Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 20 de março de 2024

Bom Garoto / Good Boy (2022)

 


Há poucos meses, o longa metragem norueguês Good Boy ganhou uma grande notoriedade apesar de ser sido produzido há quase dois anos. O longa inclusive, ganhou dublagem há pouco tempo e para poder fazer parte do catálogo da Amazon Prime onde alcançou uma certa relevância com um enredo perturbador e fora da caixinha.

Dirigido e roteirizado por Viljar Bøe que em 2020 ficou a cargo do também terrorífico Til Freddy, Good Boy trás uma história cheia de críticas as excentricidades dos ricos e as consequências do isolamento social como a anti-sociopatia e a psicopatia.

O longa se passa nos dias atuais e narra a história de um jovem milionário que vive sozinho e busca a companhia de uma jovem que entenda a sua realidade: ele vive com um jovem que aparentemente se identifica como um cachorro agindo e se transfigurando como um toda parte do dia.

O hábito no entanto esconde um segredo perturbador repleto de abusos psicológicos e físicos e tudo só piora quando o dono do cachorro isola a nova namorada e seu pet numa cabana longe da civilização e se mostra um controlador e fora de controle.

Tudo começa no início do dia a dia do jovem Christian Iversen que prepara seu almoço e o de seu cão de estimação Frank, que na verdade é um homem fantasiado e que age como um animal de quatro patas.

Passeando pelo Tinder, Christian se interessa por uma linda jovem chamada Sigrid e arrisca um match que acaba correspondendo e sem perda de tempo os dois iniciam troca de mensagens pelo Zap.

Na manhã seguinte, Christian segue seu ritual matinal com Frank e continua mantendo contato com Sigrid até finalmente marcar um encontro com ela.

Christian comparece ao local combinado do encontro na hora marcada e quase desiste por conta do atraso de Sigrid. Depois que a jovem chega e se desculpa, ela se abre com Christian e ele com ela e o rapaz revela sua neura por privacidade e a crianção de um cachorro de estimação do qual ele diz não ter uma raça 100% definida.

O papo mal se desenvolve e Sigrid vai para a casa de Christian e posteriormente para a cama dele onde o casal é stalkeado por Frank que se revela logo pela manhã para Sigrid.

Incomodada, a jovem deixa a casa sem pedir muita explicação e pede uma carona de volta á Christian que a convida para um futuro programa.

Em casa, Sigrid conta para a sua companheira de quarto Aurora sobre seu encontro e sobre Frank e a amiga revela que Christian é um herdeiro milionário muito conhecido e cobiçado e que se interessa por um estudo sobre pessoas que se identificam como animais.

No dia seguinte, Christian convida Sigrid para um almoço e ela comparece pedindo explicações sobre a identidade real de Frank e o jovem diz que Frank é um amigo que não tem mais ninguém além dele e que desde sempre sofreu bullying por conta de sua escolha de vida: sua identificação como um animal e que o único que lhe estendeu a mão foi o próprio riquinho. Christian ainda convence Sigrid que o trans animalismo é um estilo de vida que vem se tornando cada vez mais comum ao redor do mundo.

Sigrid resolve tentar conhecer melhor Frank e por orientação de Christian ela trata o cachorro como um animal para agradá-lo e não faz pergunta alguma.

A jovem acaba passando a noite com Christian o que a faz se atrasar na faculdade onde se encontra com Aurora que a incentiva a seguir adiante com a relação amorosa mesmo tendo que lidar com Frank, só que se fazendo de difícil para não parecer interesseira.

Dias depois, no meio de uma pausa de um coito, Sigrid pergunta á Christian se Frank transa dando a entender que ela está interessada num ménage à trois.

Christian convida a namorada para viajar para as montanhas por uns dias com ele e Frank e mesmo achando precipitado ela topa. O casal acaba indo para uma casa de campo longe da cidade e Christian a incentiva a passar todo o tempo que eles ficarem por lá sem usar o celular, julgando que ela está muito necessitada da tecnologia.

Mesmo a contragosto, Sigrid deposita seu aparelho com o do namorado numa caixinha e passa o tempo todo se distraindo com jogos e boas risadas até ela, o namorado e Frank caírem no sono.

Ao acordar, Sigrid tenta sair da casa para respirar do lado de fora, mas estranha as portas trancadas. Durante o café, Sigrid pede á Christian seu celular de volta por um momento para ver suas mensagens e o namorado cede, porem controla o aparelho a vigiando de perto a cada segundo.

Logo depois, Sigrid consegue convencer Christian a deixá-la dar uma volta sozinha com Frank e durante o passeio, ela tenta se comunicar com o cachorro e ele finalmente fala com ela a alertando para ter cuidado com o namorado e que os dois precisam planejar um meio de apagá-lo para depois fugir, ou seja, Frank é um prisioneiro submisso aos caprichos do ricaço.

Na volta, Christian leva Frank para outro passeio a sós e Sigrid aproveita para esconder uma faca debaixo do travesseiro por segurança. Depois, a jovem toma um banho e na saída dá de cara com o namorado que dá um ataque de perfeccionismo por conta do lençol da cama mal arrumado e na sequencia Christian tenta forçar a namorada a coitar insanamente mas acaba levando um tapa.

Um tempo depois, o casal inicia um jantar onde Sigrid é dopada e arrastada até a cama. Quando acorda, Sigrid se dá conta de que Christian gravou toda conversa da namorada com Frank e de quebra ainda descobriu a faca escondida.

Depois, Christian obriga Sigrid a ir com ele até o porão, onde Frank está preso dentro de uma gaiola, sem máscara e amordaçado. Christian provoca Frank o tratando como um cachorro e acaba sendo mordido dando oportunidade para Sigrid correr após roubar as chaves e ela surta na entrada da floresta.

Irado por ter perdido Sigrid de vista, Christian arrasta Frank até o celeiro onde o obriga a usar um fone e venda nos olhos. Nas sequencia, Christian tortura Frank jogando água fria nele e depois o asfixia com uma sacola.

Seguindo, Christian leva Frank de volta para a gaiola e o obriga a ouvir música alta e o tortura forçando-o a latir e a se comportar como um cachorro. Enquanto Sigrid corre sem rumo, Frank leva várias palmadas na bunda.

Sigrid encontra uma tora firme de madeira e volta para o celeiro ouvindo os gritos de Frank e golpeia o namorado maluco que é nocauteado momentaneamente. Enquanto Christian tenta se recompor, Sigrid arrasta Frank para fora do celeiro, mas o ricaço consegue alcançar os dois e os golpeia com a tora e se põe a chorar descontroladamente.

Um ano depois, Christian prepara seu café normalmente e separa uma tigela de ração para Frank e para sua nova cadela de estimação: Sigrid, que foi submetida a tortura e agora é a nova escrava dos caprichos do ex-namorado.

Na sequencia, Christian prepara uma tigela menor de ração e nisso vemos um bebê de pouco mais de um ano engatinhando até a ração: ele é o bebê de Sigrid que no meio da trama acabou engravidando. Ele será o novo escravo de Christian garantindo assim uma nova companhia para ele.

O filme não foi tão desastroso quanto a crítica faz parecer, mas na real só engrenou e trouxe o terror de verdade na reta final quando a verdade é revelada e aí descobrimos o real caráter de Christian, o que acaba dando uma sensação de enredo mal desenvolvido e preguiçoso (e não é só pelo fato do filme ter menos de uma hora e vinte).

No mais, as atuações estão bacanas sobretudo a do ator Gard Løkke que deu vida ao protagonista Christian de forma majestosa demonstrando com primor a faceta de uma pessoa mentalmente perturbada em todas as suas camadas.

A direção é certeira apesar de lenta e a quase falta de trilha sonora ajuda bastante na imersão e trás momentos tensos que mexem com o telespectador provocando desconforto em cenas como a da tortura e a do ataque de ira de Chrsitian que foram muito bem arquitetadas.

Infelizmente eu não consegui encontrar dados sobre orçamento e receita mas eu estimo que pela precariedade da produção e o número limitado do elenco, o filme não deve ter tido uma injeção de mais de um milhão de dólares, quem sabe até menos já que tudo é muito simples e não temos uma variedade muito grande de locações, figurinos e figurantes. Mas é só a minha opinião mesmo.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário