ser engraçada em alguns momentos como na cena em que Kathleen é servida como um peru assado onde fica claro o uso de chroma key além de uma boa camada de maquiagem para dar a impressão de pele dourada e temperada.

Não tem muitos rostos realmente conhecidos do elenco pelo menos para nós brasileiros. Entre eles vale destacar Addison Rae que é uma famosa Tik toker sendo a quarta mais seguida da plataforma, no papel de Gaby; o próprio Rick Roffman que atuou nas saudosas séries The Bernie Mac Show, Chuck, Monk e Samantha Who? além dos filmes O albergue 2 e Máquina mortífera 4; Patrick Dempsey que além de ator também é piloto de corrida ganhador de muitos prêmios importantes e como ator ele participou do clássico A coisa de 1985, Pânico 3 e Transformers - o lado oculto da lua, como o xerife Eric; Ty Olsson que tem como filmes mais conhecidos: A saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, Planeta dos macacos - a origem e A batalha de Riddick, no papel de Mitch Collins.

O filme consegue criar uma atmosfera de mistério bacana, mas eu devo confessar que eu descobri no chute a identidade do assassino vestido de John Carver apesar de achar de certa forma óbvio, apesar do personagem não ter tido um passado realmente explorado. Outra que no início, nós percebemos que ele compareceu à festa de ação de graças na casa dos Wright sozinho e nunca é mencionado nada sobre sua família. Assim mesmo eu desconfiei desde sempre dele e não me deixei levar pelas pistas falsas que apontavam que seria Bobby ou que numa hipótese meio doida o próprio Ryan ou ainda Mitch (só que esse acabaria sendo muito óbvio pelo seu trauma e por que ele sumiu da trama do nada).

No mais, a produção e direção de Eli Roth (de O albergue) é tudo isso que dizem, é um bom filme, um bom slasher, trouxe um fechamento perfeito para o ano de 2023 em meio a tanta bomba hypada desde os primeiros rumores e conseguiu sair da timidez de ser um filme desconhecido para se tornar peça obrigatória no final de ano, sobretudo se você comemora o feriado de ação de graças.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário