Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 16 de março de 2024

O Predador / Predator (1987)

 


Seguindo o mês da ficção científica, chegamos a um grande clássico oitentista que surgiu em um ótimo momento para a industria cinematográfica que andou emplacando ótimas obras mescladas de terror com ficção científica como a sequência de Alien - o oitavo passageiro e A mosca de David Cronenberg.

O predador surgiu de uma piada que circulava em Hollywood na época que dizia que a franquia Rocky de Sylvester Stallone já havia atingido uma longevidade tão notória que já estava na hora do garanhão italiano lutar contra um alienígena.

Baseando nesta piada, Jim e John Thomas roteirizaram um protótipo de um longa metragem que até então se chamaria Hunter e narraria mais ou menos a mesma história que já conhecemos com exceção de que seria apenas um homem contra um invasor do espaço que desde a concepção já tinha como certo que Arnold Schwarzenegger seria o protagonista e a adição de um time de resgate foi ideia do próprio ator austríaco como condição para rodar o filme.

Aliás, a primeira escolha para vestir o traje do Predador foi o também astro de filmes de ação Jean-Claude Van Damme por conta de seu talento e desenvoltura nas artes marciais, porém uma série de reclamações o fez desistir e para isso foi contratado o saudoso Kevin Peter Hall, um ator afro-americano de incríveis dois metros e dezoito de altura que já havia feito sucesso no filme Um hóspede do barulho no papel do desajeitado Pé grande Harry.

A ideia do roteiro foi comprada em 1985 pela 20th Century Fox e em 1987 foi lançado o filme que agora sim se chamava O predador trazendo nomes conhecidos da época como também saudoso Carl Weathers, o eterno Apollo Creed, o grande amigo e rival de Rocky Balboa e Shane Black que havia escrito o roteiro de Máquina mortífera.

Rodado em Puerto Vallarta no México, o filme narra inicialmente a missão de resgate de um ministro estrangeiros e de alguns funcionários do governo pelas mãos de um grupo de soldados das forças especiais dos Estados Unidos em selvas da América central.

Com a missão aparentemente cumprida, os soldados acabam se vendo as voltas de uma luta pela sobrevivência a partir do momento em que uma entidade misteriosa os stalkeia e começa a matar um a um utilizando armamentos nunca antes vistos.

Tudo começa no quartel, onde agentes das forças armadas se reunindo e recebendo a missão de se embrenharem na selva da Guatemala para resgatar um grupo de políticos estrangeiros que estão sendo feitos como reféns pelos guerrilheiros locais.

Para tal missão, é requisitada a liderança do major Alan ''Dutch'' Chaefer em conjunto com o capitão George Dillon que são velhos amigos de guerra. Junto deles vão: o soldado Billy Sole, o sargento Richard Hawkins, os sargentos Michael ''Mac'' Eliot e Blain Cooper, e o tenente Jorge Ramirez também conhecido como Poncho que serve também como interprete da equipe por ser latino americano nativo.

Dada a missão, o grupo já fardado e equipado tomam o helicóptero que em questão de horas chega a selva deixando-os em terra firme onde geral segue a pé onde depois de um certo tempo fazendo o reconhecimento do perímetro, encontra-se graças a Poncho os destroços de um helicóptero enroscado no alto de uma árvore que se cogita ser o veículo abatido que transportava os políticos que foram raptados.

Pelo seu quadrante, Billy encontra três corpos brutalmente esfolados abandonados em carne viva e pendurados numa árvore pelas pernas de cabeça para baixo.

Dutch reconhece um dos corpos através de um medalhão do exército dos boina verde, e isso divide a opinião dos demais que não entende como os guerrilheiros podem ter adotado um modus operandi tão agressivo assim de repente.

Enquanto a equipe segue a expedição, temos o vislumbre de alguém os vigiando ao longe através de um visor térmico em primeira pessoa.

Avançando pela selva, a equipe chega ao território dos inimigos onde Dutch divide seus homens para pegar os guerrilheiros numa emboscada furtiva.

Dutch implanta explosivos num carro-pipa e o tira do ponto morto fazendo-o se chocar contra uma das tendas do acampamento explodindo alguns inimigos.

O que se segue é uma troca massiva de tiros, muita explosão e guerrilheiros sendo abatidos.

Com o território dominado, Dutch faz o levantamento da missão após uma série de frases de efeitos fodas e chega-se a conclusão de que a equipe foi usada pelo governo numa missão kamikase com o conhecimento de Dillon uma vez que não há reféns vivos e muito menos mortos por perto.

Irado com Dillon, Dutch ordena uma retirada levando consigo uma prisioneira nativa chamada Anna Gonsalves e mais uma vez temos o vislumbre em primeira pessoa do stalker misterioso seguindo os soldados, mas agora podemos ver o vulto translúcido de uma mão com garras afiadas do vigilante.

Um pouco mais afrente, a equipe pressente que há algo ou alguém por perto, sobretudo Poncho que é supersticioso.

Anna aproveita duas distrações de Dillon para escapar e na segunda oportunidade até consegue chegar longe mas Hawkins consegue agarra-la, no entanto ele é abatido e misteriosamente abduzido pelo stalker invisível.

Poncho alcança a prisioneira e segue um rastro de sangue que dá numa enorme poça. Anna é interrogada por Poncho que é o único que entende a língua nativa, porem a jovem não consegue dizer solidamente o que viu já que a coisa que levou Hawkins estava invisível.

O resto da equipe se divide a procura de Hawkins e Blain acaba sendo acertado por uma rajada de laser pelas costas morrendo na hora. Mac chega em seguida e surta descarregando toda sua munição junto dos outros que chegam logo em seguida.

Dutch e Dillon analisam o corpo de Blain e não conseguem chegar a um consenso de quem pode ter atacado Blain e Mac em choque diz ter visto algo vagamente.

O inimigo no entanto, deixou um rastro de sangue verde pelo caminho deixando claro que ele não é humano. Longe da equipe de Dutch, nós finalmente vemos parte da criatura após esta desativar seu sistema de camuflagem para tratar de suas feridas e nisso, a coisa solta um urro icônico.

Mac é interrogado sobre a criatura que atacou Blain e Hawkins e ele diz que a coisa não é humana pois conseguiu sobreviver a saraivada de disparos efetuados por ele .

A noite chega e enquanto todos descansam, Mac jura á memoria de Blain que irá pegar seu assassino para vinga-lo e do nada um sinalizador é acionado e o sargento é atacado por um porco do mato que ele abate facilmente.

Com a confusão, o corpo de Blain desaparece e geral deduz que a criatura que sem sobra de dúvidas é um caçador só usou o porco como isca para acionar as armadilhas espalhadas pelo quadrante.

Dutch resolve libertar Anna com a condição que ela ajude na caçada ao alienígena caçador e a nativa revela que o inimigo deixou um rastro de sangue perto de onde Hawkins fora abatido.

Amanhece e a equipe espalha novas armadilhas pela selva e depois apenas esperam de tocaia. Anna fala sobre uma lenda local de uma entidade não humana chamada de ''El cazador diablo'' que caça os nativos e depois esfola sua pele.

A criatura então aparece acionando uma das armadilhas que é um enorme tronco amarrado e este acaba ferindo Poncho enquanto Mac segue o caçador sozinho.

Dillon segue o sargento que deixou para trás seu colete com granadas dando a entender que esta será uma luta de vida ou morte. Um tempo depois, Dillon consegue encontrar a criatura, vê o contorno da camuflagem da mesma e aproveita para ataca-lo de surpresa.

Mac se separa do parceiro e acaba ficando na mira a laser de três pontos que formam um triângulo e tem sua cabeça estourada por uma rajada.

Parto dali, Dillon encontra o corpo do general e acaba sendo pego de surpresa pelo caçador que decepa o braço do capitão que segurava uma arma em disparada e a mesma o alveja até a morte. O caçador se aproxima e o perfura com um gancho.

O grito de Dillon chama a atenção de Dutch e Billy resolve arriscar sua vida ficando para trás a espera do caçador que o espreita. Durante a fuga, Poncho é acertado fatalmente com um tiro de laser e Dutch ordena á Anna que corra até o helicóptero e fuja.

Dutch corre em sentido inverso tentando atrair o caçador e caba escorregando e caindo em um rio cuja correnteza o arrasta até a margem. O caçador o alcança e os egue, porém tem dificuldade de enxerga-lo pois o major está coberto de lama fria, o que disfarça o calor de seu corpo e neutraliza o visor do inimigo.

Aproveitando que o inimigo recuou, Dutch começa a espalhar armadilhas pesadas pela selva e longe de lá, o caçador esfola o cadáver de Poncho retirando seu crânio da pele ligado a sua espinha dorsal que ele ergue exibindo-o como a um troféu.

Dutch se camufla com lama e prepara uma tocha com a chegada da noite dando um urro para atrair o inimigo. O caçador segue o rastro de uma fogueira armada como isca e Dutch dispara uma flecha improvisada destruindo o sistema de camuflagem do inimigo.

Sem perda de tempo, Dutch corre e se esconde enquanto o caçador o procura. Do alto de uma árvore, o inimigo dispara diversas rajadas de laser sem conseguir atingir sua presa.

Dutch aproveita a aciona um explosivo se jogando no lago em seguida. Sem camuflagem, Dutch é pego e fica cara a cara com o inimigo, mas consegue se desvencilhar e se esconder.

O caçador se desarma e retira seu visor térmico mostrando seu rosto alienígena com uma mandíbula com dois pares de presas bilaterais além de uma cabeleira afro protuberante, o que dá origem ao famoso ''você é feio'', frase célebre de Dutch.

Inicia-se um mano a mano entre Dutch e o caçador, mas o major leva a desvantagem o que o faz se arrastar atraindo o inimigo até uma armadilha de cama de prego, porém o caçador é astuto e o cerca pelo outro lado fazendo o major usar seu plano B: uma tora de árvore lançada através de um cipó cujo peso do impacto acerta o inimigo em cheio.

Dutch tenta aplicar o golpe final com uma pedra, mas ao perceber que o caçador acionou um sistema de auto destruição ele se põe a correr enquanto o inimigo gargalha pela sua derrota. O dispositivo explode tudo por perto, mas Dutch consegue evitar a explosão e em poucos minutos o helicóptero de resgate surge no céu.

Triunfante, Dutch surge do meio da fumaça e é resgatado pelo piloto que o leva de volta para a civilização...

A produção é simplesmente impecável: a ambientação é bastante imersiva, a caracterização de Kevin Peter Hall como o Predador está absurdamente ameaçadora comparada ao visual original que a produção havia criado que deixava a criatura com mais cara de alienígena, porém sem aquele toque de humanoide, fora que não era ameaçadora o suficiente.

Aliás, Peter Hall também interpretou o piloto que resgata Dutch no final do filme, o que é deveras irônico e de certa forma aceitável. Talvez muquiranagem da produção que não quis pagar o cachê de um figurante só por fazer uma única cena? Nunca saberemos.

Os efeitos especiais e práticos são um show a parte e o roteiro está muito bem feito mas só engrena a partir do momento que o antagonista começa a seguir a equipe de soldados, já que do início para cá só tivemos um vislumbre de um longa que aparentava ser de guerra e ação completamente genérico.

Quando o filme entra de fato na parte do terror e suspense a coisa fica bastante imersiva com toda a perseguição furtiva que consegue criar uma atmosfera tensa que nos envolve na trama e nos faz torcer pela sobrevivência dos protagonistas até o eletrizante final.

O longa teve um orçamento pesado de pouco mais de 15 milhões de dólares e arrecadou quase 100 milhões se tornando um clássico cult que logo em 1990 trouxe a sequência com Danny Glover de Máquina mortífera no lugar de Arnold Schwarzenegger que não aceitou fazer uma continuação direta mas por outro lado Kevin Peter Hall voltou a trajar a fantasia de Predador trazendo um novo caçador de uma linhagem infindável que acabou gerando diversas continuações e ainda um cruzamento com a franquia Alien que já vinha dos games e quadrinhos.

Infelizmente nenhuma sequencia seguiu alcançar a grandeza do primeiro filme até 2022 com a chegada da prequela O Predador - A caçada que reascendeu a chama da franquia, porém até o momento não se tem qualquer notícia de uma próxima adaptação e o que nos resta é esperar.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário